03/08/2010

O CERNE DA LIDERANÇA

 3331392

Será que existem mais coisas em liderança, além de visão, estratégia e gerenciamento? Nós pensamos que sim. Uns meses atrás, Todd Hunter, Dallas Willard e Brian McLaren, gastaram 3 dias em uma sala, cheia de líderes da Vineyard para discutirem sobre liderança num mundo emergente. O que a tarefa de liderar exige? E como podemos nos tornar o tipo de pessoas que realmente darão conta do recado?

O bom líder de verdade – por Todd Hunter

Estava no final do mês de dezembro de 1998, aqui no Sul da Califórnia, curtindo um dia límpido e claro (muito raro), mas com frio. Da janela de meu escritório tinha uma vista das montanhas San Bernadino carregadas de neve, o que só podemos ter aqui de 20 a 30 vezes ao ano. Lembro-me deste dia em particular, pois foi um dia que separei para estar com Deus, orar e pensar sobre minha estratégia e objetivos para 1999.

Com meu bloco de anotações à minha frente, esperei que Deus pudesse me revelar a lista de “dez coisas” que ele queria que completasse em 1999. Para minha surpresa, ele não começou com a número um. Ao invés, ele me deu um título para escrever no topo da página:

Torne-se uma boa pessoa.

Inicialmente isto pode parecer estranho para você. Será que o Lider Nacional da Associação de Igrejas Vineyard dos EUA não tem como aplicar seu tempo e energia em coisas mais importantes? Será que não existem grandes estratégias e políticas a serem planejadas? Claro que sim! Juntamente com uma lista enorme de coisas a serem feitas. E é por causa disto – e isso me pega – que é crucial que eu seja, na medida do possível, uma boa pessoa. Do ponto de vista do Reino, eficiência em liderança está diretamente ligada à bondade do líder. Em se tratando de liderança espiritual, a falta de bondade, a longo prazo, acaba com a eficiência.

Cinco anos de escritório à frente da AIV, me ensinaram que nunca precisei tanto ser como Jesus – ter sua sabedoria, integridade, prudência, bondade, amor, justiça, discernimento, entendimento e uma boa capacidade para poder captar a verdadeira natureza das coisas. Resumindo: preciso ser o tipo de pessoa que possa autenticamente funcionar com a profundidade da bondade que Jesus demonstrou literalmente que é possível ser vivida no Reino de Deus.

Quando estou fazendo avaliações e decisões referentes ao ministério de alguém ( e potencialmente impactando toda uma família e seu futuro), estou bem consciente da necessidade de ser uma boa pessoa. Quando vou definir uma política que vai influenciar a vida de mais de 1500 ministros ordenados, estou bem ciente que tenho de ser uma boa pessoa. Quando penso e vejo a lista de coisas que devemos fazer na Vineyard neste ano, não tenho nenhuma dúvida que verdadeiramente tenho que ser uma boa pessoa.

Espiritualidade autêntica

As claras, sucintas e poderosas palavras de Jesus capturam a dinâmica do que estou descrevendo. Falando no evangelho de Lucas sobre como alguém pode discernir o verdadeiro e autentico líder Cristão, ele disse: “a saúde da maçã, mostra a saúde da árvore. Vocês precisam começar a apresentar suas próprias vidas como dádivas. O que você é , é o que conta. Seu verdadeiro ser se sobrepõe às suas palavras e ações”. Em Mateus, Jesus diz: Não se impressionem com o carisma: procurem o caráter. O que os pregadores são, é que é o mais importante, não o que eles dizem. Mas as árvores doentes, com as maçãs estragadas, serão cortadas e lançadas ao fogo”. (Texto do “The Message”).

Talvez esteja inquieto e agitado demais, mas o fato é que tenho visto casamentos, ministérios e reputações demais sendo “cortados, lançados fora e queimados” nesses últimos cinco anos. Com toda certeza alguém poderia dizer que estou sendo exagerado. Talvez. Ainda assim, a sabedoria de Jesus veio milhares de anos antes de experimentar os problemas de ver amigos e colegas se autodestruindo por ignorar o DNA ruim existente em suas vidas, e por não apropriarem-se do novo DNA do Reino.

Recentemente, eu e um grupo de jovens líderes da Vineyard, passamos um tempo com Dallas Willard. Durante aquele tempo, continuamente conversamos sobre a necessidade de cultivar o tipo de vida interior que nos permita ser o tipo de líderes que Deus está interessado que sejamos. Escrevendo sobre como se tornar um povo com uma espiritualidade autêntica, Dallas diz: “Você tem que se tornar o tipo de pessoa de quem as boas obras fluem naturalmente. Uma árvore de maçã, produz maçã naturalmente, por causa de sua natureza. Esta é a coisa mais importante para se lembrar…ações não emergem do nada. Elas fielmente revelam o que está no coração… É desde o fundo de nossa alma que devemos procurar mudanças, e então, o comportamento será uma conseqüência natural.

Jesus colocou as coisas da seguinte maneira: “Pois que aproveitará ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca de sua alma?”

O “X” da questão

Praticamente falando, a pergunta é esta: o que você esta dando em troca com vistas a alcançar crescimento em sua vida interior? O que é mais importante para você do que se tornar uma boa pessoa?

Minha tese é que ministérios que são sadios e que crescem, o são, porque são liderados por pessoas que buscam saúde e crescimento em suas almas. Ponto final. Prestem atenção de novo às palavras de Jesus: “boa árvore…bons frutos; árvore ruim…fruto ruim; estejam em mim…o que você dará em troca de sua alma…”. Será que isto não parece boa informação para você? Você costuma atribuir inteligência as palavras de Jesus, ou será que você instintivamente se relaciona mais com elas, como sendo “espirituais”, bonitas mas, na verdade, de pouca aplicação prática? A pergunta, então, passa a ser se consistentemente depositamos confiança e dependencia na mensagem literal de Jesus, para que esta possa fundamentalmente formar a maneira como vivemos nossas vidas?

Se você “comprar” a minha tese acima, recomendo que você adquira o último livro do Dallas Willard “A CONSPIRAÇÃO DIVINA”. Este livro, colocando de uma maneira direta e simples, é o melhor livro sobre formação espiritual que já lí até hoje, logicamente depois da Bíblia. A amizade com Dallas, e seus escritos, fizeram com que eu fosse de novo uma “pessoa de Jesus”, e sou eternamente grato ao Dallas por me levar de novo à verdade que Jesus é a fonte de onde se beber quando alguém está sedento por inteligência, informações práticas sobre como viver e trabalhar para ser o tipo de pessoas que ansiamos, no mais profundo de nosso ser. Ao nos darmos à Jesus, encontramos nele o Mestre para toda nossa vida, e um Mestre para ser seguido alegremente como discípulos por toda nossa vida.

Estou convencido que nossa longevidade e permanência como líderes, está diretamente relacionada a cuidar e nutrir nossas almas desta maneira. Tom Watson, o antigo CEO da IBM, disse uma vez: “Nada é mais conclusivo em provar que um homem é capaz de liderar outros, do que aquilo que ele faz no dia-a-dia para liderar a sí mesmo”.

Tenho certeza que este é o caso. Minha oração constante tem sido: “Ó Senhor, me ajude a guiar a mim mesmo de tal maneira que seja teu servo para guiar outros”. Esta também, é minha oração para você.

TODD HUNTER

Na ocasião que este artigo foi escrito, Todd Hunter era presidente da Associação das Igrejas Vineyard nos Estados Unidos. Atualmente ele exerce seu minist´rio na Igreja Anglicana.

Artigo traduzido por Miguel Hadj, com autorização e permissão de Todd Hunter e do Consórcio Internacional de Igrejas Vineyard. Artigo publicado na revista da Vineyard “The Cutting Edge” Vol. 3 No. 1.  Revisão Claudio Oliver.

FONTE:  || vineyard café || blog