19/02/2010

Ex-paquito que vive como missionário no Níger teme por futuro do país após golpe

 

Alexandre Canhoni, que foi o paquito Xand, vive há oito anos no Níger. Último lugar em desenvolvimento humano, país sofreu golpe militar.

Um dos países mais pobres do mundo, último colocado do ranking de Índice de Desenvolvimento Humano da ONU, o Níger pode ter sua situação ainda mais agravada após o golpe militar que depôs o presidente na quinta-feira (18), afirma o brasileiro Alexandre Canhoni.

Mais conhecido no passado como o paquito Xand do “Xou da Xuxa”, Alexandre vive há oito anos no país africano, onde, junto com a mulher e outros quatro brasileiros, desenvolve trabalhos humanitários com crianças na organização evangélica Guerreiros de Deus.

“Estamos pedindo que não aconteça o aumento do preço dos alimentos, que já são caros aqui. O pouco que tem já está acabando e, como as fronteiras estão fechadas, pode faltar água e alimento”, disse o brasileiro, por telefone de Niamey, ao G1.

“As informações aqui são muito imprecisas. Ontem houve muitas manifestações, bombas e tiros aqui na capital, as ruas foram bloqueadas e nós estrangeiros fomos aconselhados por todos a ficar em casa”, relatou.

Sem televisão em casa, Alexandre contou ter ouvido de vizinhos que o presidente Mamadou Tandjua e vários ministros haviam sido presos pelo militares. Há 10 anos no poder, Tandja, de 71 anos, dissolveu no ano passado o Parlamento e o Tribunal Constitucional e prolongou seu mandato por pelo menos mais três anos em um referendo realizado em agosto – o que vem provocando protestos.

O brasileiro, que disse nunca ter presenciado nada semelhante no país, teme agora pelas iniciativas de ajuda ao país. “Não sabemos o que pode acontecer. Quem vai assumir agora junto com o sistema militar pode mandar ONGs e associações embora”, afirma.

De acordo com Alexandre, a organização em que atua, que atende a cerca de 1,2 mil crianças na capital e em outras oito vilas próximas, reúne outros 27 voluntários africanos – chamados de “obreiros” – e sobrevive de doações. São oferecidas refeições e aulas gratuitas de alfabetização em francês, marcenaria, dança e corte e costura. Um centro esportivo foi erguido na cidade de Mailo, a seis horas de carro da capital.

Sem sede própria, o atendimento é feito na própria casa em que o brasileiro vive. Nesta sexta-feira (19), segundo ele, poucas crianças apareceram e a segunda refeição do dia foi cancelada. “Nas ruas não tem quase ninguém. As pessoas não querem se arriscar a fazer qualquer coisa.”

Também nesta sexta, a junta militar que derrubou o presidente anunciou o fim do toque de recolher no país e a reabertura das fronteiras. Segundo o comunicado, ministros que foram presos junto com o presidente deposto devem ser soltos em breve.

Tanques e veículos equipados com metralhadores seguiam espalhados pela manhã no bairro do palácio presidencial.

FONTE:   Ex-paquito que vive como missionário no Níger teme por futuro do país após golpe | O Verbo

CONSELHOS PARA TODA A VIDA



Olha que bonitinho o bilhete que Carlos Drummond de Andrade guardava em seu bolso! Uma anotação com as “Recomendações de Mamãe”:

Não guardar ódio de ninguém;
Compadecer-se dos pobres;
Ignorar os defeitos dos outros.

Sinais Materiais de Maturidade

 Albert Mohler

maturidade_big.jpg (11K) - Pai e Filho

Quando um menino torna-se um homem? A resposta vai muito além da biologia e da idade cronológica.

Como definido na Bíblia, a masculinidade é uma realidade funcional, manifestada por liderança e pelo cumprimento de responsabilidades. Uma marca da masculinidade é a maturidade econômica suficiente para manter um trabalho adulto e lidar com dinheiro.

A visão cristã de masculinidade eleva a maturidade econômica ainda mais. Um homem cristão vê seu trabalho como uma atribuição de Deus e como um assunto ligado ao Evangelho. Se ele falha em sua responsabilidade por complacência e indolência, ele sabe que causou dano ao Evangelho e à causa de Cristo.

Este retrato de masculinidade não é popular entre anunciantes e vendedores modernos. Eles sabem para onde dirigir suas mensagens: garotos adolescentes e homens jovens que estão enamorados do entretenimento popular, eventos esportivos e bens materiais. A mídia enaltece o descuido econômico, o egocentrismo e a preguiça como o padrão da masculinidade jovem - presa fácil para estes mascates.

"A mídia enaltece o descuido econômico, o egocentrismo e a preguiça como o padrão da masculinidade jovem - presa fácil para estes mascates."

Um homem de verdade, em contraste, sabe como manter um trabalho, administra o dinheiro com responsabilidade, e, se casado, cuida das necessidades da sua esposa e da sua família. A incapacidade de desenvolver maturidade econômica conduz a homens jovens que flutuam de trabalho em trabalho e que levam anos para “se acharem” em termos de carreira e vocação.

Se quisermos que meninos tornem-se homens, eles precisam ser ensinados como trabalhar, como economizar, como investir, e como gastar dinheiro com cuidado. Eles devem ser ensinados a respeitar o trabalho e a sentir a satisfação que procede de um trabalho bem feito e de um dólar ganho honestamente.

A dignidade do trabalho está fundamentada na própria criação, quando Deus disse aos seres humanos que subjugassem e trabalhassem a terra, e então desfrutassem do seu produto. Mas uma visão bíblica do trabalho também leva em conta a queda, na qual somos informados que, como conseqüência do pecado, a terra já não produz alegremente ou de boa vontade. O cultivo da terra, a produção da safra, e o processo inteiro de trabalho é agora muito mais difícil.

"Hoje em dia, garotos demais são mimados e entretidos, demonstrando uma preguiça que será altamente prejudicial à perspectiva de futuro deles como maridos e pais."

Mas nem sequer a maldição remove a dignidade do trabalho. O trabalho, em si, é digno, e também é digno o produto das mãos e o rendimento dos investimentos. Nós não sabemos os detalhes, mas sabemos que até mesmo antes da queda, houve uma ligação clara entre o trabalho e o valor dos produtos de nosso labor.

Hoje em dia, garotos demais são mimados e entretidos, demonstrando uma preguiça que será altamente prejudicial à perspectiva de futuro deles como maridos e pais. Indolência, preguiça e desmazelo econômico são marcas de imaturidade. Um homem de verdade sabe como ganhar, administrar e respeitar seus recursos. Um homem cristão entende o perigo que há no amor ao dinheiro e ainda assim cumpre sua responsabilidade como mordomo cristão.

Pais, nós temos que cumprir nossa responsabilidade de inculcar essa visão de economia pessoal no coração e na alma de nossos filhos e criá-los com a esperança e o objetivo de que esta marca de masculinidade seja concretizada na próxima geração de homens cristãos.

Fonte: Publicado em Answers in Genesis

Tradução: Juliano Heyse

Sinais Materiais de Maturidade