24/08/2009

Roqueiros, surfistas, lutadores e afins são o novo fenômeno evangélico

 2570672708_0c6b98289c_t ceo dentiosta 1_Pedro_2-24_aac

Renato Cavallera No Brasil, a tradição da fé católica perdurou e, até o século XIX, era a única reconhecida oficialmente. Naquela época, quem não era católico não podia trabalhar para o Estado. Entretanto, os outros cultos eram permitidos, desde que não fossem praticados dentro de edificações cujas arquiteturas lembrassem uma igreja.

Atualmente, com o crescimento dos evangélicos no país, surgem templos para as mais diferentes tribos urbanas, que vão dos adeptos do heavy metal aos lutadores de jiu jitsu e surfistas. São igrejas voltadas para públicos que se diferenciam pelo visual, como tatuagens e o uso de piercings. Uma aparência que, muitas vezes, incomoda o conservadorismo presente no catolicismo e nas tradicionais denominações evangélicas.

De acordo com a antropóloga e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Léa Freitas Perez, o surgimento dessas novas igrejas é uma expressão religiosa de um fenômeno cultural contemporâneo. É o chamado pluralismo da religião. “A religião, como qualquer outro elemento da cultura, precisa se adaptar ao tempo. Isso é importante para o fortalecimento da crença. As igrejas tradicionais perdem fiéis porque não se adaptam às mudanças do tempo”, explica.

O fato de compartilharem da mesma fé e gostarem de rock’n roll, usarem roupas pretas e terem cabelos grandes foi um dos motivos que levou um grupo de jovens a criarem sua própria igreja: a Caverna de Adulão, que, desde 1992, funciona em Belo Horizonte. “A caverna surgiu da necessidade de se compartilhar a mensagem do evangelho com uma geração de jovens que era rejeitada nas igrejas oficiais por questões culturais”, explica o pastor Geraldo Luiz da Silva.

É entre os evangélicos que surgem as propostas de igrejas flexíveis. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, uma prancha de surfe virou púlpito para uma igreja descolada: a Bola de Neve, criada inicialmente para os surfistas. Em Fortaleza, há cerca de um ano, a Igreja Evangélica Congregacional desenvolve um projeto com alunos de jiu jitsu. No local, os jovens “Lutadores de Cristo” oram, sobem no tatame para lutar e assistem à pregação do pastor.

“Essa foi a maneira que encontramos para alcançar os jovens que nunca entraram em uma igreja. Aqui pregamos a paz, e uma das nossas regras de conduta é não se envolver em brigas nas ruas”, diz o coordenador do projeto, lutador e seminarista Elder Pinto.

A diversidade de igrejas mostra que a religiosidade é nômade. “As igrejas que mais têm sucesso são aquelas receptivas, festivas, que não exigem uma exclusividade dos fiéis”, diz a antropóloga Léa Perez.

Caverna de Adulão: Bateria, baixo, tatuagens, piercings e muito amor a Deus

Cânticos em ritmo de rock, ao som de bateria e baixo, dão início ao culto na igreja Caverna de Adulão. Aos poucos, os jovens e casais com tatuagens no corpo, piercing no nariz e alargadores de orelha começam a chegar. Com uma linguagem informal, o pastor Magno Vieira começa a pregação do Evangelho. “É o maior barato a vida com Jesus. Sabemos que erramos, somos vacilões, mas estamos aqui para perdir perdão”, diz.

A reunião da comunidade cristã é realizada nas noites de quarta-feira e domingo na rua Aimorés, no bairro Funcionários, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Há 17 anos, o historiador e tatuador Giordano Augusto Toniolo, 29, se tornou um frequentador assíduo da Caverna de Adulão. “Eu me converti muito cedo, aos 8 anos de idade. Comecei a frequentar a caverna junto com meus irmãos, em 1992. Aqui, aprendi que o importante para Deus é o nosso interior, e não o visual que temos”, afirma.

Para Toniolo, o grande diferencial da comunidade é a simplicidade no relacionamento com o próximo, sem discriminação. “Todos são recebidos de braços abertos, desde skinheads até travestis”, ressalta.

Entre o público que frequenta a Caverna de Adulão, além dos adeptos do heavy metal, estão homens e mulheres sem o visual estereotipado. “Não estamos preocupados com costumes. As pessoas só precisam mudar seu coração e não o jeito de vestir para estar perto de Jesus”, diz o pastor Vieira.

Bola de Neve: Avalanche de surfistas leva o Evangelho aos quatro cantos

Na Igreja Bola de Neve, com sede em São Paulo, a prancha de surfe virou marca registrada. Em um altar despojado, ela serve de púlpito para a Bíblia. A comunidade foi criada há dez anos pelo surfista Rinaldo Luiz de Seixas Pereira, 37, que se tornou evangélico após contrair hepatite, em 1992.

“O púlpito em forma de prancha foi algo que aconteceu por acaso. Os nossos primeiros encontros eram realizados no salão de uma loja de materiais para surfistas. Não tínhamos uma mesa para colocar a Bíblia e improvisamos uma prancha”, explica Seixas, que hoje também é pastor.

De acordo ele, a igreja surgiu com o objetivo de aproximar os jovens da religião. Hoje, o cultos na comunidade são embalados com músicas de louvor em ritmo de reggae e rock. “A Bola de Neve leva a mensagem do Evangelho de uma forma descontraída. Aqui, a palavra de Deus é pregada para um público alternativo, com uma linguagem mais informal. Esse é o nosso grande diferencial”, diz.

Atualmente, a Bola de Neve paulistana realiza cinco cultos por semana e reúne um público de 2.500 pessoas, de 20 a 35 anos, entre surfistas, jogadores de futebol e adeptos de outros esportes.

E a aceitação da igreja tem crescido. Hoje, ela está em sete países, além do Brasil: Austrália, Peru, Índia, Rússia, Canadá, Estados Unidos e Espanha. Em todos, conforme Seixas, um dos princípios é levar a palavra do Evangelho a todas as pessoas, sem discriminação de cor ou classe social

fonte: Roqueiros, surfistas, lutadores e afins são o novo fenômeno evangélico | Notícias Gospel

O QUE É A JANELA 10/40?

12295983598ddpxx children86532

É a área do mundo entre as latitudes (ou paralelos) 10º e 40º ao norte do Equador, um espaço comparado a uma janela retangular, abrangendo o norte da África, Oriente Médio e Ásia. Anteriormente chamada de "Cinturão da Resistência", constitui-se de um número expressivo de povos não alcançados pelo Evangelho. A janela tem em vista a maior parte das áreas do mundo com grandes necessidades físicas e espirituais bem como a maioria dos governos que se opõem ao Cristianismo.
     Ao aproximarmos da virada do milênio, a janela 10/40 nos confronta o maior desafio missionário do mundo e é imperativo a todos nós, cristãos, que as nossas orações tenham um período inadiável para focalizar os povos que habitam nesta região. Confie no poder que há em sua oração, e mesmo você não observando nenhum resultado visível, saiba que alguma coisa acontece quando você ora, mesmo que não possa vê-la, mas algo acontece. E um dia, os resultados serão visíveis.
     Existem pelo menos 7 razões principais, porque devemos ter essa área do planeta como prioridade nas nossas orações:

PRIMEIRA:

É PELO SEU SIGNIFICADO BÍBLICO E HISTÓRICO


O berço das mais antigas civilizações do mundo estão na Janela 10/40. As primeiras regiões geográficas da terra, indicados na Bíblia, no livro de Gênesis, estão no coração da janela 10/40, onde Deus colocou Adão e Eva (Gênesis 2). Foi dentro deste território, que impérios se levantaram e caíram. É dentro da janela 10/40, onde se desenrolou quase todos os cenários da história bíblica. Foi nela onde Cristo nasceu e viveu. Foi nela o berço da Igreja primitiva; esta região viu cumprir centenas de vezes, palavras como as de Atos 5:14: "A multidão dos que criam no Senhor, tanto de homens como de mulheres, crescia cada vez mais." Foi na janela 10/40 que saíram os primeiros missionários para o mundo todo! Era nela onde se localizavam as igrejas fundadas pelo apóstolo Paulo as quais ele endereçou parte de suas cartas, bem como também as sete igrejas da Ásia, mencionadas no livro de Apocalipse. Sabe o que houve com estas igrejas? Acabaram-se todas. Não mais existem.

SEGUNDA:

É PELO NÚMERO DE POVOS NÃO ALCANÇADOS


Dentro da janela 10/40, moram nada menos do que 3 bilhões de pessoas espalhadas por 62 países. No mundo inteiro há 192 países, sendo que 50 são os menos evangelizados. E dentre esses 50 países, 37 estão dentro da janela 10/40. Estes 37 países menos evangelizados do mundo, dentro da janela 10/40, compreendem 97% do total da população de todos os 50 países.

TERCEIRA:

É PELA PRESENÇA DAS TRÊS MAIORES RELIGIÕES DO MUNDO


Mais de 1 bilhão de adeptos das três maiores crenças do mundo: o Islamismo, Hinduísmo e Budismo, vivem na janela 10/40. Nesta região, numa extensão desde o norte da África até o Oriente Médio moram cerca de 700 milhões de muçulmanos. No centro da janela 10/40, onde está a Índia e arredores, predomina a presença do Hinduísmo, com uma população de mais de 1 bilhão de pessoas. Na Índia, praticamente tudo que há entre o intervalo do céu e da terra é adorado, formando um panteão de mais de 300 milhões de deuses! No lado direito do mapa da janela 10/40, vive o mundo budista, cercando toda a China - que por sua vez, detém o título de nação mais populosa do planeta. São 1 bilhão e 200 milhões de chineses que estão desesperadamente precisando de Jesus Cristo.

QUARTA: É PELA MISÉRIA QUE ASSOLA A REGIÃO
É interessante observar o fato de que as nações mais ricas e prósperas do mundo são as que se auto consideram impossíveis de serem governadas sem Deus e sem a Bíblia, como afirmou certa vez George Washington, então presidente dos Estados Unidos. Esta realidade é patente aos olhos de qualquer um; só não vê quem não quer! 82% dos mais pobres do mundo vivem dentro da janela 10/40; são nada menos do que 2 bilhões e 400 milhões de pessoas vivendo em extrema miséria, representando 47% da população mundial. O mundo inteiro produz grãos suficientes para alimentar 20 vezes a humanidade por ano. No entanto, 220 milhões estão morrendo de inanição dentro da janela 10/40.

QUINTA:

É A CONCENTRAÇÃO DOS MAIORES POVOS DE LÍNGUAS VARIADAS


Mais de 1 bilhão de megapovos etnolingüísticos, "espiritualmente quebrados", vivem dentro da janela 10/40.

SEXTA:

É A EXISTÊNCIA DAS MAIORES CIDADES NÃO ALCANÇADAS DO MUNDO


Numa lista de 50 maiores cidades do mundo, a maioria estão dentro da janela 10/40. Isso significa que em cada uma destas cidades, há uma população de mais de 1 milhão de pessoas, sem Deus, sem paz e sem salvação.

SÉTIMA:

É QUE NELA SE INCLUEM AS "FORTALEZAS DE SATANÁS"


Bilhões de pessoas que vivem na janela 10/40, não só estão debaixo de enfermidades, pobrezas, calamidades, intermináveis guerras e conflitos... mas também tem sido impossibilitadas de conhecerem o poder transformador do Evangelho de Jesus Cristo. Por vezes, na história, pareceu que o cristianismo iria se findar, desaparecendo assim como aconteceu com as sete igrejas da Ásia e as outras fundadas por Paulo. Mas a Igreja resistiu e recuperou-se das cinzas, protegida pela soberania de Deus. Com a Bíblia foi a mesma coisa. Houve vários vilões que pensaram ter destruído o último exemplar existente da Bíblia Sagrada, mas hoje ela está aí, traduzida para 274 mil línguas, igualzinha aos originais conforme comprovou a descoberta dos papiros do Mar Morto, contendo diversos manuscritos do Antigo Testamento, datando do ano de 250 a.C. O reino de Deus está sendo proclamado sobre a Terra. A ciência tem vindo a concluir que muitas descobertas só podem evidenciar a existência de um ser supremo: - Deus. Milhões estão se convertendo a Cristo e mesmo que Satanás estabeleça um território de fortaleza dentro da janela 10/40, a Igreja de Deus na terra não pode conceder nem um milímetro quadrado do planeta como propriedade exclusiva de demônio algum. O Evangelho deve avançar. Satanás está acuado. Existem poderosas forças demoníacas, com grande significado bíblico atuando na janela 10/40. Uma destas forças, pode ser identificada na Bíblia, como o "Príncipe da Pérsia" (Irã). No livro de Daniel, cap. 10, observa-se que o profeta teve a visão de um anjo após manter um período de 21 dias em jejum e oração a espera de uma resposta. O mensageiro divino, afirmou o motivo pela qual a resposta demorou um pouco: "...desde o primeiro dia são ouvidas as suas palavras,...Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias..."(v.13). Ora, um príncipe capaz de resistir um anjo do Senhor teria que ser de uma mesma esfera - não poderia ser um príncipe humano. Anjos são seres espirituais, superiores ao mundo físico, ou terreno; este não tem condições de afetá-los em nada. Portanto, o príncipe da Pérsia citado neste versículo, só pode se tratar de um príncipe do mundo espiritual, com poderes fortes o suficientes para resistir ao anjo do Senhor e atrasar na resposta à oração de Daniel. Sendo que a resistência foi contra um anjo do Senhor, então só poderia partir de um ser com intenções opostas à Deus; ou seja, só poderia partir de um anjo decaído, rebelado - um forte demônio que atuava (ou ainda atua) nas regiões celestes sobre a Pérsia, exatamente junto de onde Daniel orava - que era na Babilônia. Daí, compreende-se o que Paulo quis dizer em Efésios 6:12: "Pois não temos que lutar contra a carne e o sangue, e, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestes".
    Passe a incluir a janela 10/40 em suas orações. É necessário. É urgente! Faça com que sua oração chegue naqueles países como um míssil diferente dos que normalmente cruzam os céus de lá. Que a nossa oração chegue como um projétil eficaz e poderoso; de alvo certeiro, capaz de bombardear e romper as barreiras satânicas que imperam naquela região, que faça resplandecer a luz nas trevas e abra caminho para a entrada do Evangelho. Milhões no mundo todo estão orando com alvo na janela 10/40. Junte-se a estes milhões. Sua participação é necessária e a recompensa será gratificante. Ore!
(Extraído do Jornal Paixão pelas Almas - SEMIPA)

FONTE: Ore pela India - Especial - Janela 10/40

Sem conhecer o sacrifício de Jesus, realizam sacrifícios inúteis

      Uma mãe está em pé com água até a cintura no rio sagrado o Ganges levando nos braços o filho primogênito. As lágrimas rolam por sua face enquanto ela pensa no que está prestes a fazer. Tem que apaziguar os deuses para que o marido encontre trabalho. Tem que expiar seus próprios pecados. Oferecer seu filho como sacrifício é o único caminho que ela conhece para essa expiação: oferendas menores de comida e pequenos animais não trouxeram resultados. Ela respira fundo e com carinho o coloca dentro das águas imundas.
      Na Índia lar de quase um bilhão de pessoas 800 milhões falam a língua hindi. A maioria dessas pessoas segue a religião hindu e nasce dentro de uma estrutura de castas que determina grande parte de suas vidas.
     A poucos quilômetros uma pequena procissão desce a rua. Vários meninos hindus estão sendo levados a um templo onde serão ofertados à deusa Devi. Décadas atrás um deles seria morto. Hoje um cabrito substitui o sacrifício humano. Mas crianças são vendidas à escravidão como prostitutas do templo. Muitas não sobreviverão à tortura consumo de drogas e abuso a que serão sujeitas antes mesmo de atingir a adolescência.
     Embora tenha havido um alcance significativo entre os hindus por mais de um século o Evangelho tem penetrado principalmente nas castas mais baixas. Os cristãos indianos e os missionários pedem ao Senhor abertura também para o resto da população durante esta década. Muitos estão ministrando à multidão de crianças na Índia talvez a geração mais alfabetizada e culta que a Índia tem conhecido. Que Deus levante pessoas como Josias, Timóteo e Davi nessa geração mais jovem de indianos!
"Pois eu quero misericórdia e não o sacrifício e o conhecimento de Deus mais do que holocaustos." (Oséias 6:6)
1) Ore por liberdade e libertação para famílias de língua hindi que em desespero oferecem seus filhos aos deuses. Peça que Jesus Se revele a eles como o único sacrifício perfeito pelos pecados.
     2) Peça que Deus providencie empregos para os adultos que queiram trabalhar e não encontram trabalho. Ore por surgimento de maneiras criativas que possam ajudar esses indianos tão empobrecidos.
     3) Louve a Deus porque grupos de hindus comprometidos estão demonstrando maior interesse pelo Evangelho. Ore pelo sucesso de eventos evangelísticos que estão programados para breve. Ore também para que hindus de altas castas continuem a chegar a Cristo em número cada vez maior.
     4) Ore para que os festivais hindus que celebram o triunfo do bem sobre o mal ofereçam oportunidade para os cristãos explicarem as boas novas do Evangelho.
     5) Peça que Deus proteja as vidas dos novos convertidos que enfrentam muita oposição dos familiares amigos e empregadores quando se voltam para Cristo.
Extraído do site:
Adote um povo (Comibam/AMTB/Sepal) - Orando pela Janela (http://www.aup.org/janela3/dia9.htm)

FONTE: Ore pela India - Especial - Sem conhecer o sacrifício de Jesus, realizam sacrifícios inúteis

TRÊS LIVROS PARA DOWNLOAD LIBERADOS PELO AUTOR!

 

O pastor Silas Tostes escreveu 3 livros (agora convertidos em e-books) sobre o tema do Islã, que estão sendo disponibilizados GRATUITAMENTE através do Instituto Antropos, de Ronaldo Lidório.
Islamismo e a Trindade, Islamismo e a Cruz de Cristo e Jihad e o Reino de Deus.
Três excelentes livros que não podem faltar em sua biblioteca missionária. Ferramentas essenciais para missionários, professores, estudiosos, apologistas e qualquer interessado em conhecer mais sobre o islã, sobre como defender a nossa fé dos ataques islâmicos e como evangelizar de uma melhor maneira os muçulmanos.

Para baixar os livros, visite a página do Instituto Antropos: http://instituto.antropos.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=28&Itemid=48

Louvável iniciativa!

FONTE: Veredas Missionárias

Tempo de Deus - Rose Nascimento

Trecho de uma entrevista

De Daniel Mastral: Satanistas não se infiltram mais nas Igrejas

Guia-me: Se a vinda do anticristo é certa, por que o satanismo procura barrar a ação da Igreja de Cristo? Como ele faz isso?

Daniel Mastral: Quanto mais destruição houver, melhor será para satanás. Porém, hoje, as estratégias utilizadas há tempos atrás não se aplicam mais. Não é mais necessário "infiltrar" um satanista na Igreja, pois o mal já se alojou. É como a picada de uma serpente. O veneno já foi inoculado. O corpo está contaminado. Não precisa de novas picadas. Hoje há mais problemas nas igrejas com falsos irmãos do que com satanistas. Quero lembrar que quem perseguia a Jesus, a Paulo, não eram os adoradores do diabo, mas os líderes religiosos. Pessoas contaminadas com o orgulho, a inveja, a ira. Isso é matéria-prima farta para o diabo agir. É tempo de aplicar o antídoto na Igreja: amor, unidade, oração, vida com Deus.

Leia mais em:  Guia-me

via Sob.Nova direção. Ubirajara Crespo

Este texto oportuniza o  reconsiderarmos  o nosso tão propalado cristianismo.

Alzira Sterque