26/05/2011

Reflexão Bíblica em Lucas 4.31-37.

VERSÍCULO: Então ele desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e, no sábado,começou a ensinar o povo. Todos ficavam maravilhados com o seu ensino, porque falava com autoridade. Na sinagoga havia um homem possesso de um demônio, de um espírito imundo. Ele gritou com toda a força: “Ah!, que queres conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus!” Jesus o repreendeu, e disse: “Cale-se e saia dele!” Então o demônio jogou o homem no chão diante de todos, e saiu dele sem o ferir. Todos ficaram admirados,e diziam uns aos outros: “Que palavra é esta? Até aos espíritos imundos ele dá ordens com autoridade e poder, e eles saem!” E a sua fama se espalhava por toda a região circunvizinha.Lc 4:31-37.

PENSAMENTO:Rejeitado em Nazaré, sua cidade de criação, Jesus volta a Cafarnaum com os gentios, Romanos e homens endemoninhados.Normalmente pensamos em Jesus falando palavras de amor, ternura e compaixão. Mas, Jesus também precisava dizer palavras de autoridade e poder. Embora tivesse todo poder, Jesus só o usava a serviço dos outros, nunca para seu próprio benefício. Este poder ele sempre usou para libertar. Às vezes nós podemos identificar algum mal na vida de uma pessoa, mas não conseguimos afastá-la daquela influência. Pode ser outra pessoa ou um vício. Jesus tem esse poder. Muitos foram libertos dos “demônios” modernos como o álcool,as drogas e a pornografia. Temos que ter a vontade de mudar e fé em Jesus para que ele possa trabalhar em nós. Mas, se tivermos fé nele, e se o deixarmos chegar perto, então Jesus agirá, e onde ele agir haverá sempre mudança para libertar.
Fonte:www.hermeneutica.com.br

Reflexão Bíblica em Lucas 4.27-30.

VERSÍCULO: “Também havia muitos leprosos em Israel no tempo de Eliseu, o profeta; todavia, nenhum deles foi purificado somente Naamã, o sírio”. Todos os que estavam na sinagoga ficaram furiosos quando ouviram isso. Levantaram-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até o topo da colina sobre a qual fora construída a cidade, a fim de atirá-lo precipício abaixo. Mas Jesus passou por entre eles e retirou-se. Lc 4:27-30.

PENSAMENTO:Como Fred Craddock comentou "Raiva e violência são a última defesa daqueles que têm que encarar a verdade das suas próprias tradições ... às vezes fazemos vitimas daqueles que são culpados de apenas falar a verdade em amor." Jesus condenou o povo Judeu? Não,ele apenas os alertou para o fato de que, se continuassem a rejeitar os mensageiros que Deus enviava, Deus buscaria outros povos que aceitariam sua ajuda. Um dia aqueles mensageiros não chamariam mais. A rejeição de Deus tem conseqüências. Elas podem demorar a chegar, mas, chegarão. Pelo que sabemos, Jesus nunca mais voltou a Nazaré. Quando Deus nos chama para mudança, é sempre para o nosso bem. Às vezes a mudança é agradável e prazeroso. Às vezes é difícil e doe. Nem por isso deve ser adiada. Uma vez que a ninguém pertence o amanhã, a hora para responder a Deus é agora. Se Deus lhe chama hoje, não presuma que você ainda terá amanhã para responder...
Fonte:www.hermeneutica.com.br

Reflexão Bíblica em Lucas 4.24-26.

VERSÍCULO: Continuou ele: “Digo-lhes a verdade: Nenhum profeta é aceito em sua terra. Asseguro-lhes que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu foi fechado por três anos e meio, e houve uma grande fome em toda a terra. Contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, senão a uma viúva de Sarepta, na região de Sidom.”Lc 4:24-26

PENSAMENTO:A viúva de Sarepta estava preparando o que pensava seria sua última refeição. Ela acreditava que ia morrer de fome. Para ela,Elias foi um estrangeiro em quem ela teria poucos motivos para confiar. No entanto, ela acreditou neste estranho e deu a ele o que lhe restava de comida. E ele fez um milagre. Quantas vezes Deus quer operar um milagre entre nós, convertendo uma pessoa em quem perdemos esperança, ou nos ensinando por meio de alguém menos maduro na fé? Se o profeta não encontrar espaço em sua terra, Deus pode enviá-lo a outros. Aqueles que não acreditaram sofrerão com a sua partida. Será que precisamos ter mais fé em pessoas que Deus colocou próximas a nós?

Fonte:www.hermeneutica.com.br