12/04/2010

BABEL & PENTECOSTES – Reino de Deus- parte I

 2f6482335fd138bfca66a8ab379357bf26c608a6

A IGREJA SÓ É IGREJA QUANDO É IGREJA PARA OS DEMAIS

DIETRICH BONHOEFFER

Gostaria de estudar sobre o reino de Deus do principio: O GENESIS. Antes da criação do homem e da queda… Por que o mundo não começa com um plano mal feito que precisa ser concertado.

Há uma proclamação “no mercado” que começa dizendo que todo mundo é pecador. Já começa do pecado.  Do erro. Começa do problema. Porém, (mesmo tudo isso sendo verdadeiro), se começarmos a entender o plano de Deus à partir do tudo errado, não vamos saber pra onde ir. Porque na verdade quando Deus se revelou a nós ele começou com uma criação boa, verdadeira e bela. Quando a restauração acontece em Jesus, é uma restauração do que é verdadeiro, bom e belo.  Uma restauração que começa no meu coração, no nosso coração e se estende até o dia que o Senhor voltar a toda criação e a todo universo. Porque ele criou tudo bom, verdadeiro e belo.

E a criação e plano original de Deus aponta o que é REINO DE DEUS. Porque o discurso do Reino, não aparece só na boca de Jesus, lá em Marcos 1. Reino de Deus é muito antes disso. E, o que acontece hoje, é que Reino de Deus é muito falado e pouco compreendido. É confundido:

Reino Deus e igreja. A igreja não é o reino de Deus.

Reino de Deus e poder político. Reino de Deus não é poder político.

Reino de Deus e eternidade (leia-se céu). Reino de Deus não é o céu.

Reino de Deus segundo a Bíblia é o domínio completo e absoluto de Deus. É quando ele manda. Quando ele reina. Quando a palavra que interessa é a dele.

Pro isso quando Jesus fala: “O reino esta dentro de vocês”, é porque é dentro do coração e no meio da gente que vamos ver o reino acontecer. Quando Jesus fala: “O reino chegou”, é porque ele chegou mesmo. Tá aqui! E, ele  - Jesus – é a expressão máxima do domínio completo e absoluto de Deus.

Esse contexto de Reino é claro e original em Genesis 1: O que é sem forma e vazio  recebe sentido. É dado ordem na desordem. Algo bagunçado toma completa ordem. É o Reino de Deus em ação.

Desde o primeiro momento da criação o homem esta diante de uma intenção centrifuga (para fora) de Deus. E tem uma tendência natural centrípeta. Parece que a intenção do homem sempre foi centrípeta (para dentro).

Deus põe o homem no jardim (Gen 1.28), e dá ordens. E o resto da terra?  O jardim é bem limitado. Delineado…

O grande chamado é: “vão e encham a terra”. Pra entendermos isso direito, encher em hebraico: Mãlê’, não é fazer filhinho! Se fosse isso, o serviço tava completo. Enchemos tanto que tá até superlotado. Tá feito. Encher é: COMPLETE A OBRA. Com o sentido de plenitude. Consagrem. Façam chegar ao fim. Façam abundar. Ou seja: “Tá aqui o jardim,  agora encha, a terra”. Não é sair do jardim, mas expandir o jardim. Expandir o domínio. Expandir o Reino. O domínio do Edem é plano de Deus.

Sujeitem. Ou seja: Mantenham o limite das coisas para o que elas foram criadas. Para funcionar. Não abuse. Não polua. Não estrague.

Engraçado que a grande força interna do homem o leva não para o cumprimento dessa ordem, mas para o centro do jardim. O que há no centro da jardim? A árvore do conhecimento do bem e do mal. Enquanto Deus fala vai, expanda… O homem é chamado ao centro do jardim por si próprio. Deus manda pra fora e ele é chamado por si para o centro. E no centro do jardim ele acha a queda.

Um contraste entre a força centrifuga de Deus e a força centrípeta do homem.

Passa o tempo, Genesis 9.1, depois do dilúvio, Noé sai da arca… Começa de novo. To dando um novo começo. Pode ir em frente e encham a terra. As mesmas palavras do capítulo 1. O plano de Deus não muda. E de fato eles até vão um pouco. Porém, algumas gerações depois, logo em Gêneses 11. 1. Eles acham uma planície muito legal! Resolvem parar. A ordem é vão e encham, eles encontraram uma bela planície, resolveram ficar. Construir uma torre, fabricar tijolos.

Queriam um NOME FAMOSO. A pergunta é: Pra quem? Eram só eles. Famosos pra si mesmo. Um bando de gente, mas só eles. Famosos pra quem? Pra que eregir monumento pra si próprio? (infelizmente igualzinho a um monte de igrejas e ministérios de hoje!).

O Senhor desceu… Deus vê a loucura… Acontece uma interferência de Deus na história. Impedir o que eles fariam com eles mesmos…

A vontade do Senhor tem essa coisa. Deus é muito paciente. Mas nos ama de tal forma que às vezes nos vê cavando um buraco de baixo do próprio pé e intervém: “Agora vai. Vai fazer”. Porque? “Porque eu quero. Falei por bem, não foi… to tentando proteger. Agora vai. Porque mando eu”. Não tem discussão.

Genesis 11: A ordem de Deus é vão. O pensamento deles: Não! Vamos ficar aqui pra ser famosos.

Uma dúvida: Qual o nome do construtor da torre de babel?

(Você ainda tem alguma dúvida sobre quem manda?)

No NT, Mateus 28. 18-20. Mais um empurrão centrípeto. Palavra a igreja. Tempo restaurado do reino. Vão. Façam discípulos… Uma palavra de advertencia: ATOS 1. 4, 5, 8: Esperem, o Espirito Santo os banhará, encherá, quando ele fizer isso, vão.

A ordem de Deus sempre é encham a terra. E a nossa intenção sempre é de ficar. No conforto. Onde atrai. Deus sempre com a Intenção centrípeta. Jesus está dizendo vão aos confins da terra, e a pergunta dos discípulos é: é agora que o Senhor restaura? É pergunta de gente que viu muita coisa… “Esse negócio de Evangelho é muito legal, é agora que o Senhor restaura?”.

Atos 2, festa de pentecostes. A igreja reunida. O Espírito vem, e eles vão pra rua. É insuportável ficar naquele lugar. As pessoas começam a ouvir a mensagem num único dia. Milhares se agregam ao Reino de Deus. Maioria viajante. A igreja tem de acolher gente em casa, ensinar… A igreja se estabiliza, e veja o que acontece em Atos 6.1 – 7. A igreja estavam num boom, e pelos nomes você percebe que as pessoas não são de lá. Questão temporária. Logo iriam embora, mas a igreja começa a se preocupar consigo de novo! “Escuta, o alimento”, “A distribuição”…

Uma coisa maravilhosa e incrível acontecendo e os camaradas olhando pro umbigo!

Em Atos 8.1, Deus desce de novo: VAI PRA FORA! Não foi por bem, foi por mal! A vontade do Senhor não tem papo. Esperou muito tempo num deu… Vai da “pior maneira”! Ele dá um espalha brasa na galera: Igreja treinada, já aprendeu a dividir alimento: TODO MUNDO EMBROA.

Os doze ficaram lá sozinhos. Se dedicando a oração e estudo da palavra (!??). Porque Deus está sempre nos mandando pra fora e a gente querendo ficar dentro.

Comparando estes dois momentos principais dos textos sugeridos: BABEL E PENTECOSTES

BABEL simboliza algo que é feito pra própria fama. Pra que as pessoas não se dispersem. Pra que as pessoas não saiam.  Essa é nossa intenção. Sempre queremos ficar: “NOSSO MINISTÉRIO”, “NOSSA BANDA”, “NOSSO PASTOR”, etc.

Babel é uma só língua. Centrípeta. Homogena. “A gente se entende”. “Tá legal aqui”. “Vamos ficar só a gente”.  O monumento. Deus desce pra evitar o pior pra elas mesmas.

PENTECOSTES: Acontece uma outra descida de Deus. Porém, para sua gloria e pra enviar. Quando o Espírito Santo veio o Evangelho se espalhou para todo canto! Romanos, gálatas, atos16: a igreja acabou cumprido sua tarefa. A igreja em Antioquia manda missionários, Paulo vai pra todos os cantos… Essa é a grande jogada! A igreja cumpriu. É isso: vão pra fora.

Pentecostes Deus desce não pra evitar o pior mas pra promover o melhor. Pra que a gente tivesse aqui hoje!

E o plano de Deus desde Genesis até hoje, sempre foi o reino. Sempre foi o domínio que traz paz e bem a quem se submete a ele.

A grande jogada é que o plano de Deus nunca foi “salvação lá no Céu”. Jesus não veio ao mundo pra você ir para o céu. Lamento te informar isso! Ele veio pra trazer a este mundo o reino. Pra trazer a possibilidade da eternidade. Não é ir pro céu.

O discurso nunca foi esse. Você não vê Jesus falando nunca: “cuidado que você vai pro inferno”. Jesus não fala: “Já pensou onde você passará a eternidade?”.

Jesus fala: eu tenho uma boa noticia: o Reino chegou. O reino invadiu a terra. E a eternidade não é pra onde você vai.  A eternidade invadiu nosso dia a dia. Possível em casa, nos negócios, nos relacionamentos. Até o dia que Ele volte a eternidade estabelecida pra sempre. Experimentar eternidade a partir de agora. Milagres, situações, poder de Deus se manifestando. Sinais de que estamos no caminho e que o reino será estabelecido definitivamente.

A mansão onde vamos é a NOVA JERUZALEM que desce. O reino já veio em Jesus, e ainda vivemos esta tensão, esse é o espaço da igreja. PAROUSIA. E somos chamados a sermos agencia do Reino de Deus. Não somos o reino. Somos agentes do reino. Embaixadores por parte de Cristo Jesus.

Igreja é um lugar onde espera-se que os valores do reino aconteça e isso se expanda. E nosso reino é expansionista. Porque o plano original é completar a obra. Encher. Abundar. Que o reino venha. Oração do Pai nosso. Venha o teu domínio sobre todas as coisas. Isso é o Reino.

Disso algumas conseqüências do que somos:

  • Quieta, silenciosa e não ruidoza. Você deve ter notado: aqui na Vineyard Café a gente não tem placa. E se depender de mim, NUNCA VAI TER!
  • Absolutamente secularizada – parte de nossa declaração de missão é “que estamos dispostos a fazer quase qualquer coisa para alcançarmos alguns”.  Na prática: não nos dedicamos só a Celebração. Só os crentes. O vocabulário crentes, etc…
  • Queremos cumprir nossa missão: sal e luz no mundo. Mais do que a celebração de domingo. Aqui é ótimo. Pra ouvir isso aqui que você tá lendo. Ouvir de novo a ordem do Senhor. Cantar. Orar. Aqui é maravilhoso. Mas não pode ser pra nós. Não faz sentido se for só isso. Precisa ser pro outro.

Fazer coisas faz parte do reino. Celebração. Adoração. Estudos. Pequenos grupos. Oração. Tudo muito bom, mas o reino é mais que isso. É pra gente usufrui, mas é para que se resplandeça a luz em nossa vida de tal forma, que tudo em volta se ilumine. Não é pra acabar em você.

Queremos SERVIR NOSSA GERAÇÃO COM FIDELIDADE. Isso significa disposição de correr riscos e sacrifícios. Estar em ordem pra podermos abençoar outros. Levar o reino. Não podemos transformar em BABEL. O chamado é pra fora. Vamos embora! Temos muita coisa pra fazer.

E assim começamos essa nova série. Igreja não é para nosso conforto.

IGREJA SÓ É IGREJA QUANDO É IGREJA PARA OS DEMAIS.

Igreja em missão.

milton paulo

fonte:    vineyard café || blog

Ressurreição!

 

"Eis morto o Salvador

Na Sepultura,

Mas com poder real

Ressuscitou...

Tomaram precaução

Com seu sepulcro

Foi tudo em vão, porém,

Para o reter...

No grande Vencedor

Eis as primícias

Dos santos que também

Ressurgirão...

Da sepultura saiu!

Com triunfo e glória ressurgiu!

Ressurgiu, vencendo a morte

E seu poder

Pode agora a todos vida conceder!

Ressurgiu, ressurgiu!

Aleluia! Ressurgiu!"

(Robert Lowry)

FONTE:   Outra forma de pensar: Ressurreição!

DONS ESPIRITUAIS: MILAGRES

 milagres

“Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.” (1 Co 12:8-10 NVI)

O Que é o Dom Espiritual de Milagres?

O dom de milagres é a habilidade para clamar a Deus para que Ele execute ações sobrenaturais que revelam o Seu poder. Pessoas com o dom de milagres vêem Deus apresentar-se de formas extraordinárias, de pequenos eventos diários a grandes exibições em público. Exemplos da Bíblia incluem a expulsão de demônios das pessoas, a natureza obedecendo a autoridade de Deus, e o mortos sendo ressuscitados. Obviamente, esse tipo de coisa é incomum e não acontece regularmente. Se assim não fosse eles não seriam vistos como milagrosos. As pessoas com este dom não buscam sinais e maravilhas, mas eles esperam que sinais e maravilhas sigam o povo de Deus que segue a Jesus.

Milagres nas Escrituras

Atos 2:22 diz que Jesus operou muitos milagres, e João 20:20-31 diz que os muitos milagres de Jesus eram para provar que Ele era Deus. Jesus comandou a natureza (Marcos 4:35-41), expulsou demônios (Marcos 5:1-13; Mateus 12:22), caminhou sobre a água (Marcos 6:45-51), transformou água em vinho (João 2:1-11), e alimentou 5000 pessoas com o lanche de um menino (João 6:1-14).

Os apóstolos fizeram “muitos sinais milagrosos” (Atos 2:43), Estevão fez “grandes” milagres (Atos 6:8), e Paulo fez milagres “extraordinários” em Éfeso (Atos 19:11). Além disso, Paulo expulsou demônios (Atos 16:16-18), Deus cegou um feiticeiro para Paulo (Atos 13:6-12), e havia muitos milagres cercando os ministérios de Moisés, Elias e Eliseu.

Erros Comuns Relacionados a Milagres
  • Algumas pessoas que reivindicam ter este dom utilizam-no para exaltar-se a si mesmas, mas o dom existe para exaltar a Deus e propagar o nome de Jesus.
  • Alguns dizem que as pessoas mais piedosas possuem este dom, mas até mesmo João Batista nunca operou um milagre (João 10:41).
  • Alguns cristãos são propensos a perseguir sinais e maravilhas, mas Jesus disse que é uma coisa ruim e má buscar um sinal (Lucas 11:29).
  • Algumas pessoas acham que um sinal ou milagre é algo que garantidamente provaria a um não-cristão que Jesus é real, mas Jesus disse que algumas pessoas nunca acreditariam nEle, mesmo que vissem um milagre (João 4:48).
Você tem esse dom?
  • Você realmente acredita que Deus pode fazer o impossível?
  • Quando você lê sobre os muitos milagres na Bíblia, estes lhe encorajam porque você gosta de ver Deus ser conhecido de formas que não podem ser ignoradas?
  • Você já viu alguém ser libertado de opressão demoníaca?
  • Você já viu Deus operar milagres?
  • Quando você ouve falar de milagres ou vê algum milagre, sua fé em Deus é grandemente aumentada?
  • Você usa histórias dos milagres de Deus para ajudar a provar a outros que Jesus é Deus?

mark driscoll

FONTE: vineyard café || blog

Deus coopera

 

Ed René Kivitz

Meu amigo Ariovaldo Ramos diz que a Bíblia é um texto zipado. É como um arquivo que se abre para a eternidade e você nunca chega ao fim de sua leitura. Não importa se vai ao mesmo texto repetidas vezes, ele sempre dirá algo novo, pois o texto em si não é absoluto, mas portador da vida do Deus eterno que se coloca dentro dele – inspiração.
A Bíblia é também um texto polissêmico – com diversos sentidos (sem contradição interna ou performática), isto é, pode ser lido por diferentes pessoas, em variadas circunstâncias, períodos da história e culturas, em diálogo com as diversas ciências, e dele brotará sempre uma nova perspectiva, um novo ângulo de iluminação da realidade e das consciências, do tempo e dos fatos.
Também creio que a Bíblia é um texto vivo, isto é, transcende a realidade estática codificada em dogma e moral, e visita a interioridade humana, e se estabelece com um terceiro dançarino no bailado do diálogo entre o divino e o humano. A Bíblia não é um livro de doutrinas, princípios ou mandamentos atestados e congelados após sujeição ao método científico.
Isso sem falar no fato de que a Bíblia é um livro cujos escritos originais estão perdidos no tempo, e tudo quanto temos em mãos são cópias de cópias, algumas mais fidedignas do que outras, e com algumas controvérsias para sua tradução, que em si mesma é revestida de conflitos e senões.
Por esta razão, há sempre mais de uma possível leitura de um texto. Qualquer pessoas que se proponha a afirmar categoricamente o que a Bíblia diz, padece de falta de informação ou é desonesto intelectualmente. O máximo que um leitor da Bíblia pode afirmar é “em consenso com a comunidade da fé, atual e histórica, e à luz de minha capacitação, experiência e maturidade, o que consegui ler neste texto da Bíblia é o seguinte...”.
Um bom exemplo disso tudo é a tradução de Romanos 8.28-30:
"Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito".

A Nova Versão Internacional traz em sua nota de rodapé uma outra possibilidade de tradução para o verso 8.28, em minha opinião, muito melhor e mais coerente do que esta mais tradicionalmente aceita.
"Sabemos que em todas as coisas Deus coopera juntamente com aqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito, para trazer à existência o que é bom".
Na primeira tradução: “Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam”, Deus é um manipulador de circunstâncias e seus filhos são passivos, completamente sujeitos ao soprar dos ventos da vida e dependentes do Jesus que segura o leme. Isto significa que você descansar sempre, sabendo que tudo o que lhe acontece estava determinado por Deus, que está usando todas as situações da sua vida para o seu bem, ainda que você não saiba como e porque, como naquela velha história do tapeceiro que corta os fios no avesso da tela, para ao final mostrar um belo quadro, com fios longos e lisos, outros retorcidos e outros ainda cortados rente.
Mas na segunda tradução: "Em todas as coisas Deus coopera juntamente com aqueles que o amam para trazer à existência o que é bom”, Deus não é um manipulador de circunstâncias, mas um parceiro presente em toda e qualquer situação da vida. Nesse caso, você pode acreditar que não foi Ele quem meteu você no fogo ou deixou que as águas viessem sobre você, quem fez com que a tempestade ameaçasse seu barco, ou mesmo quem colocou você bem no meio do vale da sombra da morte. Nem todas as circunstâncias de sua vida tiverem origem em Deus. Ele não é a causa de tudo o que acontece com você. Mas é certo que nenhuma das circunstâncias de sua vida escapa aos olhos de Deus, e sempre que for invocado Deus terá o que fazer para trazer à existência o que é bom. O que Deus faz, entretanto, não é necessariamente uma manipulação da situação (se bem que às vezes ele o faz), mas sempre e sempre, coopera com você, soprando sobre você o seu Espírito Santo, para que você seja capaz de enfrentar a vida, qualquer que seja ela, de modo a glorificar o nome de Jesus e sinalizar o reino de Deus na história. Deus está atento, com os olhos fixos em você, não necessariamente como causa de tudo o que acontece ao seu redor, mas certamente para mostrar-se forte com todos aqueles cujos corações são completamente dEle, inclusive você, se for o caso.
Não há como ler a Bíblia senão em humilde contrição e de joelhos, pois a verdade não brota de suas páginas senão para aqueles a quem Deus se revelar. Toda vez que o humano se depara com a verdade na palavra viva de Deus, deve cair em gratidão, sabendo que “isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas pelo Pai que está nos céus”. Seja Deus, portanto, o semeador de um dos Romanos 8.28-30 em seu coração.