04/01/2010

SOBRE OVELHAS E LOBOS



O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa. O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor." (João 10.10-16)
Quero falar sobre algumas características muito peculiares das ovelhas, e aqui eu falo do animalzinho mesmo, qualquer semelhança não será mera coincidência. Algumas ovelhas preferem escolher pastagens de qualidade inferior. Isto é uma das coisas que mais apavoram o pastor. As ovelhas, por dificuldade de faro, são susceptíveis a ingerir tudo o que encontram pela frente, não distinguindo as ervas daninhas, que podem lhes fazer mal ou mesmo levá-las a morte. Se no pasto existirem flores ou sementes coloridas, mas venenosas, que atraiam sua atenção, as ovelhas comerão sem saber que estão se envenenando. Elas têm hábitos repetitivos, pastam nos mesmos lugares até que destruam todo o pasto. Defecam no próprio campo onde comem, liberando vermes e parasitas. Se o pastor não dirigí-las a novos pastos, vão repetindo os velhos hábitos. A ovelha teimosa pastará sempre nos mesmos trilhos. O seu fim será o emagrecimento, doenças e sofrimento.
Algumas, em geral as mais velhas, disputam pela liderança do próprio rebanho, empurrando as mais novas para longe das melhores partes do pasto. Na época do outono as fêmeas passam a ser disputadas pelos machos. É o tempo do cio. Estes batem as suas cabeças umas nas outras tentando disputar a fêmea. O pastor sabe que isso pode ferí-los muito, por isso passa uma espécie de óleo em suas cabeças, para protegê-los.
O pior de tudo é que as ovelhas são muito medrosas, assustam-se facilmente e ao mínimo sinal de perigo ou problema elas acabam pulando nos precipícios.
Quando há uma ovelha muito rebelde e fujona no rebanho o pastor costuma quebrar as pernas dela com o seu cajado. Durante o processo de cura o pastor carrega a ovelha em seu colo o tempo todo e lhe dedica uma atenção especial, trazendo alimento, água e remédios. Enquanto a ovelha vai se recuperando, aprende a confiar em seu pastor e, depois de curada, dificilmente voltará a fugir novamente.
Mas cuidado! Os lobos estão rondando o aprisco! Muitos são os lobos pregadores que vão às televisões, rádios e até mesmo à internet vender a imagem de um Deus negociador e ameaçador, somente para fazer valer em seus templos as leis de mercado, oferta e procura. Não estou generalizando, sei que também existem pastores sérios que freqüentam as mesmas mídias com uma palavra revelada e genuinamente centrada em Deus. É preciso fazer uma separação aqui e não julgar os bons pastores pela conduta dos lobos e mercenários, mas o problema é que os lobos estão à solta mesmo, tentando enganar os mais desavisados. Passam por cima de qualquer coisa, até mesmo da verdade bíblica para construírem suas “teo-ideologias de mercado” centradas em seus próprios interesses. Classificam as ovelhas por números e poder aquisitivo ao invés de conhecê-las pelo nome. Os lobos são mestres das meias verdades, dizem facilitar o alcance das bênçãos através do dinheiro depositado em seus cofres. Os lobos não pedem oferta por amor ao Reino e para investir nele, fazem isto pelo seu próprio ventre. Ameaçam as ovelhas, não para curá-las, mas para mantê-las presas ao medo e ao seu domínio.
Por outro lado, algumas ovelhas não se podem fazer desculpáveis, porque elas mesmas são quem se deixam levar pelo cenário colorido, pintado pelo lobo, sem se dar conta de suas armadilhas e acabam sofrendo com as decisões tomadas. Ali são espoliadas de sua lã, carne e gordura. Os lobos, enganadores de ovelhas, conseguem se articular e, mentindo, transferem a culpa de seus atos para o aprisco, como se a condição de ser ovelha fosse a causadora da existência sádica do predador e mercenário. O resultado é a enorme quantidade de gente ferida, dentro e fora das igrejas, mutiladas, traumatizadas, é gente que desistiu de ser ovelha porque lembra e tem medo da mordida do lobo.
Mas, graças a Deus! Que nós não estamos sozinhos neste imenso aprisco chamado "igreja". Jesus, o bom pastor, nos chama pelo nome, está disposto a tirar os carrapichos de nossa lã, derramar bálsamo em nossas feridas e nos defender dos lobos com a própria vida. Somos ovelhas do seu rebanho e Nele temos provisão de bom alimento, aconchego e a segurança dos seus braços.
A chave para discernir entre o lobo e o pastor é a voz. As ovelhas reconhecem a voz de seu Senhor Pastor e sentem segurança ao ouvi-la. Precisamos nos familiarizar cada vez mais com esta voz a fim de que não sejamos levados por qualquer ameaça. Logo, estar junto ao som de Suas palavras é o lugar mais seguro do aprisco.
Nele temos segurança e paz, carinho e refúgio, alimento e cura. Ainda há tempo de ser levado aos pastos verdejantes e às águas tranqüilas. Podemos confiar no consolo da vara e cajado do Senhor. Sabemos que Nele somos defendidos de nossos inimigos e recebemos porções transbordantes de alegria. Nossa confiança é que com Ele habitaremos entre a bondade e a misericórdia para todo o sempre.
O Deus Pastor te abençoe rica, poderosa e sobrenaturalmente!

Pablo Massolar


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TIVE FOME, TIVE SEDE E… O recomeço num quarto de hotel

Como é a vida nas hospedarias públicas que abrigam quem perdeu tudo o que tinha – como operários, professores e advogados

NELITO FERNANDES

Stefano Martini

DENTRO E FORA
Formado em turismo e com certificado de proficiência em inglês, Rafael (acima) perdeu tudo e foi morar na rua. Boa parte dos 400 usuários do programa não tem renda e passa o dia na porta dos hotéis, como o grupo abaixo

Stefano Martini

O cheiro é azedo, uma mistura de suores. Empurrado por ventiladores que não conseguem vencer o calor, ele se impõe pelos corredores, esbarra em tudo como se fosse palpável, gruda em nosso corpo e se funde em nosso próprio suor. No quarto 103 do Hotel Santana, uma das cinco hospedarias da prefeitura do Rio de Janeiro que abrigam ex-moradores de rua, um radinho toca Ana Carolina ao fundo, bem baixo. Eu só quero saber em qual rua/A minha vida vai encostar na tua, diz a letra. Somos quatro num quarto de 12 metros quadrados. A proximidade aumenta o calor. Dois homens dormem num beliche, outro está a meu lado, num colchão, e eu ocupo uma cama. O rapaz do beliche de cima tosse, se levanta trôpego, entra no banheiro e sai molhado do chuveiro. Ele não volta para a cama: deita pelado no chão para tentar fugir do ar quente. O locutor anuncia que são 3h30. Eu cogito desistir de passar a noite ali e voltar para casa. Olho para o lado e penso naqueles que não têm essa opção. É dormir ali ou na rua.

Num hotel parecido, a 100 metros dali, mora Rafael. Ele diz que trabalhou durante dez anos como professor de uma escola de inglês em Teresópolis, na serra fluminense. A escola era uma franquia e estava prestes a fechar as portas quando o dono propôs a Rafael que assumisse o negócio. O professor viu ali a oportunidade de dar uma virada em sua vida e realizar o sonho de boa parte da classe média: de empregado, viraria patrão. O curso, que tinha 120 alunos, quebrou em seis meses. Para se livrar de dívidas que chegavam a R$ 30 mil, Rafael entregou a franquia sem receber nada. Foi despejado do apartamento em que morava e se mudou para o Rio disposto a recomeçar. O pouco dinheiro que tinha acabou antes de ele arrumar emprego. Foi morar na rua e passou a comer só quando a caridade dos outros permitia. “Uma decisão errada, e sua vida vira de cabeça para baixo”, diz ele. Aos 44 anos, formado em turismo e com o certificado Cambridge de proficiência em inglês, virou mendigo. Hoje, seus bens se resumem a três calças, seis camisas e três cuecas, guardadas no armário de um hotel gratuito da prefeitura para ex-moradores de rua.

O professor divide o quarto com um advogado de 55 anos formado pela Universidade Federal Fluminense, uma das mais respeitadas do Rio. Como Rafael, o advogado não quer que seu nome seja publicado, nem aparecer nas fotos, resquícios de um orgulho de classe média que as ruas não levaram. Pede para ser chamado de Henrique. Ele morava com a irmã e ganhava R$ 3.500 mensais como advogado de uma seguradora. Brigou com o cunhado e decidiu sair de casa. Alugou um quarto e vivia bem até que perdeu o emprego e nunca mais conseguiu se recolocar. Foi viver na rua e teve de vender as roupas que havia comprado nos tempos em que tinha salário. Com medo de ser agredido, dormia sob as marquises do Hospital Souza Aguiar, no centro do Rio. “Por mais que você imagine que tudo pode dar errado, nunca pensa que um dia pode virar um mendigo”, diz, frustrado por ter estudado e trabalhado a vida toda. “Tem dias que me bate uma depressão e eu pergunto a Deus o que foi que eu fiz de errado.”

Rafael e Henrique são a elite de um mundo pouco conhecido: o dos 400 hóspedes que ocupam cinco hotéis arrendados pela prefeitura do Rio de Janeiro para abrigar moradores de rua. Estão no limiar da mendicância, um limbo que comporta de advogados a pedreiros, de professores a andarilhos – gente que já teve o bastante e gente que jamais teve o suficiente. Os hotéis que eles ocupam já foram pontos de encontro de prostitutas na região central da cidade. Hoje, são mantidos pela prefeitura, a um custo total de R$ 228 mil mensais, o que dá uma diária de R$ 19 por hóspede. O programa atende quem é considerado capaz de voltar a ter uma vida normal, segundo uma avaliação feita por assistentes sociais. A cidade de São Paulo tem um programa parecido, que começou em 2008: os “hotéis sociais”. São dois hotéis na região central da cidade, com 153 vagas. Os quartos recebem no máximo quatro hóspedes e lá também existem assistentes sociais de plantão. Cada usuário custa, em São Paulo, R$ 12,90. Assim como no Rio, os hóspedes são encaminhados depois de passar por uma triagem.

As regras são rígidas. Ninguém pode entrar ou sair do hotel após as 22 horas, a menos que seja para trabalhar. Não são permitidos bebidas alcoólicas nem alimento de nenhum tipo nos quartos. Não se podem receber visitas. Quem é flagrado com drogas ou bebidas alcoólicas dentro do hotel é desligado do programa. Faltas leves geram advertências. Com três, o hóspede corre o risco de sair. Na noite em que dormi no Hotel Santana, para cada regra havia um hóspede rebelde. Um homem tentou entrar com três latas de cerveja dentro do short. Mais cedo, num hotel a 100 metros dali, um hóspede denunciou outro que tinha um saco de maconha. O denunciado retrucou dizendo que as regras não valiam para todos, as assistentes sociais tentaram apaziguar e logo o dono do saco de maconha ficou descontrolado e começou a gritar. Um terceiro hóspede, com o olho roxo como quem levou um soco, se meteu na confusão e acabou pedindo para ir embora. A vigilância é severa, mas não infalível. Para burlar as normas, não é raro que drogas e bebidas entrem pelas janelas dos hotéis, içadas. A realidade da vida dura das ruas não respeita muros. Nem leis.

Uma vez que passam a viver nos hotéis, os ex-sem-teto têm mais que um lugar para dormir, com banheiro e um local para fazer as três refeições diárias. Eles ganham um endereço fixo – o primeiro passo para se candidatar a um emprego e, quem sabe, tomar um novo rumo na vida. Eles podem receber correspondência, mas não é permitido passar o dia todo na cama. Às 8 horas da manhã, todos devem deixar os quartos. Os hóspedes, ou “usuários”, podem voltar às 16 horas. Muitos não têm o que fazer durante o dia e ficam perambulando em frente aos hotéis, o que incomoda a vizinhança. “A reclamação acontece porque infelizmente as pessoas não querem o morador de rua na rua, nem o morador de rua por perto”, diz o secretário municipal de Assistência Social, Fernando William. “Esquecem que eles são gente.”

No Rio, são cinco hotéis. Cada um dos 400 hóspedes custa R$ 19 por dia. Em São Paulo há dois hotéis

FONTE:    ÉPOCA - Sociedade - NOTÍCIAS - O recomeço num quarto de hotel