14/05/2008

GLORIFICANDO A DEUS NO FOGO

por

George Whitefield

Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma cousa extraordinária vos estivesse acontecendo (1 Pe 4:12) .

O fogo, meus irmãos, não apenas queima e purifica, mas, como você sabe, separa uma substância da outra, sendo utilizado na química e na mecânica. O que poderíamos fazer sem o fogo? Ele refina o metal, a fim de purificá-lo. O Deus Todo-poderoso sabe: freqüentemente somos mais purificados, em determinado momento, por intermédio de uma saudável provação, do que por meio de milhares de demonstrações de Seu amor. É algo excelente sair purificado e perdoado da fornalha de aflição; seu propósito é nos purificar, a fim de separar o precioso do vil, o joio do trigo. E Deus, para realizar isso, Se agrada em nos colocar num fogo após o outro. Isto me faz apreciar a ocasião em que vejo um bom homem passando por aflições, porque ensina algo sobre a maneira como Deus age no coração.

Lembro que, há alguns anos atrás, quando preguei em Shields, próximo a Newcastle, no norte da Inglaterra, entrei em uma fábrica de vidro. Permanecendo muito atento, pude contemplar várias peças de vidro quente com diversas formas. O operário pegou uma das peças de vidro e a colocou em uma fornalha; depois, em outra; e, posteriormente, em uma terceira. Quando perguntei-lhe: "Por que você está colocando esse vidro em tantas fornalhas?", ele me respondeu: "Colocá-lo apenas na primeira ou na segunda não é suficiente; por esta razão, eu o coloquei na terceira: isso torna o vidro transparente".

Ao afastar-me do operário, ocorreu-me que aquele acontecimento daria um bom sermão: "Ora, esse homem colocou o vidro em uma fornalha após a outra, a fim de que pudéssemos ver através dele. Oh! Que Deus me coloque em uma fornalha após outra, para que minha alma seja transparente, e eu O veja como Ele é".

Meus irmãos, precisamos ser purificados; a nossa tendência é querer ir para o céu em uma cama macia; mas o caminho do Rei, para muitos, consiste em um leito de dores e abatimentos. Conforme sabemos, há várias estradas em Londres chamadas "caminhos do Rei", e foram excelentemente construídas com pedras. Mas o caminho do Rei para o céu está repleto de cruzes e aflições.

Todos nos inclinamos a pensar bem a respeito de ser um cristão. É muito agradável falar sobre o cristianismo, até que sejamos colocados em uma fornalha após a outra. Não estranheis, disse o apóstolo, o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos. O que preciso fazer? Ora, se estou no fogo, é por causa das minhas corrupções. Deus não fará que passemos pelo fogo, se não houver algo a ser purificado. A grande virtude é aprender a glorificar a Deus no meio do fogo. Portanto:

Glorificai a Deus no fogo.

Quando glorificamos a Deus no fogo?

Quando nos esforçamos para conseguir tal graça da parte do Senhor, a fim de que não O desonremos ao passarmos pelo sofrimento; portanto, glorificamos a Deus no fogo em ocasiões que suportamos, com quietude, a aflição como uma disciplina.

Glorificamos a Deus no fogo quando sofremos com paciência. É algo terrível alguém dizer, assim como Caim: É tamanho o meu castigo, que já não posso suportá-lo. Mas a linguagem de uma alma que glorifica a Deus no fogo é esta:

--- Senhor, Senhor, posso eu, um homem pecador, reclamar por causa do castigo de meus pecados?

É glorioso ser capaz de afirmar, assim como aquele homem a respeito de quem, diversas vezes, um de seus amigos me falou que, encontrando-se dilacerado pela dor, gemia durante toda a noite por causa de sua enfermidade, mas clamava:

--- Senhor, estou gemendo; Senhor, estou gemendo; mas, Senhor Jesus, apelo a Ti, pois sabes que não estou resmungando.

Glorificamos a Deus no fogo, quando, apesar de sentirmos dor e tristeza, ao mesmo tempo dizemos:

--- Senhor, eu mereço isso e dez vezes mais do que isso.

Também glorificamos a Deus no fogo quando, de fato, estamos completamente persuadidos de que Ele não há de colocar-nos no fogo, exceto quando isso coopere para nosso bem e redunde em Sua glória.

Glorificamos a Deus no fogo quando dizemos:

--- Senhor, não permita que o fogo se apague até que remova todas as minhas escórias.

Então, nós O glorificamos quando almejamos que o fogo nos seja benéfico e não se apague, e nossa alma pode clamar:

--- Eis-me aqui, Senhor Deus, faze comigo o que te parecer agradável; sei que não terei uma aflição sem que Tu me concedas o consolo e me faças saber por que contendes comigo.
Glorificamos a Deus no fogo quando demonstramos contentamento para dizer:

--- Não sei o que Ele está fazendo comigo agora; todavia, depois o saberei.

Explicamos para nossos filhos de dois anos de idade porque as coisas acontecem; é claro que não. E pensamos que Deus as explicará para nós? Os discípulos perguntaram:

--- O que este homem está fazendo? Cristo respondeu:

--- Que tenho eu contigo? Segue-me.

Glorificamos a Deus no fogo quando nos contentamos em andar pela fé e não pelo que vemos.

Glorificamos a Deus no fogo quando não murmuramos em desagrado, mas submetemo-nos humildemente à vontade dEle. Uma pessoa humilde não anda em rebeldia e mau-humor. Mas, existem pessoas de coração tão endurecido que nem chegam a se expressar. Quando aquela terrível notícia foi trazida a Eli, o que disse ele?

--- É o SENHOR; faça o que bem lhe aprouver?; que meus filhos sejam mortos; o que acontecer é Ele quem o está fazendo; apenas, Senhor, salve minha alma.

Glorificamos a Deus no fogo, quando no meio deste podemos entoar sublimes louvores a Ele. Os filhos de Israel glorificaram o Senhor; o cântico dos três rapazes na fornalha ardente é um louvor agradável! Assim também são todos os louvores produzidos em meio ao fogo. Oh! Todas as obras do Senhor, louvai-o e exaltai-o para sempre! Portanto, glorificamos a Deus no fogo quando nos regozijamos nEle e não apenas pensamos, mas também reconhecemos que isso é o melhor; quando somos capazes de agradecer a Deus por nos fustigar e quando podemos bendizê-lO e expressar-Lhe nossa gratidão por não ter nos abandonado, afirmando: Deixai-os sozinhos. Isto é glorificar a Deus no fogo. E não somente isto, disse o apóstolo, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança. Neste mundo, glorificamos a Deus no fogo quando exercitamos humildade, paciência e resignação, aprendendo a desconfiar cada vez
mais de nós mesmos, obtendo um profundo conhecimento de nossa própria fraqueza e da onipotência e da graça de Deus. Somos felizes quando podemos olhar para trás e declarar:

---Fui capacitado a glorificar a Deus no fogo.

Bem-aventurados são os que já passaram pela fornalha de Cristo! Felizes, os que já experimentaram as aflições de Cristo em suas almas! Creio que muitas almas já disseram:

--- Ó Senhor Jesus, ajuda-nos a glorificar-Te em quaisquer aflições que, por Teu agrado, enviares e em quaisquer fornalhas que, por Teu deleite, nos colocares.

Então, cantaremos "A Igreja Triunfante" muito melhor do que o fazemos agora; veremos Jesus pronto a nos ajudar quando estivermos na fornalha da aflição. Oh! Que este pensamento faça todo pecador afirmar:

--- Com a ajuda de Deus, eu me tornarei um verdadeiro cristão; com a ajuda de Deus, se tiver de passar pelo fogo, estarei ardendo de amor por Cristo. E direi: Senhor, seja glorificado por arrebatar-me como um tição da fornalha de Satanás. Seja este o clamor de todos os corações!

FRASES

A alma não teria arco-íris, se os olhos não tivessem lágrimas. J. Cheney

Deus, muitas vezes nos coloca na escuridão, a fim de que nos lembremos de que Ele é luz. Samuel Johnson

As tempestades fazem com que os carvalhos aprofundem as raízes. Provérbio alemão

Quando Deus nos envia por estradas pedregosas, sem dúvida Ele nos proporcionará sapatos adequados. Alexander MacLaren

Não há portador de coroa nos céus que não tenha carregado uma cruz na terra. Charles Spurgeon

Frequentemente Deus nos mostra revelações maravilhosas de Si mesmo em meio às mais amargas provas. Lettie B. Cowman

Deus recruta os seus melhores soldados nas montanhas mais elevadas da provação. Maltbie D. Babcock

Glorificando a Deus no Fogo

MISSÕES ? MAS O QUE É MISSÕES? - Parte II



MISSÕES NO ANTIGO TESTAMENTO

Começamos a ver a universalidade do plano de Deus, nos trazendo a Sua mensagem em Gênesis 1.26-30. Deus criou o mundo, e tudo o que nele há, para o ser humano. Todos os homens têm a obrigação de conhecer ao seu Criador. É nosso dever louvar a Deus pela manifestação do Seu poder na Criação.Lemos em Isaías 45.18, que Deus formou a terra para que fosse habitada. Ele não Se limitou a criar os céus e a terra, mas continua a trabalhar entre os filhos de Adão, positiva e poderosamente, para que venham a conhecer, através de Jesus Cristo, o plano eterno de salvação.Deus criou e colocou Adão e Eva, no Éden, para que dominassem sobre todos os animais e se multiplicassem, mas vemos que, pela desobediência, foram colocados para fora, dando origem ao pecado. O que levou todos os homens a serem pecadores( Rm 5.19).Vemos em Gênesis as consequências do pecado na terra.
Em Gênesis 9 olhamos Deus renovando a Sua aliança com o homem, mas, no entanto, uma nova geração se levanta, rebelando-se contra Deus. Ato contínuo a confusão de línguas (Gn 11);a chamada de Abraão (Gn 12 e 15).Em Gênesis 12.3 e Salmo 67 vemos a universalidade do plano de Deus, onde toda a terra e todas as famílias foram abençoadas por Ele, o Senhor.
São várias as passagens bíblicas no Velho Testamento que comprovam o Plano de Salvação de todos os homens, de todos os povos, de todas as línguas e de todas as tribos. E você também faz parte deste plano! (Salmos 2,67,96 e 17;Isaías 61.5-11).
CONTINUA AMANHÃ