25/07/2010

OS S7TE PECADOS CAPITAIS: PREGUIÇA

 Untitled-1

ECLESIASTES 9.7-12

O QUE É PREGUIÇA ?

Prostração, letargia, apatia, indolência, lassidão, fastio, tédio.

Preguiça é mais que um estado de ociosidade física, a preguiça é uma condição de desanimo espiritual. Um desanimo próprio de quem desistiu de buscar a Deus. Desistiu de buscar a verdade. Desistiu de buscar o belo. Desistiu de buscar o justo. Desistiu de buscar o que é bom.

Preguiça é diferente de ociosidade. Ela é um abandono do espírito. Um entregar-se. A preguiça é aquela postura de quem diz LET IT BE – deixa acontecer, deixa estar, deixa ser, deixa ir…

“Vamos deixar como estar pra ver como é que fica”.

É esse “tudo bem”, “tanto faz”. Essa postura: onde você quer ir? Tanto faz… O que você quer comer? Qualquer coisa. O que você  quer fazer hoje? Você escolhe… Isso é preguiça.

Preguiça não é simplesmente o não trabalhar. É possível que alguém trabalhe muito porque é preguiçoso. Ocupa-se muito para fugir da realidade.

Corre de um lado pro outro. Move-se sem deslocar-se. Corre sem sair do lugar, porque é uma atividade irrefletida, mecânica, automatizada, repetitiva. É aquilo que você faz porque sempre fez e nunca se perguntou por que continua fazendo. O que você faz e não esta satisfeito com o resultado que colhe, mas continua fazendo, porque tem preguiça de fazer diferente. Tem preguiça em pensar diferente. Tem preguiça de ousar. Tem preguiça de questionar. Tem preguiça de inventar. Tem preguiça de reinvetar-se.

A preguiça é o estado em que já não se busca nada, não se espera nada.

Os teólogos medievais chamavam a preguiça de demônio do meio dia. Nos assola, mesmo quando o tempo de trabalhar é pleno. Preguiça é uma falta de interesse pela vida. Uma desesperança na expectativa do sentido da vida. Preguiça é um abandonar-se. Um render-se a falta de sentido.

A PREGUIÇA É UMA ESPECIE DE SUCIDIO ESPIRITUAL. UM SUICIDIO EXISTENCIAL

No texto que lemos, Eclesiastes desafia o viver a vida. Enfrentar a dimensão no sense da existência humana. O que ele chama de uma vida sem sentido.

Porque se prestarmos a atenção e tivermos coragem de admitir, existe um prisma de olhar a vida que nos dirá que ela não faz sentido.

Eclesiastes 9.12. O que ele diz aqui: sobre peixes, aves, homens… Isso é cruel para nós. Cruel nos darmos conta que a vida pode nos escapar das mãos num piscar de olhos. É cruel essa constatação. Ontem, num terremoto de pouco mais de um minuto, o Chile é devastado! Isso é cruel. Isso não faz sentido.

Eclesiastes 9. 11 : esse lado da vida é patético. Admitir que todos estamos sob o acaso e a aleatoriedade. Que vivemos num mundo onde há muita coisa que acontecendo não há explicação, não há sentido. Um mundo contingente. Não existe propósito, razão, onde tanto faz acontecer ou não (contingencia), e quando estamos diante da tragédia, da dor, do sofrimento perguntamos: “Por que? Para que? O que Deus quer? O que Deus quer mostrar? O que ele esta dizendo?” Sinto te informar que não há propósito, não há razão, Deus não está por trás disso, na maioria das vezes. O que não significa dizer que ele não está no controle das coisas, ou que essas coisas poderão ser usadas de acordo com seu propósito. Mesmo assim, elas não fazem sentido!

Existe na vida uma carência de sentido. “Porque?”. Algumas coisas não tem sentido! Não adianta explicações para algumas coisas. Se existe alguma explicação estão alem de nossas percepções e considerações.

A vida é cheia de contingencias porque o acaso afeta a todos. Então precisamos responder uma pergunta: PORQUE VIVEMOS? QUAL O SENTIDO DE CONTINUAR VIVO?

Quando nos embaraçamos nessas perguntas e somos tomados pelo senso de vazio e nos entregamos a uma vida sem sentido, somos vítimas da preguiça!

Deixa acontecer. Deixa rolar. “Deixa a vida me levar”. “Vida, já que eu não posso te levar quero que você me leve”.

É se jogar na correnteza e deixar que a vida leve. Esse é o espírito da preguiça. Preguiçoso não é aquele que não trabalha. Ele é preguiçoso, mas não é isso que está lá no fundo do conceito desse pecado capital, PREGUIÇA.

Preguiçoso não é aquele que relaxa, que descansa. Que cultiva o ócio. A pessoa que nunca relaxa não é santa. É ansiosa…

Saber a hora de tendo trabalhado dizer chega, vamos dormir. Não é preguiça é sabedoria.

Porque por traz do pecado capital, está a admissão da derrota antes mesmo de começar a luta. Entregar os pontos. Não vale a pena lutar por nada. Isso é a preguiça.

POR QUE É PECADO?

Porque o preguiçoso abdica do privilégio e da prerrogativa de administrar a vida. Viver é um privilégio e implica a responsabilidade. Deus nos delegou a responsabilidade da gestão do universo criado. (Genesis 1). O preguiçoso abre mão dessa prerrogativa. Isso é uma falha nossa. Nossa responsabilidade é ajudar na ordem contra o caos.

O preguiçoso cruza os seus braços pra que Deus resolva sozinho. Mas esse nunca foi o projeto de Deus. O projeto de Deus é um projeto a 4 mãos. Ele conta conosco no combate do caos.

CONSEQUENCIAS:

  1. O PREGUIÇOSO PASSA NECESSIDADE.  A preguiça faz cair em profundo sono, e a alma indolente padecerá fome”. Pv 19.15. O preguiçoso não arará a terra no tempo de inverno. O preguiçoso passa necessidades porque a vida é dádiva, mas é dádiva pra quem planta.  Nenhum ser humano pode dizer que colheu porque plantou. Todo ser humano deveria dizer “eu colhi porque Deus abençoou minha semeadura”. Há muita gente que planta, mas não colhe. Eu creio como o autor de Eclesiastes… a vida é dádiva. O pão sobre sua mesa, não foi conquista sua, por isso devemos ser gratos a Deus pelo pão de cada dia. E somos gratos pelo que recebemos e não pelo o que conquistamos. Quando conquistamos, não agradecemos. O pão é dádiva, mas só é dádiva pra quem semeia.
    1. O PREGUISO SONHA MUITO. “A alma do preguiçoso deseja e coisa nenhuma alcança”.  PV 13.4; na versão Milton Nascimento, esse versículo ficaria assim: “Longe se vai, sonhando demais, mas onde se chega assim?”. Pergunta retórica. A resposta: LUGAR NENHUM!
    2. O preguiçoso deseja demais: “a se”… “eu gostaria tanto”… faz planos, imagina. Cai no conto da auto-ajuda (segredo) fica tentando atrair as coisas. Vai ficar tentando o resto da vida e não alcança nada porque é com trabalho que se alcança as coisas.
    3. O PREGUIÇOSO MORRE PELO CAMINHO. “O desejo do preguiçoso o mata, porque os seus braços se recusam a trabalhar”. PV 21.25. Tenho certeza que você conhece gente que tem sonhos. Os mesmos sonhos, há 20 anos, dava para ter se formado umas 3x na faculdade. Em 20 anos o cara se forma 3x, sendo mal aluno em todas elas. Mas ele ainda está sonhando. E como chamamos essas pessoas que tem grandes sonhos. Que tem apenas sonhos? O que dizemos dessas pessoas? Quando somos cruéis: que são fracassadas. Quando atenuamos um pouco: pessoa frustrada. A chance de colher quando planta é muito grande… Aliás, a maioria dos nossos grandes sonhos não são tão grandes assim, as possibilidades estão ao alcance das nossas mãos.
    4. ATIVISMO VAZIO. OS GUINNES: aqueles que não conseguem encontrar as alegrias do espírito, instalam-se nas alegrias do corpo. Onde esta a sabedoria? Eclesiastes 9.7. Ele esta recomendando o corriqueiro, o trivial. O segredo é encontrar o transcendente no aparentemente banal. Essa é a diferença do COMILÃO E DO GOURMET. A diferença em descobrir a alegria do espírito. A diferença entre fazer uma refeição correndo, no caminho, na calçada, encostado na pia a noite quando chega em casa. Tudo junto no micro ondas, encostado na pia… Essa é a diferença de comer à mesa. Parar tudo. Guardar tudo. Poe a mesa, Poe a musica, Poe a taça, Poe a flor…

Aqueles que não descobrem as alegrias do espírito se instalam e se entregam as alegrias do corpo e fazem tudo mecânica e automaticamente. Nada tem sabor. Não dá para sentir o gosto de nada, e a gente chega ao final do dia com senso de vazio porque a ações foram vazais. O que fizemos foi vazio. Mas nós fizemos atividades. 24h ativos, cansados, exaustos, mas estamos vazios.

Quem poderia pensar que uma pessoa correndo de um lado pro outro poderia ser adjetivada como preguiçosa? Mas pode. Porque é uma pessoa que já desistiu de encontrar, experimentar e buscar o sentido e valor da existência.

FILHOS DA PREGUIÇA

  1. Negligencia e imprudência.  Por muita preguiça se enfraquece o teto, e pela frouxidão das mãos a casa goteja. Ec 10.18.  Você conhece a expressão: “gambiarra” – araminho na torneira,  panão pendurado na janela que você chama de cortina, aquele amontoado de coisas que você tem entortando a estante… Ai você escora a estante com um caibro. Ai tem um vazamento no cano, na aprede de trás e não dá pra mexer. Se tentar arrumar a estante cai. E passa dez anos com a parede embolorada… Igual carro… já andei em alguns carros… escova de dente, sapato de mulher… Você acostuma com a goteira, e como você faz gambiarra na casa, você faz gambiarra na vida. Só que  chega uma hora que a casa cai.
  2. Cinismo, descrença, desesperança, ceticismo. A falta de paixão. O ir deixando, não crer que sempre deve dar o máximo. O melhor. “Aqui pode, aqui também…”. vai abrindo concessões… Palavras do irmão Paulo: “quem não trabalha também não coma!”. 2Tess. 3.10. Aqui a situação é um pouco diferente porque o pessoal não queria trabalhar porque Jesus ia voltar…

Nesse ultimo ano trabalhando com os carentes da Nova União, pessoas que precisam de ajuda. Percebi algumas coisas: muita gente precisa de verdade, e muita gente não precisa. É a  diferença do prudente que não colheu (Eclesiastes 9.11) esse precisa de ajuda; e o indolente, o vagal… Esse não precisa de ajuda. Tem gente que se esforçou muito, de sol a sol e não conquistou. Mas tem gente que sentou e esperou.

Uma comunidade cristã supri necessidade, mas não patrocina estilo de vida.

Você fala de serviço pra alguém, ele responde: “pegar esse trabalho, é melhor não fazer nada”. Como assim, melhor não fazer nada? Você está parado, passando necessidades. Então o melhor é não comer nada também! Vai depender da cesta básica da igreja, da quentinha na madrugada? Não come. Espera ter o serviço do seu gosto, daí vai no restaurante 5 estrelas.

ANTIDOTO CONTRA PREGUIÇA

Trabalho. Mas não o trabalho de produzir pra ganhar salário. Mas o trabalho como fazer alguma coisa. Fazer mais uma vez. Fazer de novo. Fazer a mesma coisa de sempre. Eclesiastes 9.7. Coma a comida e beba com coração alegre. Quantas vezes comemos? 3x ao dia pelo menos. Isso é trabalhar. Levante-se faça alguma coisa de novo. O básico, o corriqueiro o de sempre, por que? Olhe para a realidade da vida que o Eclesiastes falou aqui… “ninguém sabe quando vira a sua hora”. Você não sabe quando vai morrer.

O acaso afeta todo mundo e pode ser lido de maneira fúnebre, mas pode ser lido como algo vital: possibilidades abertas! Levante-se, faça, atire-se, continue fazendo. Porque o que pra você é desnecessário, para alguém pode ser útil.

O que pra nós é banal, para algumas pessoas é útil. É novo. O que pra você é velho pra alguém é novíssimo. O que pra você é mais um, mais uma vez, para alguém poder a ultima vez. Para o médico pode ser mais uma consulta, para alguém pode ser a última. O que pra você é definitivo, pra Deus está em aberto. Possibilidades, surpresas, milagres.

A vida está em aberto! As portas que podem se abrir. Viver com senso de urgência e profunda convicção: ainda não acabou, o melhor está por vir!

Não jogue a toalha, não diga que já acabou. Quando você se entrega (preguiça) você esta sendo irresponsável com você, seu marido, seu filho, com a vida, seus amigos, você esta morrendo antes de morrer. Não desista não pare de trabalhar.

“Já orei”, ore de novo. Vai tentando. Só não desista! Continue trabalhando. Porque quando jogamos a tolha morremos antes do tempo.

Tem gente que morre vivendo e tem gente que vive morrendo. Quando eu morrer eu quero estar vivo! Não quero morrer 10 anos antes. Tem gente que morre quando desiste se entrega, dá por encerrado quando Deus não disse que havia acabado.

Não deísta não se entregue faça de novo, mais uma vez.

FONTE:  | vineyard café || blog