21/07/2011

Reflexão Bíblica em Lucas 6.49

VERSÍCULO:“Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica, é como um homem que construiu uma casa sobre o chão, sem alicerces. No momento em que a torrente deu contra aquela casa, ela caiu, e a sua destruição foi completa”.(Lc 6:49)

PENSAMENTO:Por que alguém construiria uma casa sem alicerces? Há vários motivos. Pressa. Preguiça. Pobreza. Muitas pessoas só têm aquele pedaço de chão e têm que edificar sua moradia lá. Mas, em Cristo não é assim. Todos podem obedecer, do mais pobre ao rico, do menos instruído ao doutor. Não há desculpa para não praticar o que Jesus ensinou. Você pode não atravessar o oceano para ser missionário em outro país. Mas, você pode atravessar a rua para falar de Jesus para seu vizinho. Você pode não ter a eloqüência do pregador, mas,se conhece quem perdoou seus pecados, você sabe o suficiente para resgatar outro perdido. Uma visita ao hospital, uma palavra de encorajamento, um quilo de arroz para uma família necessitada.Estes são os alicerces com os quais construímos a nossa moradia eterna. Todo mundo tem acesso a eles e só não usa quem não quer.Como está a fundação da sua casa?
Fonte:www.hermeneutica.com.br

Reflexão Bíblica em Lucas 6.46-48

VERSÍCULO:“Por que vocês me chamam ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo? Eu lhes mostrarei com quem se compara aquele que vem a mim,ouve as minhas palavras e as pratica. É como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha.Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída.”(Lc 6:46-48)

PENSAMENTO:Um amigo dizia: a decisão de seguir Jesus deve ser a última decisão que você toma. Daquele dia em diante, todas as suas decisões devem ser baseadas no que Jesus quer. Na famosa comparação dos dois homens e das duas casas, ambos ouviram as palavras de Jesus. O primeiro não só ouviu, mas, praticou. Sua fé em Jesus não ficou apenas na palavra, mas, tomou conta da sua vida. Ter Jesus como Senhor em nossas vidas é deixar ele tomar as decisões. O que Jesus quer é o que nós queremos. O que ele faria é o que nós fazemos. O que ele falaria será falado por nós.
Fonte:www.hermeneutica.com.br

Reflexão Bíblica em Lucas 6.45

VERSÍCULO:“O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração.”(Lc 6:45)

PENSAMENTO:O coração é a fonte de atitudes e ações. É por isso que Jesus sempre volta para ele. Aquilo que enche nossos corações eventualmente derramará em nossas vidas. Por esta razão seguimos o conselho de Paulo, de ponderar e refletir sobre coisas boas,verdadeiras e puras (Fil 4:8-9). Assim enchemos nossas mentes com coisas boas. Depois, quando falamos, agimos ou reagimos, o que sai de nós será também coisas que edificam outros. O Cristão enfrenta tantos desafios e dificuldades quanto o homem sem Deus. Talvez até mais. Mas, há uma diferença: lembrando das coisas que Deus já fez,mesmo na provação, ele se torna fonte de bênçãos para outros. Como diz a velha canção "Tens acaso mágoas, triste é teu lidar? É a cruz pesada que tens de levar? Conta as muitas bênçãos, não duvidarás e em canção alegre os dias passarás." Quer saber o estado do seu coração? Veja se suas palavras edificam aqueles ao seu redor.
Fonte: www.hermeneutica.com.br

Reflexão Bíblica em Lucas 6.43-44

VERSÍCULO:“Nenhuma árvore boa dá fruto ruim, nenhuma árvore ruim dá fruto bom. Toda árvore é reconhecida por seus frutos. Ninguém colhe figos de espinheiros, nem uvas de ervas daninhas.”(Lc 6:43-44)

PENSAMENTO:O que é confundido às vezes com fruto é apenas folhagem. O linguajar religioso, a Bíblia debaixo do braço, o zelo pela "sã doutrina" às vezes impressionam. De repente, se vê uma mentira, um ato imoral, uma reação violenta. Mais cedo ou mais tarde o fruto irá aparecer. Paulo alertou que os pecados de alguns homens "só mais tarde se manifestam" (1 Tim 5:24). Mas, vão aparecer. Como estão as suas raízes? Estão descendo na Palavra diariamente? Seus galhos estão subindo para o céu em oração? Se você buscar a Deus dia após dia o fruto da presença dEle irá se manifestar. Ele está vendo e um dia todos verão.
Fonte:www.hermeneutica.com.br

Reflexão Bíblica em Lucas 6.41-42

VERSÍCULO:“Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Irmão, deixe-me tirar o cisco do seu olho’, se você mesmo não consegue ver a viga que está em seu próprio olho? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.”(Lc 6:41-42)

PENSAMENTO:A maioria das pessoas quer saber quando erra. Muitos gostariam de corrigir suas falhas. Mas, se nós, com falhas muito maiores,tentamos corrigir nosso próximo, será tão absurdo quanto o homem com viga no olho tentando tirar o cisco do olho de outro. Ninguém chegará à perfeição antes de ajudar seu próximo. O ponto de Jesus não é que só o homem ou a mulher sem defeito pode corrigir. O grande impedimento para o discípulo não são falhas, mas, cegueira a elas. Isso é ser desonesto consigo mesmo. Vamos olhar para nós mesmos primeiro para ver se há alguma falha ou erro que talvez esteja impedindo nossa visão para ajudar outros. Daí, nossa tentativa de corrigir vai realmente ajudar. Não é isso que nós queremos?
Fonte: www.hermeneutica.com.br

Reflexão Bíblica em Lucas 6.40

VERSÍCULO:“O discípulo não está acima do seu mestre, mas todo aquele que for bem preparado será como o seu mestre.”(Lc 6:40)

PENSAMENTO:Oswald Chambers observou que "existe um anseio de ganhar almas que não tem origem em Deus, mas no desejo de conquistar pessoas para o nosso ponto de vista. O desafio do missionário não é a dificuldade de levar as pessoas à salvação ou de recuperar as que estão afastadas da igreja, nem o problema dos corações endurecidos,e, sim o seu próprio relacionamento pessoal com Jesus Cristo." Como meu amigo Valdimário certa vez lembrou, temos que entender a diferença entre "formar" e "informar". Para ser formado, precisa informar. Mas, nem todo mundo que está informado é formado na imagem de Cristo. Nosso objetivo não é “informação” e sim“transformação”. É possível saber muita coisa sobre Jesus, mas, não ser como Ele. O objetivo do discípulo é SER como seu mestre. Vamos lembrar isso no nosso discipulado com Jesus.
Fonte:www.hermeneutica.com.br