25/02/2010

Deus Opera nos Vales

 Deus Opera nos Vales

 

Gen 26:1-2: Por causa da fome na terra, Isaque é tentado a descer ao Egito (mundo), mas Deus o retém em Gerar, sul da faixa de Gaza (Filisteus são os precurssores dos Palestinos).

Gen 26:12-17: Pela obediência de permanecer em Gerar e não descer ao Egito, Isaque é abençoado com prosperidade, colheu cem vezes mais, engrandeceu-se, tornou-se mui poderoso e despertou inveja dos filisteus. A inveja levou-o à exclusão; o rei Abimeleque diz “aparta-te de nós” e foi para o vale de Gerar.

O que é o Vale?Vale é lugar baixo, situação de alma, situação espiritual ou circunstância que te leva para baixo, despojado, entristecido, isolado, derrotado. Em que vale você está? Alguns vales na Bíblia com significado profundo:

Gen 11:2: vale na terra de Sinar: vale da rebelião contra Deus, torre de Babel, criação de um sistema religioso-filosófico contra o Senhor, o qual trouxe confusão e divisão.

Cant 2:1: Eu sou o lírio dos vales

Gen 14:3: vale do Sidim (Mar Salgado ou Mar Morto): vale da rebelião na área sexual contra Deus, culminando com o homossexualismo explícito.

Prov 30:17: os olhos que zombam do pai ou desprezam a obediência à mãe serão arrancados pelos corvos do vale

Num 13:23: vale do Escol: do qual os espias cortaram um cacho de uvas gigantes, viram os gigantes e desanimaram-se e desanimaram o povo de Deus (exceto Calebe e Josué)

Sal 104:10: És tu que nos vales fazes rebentar nascentes

Deut 8:7: boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes e de nascentes, que brotam nos vales e nos outeiros (Deus faz fontes brotarem dos nossos vales)

Sal 84:5-7: passando pelo vale de Baca (choro) fazem dele um lugar de fontes; e a primeira chuva o cobre de bênçãos

1 Sam 17:2: vale de Elá: vale do medo, onde Golias intimidou o exército de Israel e Davi livrou o seu povo

Sal 23:4: ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte

Isaque, em Gen 26:20-22, cavaram os poços que foram cavados nos dias de Abraão, seu pai, e que os filisteus haviam entulhado; ao poço de águas vivas, chamaram Eseque, que significa conflito, luta, esforço contra oposição. O segundo foi chamado Sitna, oposição, acusação. O terceiro foi chamado Reobote, que significa caminhos, largueza, amplidão.fonte:   Deus Opera nos Vales - Áudio Pregação | Igreja Brasileira Expansão Ágape em Houston Texas

O testemunho Pessoal - Carlos Caleri

 1167428896_b0f07b45a1_m

Testemunho é a palavra hebraica עדּות / ‛êdûth, que significa “registro, gravação, testemunha”.

O Testemunho: este é o lugar da manifestação de Deus
A Arca da Aliança, ou a Arca do Testemunho, era o lugar da presença de Deus, assim como nossa vida hoje.
Nós somos a Arca de Deus. Dentro desta arca precisa estar o Testemunho.
O Testemunho é a Lei do Senhor, viva, operando em nós.
Este Testemunho é o sinal de Deus em nós que afeta, transforma, impacta as vidas ao redor.
Deus quer cada um dos Seus filhos testemunhando, não apenas “falando” de Jesus, mas vivendo Jesus, a Palavra, cada dia mais.
Isto é uma vida de testemunho!

Êxodo 30:6
“E porás o altar diante do véu que está junto à arca do testemunho, diante do propiciatório, que se acha sobre o testemunho, onde eu virei a ti.”

O Testemunho é a Lei de Deus em nosso coração
Êxodo 32:15
“E virou-se Moisés, e desceu do monte com as duas tábuas do testemunho na mão, tábuas escritas de ambos os lados; de um e de outro lado estavam escritas.”

Êxodo 34:29
“Quando Moisés desceu do monte Sinai, trazendo nas mãos as duas tábuas do testemunho, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, por haver Deus falado com ele.”

2 Coríntios 3:3
“... sendo manifestos como carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne do coração.”

A opinião dos familiares e amigos
Como posso reagir aos que me perguntam se agora sou crente? Porque acontecem tantas críticas? Porque alguns não aceitam minha decisão por Jesus? Como posso explicar o que me aconteceu? Como vou orar? Devo me distanciar de todos?

O nosso testemunho diante de todos não será uma tentativa de convencimento ou explicação da fé. Será o fruto do poder de Deus em nós, da presença do Espírito Santo dentro do nosso espírito, como as Tábuas dentro da Arca. Atos 1:8

A proclamação, o testemunho público com palavras, por causa do poder de Deus, gera transformação

Atos 2:37-47
“... com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos... contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava- lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”

Atos 4:33
“Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça”

Ser uma testemunha de Jesus é mais uma característica da vida da Igreja, conforme observamos no exemplo dos primeiros discípulos em Atos.

Aqueles que passaram pelo arrependimento e fé em Jesus como Senhor e Salvador, são batizados, andam em comunhão com o Corpo de Cristo e também mantêm relacionamentos com as outras pessoas que ainda não tiveram a mesma experiência de conversão. Para com essas pessoas, serão testemunhas da salvação e vida eterna na qual estão crescendo.

Como discípulos de Jesus, somos testemunhas, servos, ministros da vida eterna que está Nele
O que é ser testemunha de Jesus?

No grego,testemunha é a palavra“μαρ́τυς/ martus”, ou mártir. Não apenas aquele que sofre, ou que morre por uma causa, mas aquele que deixa um registro, uma gravação, uma proclamação com sua própria vida.
Morremos para nós mesmos, em função da obra de Jesus em nós, e esta morte nos transforma em mártires, ou em proclamadores, gravações, testemunhas do Evangelho de Jesus. Podemos inclusive usar a voz ou os meios que transmitem a voz, mas terá que ser lastreado na nossa vida pessoal, no poder de Deus em nós.
O termo testemunhar refere-se a alguém que testifica diante de um juiz; alguém que presencia algo e pode relatar.
“Aqueles que, por seu exemplo provaram a força e genuinidade de sua fé em Cristo por sofrer morte violenta” (Dicionário Strong’s)

-TESTEMUNHAR é dar prova do relacionamento íntimo com Deus
É pelo relacionamento que veremos as coisas acontecerem e testemunharemos a outros a respeito do Reino de Deus. Quando transferimos poder, graça, unção, com nossa vida e nossas palavras, as pessoas à volta são tocadas e transformadas, e somente assim testemunhamos da vida que temos com o Senhor.
Não precisamos escrever, publicar, propagar que somos de Deus, “evangélicos”, “santos”... Só precisamos viver em intimidade com o Senhor. Este testemunho ficará explícito e honrará o Senhor.

-TESTEMUNHAR é ser um referencial divino para as pessoas
Dar bom testemunho de Cristo é ter bom testemunho dos nossos irmãos e dos que ainda não conhecem o Senhor. As pessoas não falarão apenas que somos “evangélicos”. Elas declararão que veem em nós algo diferente, o caráter de Jesus. A final de contas, somos discípulos dEle, estamos caminhando para nos tornar cada dia mais parecidos com Ele. III João 3 e 6 / Atos 16:1 e 2 / Atos 22:12

-TESTEMUNHAR é viver a vida diária do Corpo de Cristo, em comunhão
Há um testemunho que precisamos dar entre nós, Corpo de Cristo: é o testemunho do caráter de Jesus de uns para com os outros. É a comunhão, mostrando o fruto do Espírito, discipulando e sendo discipulado. João 4:39 / Atos 22:15 / 26:16

-TESTEMUNHAR é falar, ensinar, proclamar as verdades bíblicas do Evangelho de Jesus
O testemunho opera também no relacionamento com as pessoas que ainda não são parte da Igreja, pessoas que ainda não se converteram ao Senhorio de Jesus. São familiares, colegas, vizinhos, amigos e até estranhos. Esse é o testemunho para evangelização!
Eu e você, revestidos do poder do Espírito Santo, brilhando o fogo da obra de Deus em nós, precisamos sair pelo mundo, desde a vizinhança até os confins da terra, utilizando todos os meios possíveis, falando do amor de Deus.

O Que ou DE QUEM Devemos Testemunhar?
Lembre-se de que o Testemunho dentro da Arca era as Tábuas da Lei. Da mesma forma, nosso testemunho não são nossas palavras, mas Jesus, a Palavra, dentro de nós. Nossas palavras, atos ou até mesmo o silêncio, deverão externar a vida de Cristo dentro de nós. JESUS é o testemunho de Deus para os homens. Jesus em nós é o testemunho para todos. O testemunho é anunciar e mostrar a vida eterna que Deus nos deu. I João 5:8 a 12 /João 1:15 / Atos 20:24

Como Testemunhar? João 15:26 / Atos 1:8
É o Espírito em nós que nos capacita a testemunhar de Jesus. Evangelizar para fazer discípulos. Testemunhamos pela presença e ação do Espírito em nós e não pela nossa força.

As resistências
O testemunho, às vezes, pode gerar perseguição, resistência, etc. É o orgulho no coração das pessoas, a religiosidade, a cegueira espiritual e até a ação direta de espíritos malignos. João 15:20
Lembre-se de que testemunhar é ser um mártir da fé! Não morrendo fisicamente, mas morrendo a cada dia pra nós mesmos, para a carne, o pecado, o mundo, o diabo.

Atos 2:41 a 47

Testemunhe com seu batismo.
Testemunhe com sua fé.
Testemunhe com sua perseverança.
Testemunhe com sua comunhão no Corpo.
Testemunhe com sua Bíblia.
Testemunhe com suas orações.
Testemunhe com sua mudança de valores.
Testemunhe com os milagres de Deus na sua vida e família.
Testemunhe com suas prioridades.
Testemunhe com seus bens.
Testemunhe com seus cultos no templo.
Testemunhe com humildade.
Testemunhe com louvor e adoração nos seus lábios.
Testemunhe com a simpatia das pessoas.
Testemunhe com novos convertidos.

fonte:    O testemunho Pessoal - Carlos Caleri