08/02/2010

O QUE É IGREJA EMERGENTE?

 olj453

Muitos dos críticos e curiosos da igreja emergente procuram compreender o que se passa em termos teóricos. Mas o fato é que o movimento emergente é um conjunto de práticas cristãs, e não de nova teologia cristã. E práticas essas que nem são assim tão consistentes de comunidade para comunidade (daí não ser correto o termo “igreja emergente”, mas sim “movimento emergente”).

Existem práticas comuns, com certeza: A rejeição da instituição, a rejeição das hierarquias religiosas, todos os cristãos ativos com os seus dons, um foco missional e um foco no reino de Deus. Isso das velinhas e dos rituais antigos são pormenores que não são nem importantes nem generalizados, mas que, pelo visto, chamam a atenção dos críticos.

Quanto a teologia, na realidade não há nada de novo. Há talvez uma compilação de várias teologias que se tornam relevantes para um movimento comunitário e missional em que todos os membros são parte ativa, e em que a estrutura é um organismo e não uma instituição. E aí poderemos falar de Brian McLaren ou de N.T. Wright. Mas aqui está o truque: O fato de irem buscar a teoria nessas fontes, não significa que essas pessoas façam parte do movimento. Basta lembrar, por exemplo, que N.T. Wright é um bispo anglicano, e a igreja anglicana pode ser tudo, menos emergente. Por isso, pegar a teologia deles e deduzir que é isso que a igreja emergente defende, é algo no mínimo caricato.

O movimento emergente é uma prática cristã influenciada, de um lado pelo pós-modernismo e, por outro, pelas práticas da igreja primitiva (igreja do 1º século), que procurava viver em igualdade, em comunidade, como um organismo horizontal (não hierárquico) e com o foco na implantação do reino de Deus. E é só.

FONTE:   VOX EMERGENTE » [TEXTO] A igreja emergente, teoria e prática