06/05/2010

DONS ESPIRITUAIS: CURA

 1760371

“Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito;” (1 Cor. 12:8-9 NVI)

Estes dons estão inextricavelmente ligados à liberdade de Deus. Quando se trata de coisas como curas e milagres, algumas pessoas gostam de dizer que Deus tem que curá-las, enquanto outras dizem que Deus, na verdade, não pode mais fazer coisas miraculosas. Essas pessoas estão dizendo ou que Deus deve fazer alguma coisa ou que Deus não pode fazer alguma coisa. As duas posições devem ser rejeitadas, porque Deus é livre para fazer o que achar conveniente.

O Dom Espiritual de Curar Definido

O dom de curar é a capacidade de pedir a Deus para curar doentes através de meios sobrenaturais de forma a revelá-lO.

Pessoas com o Dom de Curar

Quem tem o dom de curar confia que Deus pode curar os doentes e ora com fé para a recuperação física das pessoas necessitadas. Essas pessoas vêem a cura como um sinal que Deus utiliza para revelar seu poder de forma que muitos venham a crer em Jesus Cristo. Pessoas com este dom não vêem alguém ser curado cada vez que pedem a Deus, já que curar é algo que somente Deus pode decidir fazer (p.ex: Gl 4:13-14; Fp 2:27; 1 Tm 5:23; 2 Tm 4:20).

Cura nas Escrituras

Mateus 4:23-24 e 9:35 falam das muitas curas de Jesus. Os doze tinham o dom de curar (Mt 10:1), bem como os setenta (Lucas 10:8-9), Pedro(Atos 5:14-16), e Paulo (Atos 3:1-8). Além disso, os presbíteros da igreja deveriam orar pel os doentes para que Deus possivelmente venha a curá-los (Tiago 5:13-16).

Erros Comuns Relacionados a Curas
  • Alguns afirmam que os dons de caráter mais sobrenatural, tais como curar, deixaram de operar no final do primeiro século, mas os pais da igreja do segundo e terceiro séculos relataram que tais coisas como curas continuaram a ocorrer nos seus dias.
  • Há quem diga que se um testemunho de cura é dado, é para ser crido, mas uma cura também precisa ser verificada (p.ex. por um médico) para ajudar a comprovar o que Deus fez.
  • Há quem diga que curas deveriam ser realizadas no meio do culto, mas não há registro de que isso tenha acontecido no Novo Testamento, o que pode significar que curar, assim como alguns outros dons, não é utilizado da melhor forma durante um culto.
  • Alguns grupos radicais ensinam que uma vez que Deus pode curar, os cristãos não deveriam utilizar-se de médicos, mas a Bíblia não fala contra médicos, e médicos como Lucas utilizavam seu conhecimento médico como parte de seu ministério pastoral de ajudar as pessoas (Cl 4:14; 2 Tm 4:11; Fm 1:24).
  • Há quem diga que a andando na fé e não pecando, o cristão jamais deveria ficar doente, mas Epafrodito (Fp 2:25-27), Timóteo (1 Tm 5:23), Trófimo (2 Tm 4:20), e Paulo (1 Co 2:3; 2 Co 11:30; 12:5, 7-10; Gl 4:13) tinham, cada um, alguma doença não curada, não obstante o fato de amarem profundamente a Deus e andarem fielmente com Jesus.
Você tem esse dom?

Aqui vão algumas perguntas para você fazer a si mesmo:

  • Você sente uma profunda compaixão por pessoas que estão doentes?
  • Você tem uma profunda convicção de que Deus pode curar quem Ele quiser?
  • Você gosta de orar por pessoas que estão doentes?
  • Já viu Deus curar alguém?
  • Quando Deus cura alguém, você fica entusiasmado porque isso ajuda a revelar Seu poder a outros?
  • Você anseia pela chegada do reino de Deus, quando toda doença terá fim porque o pecado e os seus efeitos não existirão mais?

mark driscoll

FONTE:  | vineyard café || blog