01/04/2010

Como podemos ajudar aqueles que relutam em crer nas Escrituras?

 John Piper

jp003leitura.jpg (13K) - Leitura

O maior obstáculo para abraçar algo antigo como sendo verdade é a noção de que ser novo é ser verdadeiro. Tantas pessoas hoje têm a idéia de que, com o passar do tempo, os estudiosos estão mais próximos da verdade. Essa é uma suposição irracional.

Provavelmente nós hoje não entendemos algumas coisas tão bem quanto as pessoas de 300 anos atrás. Mas nós podemos achar que sim, já que vivemos em uma era tecnológica, científica e, geralmente, a ciência progride assim. Cientificamente nós sabemos mais hoje do que sabíamos ontem. Mas em questões morais e religiosas – questões teóricas – as coisas não funcionam dessa maneira.

"Ler o que pessoas escreveram a 100, 500, ou 3000 anos atrás é tremendamente esclarecedor porque em qualquer determinado ponto eles podem estar vendo algo sobre Deus muito mais claramente do que nós vemos hoje."

Há períodos em que uma cultura fica muito cega em relação a certas verdades profundas e maravilhosas, e há outros em que uma cultura fica mais alerta a eles. Por isso, ler o que pessoas escreveram a 100, 500, ou 3000 anos atrás é tremendamente esclarecedor porque em qualquer determinado ponto eles podem estar vendo algo sobre Deus muito mais claramente do que nós vemos hoje.

Portanto, eu posso entender a pessoa que diz: "eu não gostaria de ler algo com 3000 anos de idade", porque eu sei que ela provavelmente tem uma mentalidade progressiva que enxerga como se tudo estivesse tornando-se mais sábio, mais inteligente e melhor compreendido. Mas se você ajudá-la a distinguir entre a realidade científica e a realidade moral / religiosa, penso que ela despertaria para o fato de que havia pessoas sábias há 3000 anos que viram coisas em Deus e na natureza da alma humana que são mais profundas e esclarecedoras do que a nossa visão delas hoje (que é talvez mais fraca precisamente porque nós temos uma mentalidade tão científica e não temos um coração preparado para esse tipo de visão).

Fonte: Extraído de Desiring God Ministries - Ask Pastor John (Pergunte ao Pastor John)

Tradução: Juliano Heyse (centurio)

Fale conosco: mail@bomcaminho.com.

Como podemos ajudar aqueles que relutam em crer nas Escrituras?

BREVE HISTÓRIA: porque o peixe é associado ao cristianismo?

 

O símbolo estilizado do peixe, ou mesmo sua figura, é um dos símbolos do cristianismo. Afinal, qual a relação?

Em primeiro lugar, o óbvio: um dos principais milagres de Cristo foi a multiplicação dos pães e peixes, em duas ocasiões, como consta nos evangelhos, e aqui não vou fazer citações por que o presente texto é explicativo, e não apologético, mas é fácil encontrar nos evangelhos.

Em segundo lugar temos que a principal fonte de alimentação e de economia da região em que Jesus viveu era o pescado, não foi à toa que ele escolheu seus primeiros apóstolos entre essa classe de trabalhadores. Lembremos ainda que o messias prometeu fazê-los 'pescadores de homens'.

Por último, e principalmente, encontramos no símbolo do peixe uma forma de driblar a perseguição cruel dos romanos aos cristãos primordiais. Peixe, em grego, língua muito difundida na época, é ICHTIS (lê-se íktis), quase uma sigla de Iezus CHrisTuS, Jesus Cristo. Assim, onde estava desenhado esse símbolo os iniciados sabiam tratar-se de uma família cristã. Algo parecido com o moderno Tio Sam, Uncle Sam em Inglês, uma semi sigla de UNited States of AMerica.

E tenho dito!

The Well

FONTE:   O Gentileza: Breve história: porque o peixe é associado ao cristianismo?

SEGUI O ÁGAPE

 

Nos evangelhos sinóticos, bem como em Paulo, o «amor» tem uma qualidade ética e espiritual intrínseca, em si mesmo e totalmente independente do seu objeto. Por isso Paulo pode dizer, sem nenhuma outra qualificação: “Segui o ágape”. Ele não precisa especificar o objeto para qual esse amor deve se dirigir. Paulo ignora qualquer distinção entre um ágape genuíno e um ágape falso. No momento em que o amor se mostra como amor-ágape, sua legitimidade ética e espiritual está para o apóstolo acima de qualquer dúvida. Tal amor é o extravasamento do amor divino seja qual for o objeto. João adota uma posição substancialmente similar. Aqui também o ágape possui sua qualidade definida própria, e não precisamos perguntar qual é o seu objeto para podermos determinar sua qualidade. Por isso, sem maiores qualificações, podemos dizer: “O ágape procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é ágape” (I Jô 4:7s.). Temos aqui a marca da maré cheia do conceito joanino de ágape. Deus e ágape são um. Ágape como tal, independentemente do objeto a que se dirige, é participação na vida de Deus: o ágape nasce de Deus.

FONTE:   Hiperatividade Cerebral!: Janeiro 2009

QUANDO O FRACO INVOCA A DEUS ELE É FORTE

 

"Diga o fraco, sou forte" - Joel 3.10.

Deus é bom, sempre bom.

Nossa compreensão sobre a bondade de Deus é limitada. Quando nos deparamos com desilusões, tragédias, surge o triste questionamento se o Senhor é bondoso mesmo.

Vivendo momentos de crises, a nossa mente sofre, o coração geme, a alma suspira como a procurar oxigênio mais puro. Parece que estamos sendo jogados contra a parede, ininterruptamente, e sem saber o que será de nós no futuro. Sentimos que estamos abandonados. Nossa condição é a mesma de quem tem diante de si um livro que não terminou de ler. O leitor não sabe qual é o plano arquitetado pelo autor para o desfecho do romance. Deus é o Autor da vida, e para Ele somos mais que meros personagens de ficção. Ele nos ama! Ele nos quer tão bem que sacrificou o próprio Filho Unigênito para que tenhamos vida plena, vida feliz.

Talvez, você tenha dito para muitas pessoas "Jesus te ama". Agora, em face do imponderável e incompreensível futuro, precise começar a dizer para si mesmo (a) "Jesus me ama". Essa afirmação é verdadeira, e você tem que deixá-la audível aos próprios ouvidos e alma.
Invoque ao Senhor. Busque a Deus de todo o seu coração e Ele lhe dará atenção e a resposta que deseja. "Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais" - Jeremias 29.11.

Alguns aflitos se esquecem que Jesus Cristo declarou que passaríamos por momentos aflitivos. Não lembram a constatação de Salomão, ele escreveu que os mesmos problemas afetam sábios e tolos, porém, o final da crise de ambos são diferentes (Eclesiastes 2.14; João 16.33). Ao que é sábio, reverente a Deus, está reservado a paz satisfatória (Salmo 37.4).
Existe luz no fim do túnel. O profeta Joel ao pedir aos que se sentem fracos dizerem que são fortes (3.10) não escreveu um convite à utopia, não sugeriu a simples confissão positiva. Trata-se de uma declaração de fé. A fé é superior às nossas sensações, ela traz à existência as coisas inexistentes! A solução que você não vê agora existe, é gerada por fé. Continue crendo!

FONTE: Eliseu Antonio Gomes: .Salmos

O Gozo de Saber que Deus é Deus - John Piper

 


Deus pode ser impressionado pelo homem?


O esforço humano nunca pode impressionar um Deus onipotente, e a grandeza dos homens jamais pode impressionar um Deus de grandeza infinita. Isto é má notícia para aqueles que competem com Deus, mas boa notícia para aqueles que querem viver pela fé.

O Salmo 147 é uma emocionante declaração de esperança para um povo que desfruta do gozo e certeza de que Deus é Deus. O salmista afirma: "Conta o número das estrelas, chamando-as todas pelo seu nome" (v. 4). Ora, isto é mais do que podemos apreender! "Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir" (SI 139.6).

A Terra, onde vivemos, é um pequeno planeta que gira em torno de uma estrela chamada Sol, que tem o volume um milhão e trezentas vezes maior do que o da Terra. Existem estrelas milhões de vezes mais luminosas do que o Sol. Existem aproximadamente cem bilhões de estrelas em nossa galáxia, a Via Láctea, que tem cem mil anos-luz de extensão. (Um ano-luz equivale a 299.792.458 km/s.) O Sol viaja a 249 km/s, e, por isso, seriam necessários, duzentos milhões de anos para que o sol cumprisse apenas uma órbita em volta da Via Láctea. Existem milhões de outras galáxias além da nossa.

Agora, ouça novamente: o Salmo 147 afirma que Deus conta o número de todas as estrelas. Não somente isso, afirma também que Ele as chama pelo nome que lhes deu, tal como se faz a animais de estimação. Você os olha, observa suas características e chama-os por algum nome que se enquadre nas diferenças. Quando cantamos o hino "Let Ali Things Now Living", de Katherine Davis, eu sorrio com grande satisfação quando chego às palavras:

Ele estabelece a sua lei:
As estrelas, em seus cursos,
O Sol, em sua órbita,
Resplandecem obedientemente.

Sim, eu penso, "obedientemente" é a palavra correta! O sol tem um nome na mente de Deus. Ele chama o sol por seu nome, diz a ele o que fazer e ele obedece. E assim o fazem trilhões de estrelas. (Assim como todos os elétrons, em todas as moléculas dos elementos das estrelas e dos planetas, incluindo os elementos que se encontram nas guelras de um tubarão que vive embaixo das rochas, na costa da ilha de Rhode.)

Ora, o que impressionaria um Deus como este? Salmo 147.10-11 nos mostra com clareza:

Não faz caso da força do cavalo, nem se compraz
nos músculos do guerreiro. Agrada-se o SENHOR dos
que o temem e dos que esperam na sua misericórdia.

Imagine um levantador de peso, nas Olimpíadas, que se orgulha de haver levantado duzentos e vinte e cinco quilos. Ou imagine algum cientista se orgulhando de que descobriu como uma molécula é afetada por outra. Não precisamos ser gênios para saber que Deus não se deixa impressionar por essas coisas.

As boas-novas para aqueles que desfrutam do gozo de saber que Deus é Deus é que Ele tem prazer nessas pessoas. Deus se agrada daqueles que esperam no imensurável poder dEle. Não é uma coincidência literária o fato de que os versículos referentes a outro aspecto da grandeza de Deus (nos versículos 4 e 5), mostram-No cuidando do fraco (vv. 3 e 6):

3          sara os de coração quebrantado e lhes pensa as feridas.
4          Conta o número das estrelas, chamando-as todas pelo seu nome.
5          Grande é o Senhor nosso e mui poderoso; o seu entendimento não se pode medir.
6          O SENHOR ampara os humildes e dá com os ímpios em terra.

Oh! que prenda a nossa atenção a verdade de que Deus é Deus e trabalha onipotentemente em favor daqueles que esperam nEle (Is 64.4), bem como na sua misericórdia (SI 147.11) e O amam (Rm 8.28). Ele ama ser Deus para os fracos e desamparados, que O buscam para tudo o que necessitam.

fonte:  Cristão Hedonista: O Gozo de Saber que Deus é Deus - John Piper