23/07/2011

Reflexão Bíblica em Lucas 7.24

VERSÍCULO:Depois que os mensageiros de João foram embora, Jesus começou a falar à multidão a respeito de João: “O que vocês foram ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?"(Lc 7:24)

PENSAMENTO:O caniço a qual Jesus se referiu era uma planta que crescia às margens do rio Jordão. Longa e fina, ela se curvava a qualquer vento que soprava. Se alguém fosse ouvir João pensando que ele era assim, voltava decepcionado. A mensagem do Batista ofendeu muitas pessoas e ele não se dobrou aos incomodados, inclusive o tetrarca Herodes. Tomás Merton ponderou “Não há nada de confortável na Bíblia - até que nós consigamos fazê-la confortável para nós mesmos. Daí, então, talvez estejamos confortáveis demais com ela."A mensagem que estamos buscando na Bíblia ainda nos incomoda? Ou será que a temos domesticado? Será que temos ficado confortáveis demais com ela?
Fonte:www.hermeneutica.com.br

Reflexão Bíblica em Lucas 7.23

VERSÍCULO:“…e feliz é aquele que não se escandaliza por minha causa”.(Lc 7:23)

PENSAMENTO:Jesus não perguntou a João o que ele queria ver, nem o que ele pessoalmente precisava. Jesus falou das marcas do seu ministério e esperou que João confiasse nelas. Às vezes as provas de que Jesus é o Messias estão bem diante de nós. Mas, porque não são as provas que nós queremos, ou porque Deus não atende aos nossos anseios e pedidos, nós deixamos de crer nEle. Há algum sinal que você está esperando para poder depositar toda sua fé em Jesus? Pare para pensar: se Jesus fizesse aquilo que você mais deseja, isso seria prova de que ele é filho de Deus? Será que não há coisas no seu passado que você pediu a Deus, que hoje dá graças a Ele que não recebeu? Às vezes a melhor prova da soberania de Deus são os pedidos negados para nosso próprio bem. Só um Deus onisciente pode fazer isso. Confie em Jesus e olhe para tudo que ele já fez por você.
Fonte:www.hermeneutica.com.br

Reflexão Bíblica em Lucas 7.18-22

VERSÍCULO:Os discípulos de João contaram-lhe todas essas coisas. Chamando dois deles, enviou-os ao Senhor para perguntarem: “És tu aquele que haveria de vir ou devemos esperar algum outro?” Dirigindo-se a Jesus, aqueles homens disseram: “João Batista nos enviou para te perguntarmos: ‘És tu aquele que haveria de vir ou devemos esperar algum outro?’ ” Naquele momento Jesus curou muitos que tinham males, doenças graves e espíritos malignos, e concedeu visão a muitos que eram cegos. Então ele respondeu aos mensageiros: “Voltem e anunciem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos vêem, os aleijados andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e as boas novas são pregadas aos pobres…”(Lc 7:18-22)

PENSAMENTO:João anunciou Jesus e ainda o apontou como o Messias. Depois,ele teve sua hora de duvidar. Aprisionado pelo perverso Herodes,sua fé ficou abalada. Jesus respeita dúvidas genuínas e sinceras.Ele não ficou decepcionado com João, mas, enviou de imediato sua resposta. Se você tiver dúvidas, fale para Deus. Diga a ele o que você não entende ou porque ainda não consegue crer. Mas, abra também seus olhos para ver o que Ele está fazendo ao seu redor.Ouça as pessoas que conhecem Jesus e veja o que ele está fazendo em suas vidas. Sua resposta virá e você descobrirá que ele é mesmo o Filho de Deus. Continue buscando. Sua resposta virá.
Fonte:www.hermeneutica.com.br

Reflexão Bíblica em Lucas 7.14-17

VERSÍCULO:Depois, aproximou-se e tocou no caixão, e os que o carregavam pararam. Jesus disse: “Jovem, eu lhe digo, levante-se!” O Jovem sentou-se e começou a conversar, e Jesus o entregou à sua mãe.Todos ficaram cheios de temor e louvavam a Deus. “Um grande profeta se levantou entre nós”, diziam eles. “Deus interveio em favor do seu povo.” Essas notícias sobre Jesus espalharam-se por toda a Judéia e regiões circunvizinhas.(Lc 7:14-17)

PENSAMENTO:Primeiro, as palavras de Jesus penetram a terrível dor de uma viúva que acaba de perder seu único filho. Depois elas passam pela escuridão do além e chamam de volta aquele que ela havia perdido para sempre. Compaixão. Poder. Os homens que têm um, raramente possuem o outro. Jesus reúne os dois como ninguém antes ou depois.Quando Jesus ressuscitou o filho da viúva, ele mostrou que a morte não tem a última palavra. A última palavra é de Jesus. É a palavra mais poderosa que existe, mas, é uma palavra sempre temperada com compaixão. Como Max Lucado observou, Jesus "não ressuscitou os mortos por causa dos mortos. Ele ressuscitou os mortos por causa dos vivos". Um dia, toda a dor e sofrimento, todas as perdas que nos rondam se renderão à palavra de Jesus. Quando Jesus fala, até amorte tem que recuar. Graças a Deus pela esperança viva e verdadeira que temos em Jesus!
Fonte:www.hermeneutica.com.br

Reflexão Bíblica em Lucas 7.11-13

VERSÍCULO:Logo depois, Jesus foi a uma cidade chamada Naim, e com ele iam os seus discípulos e uma grande multidão. Ao se aproximar da porta da cidade, estava saindo o enterro do filho único de uma viúva; e uma grande multidão da cidade estava com ela. Ao vê-la, o Senhor se compadeceu dela e disse: “Não chore”.(Lc 7:11-13)

PENSAMENTO:Duas grandes multidões se encontram. Uma segue um corpo morto.Outra segue o Senhor da vida. Até hoje a humanidade se divide nestes dois. Infelizmente, ainda hoje o maior grupo não segue o caminho da vida, mas, rumo ao cemitério. Quando Jesus diz para a mãe não chorar, não é que ele despreza a sua dor. Marido morto,filho único sendo carregado para o enterro. A dor dela era demais para agüentar. Será que Jesus pensou em sua própria mãe, que embreve estaria passando por isso? Jesus compreende nossas dores. Ele sente nossas perdas. E ele nos conforta com o anúncio de que a hora de chorar terá fim.
Fonte:www.hermeneutica.com.br