07/08/2009

A VERDADE SOBRE A YOGA

 

YOGA e suas variadas formas
OBSERVAÇÃO TÉCNICA:
1. Significado:
     YOGA significa basicamente "união".  Essa palavra vem do sânscrito, o que seria para nós a palavra  "julgo".  A YOGA existe como método de união espiritual, através do qual o individuo se torna unido aos deuses. Bhoja, um cometarista sobre YOGA, define essa experiência como "o sacrifício para separar o Atman (Realidade) do Non-Atman (Aparente). 
2. Propósito:
     Existem variados tipos de YOGA, porém, o objetivo é o mesmo, unifição com o divino. Não existe YOGA sem implicações espirituais. YOGA é doutrina fundamental no hinduísmo e portanto, não existe YOGA sem hinduísmo e nem hinduísmo sem YOGA.
3. Hatha YOGA:

     Como qualquer outro tipo de YOGA também é um exercício espiritual. O objetivo principal da Hatha YOGA é alcançar iluminação e auto-realização. Primeiramente os Asanas (posturas) são praticadas até a pessoa relaxar e se sentir confortável. Depois vem o controle da respiração e visualização. Quando isso ocorre a Hatha YOGA deixa de ser um exercício físico e passa a ser um exercício espiritual. A concentração na postura e na respiração libera energias para a mente levando a pessoa a um encontro com o "verdadeiro eu".  Hatha YOGA é um exercício fisico com um fim espiritual. O objetivo central e preparar indivíduo para uma experiência espiritual.
4. Perigos Físicos:

     O exercício respiratório da Hatha YOGA pode levar a alucinações e possivelmente a insanidade mental.
OBSERVAÇÕES PESSOAIS:
1. A própria palavra YOGA já diz tudo o que há por trás dessa filosofia. União com demônios. Além disso a raíz da palavra em sânscrito significa "julgo". Que união é essa que o crente pode ter com demônios? Que julgo é esse que o crente pode levar sobre si? Ao longo das eras o homem vem criando
métodos através do qual ele, por meio de seu próprio esforço, tenta se aproximar do Divino. Acontece que o homem se esquece de que só há um caminho para Deus que é Jesus Cristo (Jo. 14:6). Jesus Cristo é o único caminho para a Divino e qualquer outro caminho levará o homem a Satanás.
2.
Se não existe YOGA sem hinduísmo e nem hinduísmo sem YOGA o crente não deve se envolver com nenhum tipo de YOGA. A utilização da YOGA seria como fazer alguma coisa com o espírito do Diabo (1 Jo. 4:1).
3.
O objetivo principal da Hatha YOGA é alcançar iluminação e auto realização. A Bíblia diz que Deus é luz e não há nele trevas nenhuma. Se andarmos em comunhão com Ele, andamos na luz (1 Jo. 1: 5-7).  Nossa auto-realização não existe, pois não há auto realização. Somos inteiramente dependentes de Deus e nessa dependência é que encontramos realização e o sentido real da vida (Gl 2:20).
4. O maior perigo da Hatha YOGA é a sua sutiliza. Satanás é assim, camuflado de luz, mas cheio de trevas. Estamos vivendo uma era de conflito de valores teológicos onde há muito conformismo entrando na igreja. Devemos discernir as ações do maligno e rejeitá-las.
Escrito pelo Rev. Luis Alexandre Ribeiro Branco (Missionário pela Igreja Batista Central de Petrópolis e JAMI – CBN, servindo como pastor adjunto na North Sea Baptist Church na Noruega).

FONTE: Ore pela India - Especial - YOGA e suas variadas formas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A boca fala do que está cheio o coração.