02/08/2011

Vencendo o Medo

II Timóteo 1.7
“Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.”

INTRODUÇÃO

 Vencendo está no gerúndio, que é uma forma nominal do verbo que indica uma ação que está em andamento, algo que não está completo. Isso reafirma a ideia de que é preciso vencer o medo diariamente, é um processo que precisa estar em andamento continuamente.

 Na sociedade atual enfrentamos uma epidemia de insegurança. Muitas pessoas são inseguras e se sentem mal a respeito de si mesmas, o que rouba a sua alegria e causa problemas graves em todos os seus relacionamentos. Essa insegurança é gerada pelo MEDO de não ser aceita.

 Afirma-se que o medo é um dos maiores inimigos do homem.

 O medo está por trás do fracasso, da doença e das relações humanas desagradáveis.

 Milhões de pessoas têm medo do passado, do futuro, da velhice, da loucura e da morte.

 Um menino pode ficar paralisado pelo medo quando imagina que há um homem mau debaixo de sua cama e que vai levá-lo. Quando o pai acende a luz e mostra-lhe que não há ninguém, ele se liberta do medo. O medo na mente do menino foi tão real como se houvesse de fato um homem debaixo de sua cama. Ele se curou de um pensamento falso em sua mente. A coisa que temia, na verdade, não existia. Da mesma forma, a maioria dos seus medos não têm base na realidade. Constitui apenas um conglomerado de sombras sinistras e as sombras não têm realidade.

 HOJE meu desejo é que como o pai acende a luz do quarto do filho e mostra-lhe que não havia motivo para ter medo, que a LUZ da PALAVRA DE DEUS se acenda em seu coração, mostrando-lhe que não há porque temer, se o PAI CELESTIAL está com você.


I - DEFINIÇÃO DE MEDO:

1. Estado emocional resultante da consciência de perigo ou de ameaças reais, hipotéticas ou imaginárias = FOBIA, PAVOR, TERROR.

2. Ausência de coragem (ex.: medo de altura) = RECEIO, TEMOR .

3. Preocupação com determinado fato ou com determinada possibilidade (ex.: tenho medo de ser abandonado) = APREENSÃO, RECEIO.

II – CONSEQUÊNCIAS DO MEDO

1. O medo pode provocar reações físicas como descarga de hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) que provoca aceleração cardíaca e tremor preparando o indivíduo para lutar ou fugir.

2. A resposta anterior ao medo é conhecida por ansiedade. A palavra de Deus nos diz: “Lancemos sobre Deus a nossa ansiedade, pois ELE tem cuidado de nós!” (I Pe 5.7)

III – O MEDO É FÉ NO QUE SATANÁS DIZ

1. Precisamos nos lembrar de que não apenas Deus fala conosco, mas Satanás também. Ele é um mentiroso. João 8.44 – “... ele foi homicida desde o princípio, e não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.”

2. Quando acreditamos nas mentiras de Satanás somos enganados abrindo a porta para que ele opere em nossas vidas.

3. Ele coloca pensamentos que não são verdadeiros em nossas mentes, mas que podem tornar-se reais se acreditarmos neles.

A Bíblia diz que será feito conosco conforme a nossa fé. Mateus 9.29 - “Tocou então os olhos deles dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé.” (Cura de dois cegos e um mudo.) Esse princípio funciona tanto no sentido positivo quanto no negativo. Podemos receber algo pelo medo, da mesma maneira que receberemos pela fé.

IV - É PRECISO VENCER O MEDO:

1. DO PASSADO – Por causa de erros cometidos no passado, pessoas tendem a viver uma vida de derrota.

“O Senhor lança os nossos pecados no mar do esquecimento” (Mq 7.19)

“Maldições familiares”: casamentos desfeitos, fracassos financeiros, mortes precoces, histórico de doenças, filhos rebeldes, prostituição, etc... não podem assombrar a vida daquele que é nova criatura em Cristo.

Diz a Palavra do Senhor: I João 4.18 – “No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.”

RAABE (destruição de Jericó) – Raabe tinha motivos para temer. Talvez ela fosse esquecida por causa de seu passado de prostituição. E se aqueles homens não cumprissem o combinado com ela. Mas ela preferiu CRER no melhor e não no pior e foi livre da morte com seus familiares.

(O passado ficou para trás. Somos novas criaturas. Eis que tudo se fez novo.) (II Co 5.17)

Hebreus 11.31 – “Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.”

Josué 6.17 – “... a cidade será anátema (maldita) ao Senhor, ela e tudo quanto houver nela: somente a prostituta Raabe viverá, ela e todos os que com ela estiverem em casa; porquanto escondeu os mensageiros que enviamos.”

CANÇÃO DO MINISTÉRIO DIANTE DO TRONO

Se o inimigo vem me acusar,
com o meu passado quer me condenar,
em Sua Palavra eu confiarei,
em Seu perdão me refugiarei.
Porque antes eu era perdido e pecador
mas o Seu amor a mim conquistou.
Porque antes eu era escravo do pecado,
Mas o Seu perdão me libertou.
Eu sou livre!!!!!!!!!!!

2. DO FUTURO – Trecho da canção “NÃO TEMEREI”
Dúvidas podem até surgir em meu coração:
O que serei? Como será o amanhã?
Mas não posso duvidar
De que o Senhor já preparou um lugar
De honra pra mim
A quem temerei, se comigo o Senhor está?
O que temerei?
Pois com Ele ao meu lado
Eu sempre serei vencedor!
EU NÃO TEMEREI!
(Ministério Missão e Voz - Leandro Ferreira de Souza)

Dez dos doze espias que Moisés enviou para espiarem a terra de Canaã tiveram medo do FUTURO. Deus havia prometido aquela terra a seu povo, mas os espias temeram e disseram: “Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.” (Nm 13.31)
O fim da história conhecemos, somente Josué e Calebe entraram na terra prometida. Os que duvidaram, os que tiveram medo, perderam a bênção.

3. DE TOMAR DECISÃO – Em Lucas 19 lemos a respeito da parábola dos dez servos e das dez minas. Aqueles que decidiram investir e conseguiram multiplicar dinheiro foram recompensados, mas o que se acovardou, o que teve medo de tomar a decisão de investir e guardou o dinheiro, até o que tinha lhe foi tirado. Perdeu a bênção. Vejamos o versículo: Lucas 19. 20 e 21 – “E veio outro, dizendo: Senhor, aqui está a tua mina, que guardei num lenço. Porque tive medo de ti, que és homem rigoroso, que tomas o que não puseste, e segas o que não semeaste”

19. 24 – “E disse aos que estavam com ele: Tirai-lhe a mina e dai-a ao que tem dez minas.”

CANÇÃO – “Não temas quando, enfim, tiveres que tomar decisão, entrega tudo a mim, confia de todo o coração! É meu, somente meu, todo trabalho e o seu trabalho é descansar em mim.”

4. DA OPINIÃO DOS OUTROS – Jeremias tinha medo de ser rejeitado e reprovado pelas pessoas. Deus precisou corrigi-lo. Em Jeremias 1. 5 a 8 o Senhor lhe disse: “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei: às nações te dei por profeta. Então disse eu: Ah! Senhor Jeová! Eis que não sei falar; porque sou uma criança. Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás. Não temas diante deles; porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor.”

- Jeremias temia as críticas que recebia. Mas apesar da falta de popularidade e dos ataques que sofria, ele entregou fielmente a Palavra de Deus à nação de Judá.

- Jeremias não era perfeito e tinha problemas como nós. Mas Deus não olhou as suas imperfeições e, sim, o seu coração.

- Deus encontrou em Jeremias os dois ingredientes fundamentais:

 Fé;

 Desejo de agradar a Deus.

CONCLUSÃO

 Se você ainda tem medo de atender ao chamado de Deus, lembre-se de Elias, cuja fama espalhou-se como grande profeta de Deus, mas que também teve MEDO, depressão e vontade de desistir.

 Depois da grande vitória sobre os profetas de Baal, ele teve medo de uma mulher, JESABEL. Mas Deus o sustentou. Corvos levaram-lhe comida e suas forças foram refeitas e ele cumpriu a vontade de Deus.

Tiago 5.17-18 – “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e por três anos e seis meses não choveu. E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos.”

 O Senhor quer deixar claro nesta noite que, mesmo diante das nossas imperfeições, nós podemos orar, pedir, clamar que ELE nos ouvirá. Ele quer usar você, ele quer lançar fora todo o medo do seu coração que o tem impedido de ouvir a voz de Deus.

APELO:

 Não tenha medo de servir a Deus.

 Não tenha medo de dizer sim para Jesus.

 Tenha medo, sim, de viver a eternidade longe DELE!

Canção: Pela fé
"Quando parece ser o final, Deus dá um novo começo"

A CRIANÇA E O FARMACÊUTICO

Dono de uma bem sucedida farmácia numa cidade do interior, João não acreditava na existência de Deus ou de qualquer outra coisa, além do mundo material.
Certo dia, quando ele já estava fechando a farmácia, chegou uma criança com um bilhete nas mãos, solicitando um remédio. Ele disse que já estava fechada, mas a criança, com lágrimas nos olhos, informou-o que sua mãe estava muito mal e precisava com urgência daquela medicação. Devido à insistência da menina, mesmo contrariado, resolveu reabrir a farmácia e vender o remédio, mas devido à sua insensibilidade e àquele nervosismo sem causa, não acendeu a luz e pegou o remédio errado, cujo o efeito era exatamente o contrário do que aquele que aquela mulher precisava e, certamente, iria matá-la. Em pânico, tentou alcançar a criança, sem êxito. Voltou para a farmácia e, sem saber o que fazer, com a consciência pesada e com medo, muito medo de ser processado ou até mesmo preso, de perder tudo o que levou a vida inteira para construir, instintivamente, fez algo que nunca havia feito: ajoelhou-se e orou. Mesmo sendo um ateu, seu espírito o levou a buscar o Criador e clamar por ajuda.
De repente, sentiu uma mão a tocar-lhe o ombro esquerdo e ao se virar, deparou-se com a criança: "Senhor, por favor, não brigue comigo, mas é que eu caí e quebrei o vidro do remédio. Dá pro senhor me dar outro?”

Quando a aflição quer persistir, Deus nos envolve com paz

"Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno." Heb.4:14-16

Fonte:http://missaoevoz.blogspot.com

Reflexão Bíblica em Lucas 7.48-49

VERSÍCULO:Então Jesus disse a ela: “Seus pecados estão perdoados”. Os outros convidados começaram a perguntar: “Quem é este que até perdoa pecados?”(Lc 7:48-49)

PENSAMENTO:Boa pergunta! Realmente, quem é este que até perdoa pecados?Dizer que seus pecados são perdoados não quer dizer que eles são pouca coisa e portanto não importam. Se era pouca coisa e não importava, não precisava de perdão. Nem tampouco quer dizer que é tudo relativo, e você é que sabe. E muito menos significa que você terá que pagar pelos seus pecados. Em dois mil anos já saiu cada teoria para explicar quem Jesus é e o que ele veio fazer! Mas, uma coisa é clara nas próprias palavras de Jesus aqui - ele entendeu que era mesmo Deus e tinha toda autoridade para perdoar pecados.Jesus ativamente declarou naquele momento àquela mulher que seus pecados foram perdoados. O que ele havia falado sobre ela antes (v.47), agora ele comunicou pessoalmente a ela. Quem é este que até perdoa pecados? Muito bem. Sua resposta a essa pergunta será decisiva para determinar seu futuro eterno. Procure bem a resposta verdadeira.
Fonte: www.hermeneutica.com.br

Reflexão Bíblica em Lucas 7.47

VERSÍCULO:"Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados; pois ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama”.(Lc 7:47)

PENSAMENTO:Jesus já havia perdoado os pecados da "pecadora" e por isso ela veio agradecer? Ou, será que conhecendo um pouco de longe esse rabino, ela ficou tocada ao imaginar que a graça de Deus podia chegar até ela? Talvez o que ela vislumbrou em Jesus foi o suficiente para tocá-la e levá-la a uma ação de graças. Pecadoras podem promover ações de graças? Prostitutas? Adúlteras? Lésbicas?Mães que abortaram filhos? Sem dúvida. E como! Como elas podem ficar gratas ao descobrirem que a graça de Deus é também para elas.E se nós que presumimos tanto nesta graça pudéssemos lembrar o quanto um dia fomos tão carentes dela. Se pudéssemos apenas lembrar. Obrigado, querida irmã, pela lembrança que nos trousse.
Fonte: www.hermeneutica.com.br

Reflexão Bíblica em Lucas 7.44-46

VERSÍCULO:Em seguida, virou-se para a mulher e disse a Simão: “Vê esta mulher? Entrei em sua casa, mas você não me deu água para lavar os pés; ela, porém, molhou os meus pés com suas lágrimas e os enxugou com seus cabelos. Você não me saudou com um beijo, mas esta mulher,desde que entrei aqui, não parou de beijar os meus pés. Você não ungiu a minha cabeça com óleo, mas ela derramou perfume nos meus pés.”(Lc 7:44-46)

PENSAMENTO:Muitos "bons" Cristãos vivem vidas de retidão e justiça. Alguns fazem isso ardendo com desejos e sofrendo tentações terríveis.Outros seguem puros e santos na maior tranqüilidade. Seja qual for o grupo ao qual pertencemos, tomemos cuidado para que aquilo que damos a Jesus no final das contas não passe de reprovação aos"pecadores" ao nosso redor. Era só isso que Simão tinha para dar a Deus quando Ele veio jantar em sua casa. Para alguns de nós, sofrer tentação constante pode resultar em bênção inesperada. Jesus precisa muito mais das nossas lágrimas do que do nosso julgamento -e os perdidos que nos cercam também.
Fonte:www.hermeneutica.com.br