31/10/2008

TIPOS DE AMOR NA BÍBLIA


Por: Leandro Teixeira

Eros (físico, sexual),
Storge (familiar),
Philos (amizade) e
Ágape (amor incondicional).
1. EROS (físico, sexual):

Chamaremos Eros de “amor bolo de morangos”. Eu quero o bolo. Eu o quero tanto, que se o conseguir irei consumi-lo sem ao menos pensar em como o bolo se sente. É exatamente assim que algumas pessoas tratam seus semelhantes.

Eros é um amor que toma.

Expressões que caracterizam o amor eros:

• Você me faz bem;

• Você é meu/minha;

• Você é lindo(a);

• Você me pertence;

• Teu corpo é perfeito;

• Eu amo você porque você me faz feliz.

• “O amor é cego”

Por exemplo, Eros está representado no livro de Cantares (onde Salomão deleitava-se com a beleza de sua amada) e na tradução de Provérbios 7:18, onde uma prostituta faz o seguinte apelo: “Vem,embriaguemo-nos com as delícias do amor, até pela manhã”. Nesse versículo, “amor” é uma representação para Eros.

A primeira palavra grega é Eros. Aparece com freqüência na literatura grega secular, mas não na Bíblia. Eros é o amor totalmente humano, carnal, voltado para o sexo. Daí a nossa palavra ERÓTICO.

Esse tipo de amor pode até incluir algum sentimento verdadeiro, mas é, basicamente, atração física, desejo sexual e expectativa de satisfação pessoal. O Eros apresenta-se como amor pelo outro mas é amor por si próprio.

Sua melhor declaração é “Eu amo você porque você me faz feliz”. Ou “Eu me sinto fortemente atraído por sua amabilidade (você me amará), por seu temperamento alegre (você me diverte), por sua beleza e sensualidade (você me dará prazer), por seu talento (eu me orgulho de você)!” Porém, quando uma ou mais destas características desaparecem, o amor morre. Esse tipo de amor só quer receber. O pouco que ele dá, é com o intuito de receber algo em troca.

Infelizmente, muitos jovens escolhem o namorado ou a namorada, que poderá ser o companheiro ou companheira para toda a vida, com base apenas no Eros. As relações físicas são antecipadas; a intensidade do Eros prejudica o amor genuíno. Os namorados, mesmo não sabendo quase nada um do outro, pensam que esse tipo de amor os manterá juntos. Mas isto geralmente não acontece. Seu amor não é o verdadeiro amor.

A ênfase exagerada no Eros é alimentada por uma filosofia playboy. Esta filosofia estimula em extremo a sensualidade, tanto da mulher como do homem; a mulher desnuda-se e exibe-se pelo prazer da sedução e do sexo; o homem cobiça e apropria-se pelo prazer do machismo e do sexo; a mulher é mero objeto sexual, um brinquedo (perigoso) para o homem (criança) egoísta. Nessa filosofia, a relação sexual é sinônimo de “fazer amor”.

Casamentos construídos apenas sobre bases físicas e eróticas não duram muito... Antes do pleno envolvimento físico, os pretendentes precisam se conhecer nas áreas mais importantes da alma e do espírito. Para tanto, têm que namorar e noivar, por algum tempo, antes de se entregarem um ao outro, definitivamente, no casamento. O relacionamento sexual após o casamento será a coroação de um relacionamento:

• consolidado,

• comprometido e

• crescente.

Se você cometeu o erro de se casar (formal ou informalmente) na base do Eros, apenas, aqui está uma boa notícia para você: O AMOR PODE CRESCER. Não crescerá automaticamente, mas na medida em que você o cultivar. Portanto, a única esperança para o seu casamento é a ascensão aos níveis mais altos do amor.

2. PHILOS (amizade):

Chamaremos esse tipo de amor de “amor time de boliche”. Ele usa essa designação porque há uma troca mútua, um compartilhar. Em geral, baseia-se numa apreciação recíproca que pode ser destruída se um ou outro não for recíproco. Por exemplo: digamos que você é um bom jogador de boliche, eu sou um bom jogador de boliche e nós dois somos ótimos jogadores. Gostamos de estar no mesmo time de boliche.

Mas você começa a beber demais e só lança bolas na canaleta. Resultado: você é tirado do time de boliche. Por mais caloroso que seja o amor philos, ele tem suas deficiências.

Relaciona-se com a alma, mais do que com o corpo. Lida com a personalidade humana – o intelecto, as emoções e a vontade. Envolve compartilhamento mútuo. Em português, a palavra mais próxima é amizade. A forma nominal é usada apenas uma vez no Novo Testamento (Tg 4.4), mas o verbo “amar”, no sentido de “gostar”, e o adjetivo “amável” são usados muitas vezes. Este é o grau de afeição que Pedro disse ter por Jesus quando este lhe perguntou, “Simão, filho de João, tu me amas?”. O pescador respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. No original grego, o sentido é: “Sim, Senhor, tu sabes que gosto de ti, que sou teu amigo” (Jo 21. 15,16).

Neste nível, o amor é menos egoísta, mas ainda contempla o prazer, a realização e os interesses pessoais. Não deveria, mas... Normalmente, desenvolvemos amizades com pessoas cujas características nos agradam, cujos interesses intelectuais e gostos compartilhamos. Desejamos e esperamos que estes relacionamentos sejam agradáveis e nos beneficiem de algum modo. Damos, sim, amizade, atenção e ajuda, mas com alguma motivação egoísta. Mesmo assim, philos é um nível de amor mais elevado do que Eros. Nesse nível, “nossa” felicidade é mais importante do que “minha” felicidade.

Muitos casamentos comparativamente felizes são construídos nesse nível. É muito bom quando marido e mulher são amigos. Alguns maridos e esposas dizem que se amam, mas, no dia a dia, nem amigos eles são. Prova disto é que não têm sequer prazer e empolgação com a companhia, os interesses e assuntos um do outro.

Um casamento não pode sobreviver a menos que cresça pelo menos até ao nível do philos. Se você é jovem e está pensando em se casar, você deve tomar tempo para verificar se gosta realmente da pessoa com quem você pretende se unir para o resto da vida. Seguramente, essa pessoa tem defeitos, características e hábitos que poderão irritá-lo ou mesmo exasperá-lo no dia a dia da vida conjugal. Você vê mais virtudes do que defeitos e gosta dessa pessoa o bastante para perdoá-la, ajudá-la e fazê-la feliz?

Provavelmente você já ouviu esta frase romântica: “O amor é cego!” Cuidado! O único amor cego é o Eros. Esse tipo de amor realmente fecha os olhos para as faltas, ri dos defeitos e racionaliza os problemas potenciais (a menos que a pessoa amada não seja interessante em seu aspecto físico). Philos, por outro lado, honestamente encara os defeitos e decide se eles podem ser superados pelas virtudes.

Philos é o meio caminho do amor verdadeiro – dá um pouco para receber um pouco, numa proporção de 50% a 50%. Um casal pode viver razoavelmente bem com esse tipo de amor, enquanto cada um fizer a sua parte e as circunstâncias forem favoráveis. Porém, se uns deles deixa de fazer a sua parte, ou se ocorrem circunstâncias adversas (crise financeira, enfermidade grave, tensões com parentes, problemas sexuais, problemas com os filhos etc), a amizade sofre. Philos não agüenta muita a pressão. No fim, torna-se egoísta e exigente. Surgem os conflitos. A amizade vira inimizade. A única esperança para um casamento estável, bem-sucedido e feliz é o crescimento para o nível mais alto do amor.

Philos é um amor que troca.

Entenda a seguinte comparação:

Você tem um amigo, aqui chamado Manoel. Você, Manoel e outros amigos em comum sempre saem juntos. Vão a uma lanchonete, por exemplo. Vocês sempre dividem a conta. Mas Manoel nunca participa desta divisão. Não “colabora” com nenhum real. Exemplo do amor 50% dado – 50% recebido. Você divide a conta porque isto te beneficia também. Porém, você se sente incomodado com o fato de Manoel nunca participar da divisão. Você começa a não convidá-lo mais para sair. Afinal, ele não dá retorno algum para você. Resumindo... um “amor” um tanto quanto egoísta. O amor do tipo Philos não é um amor que doa; sempre espera algo em troca.

Expressões que caracterizam o amor philos:

• metade da laranja;

• ele/ela me completa;

• ele/ela pensa como eu;

• ele/ela me ajuda em casa;

• ele/ela me dá presentes;

• Gostamos das mesmas coisas;

• Fazemos muitas coisas juntos;

3. STORGE (familiar):

Chamaremos esse amor de “amor da tia Maria”.

Amamos tia Maria e tentamos ajudá-la, não com base na atração física (Eros) dela, mas porque ela é a nossa tia Maria. Ela pode ficar velha, surda e meio-cega, mas ainda é a nossa tia Maria.

Um excelente exemplo desse tipo de lealdade encontra-se em 2 Samuel 21:10 e 11, onde “Rispa montou guarda ao lado dos corpos de seus dois filhos e outros parentes, espantando dali aves de dia e animais do campo à noite”.

É o amor mais relacionado à família – Rm 12.10 – Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. O desaparecimento desse amor é mencionado em Rm 1.31 – insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia e 2 Tm 3.3 – sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons.

O AMOR FAMILIAR – num certo sentido todos somos filhos de Adão, porém nem todos somos filhos de DEUS, somente os nascidos de novo, regenerados pelo poder da Palavra de DEUS, assim a família de DEUS só é formada por salvos em CRISTO.

A família moderna estrutura-se basicamente em torno do casamento, e nesse sentido, é uma família conjugal – sei que há a “família pós-moderna” e seus novos arranjos sociais, aos quais não vou tecer considerações nesse momento (pais separados, adoção pelos avós e outros).

A relação familiar é algo extremamente COMPLEXO e DINÂMICO. Daí o amor se constituir em um desafio de escolha a cada dia: escolher amar o outro apesar das diferenças e do desgaste que muitas vezes a relação apresenta diante do fator tempo.

Você pode estar pensando que isso não é fácil, mas com a sua escolha adicionada à graça de Deus torna-se possível. Porque família é projeto de Deus em primeiro lugar; Ele é o maior interessado. Mas família também tem que ser um projeto de homens e mulheres; ou seja, É PRECISO RESPONSABILIDADE DE CADA MEMBRO FAMILIAR.

4. ÁGAPE (amor incondicional):

Chamaremos portanto, o amor ágape de “amor chuva-sobre- os -justos-e-injustos”. Deus não isola pequenas áreas onde estão as pessoas boas e faz chover somente ali. Ele deixa a chuva cair sobre os maus, também. A ilustração clássica desse tipo de amor encontra-se na história do bom samaritano (Lucas 10:29–37), que é contada para ilustrar o amor (ágape) ao próximo (v. 27). Quando o samaritano olhou para o homem ferido e sangrando, não houve atração física (Eros). O homem que havia sido açoitado não era um ente ou conhecido querido; os judeus e os samaritanos se odiavam(não tinham amor storge). O homem deixado à beira da estrada não era um amigo; ele não tinha nada para oferecer; não havia possibilidade de ação recíproca (philos). Qual seria a única motivação possível para o viajante ajudá-lo? Ele era um semelhante, um ser humano e o bom samaritano disse, em outras palavras: “Por isso eu vou ajudá-lo”. Isto é amor ágape.

Esse tipo de amor não é alimentado pelo mérito ou valor da pessoa amada, mas por Deus. Ágape ama até mesmo quando a pessoa amada não é amável, não tem muito valor, não corresponde. Esse amor não é egoísta, não busca a própria felicidade, mas a do outro, a qualquer preço. Não dá 50% para receber 50%; dá 100% e não espera nada em troca.

Há quem diga: “Mas isto não é possível, não é humano!” Tem razão. Ninguém pode amar desse jeito... a menos que Deus lhe dê esse tipo de amor. Ágape é amor divino! Jesus e os apóstolos usaram este substantivo (e o verbo correspondente) quando se referiram ao amor de Deus. Veja estas passagens: Jo 3.13; Rm 5.8; I Jo 4.8-10. O Novo Testamento nos ensina também que quando nós nos arrependemos dos nossos pecados e cremos em Cristo, recebendo-O como nosso Salvador e Senhor, Deus derrama Seu amor em nosso coração (Rm 5.5). A partir daí, espera-se que o amor de Deus se manifeste através de nós, nos nossos relacionamentos, principalmente com o cônjuge. Veja Ef 5.25 e Tt 2.3-4.

Isto não é fácil... Todos querem ser amados... Fazem de tudo para conseguir um pouco de amor... E o que acontece? Os próprios esforços, neste sentido, acabam dificultando ainda mais as coisas; talvez até afaste a pessoa cujo amor tanto almejamos. A duras provas, descobre-se que é preciso amar primeiro... com amor ágape!

Em I Jo 4, há várias referências ao amor de Deus por nós e recomendações para nos amarmos também uns aos outros. Nesse contexto, o apóstolo explica porque, ou como isto é possível: “Nós amamos porque Deus nos amou primeiro” ( I Jo 4.19). O amor de Deus por nós ensina-nos a amar ou gera amor em nosso coração.

Deus nos ama como somos, a despeito da nossa pecaminosidade, dos próprios egoísmos. Refletindo sobre isto, observando e agradecendo as manifestações diárias do Seu amor, aprenderemos a amar de verdade. Além disso, o Espírito Santo faz alguma coisa sobrenatural em nosso coração... “O fruto do Espírito é amor...” (Gl 5.22). Só assim seremos capazes de amar, no sentido mais elevado e nobre do termo.

Note que esse amor não é um esforço que fazemos porque é a única maneira de conseguirmos que certa pessoa nos ame.

Esse amor, o amor de verdade:

• É ordenado por Deus... para nos induzir.

• É exemplificado por Deus... para nos ensinar.

• É produzido por Deus... para nos capacitar.

O marido ou esposa que ama assim não tenta mudar o cônjuge, não cobra dele o amor desejado. Simplesmente ama, sem cobrar nada em troca. Entretanto, assim como “nós amamos porque Deus nos amou primeiro”, o cônjuge amado, mais cedo ou mais tarde, responderá com amor. O princípio é simples: amor gera amor! Outras passagens ensinam esta mesma verdade. Lc 6.38; Gl 6.7.

Ágape é o amor que dá, de graça; dá 100% e não espera nada em troca.

Frases típicas:

• Eu te amo (sem um porquê).

• Você precisa ficar internado algum tempo, porque eu te amo (numa clínica de drogas, ou até mesmo preso) – chamados por uns de “amor firme”;

• Eu te amo, e por isso você precisa de correção (lembra de Hb 12:6?);

• “Vai doer mais em mim do que em você” – sem o sentido pejorativo.

Conclusão

Não amamos porque somos naturalmente bons, mas porque nascemos da graça. Não cumprimos a lei para fazer-nos “justos”, mas porque ele nos justificou com sua justiça. Não brilhamos porque temos luz própria, mas porque refletimos o sol da justiça.

Ora, o mandamento é este:

1 – que creiamos em o nome de seu Filho Jesus Cristo

2 – e que amemo-nos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou.

O AMOR CRISTÃO precisa ser demonstrado no dia-a-dia por todos os crentes, para que possamos alcançar os perdidos para Deus. Sem amor, não se evangeliza, não se discipula.

O amor leva-nos a realizar a obra missionária e a evangelizar. Através dele, podemos louvar e adorar a Deus em “espírito e em verdade".

FOLHETOS E LIVROS GRATUITOS? CONTATE:



Aqui estão algumas ofertas genuínas e links para se seguir, vá com calma para analisar as páginas, baixar livros, encontrar produtos e detalhes de como entrar em contato, bem como dos formulários para pedido.

Você Pode Ter o Melhor das Bênçãos de Deus
O Pastor Eric Maddison tem sido uma benção para nossas vidas por mais de 25 anos. Ele está agora com 84 anos. Este livro brilhante nos traz os sábios conselhos que ele adquiriu em uma vida inteira como seguidor de Cristo. Não deixe de lê-lo de forma alguma, e melhor ainda, é de graça . . . Puxa!
Clique aqui para adquirir
Lifewords
Lifewords oferece uma variedade ampla de folhetos, brochuras e panfletos gratuitos nas línguas mais importantes e também nas línguas pouco conhecidas. Visite Lifewords eles têm representações no mundo inteiro. O e-mail é europe@lifewords.info ou usa@lifewords.info No Reino Unido os folhetos são gratuitos, porém se puder, faça uma doação.
World Missionary Press
Vá para http://www.wmpress.org depois clique em 'Read a Booklet' (Leia uma Brochura) WMP é um ministério de fé interdenominacional que produz brochuras das Escrituras com 48 páginas em mais de 310 línguas, junto com brochuras de estudos bíblicos e Novos Testamentos. Eles produzem 4.000.000 de brochuras por mês para enviar de graça para 209 países.
O e-mail é: mailroom@wmpress.org
"Um grande pacote de folhetos chegou de graça. Acabei de receber uma quantidade enorme de folhetos evangelísticos da WMP e de fato é um material excepcional. Eles até pagaram pelo frete."
José Urrutia, Ciudad Laja, Chile.
Every Home Crusade
A EHC tem a sua própria editora – no ano passado utilizou 880 toneladas de papel na produção de Literatura Evangélica. A EHC imprime em 90 línguas e distribui de graça para Missões, Igrejas e Pastores dente outros, para 120 países. Endereço:
2 Clara Street, Belfast BT5 5GB, N. Ireland.
Tel: 028 9045 5026 Fax 028 90455026
http://www.revivalmovement.org
E-mail
Every Home for Christ
Brochuras evangélicas, sistematicamente distribuídas de casa em casa são a coluna principal da missão Every Home for Christ para alcançar, com o evangelho, cada família em cada casa no mundo. Por mais de 55 anos de ministério, Every Home for Christ tem mobilizado igrejas para distribuir sistematicamente mais de dois bilhões de brochuras evangélicas de casa em casa em 191 nações. E os resultados têm sido fenomenais! Prospectos e brochuras evangélicos em 70 línguas enviados de graça para mais de 110 países.
Every Home for Christ
PO Box 64000, Colorado Springs, CO 80962, USA
http://www.ehc.org/index.php?contentID=19
Tel: 1-800-423-5054
E-mail: Info@ehc.org
Testimonio Cristiano a Cada Hogar,
C/Albacete 3 Bajo C
28804 - Alcalá de Henares (Madrid)
Apartado de Correos 1235
Spain
The Free Tract Society
The Free Tract Society, PO Box 50544, Los Angeles 90050-0544, USA enviará folhetos evangélicos para qualquer parte do mundo, mas requer uma solicitação formal por carta, de preferência em papel timbrado, explicando quem é você como igreja ou grupo, e quais são os seus planos para o uso dos folhetos. Obviamente que pelo correio isto levará tempo, assim seria bom planejar com antecedência.
http://www.freetractsociety.org
E-mail: freetractsociety@dslextreme.com
SOON Ministries
Soon Ministries produz materiais evangelísticos gratuitos, principalmente para a África e para a Ásia, em inglês fácil, francês, português africano, swahili, e pulaar/fulfulde para os povos Fula/Fulani da África Ocidental.
http://guide.gospelcom.net/resources/free-papers.php
E-mail: guide@web-evangelism.com
The Bible League
Em 2005, a Bible League distribuiu 17.256.565 Escrituras para as pessoas ao redor do mundo que estão famintas pela Palavra de Deus. Desde 1938, ela vem fornecendo a Palavra de Deus em mais de 55 países e em mais de 700 línguas.
http://www.bibleleague.org/scripture/index.php
E-mail: info@bibleleague.org
E-Sword
E-Sword, A Espada do Espírito com um corte eletrônico. Para leitores que tenham computador, E-Sword oferece várias versões da Bíblia em inglês e em muitas outras línguas, com concordâncias, dicionários, livros cristãos e o melhor software de busca bíblica disponível no mercado, e de graça. É simplesmente o melhor recurso cristão na Internet. É usado pelo editor frequentemente.
http://www.e-sword.net
Derek Prince Ministries
Derek Prince Ministries oferece cartas de ensino sobre uma infinidade de assuntos- de graça.
http://www.dpmuk.org
Book Aid
Para doações de livros para bibliotecas no mundo em desenvolvimento.
271 Church Road, London, SE19 2QQ, England
Telefone +44 208 857 7794 e Fax +44 208 857 9565
Webpages: http://www.book-aid.org
E-mail: office@book-aid.org
Gospel.Com
Para Bíblias on-line em muitas línguas e em diversas versões, capacidade total de busca, uma webpage brilhante e totalmente gratuita, perfeita para estudantes, estudiosos da Bíblia e pregadores.
http://bible.gospelcom.net
Dr. Rob Reeve, Missão Horizontes, França
Dois livros grátis
Esteemed by Angels (sem tradução)
Este livro foi escrito para incentivar as orações, e motivar as missões. Ele contém ensino devocional e exemplos de trabalhos externos práticos da oração profética em ação. Possui também bastante ensino sistemático sobre missões mundiais para estimular os movimentos missionários nativos na África Central e mais além. Acima de tudo, é um livro que é apaixonado pelas infinitas possibilidades que a oração nos abre, possibilitando mesmo até ao mais humilde dos mortais a cumprir seu destino pessoal de levar o amor tremendo de Cristo para as nações.
Click here to download free (Clique aqui para baixar)

Lots of Loving (sem tradução)
A Jornada de um Homem pelas Nações
Através de sua própria história, Rob nos guia a uma viagem de descobertas; a descoberta do propósito de Deus, trabalhando cotidianamente nas pessoas e nas situações, a descoberta de que cada choro profundo é ouvido e valorizado por nosso Criador, a descoberta de que nada poderá deter uma pessoa que estiver determinada a seguir a Deus. Quando descobrimos estas coisas, ficamos presos. Devemos tomar atitudes. Eu ri e chorei ao ler este livro. Rob tem a habilidade de sair de si mesmo e vislumbrar algo do suave entrelaçamento entre o passado, o presente e o futuro. Sua narração é realista, simples, com humor e compaixão. Ao nos contar sua própria história, ele transmite sua admiração sobre os propósitos que predominam em sua vida. Ao fazer isto, nos abre uma janela para admirarmos o propósito de nossa própria vida. Uma das minhas primeiras memórias de Rob foi a sua chegada na sede da Missão Horizontes, no Reino Unido, para uma expedição ao Norte da África. Ele carregava sua bagagem em um saco preto para lixo. Aquele saco quase vazio parecia resumir tudo o que ele carregava de bens materiais. Ele estava para partir em uma aventura com Deus, e não havia nada que pudesse detê-lo!
Do Prefácio por Gail Dixon, Nations, País de Gales.
Click here to download free Clique aqui para baixar
Outras possibilidades
Que podem não ser totalmente de graça
Book Aid International ajuda a equipar bibliotecas na África.
Para livros em geral, porém não oferece livros cristãos.
O site mundial pra todas as Sociedades Bíblicas está aqui com muitas ofertas variadas de Bíblias.
Você poderá baixar Bíblias em diversas línguas aqui
Poderá também ir ao Google e escrever as palavras Bíblia Grátis ou folhetos e brochuras bíblicos e o Google lhe fornecerá uma vasta lista de páginas para verificar, tal como esta que oferece um Novo Testamento de graça:
Free Bible Ministry Somente para os EUA
Chick
Christian Publishing and Outreach, UK