25/02/2010

Deus Opera nos Vales

 Deus Opera nos Vales

 

Gen 26:1-2: Por causa da fome na terra, Isaque é tentado a descer ao Egito (mundo), mas Deus o retém em Gerar, sul da faixa de Gaza (Filisteus são os precurssores dos Palestinos).

Gen 26:12-17: Pela obediência de permanecer em Gerar e não descer ao Egito, Isaque é abençoado com prosperidade, colheu cem vezes mais, engrandeceu-se, tornou-se mui poderoso e despertou inveja dos filisteus. A inveja levou-o à exclusão; o rei Abimeleque diz “aparta-te de nós” e foi para o vale de Gerar.

O que é o Vale?Vale é lugar baixo, situação de alma, situação espiritual ou circunstância que te leva para baixo, despojado, entristecido, isolado, derrotado. Em que vale você está? Alguns vales na Bíblia com significado profundo:

Gen 11:2: vale na terra de Sinar: vale da rebelião contra Deus, torre de Babel, criação de um sistema religioso-filosófico contra o Senhor, o qual trouxe confusão e divisão.

Cant 2:1: Eu sou o lírio dos vales

Gen 14:3: vale do Sidim (Mar Salgado ou Mar Morto): vale da rebelião na área sexual contra Deus, culminando com o homossexualismo explícito.

Prov 30:17: os olhos que zombam do pai ou desprezam a obediência à mãe serão arrancados pelos corvos do vale

Num 13:23: vale do Escol: do qual os espias cortaram um cacho de uvas gigantes, viram os gigantes e desanimaram-se e desanimaram o povo de Deus (exceto Calebe e Josué)

Sal 104:10: És tu que nos vales fazes rebentar nascentes

Deut 8:7: boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes e de nascentes, que brotam nos vales e nos outeiros (Deus faz fontes brotarem dos nossos vales)

Sal 84:5-7: passando pelo vale de Baca (choro) fazem dele um lugar de fontes; e a primeira chuva o cobre de bênçãos

1 Sam 17:2: vale de Elá: vale do medo, onde Golias intimidou o exército de Israel e Davi livrou o seu povo

Sal 23:4: ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte

Isaque, em Gen 26:20-22, cavaram os poços que foram cavados nos dias de Abraão, seu pai, e que os filisteus haviam entulhado; ao poço de águas vivas, chamaram Eseque, que significa conflito, luta, esforço contra oposição. O segundo foi chamado Sitna, oposição, acusação. O terceiro foi chamado Reobote, que significa caminhos, largueza, amplidão.fonte:   Deus Opera nos Vales - Áudio Pregação | Igreja Brasileira Expansão Ágape em Houston Texas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A boca fala do que está cheio o coração.