11/10/2009

Um Jesus para o século 21

Fotógrafo coloca Cristo em situações modernas para mostrar que a mensagem segue atual

Jesus consolando um executivo falido. Jesus conversando com um oficial nazista. Jesus acompanhando um jogo de pôquer. Para mostrar que a mensagem cristã continua atual, um fotógrafo que fez carreira no mundo da moda escolheu, para um projeto multimídia, um carpinteiro cuja roupa mais elaborada é uma túnica folgada.

Desde o início do Cristianismo, é comum o uso de imagens para passar os ensinamentos do Evangelho. O que Michael Belk fez foi trazer Jesus para circunstâncias da modernidade. A re­­portagem da Gazeta do Povo mostrou as fotos de Journeys with the Messiah para padres e pastores, que aprovaram a ideia. “Je­­sus é verdadeiro Deus, mas também verdadeiro homem. Belk conseguiu transmitir o que deve ter sido esse homem Jesus e o que Ele pode significar para nós”, diz o padre Alexsander Lopes, assessor do Setor Juventude da Arqui­diocese de Curitiba.

Fotos: Michael Belk/Journeys with the Messiah/Divulgação

Fotos: Michael Belk/Journeys with the Messiah/Divulgação / Ampliar imagem

 / Ampliar imagem

 / Ampliar imagem

 / Ampliar imagem

 / Ampliar imagem

 / Ampliar imagem

 / Ampliar imagem

 / Ampliar imagem

Belk conta que já tinha uma carreira estabelecida quando se sentiu “provocado” por Deus. “Ele me perguntava o que eu estava fazendo com o que eu tinha conseguido”, afirma, em entrevista por e-mail à Gazeta do Povo. Daí veio a ideia de fotografar Jesus. Belk escolheu Sassi di Matera, a mesma cidade italiana onde Mel Gibson filmou A Paixão de Cristo, e encontrou um ator italiano para fazer o papel de Jesus. Tudo foi bancado por Belk e sua mulher.

Enquanto as fotos com crianças são unanimidade, outras causam espanto, caso de The second mile, em que Jesus, rifle às costas, conversa com um oficial nazista. “Jesus ensina a perdoar, ele jamais portaria uma arma”, diz o padre Alexsander. “Mas e se Ele pegou a arma do nazista, desarmando-o?”, sugere Vera Immich, pastora luterana. Seu marido, o também pastor Odair Braun, gostou das fotos. “Quando pregamos, nosso desafio é justamente trazer o texto bíblico para o dia-a-dia – é o que o fotógrafo fez”, afirma.

No entanto, o trabalho também recebeu algumas críticas. O padre Alexsander aponta um certo erotismo em algumas imagens. “Belk faz alguns ataques à religião institucional. É fácil dizer ‘Cristo sim, religião não’, mas isso leva ao relativismo. E Jesus disse que Ele era a Verdade”, afirma o padre Dana Lundburg, dos Le­­gionários de Cristo, sobre as legendas das fotos Embrace (em que Cristo aparece sorridente ao lado de clérigos de outras religiões) e Watch your step (uma releitura da parábola dos cegos guias de outros cegos). O sacerdote, no entanto, elogia a mensagem das fotos como “profunda e muito inspiradora”.

O objetivo de Belk é expor as fotos ao redor do mundo, em telões ou em locais muito frequentados, como terminais de transporte público. “O Brasil está na lista”, antecipa. Enquanto isso, o site terá de ser suficiente. “A equipe da loja virtual está trabalhando para podermos receber pedidos de outros países”, diz o fotógrafo, referindo-se ao livro e ao DVD.

Leia mais

As fotos de Journeys with the Messiah estão no site www.thejourneysproject.com – o site tem loja virtual, mas por enquanto só vende para os Estados Unidos

FONTE:Um Jesus para o século 21 - Vida e Cidadania - Gazeta do Povo

VIA http://Pavablog

DVDs RECOMENDADOS PARA O FINAL DE SEMANA…SIGAM O LINK

 

DVDs recomendados

DVD 1dvd 5dvd 6dvd 3dvd 4

Aqui você encontra DVDs disponíveis nas locadoras e lojas que são recomendados pelo CINEGOSPEL para o público cristão. A lista é constantemente atualizada em função dos novos lançamentos. Nesta seção há, atualmente, 156 filmes indicados por nossa equipe.

Cliquem no link de interesse:

SUMÁRIO

† BIOGRAFIAS
† ROMANCE
† COMÉDIA
† AVENTURA
† DOCUMENTÁRIOS
† BÍBLICOS
† DRAMA
† INFANTO-JUVENIL

FONTE: DVDs recomendados « * * * C I N E G O S P E L * * * Cinema do ponto de vista cristão †

Esta seleção é realmente muito boa. Bom divertimento para todos!