23/07/2010

OS S7TE PECADOS CAPITAIS: IRA

 

IRA - BLOG

Romanos 12.17-21:

17
A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.

18
Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.

19
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.

20
Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.

21
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

Nunca procurem vingar-se. A ira é esse sentimento que empurra a vingança. Um arrebatamento do juízo que nos leva a fazer justiça com as próprias mãos, a luz do nosso critério e, pelas nossas razões.

A ira é uma resposta indignada e violenta contra um ato, uma situação de injustiça. E portanto na direção do injusto.

E por que é um PECADO CAPITAL?

A principio a ira seria algo legitimo contra a injustiça.  A indignação é necessária. E João Crisóstomo disse que quem vê a injustiça e não se indigna contra ela comete pecado.

Alem disso, a Bíblia fala da ira de Deus. Romanos 1.18, por exemplo:

18
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.

Não só em Romanos, mas Paulo, em vários de seus textos, fala sobre a ira de Deus:

Efésios 5.6:

6
Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.

Colossenses 3.6:

6
Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;

A ira de Deus é a resposta de Deus a injustiça. A ação de Deus contra o injusto. A injustiça não existe a menos que alguém esteja praticando o ato injusto; ela não existe sozinha. Existe o injusto.

Deus é um Deus irado que responde de maneira violenta contra a injustiça. Talvez, um dos maiores exemplos seja a ação de Jesus purificando o Templo. Ele entra no templo, vira as mesas dos comerciantes. Negociadores em nome de Deus e em nome da religião. Usa o chicote contra os ladrões. Aqueles que haviam profanado a casa do Pai.

Uma ação violenta, contundente. Jesus deixa explicita sua absoluta indignação contra o que vê. Talvez hoje ele visitasse a Conde de Sarzedas com um lança chamas nas costas![1]

Jesus age indignado e violentamente. Age com ira. Essa ação irada de Jesus é uma expressão visível desse coração de Deus o Pai que também se ira e manifesta sua ira contra toda a injustiça.

Então porque é pecado?

O espírito do evangelho, diz que essa ação indignada e contundente contra a injustiça só é justificada quando a injustiça não foi praticada contra mim. Quando a vitima é outra pessoa e não eu.Quando você é vitima da injustiça a ira não é a resposta que você como cristão deve dar. NUNCA. Ela nunca é legitima quando você age em defesa própria. Se o injustiçado é você a ira não cabe como motivação para resposta.

A bíblia diz que você deve virar a outra face. Você deve pagar o mal que lhe fizeram com  o bem. A ira é uma resposta quando o injustiçado não sou eu.

Tiago 1. 19, 20

19
Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.

20
Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.

A ninguém retribuam mal por mal. Para que não sejam vencidos pelo mal, mas vençam o mal pelo bem. Porque não devemos responder com ira quando os injustiçado somos nós?

Porque reagimos passionalmente. Arrebatados do senso de justiça. A ira é cega. Quando nós somos os injustiçados a nossa resposta não é lúcida.

A raiva que cresce, nos avisa que nossa vontade foi contrariada. Raiva é uma emoção e ninguém é culpado por isso. Ao contrario, isso é sinal de saúde. Quando alguém pratica uma injustiça conta mim e meu sangue ferve. É sinal que estou saudável. Sinal de que tenho um senso de justiça. Sinal que tenho a minha dignidade. Isso é bom.

Mas, a recomendação em Efésios 4: o sangue ferve e agente segura. Não despeja o sangue quente em cima dos outros. Segura. Esse ferver é saudável, não é saudável derramá-lo sobre o outro.

31
Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,

32
Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

Porque quando ele ferve e enche a minha cabeça, uma inundação emocional toma conta e a gente costuma dizer que “perde a cabeça”. O bom senso, a lucidez, a noção da realidade. Esse arrebatamento irado que é pecaminoso.

A indignação é saudável. E devemos nos indignar diante do injusto. Só, que quando isso é praticando contra nós, nossa grande tendência é darmos uma resposta violentíssima, exagerada, e a ira é pecaminosa, porque é uma expressão de orgulho. Uma expressão de um ego que não admite ser contrariado.  

A ira é pecaminosa porque é uma recusa ao amor. 1 co 133: o amor não se ira facilmente. O ego de quem ama é pequeno. Quase que quem ama não tem ego! Tem identidade, mas não tem ego… egoísmo, egocentrismo. A ira é contra o amor. A ira é a vitória do ódio,

A ira é a recusa do perdão. Porque quando o sangue sobe fervente, antes de inundar-me, eu preciso despejar o amor e o perdão, o sangue desce e a minha ação não é irada, é amorosa. Não é ação de quem perdeu a cabeça, mas ação de quem tem pleno juízo e lucidez.

A ira nos transforma em juízes e carrascos e nos tira da condição de irmão. Quando sou inundado pelo sangue quente a realidade fica distorcida, perco a capacidade de julgar. Eu ouço não ouvindo, as palavras ficam distorcidas “não foi isso que eu disse…”, “foi sim!” – quem está inundado de sangue quente, não ouve direito. Porque enquanto o outro fala, esta pensando o que vai responder e na verdade não ouve. Lemos o fato de maneira distorcida.

Viro juiz e ajo violentamente, viro o carrasco que executa a sentença. Isso é pecado.

Quando somos afetados pela injustiça não devemos agir com essa indignação porque perdemos o juízo e nossa resposta não será uma resposta justa.

O QUE  IRA FAZ?

1. Que a gente cometa loucuras. Perder a cabeça mesmo. “ato praticado sobre violenta emoção” – juridicamente um atenuante. Teologicamente uma assinatura da bestialidade. Na bíblia sagrada uma condenação absoluta. “Você não podia se deixar levar por esse ímpeto de violência”. PV 19.11

11
¶ A prudência do homem faz reter a sua ira, e é glória sua o passar por cima da transgressão.

2. A ira multiplica a injustiça; quem responde irado exagera na dose. Por exemplo: A mulher cometeu adultério o homem vai e mata a mulher. Um adultério contra um assassinato: a ira multiplica a injustiça. E assim a injustiça se perpetua.

3. A ira constrói inimizade. Promove rompimento das relações. Inviabiliza relacionamento.

4. A ira despersonaliza o irado. Aos poucos ele vai se tornando uma pessoa amarga, tomada pelo ódio, ressentimento, amargura, desejo de vingança.

5. A ira incapacita construir relações de longo prazo. Não há relação sem capacidade perdão. Se toda vez que você chegar num momento que precisa perdoar e você não conseguir perdoar, tudo o que você vai colecionar ao longo da vida é inimizade e, relacionamento inviabilizados, porque todo relacionamento humano chega ao seu ponto de perdão. Todos eles.

O que é ponto de perdão? É o ponto quando alguém contrai para conosco uma dívida impagavel. Ai a pessoa só tem dois caminhos: perdão ou inviabilidade da relação. Porque a divida não vai ser paga. Ou a gente rompe ou agente perdoa.

FILHOS DA IRA

1. Brigas, contendas, Quebra pau. Pv 30.33;

33
Porque o mexer do leite produz manteiga, o espremer do nariz produz sangue; assim o forçar da ira produz contenda.

Tem gente especialista em apertar a ira! Resultado: PAU! Acaba com todos machucados.

2. A ira é destruidora. Destrói o outro. Mas saiba, quando você bate em alguém machuca também sua mão. Quem bate esquece, quem apanha não. “vai ter volta” sentimento de vingança sendo cozido.

3. A ira resulta também em assassinato ou a versão civilizada do assassinato: o desprezo: “você pra mim é nada. Você pra mim é ninguém”. Ou “o que vem de baixo não me atinge”.

Semana passada eu disse que não sabia o que era “RACA”. A Vânia disse que significava “tolo” e que no NT isso teria um peso muito grande.

Essa semana, fui buscar uma explicação. Achei algo, no livro do Os Guinness que ora mim, faz muito sentido. A palavra “RACA” é uma expressão do aramaico: que significa o som produzido na garganta, quando você está coletando a saliva pra cuspir.

É como se você estivesse coletando o seu irmão na garganta e cuspindo-o da sua vida.

Uma expressão do mais alto desprezo. “Cuspi você de mim, da minha vida. Você pra mim é nada, ou pior do que nada.

RESPOSTA CRISTÃ PARA A IRA

A mansidão e o espírito pacificador.

Os Guinness: propõe o sermão do monte: fala em perdão e amor aos inimigos, promoção da justiça pelo caminho da paz e da reposta não violenta.

Jesus esta sempre certo. Que nós no séc. XXI possamos ouvir e seguir estas palavras antes que seja tarde demais.

Nunca seremos filhos verdadeiros do Pai celestial até que amemos nossos inimigos e oremos pelos que nos perseguem. O mundo carece de gente nobre. O mundo carece de cristãos.

Espero ser contado entre os cristãos e ser capaz de não retribuir o mal com mal e não tomar nas minhas mãos a vingança pela injustiça feita a mim, para me tornar filho do meu pai celestial, capaz de exercitar  a mansidão, e ser um pacificador antes que seja tarde demais,

Amem. 


[1] Rua de São Paulo dedicada ao comercio evangélico. Uma 25 de março gospel.

FONTE:  | vineyard café || blog