19/04/2010

A tradução da Bíblia para línguas indígenas e o crescimento do número de índios nas cidades.

 

 

  Dados do relatório Etnias Indígenas Brasileiras 2010, do Departamento de Assuntos Indígenas da Associação de Missões Transculturais Brasileiras (DAI/AMTB), revelam a existência de 181 línguas indígenas no Brasil. Em 54 delas há programas de análise linguística e letramento em andamento, sob iniciativa evangélica. Em 31, há também programas de tradução bíblica em andamento. Segundo o estudo, atualmente, em três línguas há a Bíblia completa (que serve a sete etnias); em 32 há o Novo Testamento completo (que serve a 36 etnias) e em 23 há porções bíblicas. A pesquisa, coordenada pelo antropólogo e pastor Ronaldo Lidório, faz outro tipo de constatação do universo indígena, agora demográfica. Diz que é muito grande o crescimento da população geral dos povos indígenas no Brasil, assim como é notório o aumento do número de “autodeclarados” índios nas cidades.
   O estudo da AMTB calcula uma população de 616 mil indígenas em 2010 (eram 294 mil indivíduos em 1991), 48% do total hoje habitando em regiões urbanizadas ou em urbanização. A partir das leituras de movimentos demográficos, porém, dizem os especialistas, em 5 anos haverá igualdade entre aqueles que habitam as aldeias e os que habitam as pequenas e grandes cidades. Hoje, cerca de 60% da população indígena brasileira habita a Amazônia Legal, composta pelos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão.
   A explicação para o aumento do número de indivíduos que se autodeclaram indígenas, principalmente nas áreas urbanas ou em urbanização do Nordeste e Sudeste, são: reavivamento cultural, movimentação política ou busca pelos incentivos governamentais.
   Outros dados relevantes apresentados no relatório são:
   - Sobre a linguística, menciona-se também que cerca de 132 etnias indígenas falam o Português, e, destas, 66 falam somente o Português e 66 são bilíngues ou trilíngues com o Português.
   - Há uma marcante presença de etnias minoritárias no quadro geral. 35 etnias são formadas por até 100 pessoas; 85 entre 101 e 500 pessoas; 31 entre 501 e 1.000 pessoas; 56 entre 1.001 e 5.000 pessoas; 10 entre 5.001 e 10.000 pessoas; 7 entre 10.001 e 20.000; e 4 formadas por população acima de 20.000 pessoas. 76 etnias não possuem situação populacional determinada e 36 partilham sua população com países limítrofes.
   - Segundo a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) há 611 Terras Indígenas (TIs) reconhecidas ou em fase de reconhecimento que correspondem a 13% das terras do país, sendo 21% da Amazônia legal.
   Leia mais sobre o relatório Etnias Indígenas Brasileiras 2010, da AMTB.

fonte:   Agência Soma

51% DOS PASTORES NUNCA LERAM A BÍBLIA TODA

 Por: Vinícius Cintra - Redação Creio

Cerca de 50,68% dos pastores e líderes nunca leram a Bíblia Sagrada por inteira pelo menos uma vez. O resultado é fruto de uma pesquisa feita pelo atual editor e jornalista da Abba Press & Sociedade Bíblica Ibero-Americana Oswaldo Paião, com 1255 entrevistados de diversas denominações, sendo que 835 participaram de um painel de aprofundamento. O motivo é a falta de tempo, apontaram os entrevistados.

Oswaldo conta que a pesquisa se deu através de uma amostragem confiável e que foi delimitada. Segundo ele a falta de tempo e ênfase na pregação expositiva são os principais impedimentos. "A falta de uma disciplina pessoal para determinar uma leitura sistemática, reflexiva e contínua das escrituras sagradas e pressão por parte do povo, que hoje em dia cobra por respostas rápidas, positivas e soluções instantâneas para problemas urgentes, sobretudo os ligados a finanças, saúde e vida sentimental”, enumera Oswaldo.

A maioria dos pastores corre o dia todo para resolver os problemas práticos e urgentes dos membros de suas igrejas e os pessoais. Outros precisam complementar a renda familiar e acaba tendo outra atividade, fora a agenda lotada de compromisso. Os pastores da atualidade, em geral, segundo Paião,são mais temáticos, superficiais, carregam na retórica, usam (conscientemente ou não) elementos da neurolinguística, motivação coletiva, força do pensamento positivo e outras muletas didáticas e psicológicas. Oswaldo arrisca dizer que muitos ‘pastores precisam rever seus conceitos teológicos e eclesiológicos, sem falar de ética e moral, simplesmente ao ler com atenção e reflexão os livros de Romanos, Hebreus e Gálatas. E antes de ficarem tocando Shofar e criando misticismo, deveriam ler a Torá com toda a atenção, reverência e senso crítico’.

FONTE:  Confeitaria Cristã: PASTORES: 51% NUNCA LERAM A BÍBLIA TODA

CONFISSÕES DE UMA EX-ESPOSA DE PASTOR

 

Ele disse um dia: em primeiro lugar está meu ministério.
Senti-me traída, a mais traída das mulheres. Posso até “competir” com outra mulher, outros lábios, outro corpo, outros abraços, outros beijos e ganhar (ou perder) a batalha. Mas com o “ministério” é demais pra mim. Foi pior que vê-lo na cama com outra.
Claro que se ele dissesse "Deus está em primeiro lugar na minha vida" eu aplaudiria e ficaria feliz, mas ministério não é Deus, e esse é o problema de muitos líderes, que confundem trabalho, atividade, serviço, com relacionamento com Deus. Lastimável!
Aos poucos, ele foi demonstrando essa preferência. Eu não estava mais na sua listinha de prioridades, nem eu, nem os filhos. Somente o ministério importava, por ele daria a vida, era algo quase insano, doentio. “Que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua família?”
De forma progressiva, suas atitudes foram se tornando agressivas e incoerentes, pois como alguém que viajava pelo mundo falando do amor de Deus não conseguia de fato amar sua própria família? Primeiramente, vieram agressões verbais, depois as físicas, a mim e aos filhos. Nada que questionasse ou desvalidasse seu ministério poderia ser refutado ou contrariado. Ele reagiria com unhas e dentes. A família não importava mais, somente seu belo e frutífero ministério.
E assim segui... fingindo por 18 anos para todos e pra mim mesma que tudo isso era normal, e que para não envergonhar o ministério (dele), eu deveria aceitar calada a situação.
Ah! Mas como Deus me ama... Me ama tanto que foi ele mesmo que disse: “Filha: chega disso!”
Foi então que liberei o tão dedicado pastor e missionário de seu jugo de ter uma família. Agora ele deve estar feliz sozinho “servindo ao Senhor”.
Seguimos eu e meus filhos rumo ao centro da vontade de Deus, que é perfeita e agradável. Um Deus que ama e que não deixa seus filhos sofrerem além do que podem suportar.
Sim, eu fui traída. Sim, ele cometeu adultério. Adulterou com o próprio ministério, em nome de Deus, destruindo a própria família. Eu já o perdoei, mas acho que nunca vou entender...

por motivos óbvios, a identidade da autora do texto será mantida em sigilo.

FONTE:  PavaBlog

A VIDA DE CRISTO

 

Na verdade, devemos saber e acreditar que não há vida tão nobre, tão boa e mais agradável a Deus do que a vida de Cristo, e, no entanto, para a natureza e o egoísmo ela é a mais amarga. Uma vida de despreocupação e liberdade é para a natureza e para o eu individual a mais doce e agradável, mas não é a melhor, e no caso de alguns homens é a pior. Mas, embora a vida de Cristo seja a mais amarga de todas, todavia ela deve ser preferida às demais. Atente aqui para o seguinte: Há algo dentro de nós que tem a capacidade de perceber o único bem verdadeiro, e não se trata disso ou daquilo, mas do que disse o Apóstolo Paulo: “Quando vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado”. Com isso ele quis dizer que o todo que é perfeito supera a todos os fragmentos, e tudo o que existe em parte e é imperfeito, comparado ao que é perfeito, não é nada. Assim, todo o conhecimento das partes desaparece quando se conhece o todo; e quando se conhece esse bem, ele só pode ser almejado e amado com tal veemência que qualquer outro amor do homem por si mesmo e por outras coisas desaparece. Essa visão interior igualmente percebe o que é melhor e mais nobre em todas as coisas e o ama no único bem verdadeiro e apenas por amor a esse bem.

FONTE: Hiperatividade Cerebral!: Janeiro 2009