02/07/2010

OS SE7E PECADOS CAPITAIS: LUXÚRIA –PARTE 2

 

SE7E OS PECADOS CAPITAIS – parte 8b de 8 42

Quando o sexo é legitimo e quando não?

Genesis 2.24: Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

  1. Sexo é legitimo entre pessoas autônomas e emancipadas. Adultas e responsáveis por si mesmas. Que assumem as responsabilidades de seus atos e suas decisões. Que assumem as conseqüências de seus atos. Por exemplo: minha filha vai fazer filho pra que eu cuide? Não!
  2. Liberdade. Pessoas livres. Eu sou casado com a Márcia. Somos uma só carne. Pra qualquer cama que eu for ela vai junto, logo eu só posso ir pra cama dela. Eu sou uma só carne com uma mulher. Logo: eu só posso ir pra ma dela. Eu não sou livre pra realizar o meu desejo com qualquer outra mulher.  Sou casado.
  3. Une-se a sua mulher. Une-se. Faz-se uma aliança de vida. Um compromisso de relacionamento, de entrega mutua. Admissão de vida por inteiro. Não é uma aventura de sábado a noite, é uma caminhada. Não é uma transa é uma conjugalidade. Não é sexo de bicho, de prazer animal, é uma relação de amor de afeto. Construção profunda de vida. Aprender a ser homem com ela e ela ser mulher comigo, sob meu olhar masculino. Eu serei curado por essa mulher e ela por mim. Isso é casamento! Assim que a Bíblia diz e por ai a gente anda.

O sexo é legítimo quando acontece isso. Por isso que a gente diz assim que o sexo é pro casamento.

Agora, qual é o fenômeno da nossa sociedade?

Os jovens, os jovens adultos, e os adultos com vida sexual ativa sem casamento? Bom eles estão casados só que não sabem. Só que estão casados num péssimo casamento. Estão casados pela metade. Por exemplo:

A menina namora com o cara e tem vida sexual ativa com ele por um ano e meio. Daí termina o namoro, com o outro namorado tem vida sexual ativa por mais sete meses, ai depois transou com três caras, três fins de semanas diferentes porque estava sozinha. Ai depois arrumou um noivo e vai casar! Vai casar. Ai vem pra mim e eu vou fazer o casamento dela. Bom já deve ser o sexto casamento dela, não é o primeiro, é o sexto, sétimo, oitavo…

É o sétimo, depois de seis péssimos casamentos antes desse, porque todos casamentos pela metade. Porque se faz uma só carne, mas não deixa pai e mãe, não se assume integralmente…

“mas eu não casei com sua família. Eu me casei com você”. Mentira. Casou, levou tudo. Casou levou tudo, assume todo o passivo.  Casamento é isso, são duas histórias e à partir de agora, uma história só. Não existe mais o seu e o meu. Existe o nosso! O que problema seu é meu problema. Somos um só. Isso a Bíblia chama de casamento.

Por isso que eu não me iludo! A gente não casa nem no cartório nem na igreja.

O pessoal fala pra mim: Você vai lá fazer o casamento do fulano? Eu não. Eu vou lá orar pelo casal. Pra uns eu oro pra Deus abençoar. Pra outros eu peço pra Deus ter misericórdia.

Eu não faço casamento. Até porque, eu aprendi também que casamento é uma coisa que a gente faz todos os dias. Por que? Porque:

Há casais que estão casados há 10 anos e o marido ainda não deixou pai e mãe;

Há casais que estão casados há 15 anos mas a mulher ainda não se uniu ao seu marido. Ele é ele, ela é ela. Ela tem a vida dela, os interesses dela, os projetos dela, as prioridades dela, os sonhos dela, os desejos dela. E ele? Ele é um viabilizador. Um patrocinador dos sonhos dela.  Um financiador. Ela ainda não se uniu. Não casou ainda.

Na bíblia: Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

Na sociedade: se faz uma só carne, daí aos pouquinhos vai deixando pai e mãe, se for conveniente se une…

“adiamento do prazer e peso da responsabilidade. Queremos o prazer em tempo real e se possível com nenhuma responsabilidade” MARINA SILVA.

Isso viva assim e destrua a sua vida e quantas outras forem possíveis!

Bom… sendo bem honesto, como o fiz até agora:

Alguém aqui acha que não pratica o pecado da gula? Alguém aqui acha que vai pro inferno porque comeu um brigadeiro a mais? Porque repetiu a lazanha?

Um anjo com fita métrica na porta do céu. Você acha?

Então… Alguém acha mesmo que vai pro inferno porque tem vida sexual ativa. Porque transou ou deixou de transar?

A questão não é essa! A questão não é Deus castiga. Não é, pecado Deus condena. É pecado vai pro inferno. A questão é o que o apostolo Paulo diz: todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convém.

Sabe, o que tenho visto nesses relacionamentos fugazes, prazeres de cama em cama, prazeres de fim de semana, postergação de construção de família. Aos poucos essa possibilidade vai se perdendo, e no lugar dela vai nascendo a solidão. O que antes era prazeroso, vira angustia e vazio.

As maiores reclamações é de quem “aproveitou” demais. Transou demais. E tá vazio. Essa é a queixa, nosso apetite não é por sexo. Não somos bichos. Não vivemos os ciclos do cio. Nós somos gente pra dar amor, receber amor, construir relacionamento…

Quando a Bíblia diz: Não entregue seu corpo a promiscuidade, se você vai fazer ou deixar de fazer sexo, no casamento ou fora dele. Olhe pro céu, olhe pro espelho e pergunte-se a si mesmo diante de Deus: Eu sou bicho ou sou gente? Eu estou me tratando com dignidade? E tratando meu parceiro, minha parceira, com dignidade? Há legitimidade, grandeza, beleza, afeto, amor nessa relação?

Veja bem, não estou perguntando, e não quero saber, se é casado, se deixou de ser casado, se você é divorciado, se você é solteiro, se você é namorado. Eu quero saber o seguinte: Você é adulto? Você é livre? Você diante de Deus está comprometido a ter esse seu parceiro, essa sua parceira com dignidade e,assumi-lo por completo?

Então desfrute. Desfrute porque o sexo é legitimo e é um prazer legitimo. O sexo é divino. Mas ele não pode ser bestial e animal como tem sido.

O fruto do espírito é… Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Seria o caso de nos perguntarmos em nossas relações de afeto:

Nessa relação há amor, nessa relação há paz, nessa relação há bondade, nessa relação há temperança? Nessa relação há disposição ao sacrifício, compromisso de perdão,intenção de andar a segunda milha. O desejo da entrega plena.

Essas são as perguntas legitimas. Por isso o que a sociedade faz com o sexo é grotesco. Bestial. E desumano. O caminho de Deus para nós é outro caminho.

É caminho de aliança entre pessoas que se amam e se assumem diante de Deus com dignidade. Diante uma das outras. Diante da sociedade onde devemos refletir e espelhar um padrão de relacionamento humano.

Somos cristãos. Somos seguidores de Jesus.

Estamos presentes na sociedade dizendo: Olhem pra nós e aprendam a ser gente. Aprendam a ser casal. Aprendam a construir família. Aprendam a desfrutar do sexo. Aprendam a amar. Aprendam o que é de fato viver e ter prazer aos olhos de Deus e sob a benção de Deus.

Meu maior desejo é que o Espírito Santo nessa caminhada dos sete pecados capitais nos desperte a sermos mais gente. Mais humanos a imagem e semelhança do Senhor.  Nossa humanidade em Cristo Jesus.

milton

FONTE:  || vineyard café || blog

Confira todas as matérias seguindo o link acima. SÃO TODAS DE ALTA QUALIDADE!