10/03/2011

A Cruz é a resposta.‏


Longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo. (Gálatas 6:14).

Tudo o que a humanidade sempre precisou foi conquistado e garantido no Calvário, na Cruz de Cristo. Ela é o centro de nossa mensagem, a essência do Evangelho. A palavra da Cruz anula todos os sofismas, enterra todas as regras, e desfaz todas as discriminações.

O caminho da Cruz é o caminho da liberdade. Contudo, não a liberdade desta época.

O lugar da Cruz é lugar de glória. Todavia, não a glória deste mundo. A Cruz é o altar do sacrifício do Filho de Deus, não um espaço para as barganhas de um suposto povo de Deus.

Longe de nós todo ritualismo insípido e toda religiosidade superficial. A Cruz dá respostas.

A cruz é resposta à Lei. A Lei que exige sangue, morte, foi satisfeita pelo perfeito sacrifício de Cristo. Mediante o sangue de Jesus, nossa justificação foi garantida. Não resta mais condenação alguma, ainda que alguns, em nosso meio, tenham, no passado, deixado um legado de corrupção e agressão, em razão de seus pecados. Talvez isto custe, ainda, difíceis acertos com a sociedade. Mas, hoje, em Cristo, todos os cristãos estão isentos da condenação da culpa e livres do jugo da lei.

A cruz é resposta ao mundo. O mundo e o seu príncipe não podem nos envolver. A Cruz se interpõe entre nós e os ditames do sistema, dissimulados nas mais diferentes expressões da vida pública, local e mundial. Fazemos parte de uma outra terra, estamos a caminho de uma outra pátria, temos uma outra bandeira, manchada pelo sangue do Senhor.

A cruz é resposta à carne. A cruz é local de execução, de morte. Aniquilação das insistências do “Eu”, para a exaltação dos atributos de Cristo. Cristãos não barateiam seus valores, a fim de se tornarem simpatizantes das vontades da carne. Estamos marcados com o selo da redenção, que inclui e exige a santificação. Somos chamados a uma vida, não por nós planejada, mas para nós concebida pelo Espírito Santo.

DEUS ABENÇOE A TODOS!

Atenciosamente,

Gerson Mourão.