13/04/2010

O perigo em ser um cristão de classe média cheio de conforto

 ohn Piper

Ser cristão nestes dias nos Estados Unidos é algo muito confortável, classe-média e respeitável. Quais são os perigos nisso?

piper.jpg (13K) - John Piper na Gospel Coalition Conference

A Bíblia é muito clara ao dizer em 1 Timóteo 6:9 que exercitar a piedade como um meio de ganho - ganho financeiro - é mortal; e a mortalidade disso está no desejo de ser rico. O texto diz para não desejar ser rico, porque “os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição.” Em outras palavras, é suicídio querer ser rico.

Um dos principais perigos em ficarmos confortáveis em nosso cristianismo é que com o passar do tempo esse conforto tende a parecer com algo que Deus - ou o mundo - nos deve; e o que nós chamávamos de "luxo" antes passa a ser chamado de “necessidade” agora. Cada vez mais nós queremos coisas, e segurança, e conforto. E até mesmo as nossas conversas com as pessoas tendem para assuntos tais como alguma coisa nova, especial, que acabamos de comprar e deixamos de falar na linguagem do Reino. É um tipo de gangrena progressiva com um rosto sorridente que corrói o coração do Reino.

"E até mesmo as nossas conversas com as pessoas tendem para assuntos tais como alguma coisa nova, especial, que acabamos de comprar e deixamos de falar na linguagem do Reino. É um tipo de gangrena progressiva com um rosto sorridente que corrói o coração do Reino."

Quando Jesus disse em Mateus 6:31-33 - “não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” - ele estava nos alertando para que não entrássemos em uma condição em que estivéssemos nos afogando em coisas. Em outras palavras: “Entreguem-se a energias mentais e emocionais que dizem respeito aos assuntos do Reino, e deixem comida, vestes e bebida cuidarem de si mesmos.” E parece que nós entendemos isso quase que completamente às avessas.

Nós nos envolvemos em situações em que ficamos falando sobre o que nós vestimos, e sobre comida e brinquedos e casas, e só de vez em quando um assunto do Reino surge e Cristo entra na conversa. Eu penso que Jesus é afligido por isso e gostaria que nós invertêssemos as coisas.

Fale sobre Cristo, e missões, e ministério, e sobre produzir um impacto para Jesus. Oh sim, você precisa de um lugar para morar. Certamente você precisa de um meio para ir de um lugar para outro. É claro que provavelmente você precisa de um computador nestes dias, de forma que você possa se comunicar através de e-mail. Mas deixe a sua conversação e a sua energia fluir principalmente na visão do Reino e nos assuntos do Reino.

Fonte: Extraído de Desiring God Ministries - Ask Pastor John (Pergunte ao Pastor John)

Tradução: centurio

Fale conosco: mail@bomcaminho.com.

O perigo em ser um cristão de classe média cheio de conforto

Uma nova cruz para os nossos dias, vc a quer?

 

Sem alarde, sem nenhum anúncio e quase despercebida uma nova cruz introduziu-se nos círculos evangélicos dos tempos modernos. Ela se parece com a velha cruz, mas é diferente; as semelhanças são superficiais; mas as diferenças são fundamentais.
A antiga e velha cruz não fazia aliança com o mundo. Para a carne orgulhosa de Adão ela significava o fim da jornada. A nova cruz não se opõe à raça humana; pelo contrário, é sua amiga íntima, uma fonte de divertimento e gozo inocente. Ela deixa Adão (o VELHO HOMEM EM NÓS), viver sem qualquer interferência. Sua motivação na vida não se modifica; ela continua vivendo para seu próprio prazer, só que agora se alegra em entoar cânticos gospel e a assistir filmes religiosos em lugar de cantar canções obscenas e tomar bebidas fortes. A ênfase continua sendo o prazer, embora a diversão se situe agora num plano moral mais elevado, caso não o seja intelectualmente.
A nova cruz encoraja uma abordagem evangelística nova e por completo diferente. O evangelista não exige a renúncia da velha vida antes que a nova possa ser recebida. Ele não prega contrastes mas semelhanças. Busca a chave para o interesse do público, mostrando que o cristianismo não faz exigências desagradáveis; mas, pelo contrário, oferece a mesma coisa que o mundo, somente num plano superior. O que quer que o mundo pecador esteja adorando no momento é mostrado como sendo exatamente aquilo que o evangelho oferece, sendo que o produto religioso é melhor.
A nova cruz não mata o pecador, mas dá-lhe nova direção. Ela o faz engrenar em um modo de vida mais limpo e agradável, resguardando o seu respeito próprio. Para o arrogante ela diz: “Venha e mostre-se arrogante a favor de Cristo”; e declara ao egoísta: “Venha e vanglorie-se no Senhor”. Para o que busca emoções, chama: “Venha e goze da emoção da fraternidade cristã”.
A filosofia por trás disso pode ser sincera, mas na sua sinceridade não impede que seja falsa. É falsa por ser cega, interpretando erradamente todo o significado da cruz. A velha cruz é um símbolo da morte. Ela representa o fim repentino e violento de um ser humano. O homem, na época romana, que tomou a sua cruz e seguiu pela estrada já se despedira de seus amigos. Ele não mais voltaria. estava indo para seu fim. A cruz não fazia acordos, não modificava nem poupava nada; ela acabava completamente com o homem, de uma vez por todas. Não tentava manter bons termos com sua vítima. Golpeava-a cruel e duramente e quando terminava seu trabalho o homem já não existia.
Nós, que nos julgamos cristãos, não devemos julgar-nos agentes ou relações públicas enviados para estabelecer boa vontade entre Cristo e o mundo. Não devemos imaginar que fomos comissionados para tornar Cristo aceitável aos homens de negócio, à imprensa, ao mundo dos esportes ou à educação moderna.

Não somos diplomatas mas profetas, e nossa mensagem não é um acordo mas um ultimato.


Deus oferece vida, embora não se trate de um aperfeiçoamento da velha vida. A vida por Ele oferecida é um resultado da morte. Ela permanece sempre do outro lado da cruz. Quem quiser possuí-la deve passar pelo castigo. É preciso que repudie a si mesmo e concorde com a justa sentença de Deus contra ele.
O que isto significa para o homem condenado? É muito simples, ele deve arrepender-se e crer. Deve esquecer-se de seus pecados e depois esquecer-se de si mesmo. Ele não deve encobrir nada, defender nada, nem perdoar nada. Não deve procurar fazer acordos com Deus, mas inclinar a cabeça diante do golpe do desagrado severo de Deus e reconhecer que merece a morte.
Feito isto, ele deve contemplar com sincera confiança o salvador ressurreto e receber dEle vida, novo nascimento, purificação e poder. A cruz que terminou a vida terrena de Jesus põe agora um fim no pecador; e o poder que levantou Cristo dentre os mortos agora o levanta para uma nova vida com Cristo.
Para quem quer que deseje fazer objeções a este conceito ou considerá-lo apenas como um aspecto estreito e particular da verdade, quero afirmar que Deus colocou o seu selo de aprovação sobre esta mensagem desde os dias de Paulo até hoje. Quer declarado ou não nessas exatas palavras, este foi o conteúdo de toda pregação que trouxe vida e poder ao mundo através dos séculos. Os místicos, os reformadores, colocaram aí a sua ênfase, e sinais, prodígios e poderosas operações do Espírito Santo deram testemunho da operação divina.
Ousaremos nós, os herdeiros de tal legado de poder, manipular a verdade? Ousaremos nós com nossos lápis grossos apagar as linhas do desenho ou alterar o padrão que nos foi mostrado por Deus? Que Deus não permita! Vamos pregar a velha cruz e conhecermos o velho poder.
Aliás, velho não, o mesmo poder de sempre, o poder renovador de Deus no seu filho Jesus.
Abraço a todos,
EM CRISTO, nosso imutável Senhor.
S. Limberger   fonte:   Buscai o Reino: Uma nova cruz para os nossos dias, vc a quer?