05/04/2010

LINHAS AÉREAS JC

 42-16884720

Cada dia mais conheço pessoas que acham que vida com Deus é como o relacionamento de um cliente com uma empresa aérea.

As pessoas acham que vão acumular pontos de milhagem com Deus fazendo coisas boas e tentando segui-lo.
E ainda tem aqueles que atiram pra todo o lado pra garantir sua vaga no céu.

Uma pessoa de minha família se diz “espiritualista”, freqüenta centros espíritas, faz campanhas em igrejas evangélicas e acende vela pra um anjo, alem de no domingo ir à missa.
E diz que tudo isso é pra só pra garantir.
Só faltou na lista ai de cima bater tambor numa sexta à noite. Mas isso ele já fez anos atrás.

Nada contra nenhuma das crenças, cada um cada um.

Mas me diga, onde esta a profundidade nisso tudo?
Não existe. Hoje as pessoas preferem nadar no raso seguro que mergulhar em profundo relacionamento Deus.

Na verdade, ninguém quer se privar dos prazeres da vida. Eu quero beber, fumar, “comer” todo mundo, curtir a vida adoidado, mas quero garantir que Deus vai estar do meu lado caso alguma “merda” aconteça. Nunca se sabe.
Afinal, quem precisa de Deus quando tudo esta bem?

As pessoas atiram pra todo lado nessa onda de ser “espiritualista” ou de tentar ter uma vida “espiritual” e acabam não acertando alvo algum.
O pior de tudo, é quando as coisas não saem do jeito que elas querem e ainda culpam Deus.

Certa vez ouvi uma pessoa dizer: estou jejuando e fazendo uma campanha, você vai ver, Deus vai me ajudar e fulano vai se ferrar…
Mas que droga esse “ser” esta dizendo?
Quer dizer que agora vamos “andar” com Deus pra Ele ferrar com quem nos fizeram algum mal?

Ta tudo muito distorcido.
Ainda tem aqueles que acham que bíblia é um livro de auto-ajuda.
Fico pu## quando alguém chega pra mim e fala: me passa um versículo pra tal situação, pra isso e pra aquilo. Como se fosse uma simpatia.
Não é errado buscar respostas e conforto na palavra, alias é o que devemos fazer.
Mas fazer da bíblia um livro de auto ajuda, não da pra encarar. Sinto muito, mas eu passo.

Convivo com uma pessoa que ama um barraco. Consegue fazer da vida de qualquer um, um inferno. Briga com todo mundo e fala mal de todo mundo. E por conta disso as pessoas acabam evitando-a. Ok até ai. Só mais uma pessoa de temperamento difícil. Mas o que eu não consigo engolir, é quando ela vem me falar que esta indo na igreja pra fazer uma campanha… Que vontade de perguntar. Pra que?

Sei que não sou perfeito, longe disso. Sou o pior pecador que já conheci e convivi. Mas, o fato é:
Vida com Deus, não é plano de milhagem. Não vamos acumular pontos com nossas boas ações ou com as coisas que vamos fazer “pra”Ele ou por “Ele”.

Então pare de atiram pra todo lado e foque no alvo.

Tenho um (sábio) tio, já um senhor, que a muito tempo, sempre me diz:

Se você é um católico, seja um bom católico.
Se você é protestante, seja um bom protestante.
Se você é budista, seja um bom budista.
Se você é o que seja que é. Seja bom.
Bom integralmente e moralmente.

Não por conveniência. Não pra ganhar uma estrelinha de com comportamento de Deus.

Apenas seja bom, por que simplesmente é bom ser bom.

Deus não espera muito de nós (graças a Ele). Apenas que possamos ser um canal de seu amor.
Não precisamos inventar.
Temos a linda mania de complicar tudo, quando na verdade viver com Deus é algo simples. É apenas amor.

Vida com Deus não é plano milhagem. Mas se você realmente tentar vivem com Ele, tente de coração, não por medo, não por conveniência, não pra acumular pontos e garantir uma nuvem com TV a cabo no céu, mas por amor.

Mas se você prefere continuar atirando pra todo lado. Boa sorte, manda ver bonitão, mas cuidado pra não acabar dando um tiro no próprio pé.
E não se esqueça de acender algumas velas, vai precisar de muitas na escuridão.

Doug

FONTE:   || vineyard café || blog

Candidatos a Pastor recomendados Pelo Comitê de Púlpito

 459333437_9d42e502ca_m

Uma igreja local constituiu um Comitê de Púlpito para sugerir nomes para avaliação pela congregação, para a escolha do futuro pastor da igreja. Aqui está o relatório que o Comitê apresentou:

Adão: É um bom homem, mas parece não ter nenhum controle sobre sua mulher. Existem rumores que ambos gostam de caminhar pelados nos bosques. Quando o confrontamos com esse pecado, jogou a culpa na mulher.

Noé: No pastorado anterior, que durou 120 anos, não conseguiu ganhar nenhuma alma. Susceptível a projetos de construção irrealistas. Após receber um grande livramento de Deus, esse homem demonstrou ser um fraco e passou a embriagar-se.

Abraão: Existiam rumores que praticava a troca de casais. No entanto, quando investigamos, constatamos que na verdade ele nunca dormiu com a mulher de ninguém, embora realmente tenha oferecido sua mulher para outros homens, apesar de que nada se concretizou de fato. Em certa ocasião, quase matou seu filho, sendo detido no último segundo. Teve a oportunidade de viver em uma região muito bonita e próspera, mas passou a chance para seu sobrinho. Tememos que possa vir a cair na pobreza e tornar-se um peso para a igreja na velhice. Existem rumores de que, com o consentimento da sua mulher, engravidou uma empregada doméstica, que depois de alguns anos foi demitida e enviada para longe com a criança.

José: Um estrategista de grande visão, mas parece orgulhar-se de suas capacidades. Acredita em interpretação de sonhos e já esteve preso por quase dez anos. Parece que viveu grande parte de sua vida em abjeta escravidão, o que nos faz pensar se está preparado para lidar com homens de negócios bem-sucedidos e líderes da comunidade. Certa vez acusou um homem de furto e fez com que ele fosse preso injustamente.

Moisés: Um homem manso e modesto, mas não se expressa bem, chegando a gaguejar. Isso nos faz duvidar de seu passado como membro da família real do Egito. Se ele realmente tivesse essa origem, seria um orador seguro. Algumas vezes, levanta ameaçadoramente seu cajado e tem acessos de raiva. Existem rumores de que abandonou uma igreja anterior após ser acusado de assassinato. Além disso, achamos que seu casamento inter-racial com uma mulher etíope possa vir a causar tensão na nossa igreja.

Davi: Era o líder mais promissor de todos, até que descobrimos que envolveu-se em um relacionamento extraconjugal com a mulher de um militar. Além disso, parece gostar de matar seus inimigos, em vez de procurar formar associações ecumênicas.

Salomão: É um ótimo pregador e tem uma coleção enorme de provérbios que ele mesmo criou. No entanto, a casa pastoral não é grande o suficiente para abrigar todas as suas mulheres.

Elias: Tende a cair em depressão. Desestrutura-se completamente quando é colocado sob intensa pressão. Não sabe se comportar em reuniões ecumênicas, pois zomba enquanto os outros ministros adoram e em certa ocasião até os incentivou a se cortarem com lâminas. Foi visto correndo, tentando alcançar um carro, o que nos faz suspeitar de sua sanidade.

Eliseu: Tivemos informações que morou na casa de uma mulher viúva enquanto estava em uma igreja anterior, o que pode gerar rumores e suspeitas.

Oséias: Um pastor amoroso e gentil, mas jamais poderíamos tolerar a ocupação de sua mulher.

Jeremias: É instável emocionalmente, alarmista, negativista, sempre está lamentando por alguma coisa. Soubemos que fez uma longa viagem apenas para enterrar uma peça de roupa nas margens de um rio na Síria. Um rei que leu seus escritos lançou o manuscrito no fogo imediatamente, por causa da linguagem ofensiva, mas Jeremias, teimosamente, escreveu tudo de novo.

Isaías: Parece ser fronteiriço. Afirma ter visto anjos na igreja. Tem problemas com sua linguagem. Admite abertamente que seus lábios são impuros.

Ezequiel: Este homem está completamente louco. Durante muitos dias, alimentou-se de uma ração mínima, cozida sobre o esterco de vacas. Quando sua jovem mulher morreu, não esboçou a menor reação. Afirma ter visto sacerdotes e líderes políticos praticando abominações no Templo, o que é uma acusação totalmente absurda. Achamos que precisa de internação urgente.

Jonas: Recusou o chamado de Deus para pregar no exterior, mas foi forçado a obedecer após ser engolido por um grande peixe em uma tempestade no mar. Diz que o peixe o vomitou em uma praia. Além disso, parece que prega, mas sem desejar que as pessoas realmente se convertam. Recomendamos não arriscar com esse candidato.

Amós: Devido a sua formação de homem do campo, tem a mentalidade estreita e é grosseiro ao lidar com pessoas de nível social elevado. Sua maior experiência é em tanger o gado e em colher figos. Talvez possa melhorar após estudar em um dos nossos seminários, mas parece ter um bloqueio natural contra os ricos. Achamos que seja um pastor adequado para uma igreja situada em um bairro mais pobre.

Melquizedeque: Temos ótimas referências do emprego atual dele, mas de onde vem esse homem? Não preencheu as informações no currículo sobre os empregos anteriores, nem sobre sua filiação. Recusa-se a informar a data do nascimento.

João: Diz que é batista, mas não se veste como tal. Passa vários meses dormindo ao relento, ou em cavernas, tem uma dieta totalmente estranha e provoca os líderes de outras denominações. Tem pouco tato ao lidar com os políticos de alto escalão, fazendo-lhes acusações severas. É totalmente intransigente e não sabe contemporizar.

Pedro: Um homem rude. Dizem que retorna à antiga ocupação de pescador nos momentos mais impróprios. Tem um péssimo temperamento e pragueja quando fica nervoso. Teve um entrevero com Paulo, em Antioquia. É agressivo, mas na verdade é um frouxo e chora às escondidas.

Paulo: Líder nato e um pregador fascinante. No entanto, parece ter pouco tato, é impaciente com os pastores jovens, é severo e dizem que gosta de pregar até as altas horas da noite. Além disso, sofre de um problema de visão que o incapacita até para escrever. Certa vez, provocou uma agitação civil e depois fugiu da cidade, escondido em um grande cesto. Morou durante vários meses na casa de Públio, um notório pagão, na ilha de Malta, no Mediterrâneo. Dizem que nesse lugar, fundou uma igreja e iniciou um ministério de manipulação de serpentes. Além disso, tem o inconveniente de ser solteiro.

Tiago & João: São dois irmãos que gostam de trabalhar juntos. A princípio, o pacote de pregador & assistente parece bom, mas descobrimos que têm um problema de ego com relação aos demais pregadores e que gostam de ocupar posições de destaque nas festas. Certa vez, ameaçaram fazer descer fogo do céu e destruir uma cidade, só por terem sido insultados. Tivemos informações que tentam desencorajar aqueles que não seguem exatamente suas orientações. Diótrefes, que foi líder em uma igreja informa que foi sumariamente desligado após João escrever uma carta instruindo a igreja a tomar essa atitude.

Timóteo: É jovem e inexperiente demais. Não conseguiria se impor diante dos outros jovens e dos homens mais velhos. É mestiço, e sabemos o que isso significa. Além disso, um diácono que o visitou, viu uma garrafa de vinho na estante da sua sala.

Matusalém: É velho demais, sem a menor condição de assumir um pastorado.

Jesus: Teve seus momentos de popularidade, mas depois que sua igreja atingiu 5000 membros, conseguiu ofender, escandalizar e afugentar a quase todos com sermões muito duros. Raramente fica muito tempo em um só lugar. Não tem nenhuma propriedade, bens ou patrimônio pessoal e seria um homem muito necessitado se o chamássemos, pois praticamente pede tudo emprestado e seus amigos precisam sustentá-lo e abrigá-lo em suas casas. Foi visto várias vezes saindo de tavernas e em conversações com prostitutas e com notórios pecadores na região da boca do lixo. Dizem que gosta de tomar bons vinhos e que não recusa convites para festas e banquetes. Parece estar muito preocupado com os demônios, e, por toda a parte, expulsa-os das pessoas. Elogia aqueles que contribuem com pouco para a obra de Deus e critica aqueles que contribuem com muito. Já recebeu várias ameaças de morte, devido a sua intransigência e a rejeição aberta aos grandes líderes ecumênicos. Certa vez, adentrou na maior igreja da cidade, onde havia um bazar para levantamento de fundos, e, transtornado, derrubou todas as barracas e expulsou o povo utilizando um azorrague que ele mesmo improvisou. Estar próximo de Jesus parece ser muito perigoso. Ele adverte seus seguidores que terão aflições e que serão perseguidos por serem seus discípulos. Além disso, tem a desvantagem de ser solteiro, com o agravante de não demonstrar interesse em desenvolver um relacionamento afetivo com nenhuma mulher. Grande parte de seus ensinos parece suicida, falando de sua própria morte. Seria um ministério muito negativista para a nossa igreja, lembrando que desejamos um pastor que fale sobre o poder do pensamento positivo.

Judas: As referências aqui são boas. É eficiente, discreto e tem perfil conservador. Gosta de organizar campanhas de arrecadação de fundos para ajudar as obras assistenciais. Tem boas ligações com políticos de alto escalão e com líderes eclesiásticos. Foi tesoureiro durante o tempo em que acompanhou Jesus, e sempre gozou da confiança do grupo. Recentemente, diante de uma multidão, abraçou e beijou Jesus, em uma demonstração singular de confiança e de amizade. Nós o convidamos para pregar no próximo domingo. Temos possibilidades aqui. Há um rumor que ele se suicidou ontem, mas deve ser um boato sem fundamento, tendo em vista seu tremendo potencial.

Balaão: Exerce um ministério de unção profética. Freqüentemente, é chamado para aconselhar reis e presidentes, que o remuneram bem por seus serviços. É famoso por sua capacidade de conversar com os animais. Além disso, é especializado em escolhas éticas e em soluções pragmáticas. Deve se dar muito bem em aconselhamento conjugal. Se Judas não puder assumir, esse candidato deve ser considerado com atenção.

Lúcifer: Iniciou sua carreira como Ministro de Música nas regiões celestiais. É extremamente talentoso na música. Diversos roqueiros, como Raul Seixas, Little Richard e David Bowie já o reconheceram como o verdadeiro criador do Rock and Roll. Foi também sua a idéia de introduzir a música Rock nas igrejas. Foi injustamente demitido de seu cargo simplesmente por tentar ser igual a Deus. Tem as mais altas recomendações de muitas organizações que ele mesmo criou, como a Maçonaria, a Ordem dos Templários do Oriente, a Ordem Hermética da Alvorada Dourada, a Sociedade Rosa-Cruz, a Sociedade Teosófica, o Cristianismo Esotérico, a Ordem dos Jesuitas, Opus Dei, os Movimentos de Renovação de Brownsville e da Bênção de Toronto, além de grandes denominações, como a Igreja Metodista Unida, a Igreja Episcopal, e a Convenção Batista do Sul dos Estados Unidos, onde ele conseguiu colocar vários de seus colegas maçons em posições de liderança. Tem aproximadamente 6000 anos de experiência em motivação humana. Recentemente, o evangelista Billy Graham aprovou o ministério de Lúcifer entre os budistas, dizendo que eles também vão para o céu. É acompanhado por um séquito de outros ministros de luz, que o seguem por toda a parte para ajudá-lo no que for preciso. Esse candidato é nossa opção preferencial. O Comitê de Púlpito está tentando contatá-lo para saber se aceitaria assumir o pastorado em nossa igreja. Como está habituado a viver nas regiões celestiais, talvez não queira vir trabalhar em uma igreja pequena como a nossa. Um dos membros do Comitê garante que Lúcifer já pastoreia nossa igreja, o que, é claro, é um total absurdo, pois nunca ninguém o viu em nosso meio.

Autor anônimo
Texto revisado por: V. D. M. — Campo Grande / MS
A Espada do Espírito: http://www.espada.eti.br/candpast.asp

fonte:  Candidatos a Pastor

O CÉU QUE NÃO PARECE INFERNO

 3232656740_5d7b45bfb0_m

Alguém estava confundindo muito as coisas e minha esperança era de que não fosse eu. Na mornidão daquela saleta amontoava-se mais de uma dúzia de crentes. A dona da casa nos contou a história de uma briga entre ela e a vizinha e terminou dizendo:
- Deixe estar. Na volta de Jesus para nos buscar, aquela idólatra vai ficar bem aqui me olhando subir e eu ainda vou dar tchauzinho.
Algumas pessoas riram animadas, outras solenemente disseram amém. Eu não disse nada. Senti foi um aperto na boca, como quando se come banana bem verde. Nunca esqueci aquela noite. Todas as pessoas presentes se diziam seguidoras de Jesus, mas ao céu delas eu não queria ir nem de visita. Imaginei uma mesa posta e gente glutona comendo coxões de frango e tortas de chocolate, achando o máximo perceber que a sua volta, separada por uma cerca elétrica, uma multidão de famintos assistia à cena. Parecia um clube ruim. Lembrava mais o inferno.
Tenho sérias dificuldades com gente que quer o céu só para si e para sua turma. Eles batem no peito e arrotam agradecendo o privilégio de estarem do lado de dentro da cerca. Sentam suas ancas largas em cadeiras confortáveis enquanto miram aqueles olhos de fome do lado de fora e dizem uns aos outros:
- Antes eles do que nós. Brindemos à nossa sorte.
O céu que imagino não é assim. Para mim, céu começa quando a cerca acaba. Céu são coxões de frango e tortas de chocolate sem fim para os meninos barrigudinhos do sertão das Gerais. Céu é chocolate quente para quem quiser, em noites de inverno. É jaqueta quentinha para quem tiver frio. Ser parte de um grupinho que se aquece enquanto o mundo inteiro sente frio eternamente não pode ser céu, parece o inferno.
Céu é paz de criança mamando na mãe. É a plenitude de ter o rosto do amado nas mãos. É a alegria do reencontro de velhos amigos, pai e filho, filha e mãe, irmão e irmã. Céu é quando o Chico recebe de volta a metade arrancada de si. É quando o trem do Milton, que viaja pra capital, para na cidade de fim de mundo porque Pinduca acenou.
Há quem diga que a idéia de um céu universal destrói toda a noção de justiça. Acho que estão confundindo justiça com vingança. A vingança perpetua a lógica injusta de que sempre precisa haver um vencedor e um perdedor. O que ela faz é apenas inverter a ordem no melhor estilo “um dia é da caça, o outro é do caçador”. Justiça não é transformar o pobre em rico e o rico em pobre, nem é dar a arma pra vítima atirar na cabeça de quem a matou. Nada disso é justiça; é vingança. Justiça mesmo é quando todos - ou são todos ou não é ninguém - recebem a misericórdia e a aceitação do Senhor de Todas as Coisas, lembrando que Ele mesmo, sendo justo e pleno, decidiu esvaziar-se de sua glória e viver neste mundo injusto, e para seu banquete convidou os mais desprezados seres da Terra, gente que não clamava pelo nome de Deus nem seguia as leis de Moisés, dando a entender que de sua mesa farta farão parte tantos quantos tiverem fome e sede.
Céu é choro e riso de arrependimento e é choro e riso de perdão. Céu é justiça e igualdade. Em um céu de verdade mesmo, se um ganha todo mundo ganha. Se perde, todos perdem. É o fim da baba do egoísmo e da vingança. Céu que é céu não aceita cercas elétricas e pessoas famintas do lado de fora.
Ana Cristina Mendes Gontijo, no Notas de aprendiz.
dica do Rondinelly Gomes Medeiros

VIA:  PavaBlog

NOTA: os grifos são meus.