01/04/2010

Como podemos ajudar aqueles que relutam em crer nas Escrituras?

 John Piper

jp003leitura.jpg (13K) - Leitura

O maior obstáculo para abraçar algo antigo como sendo verdade é a noção de que ser novo é ser verdadeiro. Tantas pessoas hoje têm a idéia de que, com o passar do tempo, os estudiosos estão mais próximos da verdade. Essa é uma suposição irracional.

Provavelmente nós hoje não entendemos algumas coisas tão bem quanto as pessoas de 300 anos atrás. Mas nós podemos achar que sim, já que vivemos em uma era tecnológica, científica e, geralmente, a ciência progride assim. Cientificamente nós sabemos mais hoje do que sabíamos ontem. Mas em questões morais e religiosas – questões teóricas – as coisas não funcionam dessa maneira.

"Ler o que pessoas escreveram a 100, 500, ou 3000 anos atrás é tremendamente esclarecedor porque em qualquer determinado ponto eles podem estar vendo algo sobre Deus muito mais claramente do que nós vemos hoje."

Há períodos em que uma cultura fica muito cega em relação a certas verdades profundas e maravilhosas, e há outros em que uma cultura fica mais alerta a eles. Por isso, ler o que pessoas escreveram a 100, 500, ou 3000 anos atrás é tremendamente esclarecedor porque em qualquer determinado ponto eles podem estar vendo algo sobre Deus muito mais claramente do que nós vemos hoje.

Portanto, eu posso entender a pessoa que diz: "eu não gostaria de ler algo com 3000 anos de idade", porque eu sei que ela provavelmente tem uma mentalidade progressiva que enxerga como se tudo estivesse tornando-se mais sábio, mais inteligente e melhor compreendido. Mas se você ajudá-la a distinguir entre a realidade científica e a realidade moral / religiosa, penso que ela despertaria para o fato de que havia pessoas sábias há 3000 anos que viram coisas em Deus e na natureza da alma humana que são mais profundas e esclarecedoras do que a nossa visão delas hoje (que é talvez mais fraca precisamente porque nós temos uma mentalidade tão científica e não temos um coração preparado para esse tipo de visão).

Fonte: Extraído de Desiring God Ministries - Ask Pastor John (Pergunte ao Pastor John)

Tradução: Juliano Heyse (centurio)

Fale conosco: mail@bomcaminho.com.

Como podemos ajudar aqueles que relutam em crer nas Escrituras?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A boca fala do que está cheio o coração.