08/10/2010

O SHOFAR, INSTRUMENTO FALADO NA BIBLIA SAGRADA




O Shofar



"… então façam soar a trombeta no décimo dia do sétimo mês, no DIA DA EXPIAÇÃO façam soar a trombeta por toda a terra de voces; consagrem o quinquagésimo ano e proclamem a libertação por toda a terra a todos os moradores. Este lhes será um ano de Jubileu, quando cada um de voces voltarão para a propriedade de sua familia e de seu proprio clã…" (Lv.25:9-10 NVI)



O SHOFAR um simbolo muito conhecido do ROSH HASHANÁH (celebração do ano novo de Israel), é um dos instrumentos mais primitivos usados na musica Judia. Geralmente era feito de chifres de carneiros, um shofar tambem pode ser feito de chifres de outros animais, o mais conhecido no Brasil por exemplo o chamamos de "berrante", este instrumento é um dos que não sofreram mudanças ao longo de mais de 5000 anos.



Nos tempos bíblicos o shofar era tocado para anunciar um evento importante, como um alarme para a guerra, ou ainda para a paz esperada. O GRANDE SHOFAR, segundo a historia, foi tocado durante o evento mais importante do povo de Israel, a entrega dos dez mandamentos lá no monte Sinai, dai a importancia da festa de SHAVUOT.



O toque do Shofar é um dos mandamentos específicos para o ROSH HASHANAH, assim como os trombetistas anunciavam a presença dos reis mortais, o shofar é usado pelos judeus para anunciar a coroação do Rei dos Reis.



O chifre de carneiro é tocado cem vezes. É um simbolo apropriado enquanto traz a lembrança do povo de Israel a disposição de Abraão em sacrificar ao seu filho Isaque, para assim cumprir o mandamento de Deus. No último momento Deus ordenou a Abraão a trocar o filho Isaque pelo cordeiro providenciado.



Tocando o Shofar:

O shofar é um dos instrumentos musicais conhecidos por toda a humanidade, foi desenvolvido pelos hebreus primitivos, e, como dissemos anteriormente é feito de chifres de animais, geralmente de carneiro.



O shofar é tocado em muitas e diferentes ocasiões: no ano do Jubileu, no Rosh Hashanah, tambem conhecido como Yom Kippur ou Yom Teruah, em rituais religiosos, ou ainda para a convocação de uma guerra. Nos ultimos tempos tem sido utilizado para a convocação de dias santos.



Os toques do Shofar:



O Tekiah:chamado de "O SOM", um largo toque com um tom claro.

O Shevarim: "QUEBRANTAMENTO", som alentador de tres toques curtos.

O Teruah: "ALARME" uma série rapida de nove ou mais toques bem curtos.

O Tekiah Gedolah: "O GRANDE TEKIAH" um som sem parar sustentado o maximo que os pulmões puder aguentar.



De fato não se tem uma certeza de como se soa o TEKIAH, pode ser um Shevarim, um Teruah, ou uma combinação de ambas. No Rosh Hashanah, varias combinações são usadas para acomodar as varias opiniões.



Por que o Shofar é tão importante para o povo de Israel?

O mandamento de tocar o Shofar é dado na Torah, sem explicação, porem os Rabis providenciaram diversas explicações e interpretações sobre o significado do Shofar. Maimondes um filosofo e físico Judeu nascido na Espanha no seculo XII, escreveu o seguinte pensamento:



"…desperte dormentes do vosso sono! Levantem-se sonolentos do vosso sono! Esquadrinhai vossos atos e regressai ao arrependimento e recordai do vosso Criador! Aqueles esquecidos da verdade alertas das vaidades do tempo e aqueles que mal-gastam todo o seu ano em vaidade e ociosidade que não podem nem te ajudar e muito menos te salvar. Olhem as vossas almas, melhorem os vossos caminhos e atos. Cada um abandone seus maus caminhos e seus pensamentos que não são bons…" HILKHOT TESHUVAH capitulo 3.



O Shofar então simboliza o tema principal dos dias de arrependimento, durante o qual comemoramos o inicio do mundo. Tratamos de fazer um novo inicio dentro de nos mesmos, e regressarmos ao começo do ciclo. O Shofar, com suas chamadas poderosas e profundas, remove os obstaculos diante de nós e nos ajuda a alcançar este novo início
Ouçamos pois, o Shofar soar nestes últimos dias e nos arrependamos de todo nosso coração para que haja em nós tempos de refrigérios, que ao soar da trombeta, possamos estar dispostos a um novo começo cheio de paz e de graça..


Deus os abençoe ricamente


Pr.Dr. Wagner Teruel