02/06/2011

Reflexão Bíblica em Lucas 5.21-26.

VERSÍCULO:Os fariseus e os mestres da lei começaram a pensar: “Quem é esse que blasfema? Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?”Jesus, sabendo o que eles estavam pensando, perguntou: “Por que vocês estão pensando assim? Que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se e ande’? Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados” disse ao paralítico “eu lhe digo: Levante-se,pegue a sua maca e vá para casa”. Imediatamente ele se levantou na frente deles, pegou a maca em que estivera deitado e foi para casa louvando a Deus. Todos ficaram atônitos e glorificavam a Deus, e,cheios de temor, diziam: “Hoje vimos coisas extraordinárias!”Lc 5:21-26.

PENSAMENTO:Hoje em dia não faltam promessas de milagres por meio de rosas ungidas, água sagrada, panos abençoados e assim por diante. Se os modernos mercadores de "milagres" pudessem fazer o que Jesus fez,curar mesmo - sem ter nada a ganhar, talvez este mundo começaria acrer mais no Senhor. Do contrário, com o passar do tempo, os milagreiros apenas geram ceticismo e descrença. Você pode pedir qualquer coisa a Jesus. E ele pode dar. Mas, não há nenhuma petrecho que garanta que Jesus realizará o seu desejo. Ele não precisa nem se rende a essas coisas. No entanto, o maior pedido que você poderia fazer a Ele, se feito com fé e um coração puro e sincero - Ele dá na hora. Ninguém pode ver. Ninguém pode "vender".Mas, Jesus dá e todos um dia verão diante do trono de Deus o pleno perdão que Ele deu a você. Esta é a maior cura que você pode desejar. Embora custou a Jesus a sua própria vida, ele lhe dá de graça – porque é assim que Jesus realiza os verdadeiros milagres.
Fonte:www.hermeneutica.com.br

Reflexão Bíblica em Lucas 5.17-20.

VERSÍCULO:Certo dia, quando ele ensinava, estavam sentados ali fariseus e mestres da lei, procedentes de todos os povoados da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar os doentes. Vieram alguns homens trazendo um paralítico numa maca e tentaram fazê-lo entrar na casa, para colocá-lo diante de Jesus. Não conseguindo fazer isso, por causa da multidão, subir a mao no terraço e o baixaram em sua maca, através de uma abertura, até o meio da multidão, bem em frente de Jesus. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse: “Homem, os seus pecados estão perdoados”.Lc 5:17-20.

PENSAMENTO:Alguns anos atrás, o diretor do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Duke nos EUA, foi um médico Cristão chamado BillWilson. Dr. Wilson soube de um paciente, completamente acabado, que era veterano da guerra no Vietnã. Este soldado foi responsável pela morte de muitas pessoas. Os outros psiquiatras haviam concluído queo principal problema dele era que ele não conseguia se perdoar. Um dia, Dr. Wilson foi até o quarto do veterano, sentou-se na cama dele e simplesmente disse "Eu quero lhe dizer que seus pecados estão perdoados". O homem reagiu "O que foi que você disse?" Wilsonrespondeu "Pela autoridade de Jesus, estou aqui para lhe dizer que seus pecados estão perdoados". Esta conversa marcou o início da cura daquele homem, que voltou à sociedade um homem restaurado. A medicina moderna consegue curar muitas enfermidades. Mas, há uma doença que só Jesus pode curar – e é a pior de todas. Essa foi adoença que ele atendeu logo no paralítico. Ele ainda oferece amesma cura para todos. Você está precisando? Se, na nossa caminhada com o Grande Médico, ele resolver nos curar de alguma outra doença– Amém! É lucro! Senão, vamos comemorar e regozijar ainda, porque a cura mais importante já recebemos – o perdão dos nosso pecados.Graças a Jesus!
Fonte:www.hermeneutica.com.br

Reflexão Bíblica em Lucas 5.14-16.

VERSÍCULO:Então Jesus lhe ordenou: “Não conte isso a ninguém; mas vá mostrar-se ao sacerdote e ofereça pela sua purificação os sacrifícios que Moisés ordenou, para que sirva de testemunho”.Todavia, as notícias a respeito dele se espalhavam ainda mais, deforma que multidões vinham para ouvi-lo e para serem curadas de suas doenças. Mas Jesus retirava-se para lugares solitários, e orava.Lc 5:14-16.

PENSAMENTO:Jesus ordenou o leproso já curado a fazer três coisas: calar-se sobre o milagre, mostrar-se ao sacerdote e fazer o sacrifício prescrito na lei de Moisés. Várias vezes Jesus preferiu que anotícia dos milagres que realizou fosse ocultada (Lc 4:35, 41;8:56; Mt 9:30; Mc 5:43). Diferente de muitos "milagreiros" de hoje,Jesus não estava nem um pouco interessado em aumentar seu ibope. Se tivesse a chance de estreiar seu próprio canal de televisão,sabemos qual seria a resposta de Jesus - jamais! Jesus queria ajudar as pessoas, não impressioná-las. Seu objetivo não era ganhar audiência, e sim salvar almas. Ao ordenar ao leproso para se apresentar ao sacerdote e fazer a oferta prescrita na lei, Jesus mostra mais uma vez sua submissão à Palavra de Deus. Ao obedecer oque Jesus ordenou, no final do processo que o sacerdote iria realizar, o leproso seria declarado purificado e finalmente restaurado a seu lugar na comunhão com seu povo. Com isso Jesus revela sua preocupação para que a honra e glória sejam atribuídas a Deus. Apesar de ser Deus e filho de Deus, Jesus se submete às Escrituras, liberta seu povo e restaura a comunhão e em tudo traz glória e honra a Deus. Estes objetivos não rendem muita “audiência”aqui na terra, mas diante do Pai, nos colocam nas alturas. Quando você serve ou ajuda alguém, qual seu verdadeiro objetivo?
Fonte:www.hermeneutica.com.br

Reflexão Bíblica em Lucas 5.12-13.

VERSÍCULO:Estando Jesus numa das cidades, passou um homem coberto de lepra. Quando viu Jesus, prostrou-se, rosto em terra, e rogou-lhe:“Se quiseres, podes purificar-me”. Jesus estendeu a mão e tocou nele, dizendo: “Quero. Seja purificado!” E imediatamente a lepra o deixou.Lc 5:12-13.

PENSAMENTO:A passagem diz que o homem estava "coberto de lepra". O estado dele devia ser algo bastante feio. Além disso, a lei proibia as pessoas de se aproximarem dele. A primeira coisa que Jesus fez foi tocá-lo. Antes de falar, Jesus o tocou. Provavelmente o homem havia passado anos sem ser tocado por ninguém. Embora não o vemos assim,nosso pecado é mais feio que qualquer doença de pele ou deformação física. É repugnante para Deus. Mas, Jesus entrou em nossas vidas enos tocou e pronunciou as mesmas palavras "Quero! Seja purificado"!Nenhum pecado, por mais feio ou triste que seja, está além do alcance do perdão de Jesus. Se você se aproximar dele, como pode fazer agora neste momento, ele não só poderá, mas, quererá lhe purificar. O que você espera? É só pedir a ele. Jesus está pronto.
Fonte:www.hermeneutica.com.br

Reflexão Bíblica em Lucas 5.8-11.

VERSÍCULO: Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!”Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito, como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu,sócios de Simão. Jesus disse a Simão: “Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens”. Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram.Lc 5:8-11.

PENSAMENTO:Quando Pedro viu a espantosa quantidade de peixes que pegaram,ele teve medo e se prostrou diante de Jesus. De repente, Pedro enxergou a verdade sobre Jesus. Foi como Moisés diante da sarça(Êxo 3-4) ou Isaías em sua visão do trono do Altíssimo (Is 6:1-8).Quando enxergamos Deus em sua glória e poder, dá medo. Toda nossa incapacidade, falhas e pecados se tornam evidentes para nós.Começamos a compreender a verdade sobre Deus. Tudo isso foipossível porque Pedro obedeceu ao Senhor. Ele não teria visto a poderosa mão de Deus se não tivesse obedecido. Por causa da sua obediência, Pedro viu a grande pesca. Daí, Jesus o informou de que ele pescaria homens. Seu treinamento levou cerca de três anos.Teve falhas e erros, mas, Pedro persistiu e obedeceu. Finalmente,porque Pedro obedeceu, ele viu uma grande colheita de homens no dia de Pentecostes (Atos 2:41). Tudo isso aconteceu porque Deus é grande e faz maravilhas. Mas, também aconteceu porque quando nós obedecemos às ordens do Senhor, grandes coisas acontecem. Todos nós fomos destinados à grandeza, mas, só acontecerá se obedecermos a Deus.
Fonte:www.hermeneutica.com.br

Reflexão Bíblica em Lucas 5.1-7.

VERSÍCULO: Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidãoo comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. Viu àbeira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia.Então sentou-se, e do barco ensinava o povo. Tendo acabado de falar, disse a Simão: “Vá para onde as águas são mais fundas”, e a todos: “Lancem as redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre,esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”. Quando o fizeram,pegaram tal quantidade de peixes que as redes começaram arasgar-se. Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco,para que viessem ajudá-los; e eles vieram e encheram ambos os barcos, ao ponto de começarem a afundar.Lc 5:1-7.

PENSAMENTO:“Eu não conheço alguém aberto para o Evangelho”, dizemos. E Jesus clama “Vá para onde as águas são mais fundas”! “Eu já chamei tanta gente”, replicamos. “Lancem as redes para a pesca”, Jesus diz. “Eu não sei o que dizer se me perguntarem sobre milagres ou demônios”, nós nos desculpamos. “Lancem as redes para a pesca”,Jesus chama. “Eu nunca evangelizei ninguém”, nós explicamos.“Lancem as redes para a pesca”, Jesus ordena. Simão Pedro cometeu gafes, tropeçou nas suas próprias palavras e enganou até ele mesmo.Tudo isso ele fez, na maioria das vezes, quando pensou demais.Naquele dia, no lago de Genesaré, ele acertou em cheio. Não pensou,nem raciocinou. Ele simplesmente obedeceu as palavras de Jesus. E como sempre acontece quando fazemos isso – a colheita foi maravilhosa. Quando é que vamos aprender a dizer “Porque és tu,Senhor, que estás dizendo, eu vou fazer”? Quando?
Fonte:www.hermeneutica.com.br

Reflexão Bíblica em Lucas 4.42-44.

VERSÍCULO: Ao romper do dia, Jesus foi para um lugar solitário. As multidões o procuravam, e, quando chegaram até onde ele estava,insistiram que não as deixasse. Mas ele disse: “É necessário que eu pregue as boas novas do Reino de Deus noutras cidades também,porque para isso fui enviado”. E continuava pregando nas sinagogas da Judéia.Lc 4:42-44.

PENSAMENTO:Há muitas coisas boas que podemos fazer. Ser honesto e trabalhador e cuidar bem das nossas famílias são todas coisas que esperamos de um Cristão. Devemos ser ativos na igreja, servir a outros e usar os dons que Deus nos deu. Tudo isso é importante.Mas, há uma coisa que o imitador de Jesus vê como "necessário" porque Jesus a viu assim. A palavra grega traduzida pela frase"pregar as boas novas" corresponde mais a outra palavra semelhante em língua portuguesa – "evangelizar". Se Jesus podia resumir sua missão assim: "para isso fui enviado", não deve ser o resumo da nossa missão também? Enquanto trabalhamos, cuidamos, servimos e ministramos vamos lembrar de aproveitar cada oportunidade para falar de Jesus para alguém. Pode ser na parada do ônibus, na filado supermercado ou numa conversa casual com um colega ou vizinho.Podem ser poucas palavras e sem muito preparo ou jeito. Mas, podem ser para alguém palavras de vida eterna. Pode ser que a única pessoa que vai expressá-las àquela pessoa na parada, ao vizinho ou colega é você. Será que não foi para isso que você também foi enviado?
Fonte:www.hermeneutica.com.br