09/11/2009

INTENSIDADE DO QUERER



Por Marvin Williams (Extraído do "Nosso Andar Diário")
Leitura:Salmo 42


Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. —Salmo 42:1

O pastor A. W. Tozer (1897–1963) leu os grandes teólogos cristãos até que conseguisse escrever sobre eles com facilidade. Ele nos desafia: “Aproxime-se dos santos do passado, homens e mulheres, e logo sentirá o calor do desejo que tinham por Deus. Pranteavam por Ele, oravam, lutavam e buscavam por Ele dia e noite, em tempo e fora de tempo, e quando o achavam, o encontro era muito mais doce devido à longa busca.”
O escritor do Salmo 42 também anelava por Deus assim como Tozer. Sentindo-se distante de Deus, o salmista usou a comparação de uma corça suspirando por água para expressar o seu profundo desejo em sentir a presença de Deus. “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo” (vv.1-2). A intensidade do seu desejo pelo Senhor era tão grande e a sua tristeza tão intensa, que ele chorou mais do que comeu (v.3). Mas o anseio do salmista satisfez-se quando ele colocou sua esperança em Deus e lhe rendeu louvores por Sua presença e socorro (vv.5-8).
Ah, se tivéssemos por Ele ânsia e sede tão intensas para que outros também sentissem a intensidade do nosso desejo por Ele!

O QUE É IGREJA EMERGENTE?

 

Para  se saber o que é igreja emergente, tem de se conhecer  o que seja  MISSÃO INTEGRAL.

Notas de Rodapé Sobre a Missão Integral

Isto é o que eu aprendi sobre Missão Integral:
- MI é coisa nossa (de brasileiros e da América Latina). Não é importada. Se aplica ao nosso contexto.
- Missão Integral é excelente. Precisamos de mais Missão Integral!
- Nos anos 80 a igreja evangélica perdeu tempo respondendo à teologia da prosperidade.
- Nos anos 90 a igreja evangélica perdeu tempo pensando que era Empresa (Com Propósitos).
Isto é, a igreja evangélica não deu muita bola para a Missão Integral ainda.
- Os seminários brasileiros são fracos.
- Existe um desconhecimento da Missão Integral em igrejas evangélicas.
- Existe um trabalho sério e de alta qualidade pensando na Missão Integral. Existem, contudo, poucos exemplos de aplicação da MI em igrejas locais. Talvez porque a ótima produção escrita não tenha sido traduzida ou levada para a prática, isto é, às igrejas.
- Parece que a Missão Integral acaba não envolvendo as igrejas por não ter um componente de eclesiologia. (Talvez por ser "Missão"?)
- Acho que uma mistura das idéias "missionais" seria muito interessante para a Missão Integral (uma boa dose de Michael Frost faria bem)
- A conversa emergente - sem pretensões e sem expectativas - contém um elemento de contextualização cultural que pode ser benéfica para a Missão Integral. A conversa emergente implica na tradução para o Brasil da eclesiologia. (Isto é, a conversa emergente por definição não pode ser enlatada.)
- Existem redes de implementações da Missão Integral na América Latina que merecem citação: La Red del Camino, por exemplo. São exemplos muito bonitos da Missão Integral na prática com o elemento da comunidade de fé envolvida.

Fonte: Gustavo K-fé Frederico: igreja emergente