15/05/2008

OS EMPECILHOS À ORAÇÃO



Orar certo é estar certo, agir certo e viver certo. Tudo o que a impede oração impede a santidade. Quando tudo que nos impede de orar certo for removido, o caminho estará aberto para um rápido avanço na vida espiritual. Se pudéssemos contar, dia por dia, as orações que não alcançam resultado algum, que não beneficiam o homem, nem influenciam a Deus, ficaríamos pasmados ao ver os números. Precisamos de homens e mulheres que possam alcançar a Deus e receber amplamente das Suas reservas inesgotáveis. A igreja é profundamente afetada pelo materialismo da sua época. Os interesses da terra excluem os do céu, o tempo eclipsa a eternidade, um ousado e ilusório humanitarismo destrói a adoração, e a compreensão essencial de Deus é deturpada.

Homens e mulheres que saibam orar, e que possam projetar Deus e Suas divinas instituições na terra com eficiência redentora, são nossa única saída. A igreja poderá caminhar com triunfo às suas conquistas finais sem possuir riqueza, tendo que enfrentar pobreza ou desprezo, ou sendo desacreditada pelo mundo e rejeitada pela cultura e sociedade; mas sem homens e mulheres que saibam orar, não conseguirá derrotar nem o inimigo mais frágil, nem ganhar um único troféu para seu Senhor.

Pode fechar seus redutos de aprendizagem, seus oradores eloqüentes podem ser silenciados para sempre, mas suas orações serão ainda mais potentes do que seu conhecimento ou eloqüência, e lhe assegurarão as mais gloriosas conquistas. Ela pode perder tudo, menos a oração da fé, e isto lhe será mais poderosa do que a vara de Arão para criar agências ou ministérios eficazes e gerar resultados tremendos. Por trás de um ministério santo e cheio de zelo e paixão, tem de haver oração que prevalece, e que traga consigo um glorioso Pentecoste.

O Pecado Impede a Oração . "Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá" (Sl 66.18). Os pecados do coração que não são rejeitados, ou que não estamos lutando para vencer, interrompem a oração. A oração não pode fluir do coração que nutre ou protege o pecado, que abriga pecado de qualquer espécie. O pensamento rebelde ou insensato é pecado; o olhar de cobiça ou lascívia do coração é pecado. Temos de clamar a Deus de um coração puro. "Mãos santas" devem ser levantadas em oração. Uma mancha na mão é tão fatal para impedir a oração quanto o pecado no coração. A pessoa que ora precisa estar certa no seu coração, mas suas ações também precisam estar certas. Guardar os mandamentos de Deus e fazer o que Lhe agrada nos dá segurança de que receberemos o que pedirmos dEle. Pecados escondidos, ocultos por parcialidade ou por hábito, retidos por indulgência, contemporização, ou ignorância deliberada; estas coisas, como o lagarto no botão ou o veneno no sangue, destruirão a flor e a vida da oração.

O Orgulho Impede a Oração . O orgulho em alguma forma é inerente a todos nós. Nenhuma criatura tem tantas razões para ser humilde quanto o homem; nenhuma, possivelmente, possui tantas fontes de orgulho. O orgulho destrói a humildade, gera vaidade, transfere fé em Deus para fé em si mesmo. Existe no orgulho tal senso de estar completo em si mesmo que destrói a base da oração. Sua sensação constante é: "Estou cheio e não preciso de mais nada". O orgulhoso ora, talvez até regularmente, mas é oração de fariseu, um desfile do ego, um catálogo de bondade própria. O orgulho se esconde sob o disfarce de gratidão a Deus, louvando a Deus usando incenso do altar do ego. O orgulho se manifesta no desfile das nossas obras religiosas, na exibição de realizações, sejam religiosas ou não. A oração precisa nascer lá de baixo. O orgulho procura os lugares mais altos, e nunca pode ser encontrado nos lugares humildes onde a oração é incubada. As asas da oração devem ser cobertas de pó. O orgulho despreza o pó da humildade, e cobre suas asas com o brilho e ouro do ego. O vazio da vaidade, o egoísmo de pensamentos centrados em si mesmo e de conversas que exaltam a própria pessoa são todos empecilhos à oração, porque declaram a presença do orgulho. Deus, de acordo com o apóstolo, resiste ao orgulho, e dispõe todos Seus exércitos contra ele.
Um Espírito Que Não Perdoa. Nutrir um espírito que não perdoa impede à oração. Vingança, retaliação, um espírito inclemente, a ausência de tolerância, a falta de um espírito de misericórdia plena e total para com todos que tiverem de qualquer forma, ou em qualquer medida, nos prejudicado, impede a oração. Não avançaremos um centímetro enquanto não reconhecermos estes sentimentos e não pudermos declarar com sinceridade: "Perdoa-me, Deus, da mesma forma como perdôo aos outros". Quando deixamos de aplicar misericórdia a todos os males que já foram praticados contra nós, estamos automaticamente condenando nossa capacidade de orar. Podemos orar com ira no nosso coração, mas este tipo de oração torna-se pecado. Todos estão sujeitos diariamente a serem feridos naquelas áreas onde são mais sensíveis. Porém, ter uma atitude de vingança ou desafeto para com a pessoa que causou tal ferida, congela a capacidade de orar. O espírito de perdão é como o espírito do Evangelho, e este espírito precisa reinar no coração antes que a verdadeira oração possa proceder dos lábios.
Discórdia no Lar . A vida no lar, sua paz e união, afeta a oração. Discórdia no lar impede a oração. O apóstolo exorta às esposas e aos maridos para viverem no mais puro amor e mais doce união, para que suas orações não sejam impedidas. Confusão numa fonte de águas quebra a serenidade da superfície, e o fluir calmo e pacífico da corrente. Uma discórdia familiar quebra e separa todos os fios trançados que formam a oração.
Um Espírito Mundano. Um espírito mundano impede a oração. O mundo tem um efeito mais negativo sobre a oração do que todas as águas poluídas e infestadas de um brejo teriam sobre a saúde. Obscurece a visão para cima, anula os impulsos espirituais, e corta as asas das aspirações. "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres" (Tg 4.3). Nossas cobiças, como remanescente da mente carnal que ainda permanece em nós, são o elo que nos prende ao mundo. São a cidadela, ou as fortalezas de fronteira, das quais nosso inimigo, o mundo, ainda não foi expulso. Oramos, mas não recebemos porque o mundo dentro de nós corromperia todas as respostas. Um coração puro, ou alguém que anseie pela pureza, é o único que pode ser confiado com respostas à oração. Enquanto nossas cobiças têm permissão para ficar, contaminam nosso alimento espiritual. Inspiram e tingem todas nossas orações com desejos mundanos. Para alcançar a Deus e receber algo dEle, é absolutamente imprescindível que se esteja morto para o mundo. Se quisermos que Deus abra seus ouvidos para nós, precisamos ter nossos ouvidos fechados para o mundo. Um coração impregnado, ou contaminado por mínimo que seja com o mundo, não conseguirá subir em direção a Deus, assim como uma águia com asas quebradas não consegue subir em direção ao sol. O homem que Tiago descreve como uma onda do mar, impelido e agitado pelo vento (Tg 1.6), é o homem de espírito mundano, cujas energias espirituais e decisões são quebradas pelas influências e infusões do mundo. Ele tem ânimo dobre, metade para Deus e metade para o mundo, ora para o céu, ora para a terra. "Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa" (Tg 1.7). Falta de santidade, impaciência, ou qualquer outro espírito, pensamento, sentimento ou ação que não esteja em harmonia com o Espírito de Deus, impedirá a oração. Uma fé perturbada por dúvidas, ou que desfalece por cansaço ou fraqueza, não alcançará resultados na oração. Os elementos que enfraquecem os nervos e músculos espirituais para as grandes lutas impedirão a oração.

Precisamos de homens e mulheres que vivam onde todos os empecilhos à oração foram removidos – pessoas cuja visão espiritual foi inteiramente purificada de névoas, nuvens e escuridão, guerreiros que possuam carta branca de Deus e nervos espirituais firmes para usar esta carta a fim de suprir cada necessidade espiritual.


E. M. Bounds

MINHAS ILUSTRAÇÕES


 

Jamais brinque com o pecado

Cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. ( Tg 1.14 e 15)

Vários anos atrás, Burt Hunter, um repórter do jornal Long Beach Press Telegram, recebeu a incumbência de fazer uma reportagem sobre uma mulher que lidava com serpentes. Quando o repórter chegou à casa dela, uma mansão, descobriu que ela era jovem e muito bonita. Quando o repórter expressou surpresa pelo fato de ela envolver-se numa atividade tão arriscada, a moça riu.
--- Acho que gosto desse ingrediente, do perigo. Mas qualquer dia desses vou ficar cansada de mexer com serpentes e daí partirei para outra coisa.
Enquanto Burt aprontava o seu equipamento fotográfico, a jovem trouxe algumas cestas de vime, que continham vários répteis venenosos e colocou-as no chão. Depois de segurar vários deles, ela disse:
--- Agora fique bem quieto. Esta serpente foi comprada ontem. É muito venenosa e ainda não está bem acostumada comigo.
Enquanto Burt observava, a moça ergueu a cobra de dentro do cesto. Mas de repente ela parou.
--- Tem alguma coisa errada ! - disse ela. - Não sei o que é, mas vou precisar colocá-la... - E não terminou a frase. Em poucos instantes ficou rígida. A serpente a havia picado!
--- Rápido! - disse a moça, ofegante. - Corra ao banheiro, no piso superior. Na caixinha de remédios você vai encontrar um frasco de contraveneno. Depressa, por favor!
Quando Burt retornou com o precioso soro, a moça lhe pediu que o pusesse numa seringa. Em seu nervosismo, Burt apertou muito o frasco. Este quebrou-se! O precioso líquido escorreu entre os seus dedos.
--- Você tem outro frasco? - perguntou ele, ansioso.
--- Era o único que eu tinha - respondeu com voz fraca a jovem desesperada. Em poucos minutos lhe sobreveio a agonia da morte, e aquela linda moça morreu ali, com uma profunda dor.

Muitos que brincam com as mortíferas serpentes do pecado também têm atitude semelhante a esta moça, ou seja: não consideram o lugar onde irão passar a eternidade.

Aguarde o lançamento do livro DA ARTE DE PREGAR ATRAVÉS DA ILUSTRAÇÕES, uma co-autoria de Pastor Alek Sandro e Alzira Sterque

MISSÕES ? MAS O QUE É MISSÕES? - Parte III


Vimos que Deus tinha um plano que abrangeria todas as nações. Também no Velho Testamento Deus fez com Abraão uma promessa de bênção a todas as nações: "...em ti serão benditas todas as famílias da terra". Este mandato foi dado por Jesus diretamente aos apóstolos que escolhera. E logo no Dia de Pentecoste, Pedro proclamou as boas-novas de salvação: " a vós, a vossos filhos e a todos que estão longe; a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar"(At 2.39). o Livro de Atos é o resultado da Grande Comissão. Vemos no capítulo 8 a Palavra sendo anunciada em Samaria, e nos capítulos 13 a 28, o Evangelho é levado "até os confins da terra" ( Mt 28.19-20;Mc 16.15;Lc 24.47;Jo 20.21;At 1.8).
Vemos que é o próprio Jesus que nos ordena a pregar e ensinar a Sua Palavra. Esta ordem abrange o mundo inteiro, todas as nações. O imperativo "Ide" é traduzido da palavra grega poreuthentes, que significa: partir, deixar, atravessar fronteiras. O cristão que testifica de Jesus deve estar pronto a atravessar a rua, ou a divisa entre dois municípios, ou dois estados, antes de atravessar as fornteiras internacionais. A palavra missionário significa: o que é enviado; ou seja, é alguém que atravessa, não somente as fronteiras geográficas, mas também as linguísticas e culturais. No Novo Testamento, De Jesus até o apóstolo Paulo, vemos o poder operante de Deus, o poder salvador e transformador. Poder que se estende até os dias de hoje. Fazer missões é a tarefa primordial da igreja.
CONTINUA AMANHÃ

COMO PASSAR O DIA COM DEUS


Reverendo Richard Baxter

(1615-1691)

Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra cousa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.


SONO.
Controle o tempo do seu sono apropriadamente, de modo que você não desperdice as preciosas horas da manhã preguiçosamente em sua cama. O tempo do seu sono deve ser determinado pela sua saúde e labor, e não pelo prazer da preguiça.
PRIMEIROS PENSAMENTOS.
Dirija a Deus os seus primeiros pensamentos ao acordar, eleve a Ele o coração com reverência e gratidão pelo descanso desfrutado durante a noite e confie-se a Ele no dia que inicia. Familiarize-se tão consistentemente com isto, até que a sua consciência venha a acusá-lo quando pensamentos ordinários queiram insurgir em primeiro lugar. Pense na misericórdia de uma noite de descanso, mal acomodado, padecendo dores e enfermidades, cansado do corpo e da vida. Pense em quantas almas foram separadas dos seus corpos nesta noite, aterrorizadas por terem que se apresentar diante de Deus, e em quão rapidamente os dias e as noites estão passando! Quão rapidamente a sua última noite e dia virá! Considere no que está faltando no preparo da sua alma para tal momento e busque isso sem demora.
ORAÇÃO.
Acostume-se a orar sozinho (ou com o cônjuge) antes da oração coletiva em família. Se possível, que isto seja feito antes de qualquer outra ocupação.
CULTO FAMILIAR.
Realize o culto familiar consistentemente e em uma hora em que é mais provável que a família não sofra interrupções.

PROPÓSITO BÁSICO. Lembre-se do propósito básico da vida de vocês, e quando estiver se preparando para trabalhar ou realizar qualquer atividade neste mundo, que a inscrição santos para o Senhor esteja gravada no seu coração, em tudo o que fizer. Não realize nenhuma atividade que não possa considerar agradável a Deus, e que não possa verdadeiramente afirmar que Deus a aprova. Não faça nada neste mundo com nenhum outro propósito, que não agradar a Deus, glorificá-lO e gozá-lO. O que quer que fizerdes, fazei tudo para a glória de Deus (1 Co.10:31).


DILIGÊNCIA NA VOCAÇÃO.
Realize as tarefas concernentes à sua ocupação, cuidadosa e diligentemente. Assim fazendo:

1. Você demonstrará que não é preguiçoso e escravo da carne (como aqueles que não podem negar-lhe o comodismo); e estará mortificando todas as paixões e desejos que são alimentados pelo comodismo e preguiça.

2. Você estará mantendo fora da mente os pensamentos indignos que fervilham nas mentes de pessoas desocupadas.

3. Você não estará desperdiçando tempo precioso, algo pelo qual pessoas desocupadas se tornam diariamente culpadas.

4. Você estará num caminho de obediência a Deus, enquanto os preguiçosos estarão em constante pecado de omissão.

5. Você poderá dispor de mais tempo para empregar em deveres santos, se realizar suas tarefas com diligência. Pessoas desocupadas não têm tempo para os deveres espirituais, porque desperdiçam tempo demorando-se em seus trabalhos.

6. Você poderá esperar bênçãos da parte de Deus e provisões confortáveis para você e para a sua família.

7. Isto também pode exercitar o seu corpo, o que poderá habilitá-lo mais para o serviço da alma.

TENTAÇÕES E COISAS QUE CORROMPEM. Esteja perfeitamente familiarizado com as tentações e coisas que tendem a lhe corromper, e seja vigilante o dia todo contra isso. Você deve estar alerta, especialmente para as tentações que têm se mostrado mais perigosas, e cuja presença ou emprego seriam inevitáveis. Esteja alerta contra os pecados-mestres da incredulidade: a hipocrisia, a auto-suficiência, o orgulho, o agradar a carne e o prazer excessivo nas coisas terrenas. Tenha cuidado para não se deixar atrair para uma mente mundana, e para os cuidados excessivos , ou desejos cobiçosos pela abastança, sob a pretensão de ser diligente no seu trabalho. Se tiver que negociar com outras pessoas, tenha cuidado contra o egoísmo ou qualquer coisa que se assemelhe à injustiça ou falta de caridade. Ao lidar com as pessoas, esteja alertas para não usar de palavras vãs e desocupadas. Seja vigilante também com relação às pessoas que lhe tentam a irar-se (ou a qualquer tipo de pecado). Mantenha a modéstia e a clareza, no falar, que as leis da pureza requerem. Se tiver que conviver com bajuladores, seja vigilante para não se deixar inchar de orgulho. Se tiver de conviver com pessoas que lhe desprezam ou injuriem, resista contra a impaciência e o orgulho vingativo. No início estas coisas serão muito difíceis, enquanto o pecado for forte em você. Mas tão logo tiver adquirido profunda compreensão do perigoso veneno de qualquer destes pecados, o seu coração irá pronta e facilmente evitá-los.


MEDITAÇÃO.
Quando estiver sozinho nas suas ocupações, aprenda a remir o tempo em meditações práticas e benéficas. Medite na infinita bondade e perfeições de Deus, em Cristo e na obra da redenção, nos céus e em quão indigno é de ir para lá, e em como você merece a miséria eterna do inferno.

REMINDO O TEMPO. Valorize o seu tempo. Seja mais cuidadoso em não desperdiçá-lo, do que o é em não desperdiçar dinheiro. Não permita que recreações inúteis, conversas vãs e companhias não proveitosas, ou o sono, roubem o seu precioso tempo. Seja mais cuidadoso em escapar das pessoas, ações ou situações da vida que tendem a roubar o tempo de vocês do que o seria em escapar de ladrões ou salteadores. Certifique-se não apenas de não estar sendo desocupado, mas de estar usado o seu tempo da maneira mais proveitosa possível. Não prefira um caminho menos proveitoso à um outro de maior proveito.

COMER E BEBER. Coma e beba com moderação e gratidão, para ser saudável e não por prazer inútil. Jamais satisfaça o apetite pela comida ou bebida quando isto tender a fazer mal à sua saúde.

Lembrem-se do pecado de Sodoma: “Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão e próspera tranqüilidade, teve ela e suas filhas...” (Ez.16:49).

O Apóstolo Paulo chorou quando mencionou aqueles: “cujo destino é a destruição, cujo deus é o ventre, e cuja glória está na infâmia; visto que só se preocupam com as coisas terrenas” (Fp.3:19). Estes são chamados de inimigos da cruz de Cristo (v.18). “Porque se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas se pelo Espírito mortificardes os feitos do corpo, certamente vivereis” (Rm.8:13).


PECADOS PREVALECENTES (QUEDA EM PECADO).
Se qualquer tentação prevalecer, e você vier a cair em qualquer pecado adicional às suas deficiências habituais, lamente imediatamente e confesse isto a Deus. Arrependa-se rapidamente, custe o que custar. Certamente custará mais ainda continuar no pecado e sem arrependimento. Não faça pouco caso das suas falhas habituais, mas confesse-as e esforce-se diariamente contra elas, tendo cuidado para não agravá-las pela falta de arrependimento e pelo descaso.


RELACIONAMENTOS.
Atente diariamente para os deveres especiais relativos aos seus vários relacionamentos, seja na condição de marido, esposa, filho, patrão, empregado, pastor, cidadão ou autoridade. Lembre-se que cada relação tem seus deveres especiais e seus proveitos da realização de algum bem. Deus requer de você fidelidade nestes relacionamentos, bem como em quaisquer outros deveres.

AO FINAL DO DIA. Antes de dormir, é sábio e necessário relembrar as próprias atitudes e misericórdias recebidas durante o dia que termina, de maneira que seja agradecido por todas as misericórdias recebidas e humilhado por todos os pecados cometidos. Isto é necessário a fim de que você possa renovar o arrependimento, bem como ser mais resoluto na obediência, e a fim de que examine a si mesmo, para ver se a sua alma progrediu ou piorou; para ver se o pecado foi diminuído e a graça aumentada; e para avaliar se você está mais preparado para o sofrimento, para a morte e para e eternidade.

CONCLUSÃO. Que estas instruções sejam gravadas na sua mente, e se tornem prática diária na sua vida.

Se você observar sinceramente tais instruções, elas lhe conduzirão à santidade, à frutificação, à tranqüilidade na vida, e ainda lhe acrescentarão uma morte confortável e em paz.