18/02/2010

EU ERA POBRE E PERDIDO, SEM DEUS, E SEM JESUS…Sinais da violência entre os jovens

 

56496_a_e_2

Violência é o ato de machucar alguém propositalmente. E a cada ano a violência parece fazer cada vez mais parte da vida das pessoas, especialmente dos jovens. Nos EUA, 1 em cada 12 estudantes do ensino médio foi ameaçado com uma arma no ano passado. As maiores vítimas da violência são indivíduos que têm idades entre 12 e 24 anos.

Não há uma explicação que contemple o que está acontecendo atualmente com os números da violência entre essa população. As causas são diversas, e quanto mais fatores de risco presentes, mais uma pessoa pode estar em vias de agir violentamente contra alguém próximo.

Mas o que faz alguém machucar outra pessoa? Não há uma resposta simples, mas alguns pontos podem ser observados e talvez possam contribuir para a compreensão do problema.

a) Violência como expressão: algumas pessoas usam a violência para demonstrar seus sentimentos de raiva e frustração. Elas acham que não há respostas para seus problemas e recorrem à violência para demonstrar suas emoções de forma descontrolada.

b) Violência como manipulação: algumas pessoas usam violência e intimidação para ter algo que desejam naquele momento.

c) Violência como instrumento de retaliação: é quando a violência é usada contra indivíduos que já feriram alguém próximo (ou mesmo a própria pessoa envolvida na retaliação).

É comum também que pessoas que agem violentamente tenham dificuldades de controlar seus sentimentos como um todo. Elas podem ter passado por situações e não souberam como lidar com um trauma. Algumas dessas pessoas acham que fazer os outros ficarem com medo delas por meio da violência é a melhor maneira de resolver seus problemas e serem respeitadas de alguma maneira.

É importante observar que a violência é um comportamento aprendido. Assim como outros tipos de comportamento, isso pode ser mudado. Não é fácil, pois não há apenas um tipo de violência e não há soluções simples. O melhor a se fazer é reconhecer quando procurar ajuda, seja para si mesmo, seja para um amigo ou parente próximo.

Claro que sentir raiva ou frustração é algo natural, especialmente em algumas situações em que você se sente traído, mas isso não justifica a violência contra outras pessoas. Por mais que seja difícil controlar essa emoção, o melhor a fazer é ficar calmo. Mas se você acha isso incontrolável, é hora de consultar um profissional de saúde mental, como um psicólogo.

.

da Redação

com informações da American Psychological Association

Sinais da violência entre os jovens | O que eu tenho?

Está faltando Deus nas mentes, nos corações, nas vidas, nas idas e vindas…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A boca fala do que está cheio o coração.