07/08/2009

A VERDADE SOBRE A YOGA

 

YOGA e suas variadas formas
OBSERVAÇÃO TÉCNICA:
1. Significado:
     YOGA significa basicamente "união".  Essa palavra vem do sânscrito, o que seria para nós a palavra  "julgo".  A YOGA existe como método de união espiritual, através do qual o individuo se torna unido aos deuses. Bhoja, um cometarista sobre YOGA, define essa experiência como "o sacrifício para separar o Atman (Realidade) do Non-Atman (Aparente). 
2. Propósito:
     Existem variados tipos de YOGA, porém, o objetivo é o mesmo, unifição com o divino. Não existe YOGA sem implicações espirituais. YOGA é doutrina fundamental no hinduísmo e portanto, não existe YOGA sem hinduísmo e nem hinduísmo sem YOGA.
3. Hatha YOGA:

     Como qualquer outro tipo de YOGA também é um exercício espiritual. O objetivo principal da Hatha YOGA é alcançar iluminação e auto-realização. Primeiramente os Asanas (posturas) são praticadas até a pessoa relaxar e se sentir confortável. Depois vem o controle da respiração e visualização. Quando isso ocorre a Hatha YOGA deixa de ser um exercício físico e passa a ser um exercício espiritual. A concentração na postura e na respiração libera energias para a mente levando a pessoa a um encontro com o "verdadeiro eu".  Hatha YOGA é um exercício fisico com um fim espiritual. O objetivo central e preparar indivíduo para uma experiência espiritual.
4. Perigos Físicos:

     O exercício respiratório da Hatha YOGA pode levar a alucinações e possivelmente a insanidade mental.
OBSERVAÇÕES PESSOAIS:
1. A própria palavra YOGA já diz tudo o que há por trás dessa filosofia. União com demônios. Além disso a raíz da palavra em sânscrito significa "julgo". Que união é essa que o crente pode ter com demônios? Que julgo é esse que o crente pode levar sobre si? Ao longo das eras o homem vem criando
métodos através do qual ele, por meio de seu próprio esforço, tenta se aproximar do Divino. Acontece que o homem se esquece de que só há um caminho para Deus que é Jesus Cristo (Jo. 14:6). Jesus Cristo é o único caminho para a Divino e qualquer outro caminho levará o homem a Satanás.
2.
Se não existe YOGA sem hinduísmo e nem hinduísmo sem YOGA o crente não deve se envolver com nenhum tipo de YOGA. A utilização da YOGA seria como fazer alguma coisa com o espírito do Diabo (1 Jo. 4:1).
3.
O objetivo principal da Hatha YOGA é alcançar iluminação e auto realização. A Bíblia diz que Deus é luz e não há nele trevas nenhuma. Se andarmos em comunhão com Ele, andamos na luz (1 Jo. 1: 5-7).  Nossa auto-realização não existe, pois não há auto realização. Somos inteiramente dependentes de Deus e nessa dependência é que encontramos realização e o sentido real da vida (Gl 2:20).
4. O maior perigo da Hatha YOGA é a sua sutiliza. Satanás é assim, camuflado de luz, mas cheio de trevas. Estamos vivendo uma era de conflito de valores teológicos onde há muito conformismo entrando na igreja. Devemos discernir as ações do maligno e rejeitá-las.
Escrito pelo Rev. Luis Alexandre Ribeiro Branco (Missionário pela Igreja Batista Central de Petrópolis e JAMI – CBN, servindo como pastor adjunto na North Sea Baptist Church na Noruega).

FONTE: Ore pela India - Especial - YOGA e suas variadas formas

RECICLANDO PARA O SENHOR

 

O pastor Jeremias Ferreira, 51 anos, construiu com cerca de 10 mil garrafas PET o templo para sua igreja Amigos de Jesus, em Tubarão (SC).

A construção representa, segundo ele, o principal valor da comunidade: não pedir dízimo ou ajuda financeira aos fiéis. “Vi uma igreja com esse propósito em Itajaí (SC), que não pedia contribuição. Inicialmente, fazíamos as celebrações na garagem da minha casa, mas sentimos a necessidade de um espaço maior”, disse Ferreira ao G1.

O terreno foi comprado pelo próprio pastor, com o dinheiro que ganha como eletricista e manobrista. “O dono do terreno me deixou pagar R$ 100 por mês e fui pagando assim, aos poucos.”

Já a ideia de construir a igreja com garrafas PET surgiu durante um culto. “Estava no meio de uma reunião e tive essa ideia. Acredito que foi um plano de Deus, porque não tínhamos os recursos dos fiéis.”

O material foi recolhido por crianças da comunidade que ganhavam uma bala a cada garrafa. Em quatro meses, e com a ajuda dos cerca de 30 fiéis da igreja, a obra quase foi finalizada. “Falta completar o telhado com garrafas. Temos também alguns pneus sendo colocados, assim como outros materiais recicláveis”, afirma.

Orgulhoso da iniciativa, Ferreira pretende agora ampliar a comunidade. “Fiquei muito satisfeito. Durante o dia é bem claro, e à noite fica muito bonito. Agora esperamos ver a igreja crescer.”

Fonte: G1

OBS: Não sei o que ele prega, e não sei no que ele acredita, mas diante disso tenho que escrever: Que ação maravilhosa, ah se muitos seguissem esse exemplo!

FONTE -GRAÇA PLENA: RECICLANDO PARA O SENHOR

SOBRE O SABER E A SABEDORIA ESPALHADA NO MUNDO VIRTUAL

 

Há pessoas que desejam saber só por saber, e isso é curiosidade;

outras, para alcançarem fama, e isso é vaidade; outras, para enriquecerem com a sua ciência, e isso é um negócio torpe; outras, para serem edificadas, e isso é prudência; outras, para edificarem os outros, e isso é caridade.

Tomás de Aquino

FONTE: Genizah