17/06/2009

MORRE O CRIADOR DO DESAFIO JOVEM

O médico Silas Munguba criou uma instituição pioneira no Estado e reconhecida nacionalmente.
O médico Silas de Aguiar Munguba morreu, por volta das 14 horas de ontem, aos 85 anos de idade. Obstetra e um dos fundadores do Hospital Batista, o amazonense Silas Munguba ficou conhecido por uma obra de alcance social imensurável: o Desafio Jovens, casa de recuperação de dependentes químicos referência na Capital e Brasil afora.
Há três meses, o médico estava internado no Hospital São Carlos, onde há pouco mais de um mês passou a ocupar um dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo a família, insuficiências cardíaca e renal foram as causas de sua morte. Desde ontem, o corpo do médico está sendo velado na Igreja Batista Alvorada, na Aldeota, onde hoje acontecerá o culto fúnebre. O sepultamento será às 16 horas, no Cemitério Parque da Paz.
Nascido em Manaus, em 29 de setembro de 1923, Silas Munguba se formou pela Universidade Federal de Recife. Em Fortaleza, foi professor de anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Há 30 anos, porém, abandonou suas atividades na UFC e no Hospital Batista para se dedicar inteiramente ao tratamento de jovens dependentes de drogas ilícitas.
“Na época, os médicos de São Paulo deram a ele três meses de vida”, lembra o irmão Samuel Munguba. “Ele dizia que o Desafio Jovem era a missão que recebeu de Deus”, cita. Silas Munguba foi soldado da Força Expedicionária Brasileira, na II Guerra Mundial, informa o amigo, Miguel Schetinni. “O coração dele não tinha tamanho”, frisou o médico que o sucedeu no Hospital Batista.

FONTE: Diário do Nordeste/NC

APRENDENDO COM OS ANIMAIS: QUANDO NÃO EXISTEM SAÍDAS...O JEITO É PROSSEGUIR!

SIGA EM FRENTE!

...E PENSAR QUE BETHOVEN ERA SURDO...SÓ MESMO DEUS PARA FAZER ISSO!



Quando ouvimos uma canção dessa, de altíssimo nível, a NONA SINFONIA DE BETHOVEN, e nos lembramos de que o compositor era surdo, muitas vezes não compreendemos a extensão da graça de Deus. Aquele que a compôs não ouvia, como a maioria de nós, e muitos que a ouvem jamais teriam a capacidade de compor algo assim, tão maravilhoso !
Inexplicável graça de Deus!
Alzira Sterque