03/08/2009

UM RESUMO SOBRE A BÍBLIA

 CHARLES SPURGEON17 Charles Spurgeon lendo a sua Bíblia

­O ­nome ‘Bíblia’ vem do grego ‘bíblos’, que significa ‘livro’ . Daí o diminutivo ‘biblon’ = o livrinho, que no plural fica ‘Bíblia’. Portanto, o que conhecemos como Bíblia é um único volume formado por 73 livros de tamanhos diferentes e escritos por diversos autores ao longo de muitos séculos. Podemos dizer com isso que temos nas mãos uma biblioteca.­

Divisão da Bíblia

A Bíblia está dividida em duas partes num total de 73 livros

·O Antigo Testamento (que se abrevia AT) ou Velho Testamento com 46 livros, escritos antes de Jesus Cristo (a.C.).

·O Novo Te­stamento (que se abrevia NT) com 27 livros, escritos depois de Jesus Cristo (d.C.).

Testamento

A palavra testamento vem do latim ‘Testamentum’, tradução da palavra hebraica PACTO, ALIANÇA.

O Antigo Testamento contém os livros que se referem à Antiga Aliança que Deus fez, primeiro com Adão, depois com Noé, Abraão e sobretudo com Moisés.

O Novo Testamento contém os livros que se referem à Aliança Nova e definitiva, feita por Jesus Cristo.

Antigo Testamento

O Antigo Testamento, ou Velho Testamento, como era chamado no século XVII está dividido em quatro grandes partes: Pentateuco, Históricos,Poéticos e Sapienciais, Proféticos. E só existe nas Bíblias Católica e Protestante. Na Bíblia Hebraica (Bíblia do Povo Judeu) não existe o Novo Testamento, porque esse povo não considera inspirados os livros que o compõem.

Pentateuco

É uma palavra grega que significa cinco livros. Os primeiros livros do Antigo Testamento são chamados ‘Pentateuco’. Conhecidos também por TORÁ = LEI, porque contém a Lei da Antiga Aliança.

Os livros do Pentateuco são:

·Gênesis(Gn) - È uma palavra grega que quer dizer ‘origem’. Narra as origens do mundo e do homem, a corrupção da humanidade e o dilúvio. A aliança de Deus renovada com Noé. Conta-nos também a formação do Povo de Deus e a história dos Patriarcas: Abraão, Isaac, Jacó.

·Êxodo(Êx) - É uma palavra latina que significa ‘saída’. Relata sobre o cativeiro do Povo de Deus no Egito, a libertação do mesmo pela mão de Moisés, a experiência da caminhada rumo à Terra Prometida e a Aliança selada sobre o monte sinai com a entrega por parte de Deus dos Dez Mandamentos.

·Levítico(Lv) -Provém do nome Levi, a tribo de Israel que foi escolhida para exercer a função de sacerdotal no meio do seu povo. É o livro que trata das leis sobre o culto divino. Uma espécie de ‘ritual’ dos sacrifícios oferecidos a Deus naquele tempo. Os Judeus do tempo de Jesus observavam essas leis baseados justamente no Levítico.

·Números(Nn) - Chama-se Números por causa dos recenseamentos e séries de números nele contidos. Narra a parte final da caminhada do Povo de Israel pelo deserto do Sinai até a entrada na Terra Prometida. Também fala das lutas que os israelitas enfrentaram perante os povos que ocupavam, as fronteiras da Palestina.

·Deuteronômio(Dt) -Quer dizer ‘Segunda Lei’. É o livro que relata novamente a promulgação da Lei da Aliança. Convida à conversão e felicidade.

Históricos

Os livros históricos são 16(dezeseis). Eles narram as histórias do Povo e seus líderes, desde a entrada na terra prometida (Terra de Canaã) até quase a época de Jesus Cristo.

Os Livros Históricos são:

·Josué (Js) - Relata a conquista e a partilha da Terra Prometida. Com a morte de Moisés, a missãode levar o Povo até a terra de Canaã fica com Josué. Fatos ocorridos entre 1230 e 1200 a.C.

·Juízes (Jz) -Entre a morte de Josué e a constituição da Monarquia, as tribos são governadas por chefes carismáticos: os juízes. Relata fatos ocorridos entre o 1200 e 1020 a. C.

·Rute (Rt) -Apresenta uma história familiar visando orientar a luta do Povo pobre em busca de seus direitos. Ela se torna bisavó do rei Davi, de cuja família vem nascer Jesus. No livro são colocados os princípios que devem orientar a reorganização de uma comunidade que sofreu grandes abalos.

·1Samuel (1Sm) - Samuel chamado por Deus desde a infância e educado pelo Sacerdote Eli, foi ao mesmo tempo profeta e o último dos Juízes de Israel. O livro narra o surgimento da monarquia com a escolha de Saul e que depois foi substituído por Davi. Acontecimentos que se situam entre 1040 e 1010 a.C.

·2Samuel (2Sm) - O segundo livro de Samuel relata sobre o grandioso reinado de Davi. Fatos ocorridos entre 1010 e 971a.C.

·1Reis (1Rs) - Continua o relato sobre a monarquia iniciada com Saul e Davi. Depois de Salomão o Império se divide em dois reinos: Reino de Israel ou do Norte, Reino de Judá ou do Sul. Fatos ocorridos entre 971 a 853 a.C. Sendo que em 931 a.C. Acontece a divisão do Império. (1ª briga entre herdeiros).

·2Reis (2Rs) - Continuacom a história dos dois reinos, a decadência sócio-político-espiritual dos mesmos até o relato da queda, seja do Norte quanto do Sul e as deportações no cativeiro. Fatos ocorridos entre 853 a 561 a. C. No 722 a.C. Ruína do Norte. No 586 a. C. Ruína do Sul.

·1Crônicas (1Cr) - Releitura da história, de Adão até Davi.

·2Crônicas (Cr) - Releitura da história de Salomão até a deportação para a Babilônia. Os dois livros das Crônicas foram elaborados no início do século IV A. C.

·Esdras (Esd) - Continua o relato da história de Israel a partir da volta do exílio e a reconstrução do templo e da comunidade. Fatos ocorridos entre 538 e 515 a. C.

·Neemias (Ne)- Continuando a história do pós-exílio fala a respeito da reconstrução dos muros da cidade de Jerusalém. Fatos ocorridos entre 515 e 400 a. C.

·Tobias (Tb) - O livro apresenta o exemplo de um judeu justo e fiel a Deus mostrando que a verdadeira sabedoria, o caminho que conduz à felicidade, consiste em amar a Deus e obedecer aos mandamentos. Neste livro os dados históricos entram só como ‘pano de fundo’, o que interessa é fortalecer a identidade do Povo revalorizando a fé, as tradições e seus valores. É um dos Deuterocanônicos.

·Judite (Jt) - Judite é a jovem Israelita fiel à Lei que, com fé em Deus e confiando no poder da oração, defende seu Povo mostrando que o poder da fé e a confiança em Deus têm mais força que um exército armado. O autor está interessado em transmitir uma mensagem: a memória da fé, da coragem, das táticas de um povo oprimido em luta contra o opressor. É um dos Deuterocanônicos.

·Ester (Est) - A rainha Ester, esposa de Assuero, rei da Pérsia, intercede e salva os judeus estabelecidos na Pérsia, onde eram duramente hostilizados. Mais do que história temos um conto que analisa a situação da comunidade judaica espalhada entre as nações estrangeiras. Os textos 10, 4-16, 24 São considerados Deuterocanônicos.

Os livros de Tobias, Judite e Ester são novelas ou romances. Não refletem acontecimentos históricos propriamente ditos no entanto servem de modelo para analisar em profundidade certas situações reais.

·1Macabeus (1Mc) - O livro conta as lutas dos cinco filhos de sacerdote Matatias contra os reis gregos e o grupo judaico que a eles se aliaram. Relata fatos ocorridos entre 175 a 134 a. C.É um dos Deuterocanônicos.

·2Macabeus (2Mc) - Estão relatados novamente os fatos ocorridos na Judéia entre 175-161 a. C. O segundo livro é uma narrativa paralela a IMc 1-7. É um dos Deuterocanônicos.

Livros ‘Poéticos e Sapienciais’

‘Sapiensiais’ é o nome dado a 5(cinco) livros do Antigo Testamento: Provérbios, Jó, Eclesiastes(Coélet), Eclesiástico(Sirácida) e Sabedoria.

A esses são acrescentados dois livros poéticos: Salmos(150)e Cântico dos Cânticos.

Esses livros apresentam a sabedoria e a espiritualidade de Israel. Neles encontramos a expressão da sabedoria e dos sentimentos do Povo: ditados, poesias, cantos, orações.

·Jó (Jó) - Os Judeus achavam que o sofrimento significava castigo e abandono de Deus. O Livro de Jó mostra o contrário: Jó sofre e é um justo amado por Deus. É uma contestação à doutrina da retribuição <=> Deus devolve o bem com o bem e o mal com o mal.

O tema central deste livro é a questão mais profunda da religião: a natureza da relação entre o homem e Deus. Provavelmente foi escrito em sua maior parte durante o exílio, no século VI a.C.

·Salmos(Sl) - A palavra ‘Salmos’ quer dizer: ‘Oração cantada e acompanhada com instrumentos musicais’. Os Salmos são oração, expressão da experiência do homem e do Povo aliado com Deus. São também poesias, forma mais apropriada para expressar a realidade da vida penetrada pelo mistério de Deus.

·Provérbios (Pr) - O livro dos Provérbios, agrupando ditos, sentenças e alguns desenvolvimentos maiores, é um verdadeiro resumo da sabedoria de Israel. Não foram todos escritos por um mesmo autor e não pertencem todos a mesma época. A maioria deles nasceu da experiência popular, que foi depois burilada e editda por sábios profissionais desde o tempo de Salomão (950 a.C.) até dois séculos depois do exílio(400 d.C). Foram atribuídos ao rei Salomão por causa de sua fama de sábio(1Rs 3-5).

·Eclesiastes (Ecl) ou Coélet - Pretende ser uma análise crítica, lúcida e realista sobre a condição humana a partir da realidade da Palestina daquele tempo. ‘Coélet’ significa ‘diretor acadêmico’: era um sábio que instruía o povo. Trata-se de um livro profundamente crítico, lúcido e realista sobre a condição do povo da Palestina, por volta do século III a.C.

·Cântico dos Cânticos (Ct) - Se apresenta como uma coleção de cantos populares de amor, usados talvez em festas de casamento, onde noivo e noiva eram chamados de rei e rainha. Aborda a mais profunda, universal e significativa experiência humana: o amor. Remonta do século V ou IV a.C. Foi atribuído ao rei Salomão, reconhecido em Israel como patrono da literatura sapiencial.

·Sabedoria (Sb) - O autor, preocupado em salvaguardar a Fé dos judeus que moravam em Alexandria (centro político e cultural grego) ensina a verdadeira sabedoria, que vem de Deus, que conduz a uma vida justa e à felicidade.

‘Sabedoria de Salomão’ é fictício, pois o autor é um judeu de Alexandria, que escreveu o livro pelo ano 50 a.C. É um dos Deuterocanônicos.

·Eclesiático (Eclo) ou Sirácida - O livro faz considerações sobre a vida humana mostrando o valor estável da Lei de Deus que conduz o homem ao que é eterno. Procura educar o ser humano para uma vida feliz. É um dos Deuterocanônicos.

Sirácida por causa do nome do autor, ‘Jesus filho de Sirac...’ (Eclo 50,27), que escreveuo livro pelo ano 50 a.C.

Livros Proféticos

Os livros Proféticos são 18 (dezoito). Trazem a vida e a mensagem dos Profetas. O Profeta, na Bíblia, é aquele que fala em nome de Deus, denunciando as injustiças, consolando o povo e anunciando a vinda do Messias.

·Isaías (Is) - Foi o maior Profeta de Israel. Nasceu em Jerusalém por volta do 760 a.C. O livro se divide em três partes: 1º Isaías: condena as alianças. 2º Isaías: consola o Povo no exílio. 3º Isaías: estimula o povo na volta do exílio.

Lidando com as grandes mudanças internacionais, Isaías condena as alianças com as grandes potências porque só a fidelidade a Deus poderá salvar a Nação.

O tema central deste livro é: a Santidade de Deus; isto é, só Deus é Absoluto.

·Jeremias (Jr) - Nasceu no ano 650 a. C. Profetizou entre os anos 627 e 658 a.C.

Plenamente consciente de sua missão, Jeremias anuncia com todas as forças o projeto de Deus presente na Aliança. Sai em defesa dos pobres, oprimidos e fracos e denuncia abertamente as falsas seguranças religiosas unidas a uma prática injusta e idólatra. Por isso foi perseguido e humilhado.

·Lamentações (Lm) - Livro composto nos anos 586 a.C. Após a destruição de Jerusalém e a deportação do Povo. São cantos fúnebres que descrevem de modo doloroso e em forma poética a destruição da cidade de Jerusalém pelos babilônios e os acontecimentos que se sucederam a essa catástrofe: fome, sede, matanças, exílio.

·Baruc (Br) - Baruc que quer dizer: ‘abençoado’. Foi discípulo de Jeremias. O autor visa conservar os sentimentos religiosos dos israelitas dispersos pelo mundo todo, após a ruína de Jerusalém.

·Ezequiel (Ez) - O profeta exerce sua missão no meio do povo deportado na Babilônia, procurando levar o povo à Aliança com seu verdadeiro Deus. Fala do Messias como de um pastor que vai apascentar o seu rebanho, e anuncia a restauração de Israel entre os anos 593 a 571 a.C.

·Daniel (Dn) - De autor desconhecido, o livro apresenta um personagem ideal que sofre junto a comunidade que está sendo perseguida. A finalidade do livro de Daniel é sustentar a esperança do povo fiel e provocar a resistência contra os opressores. Textos Deuterocanônicos 3, 24-90; 13-14

·Oséias (Os) - Deve ter profetizado por volta dos anos 750 a.C. Fala das infidelidades de Israel com seu Deus denunciando todo tipo de idolatria que ele chama de prostituição. Compara também a união de Deus com seu povo ao amor de um noivado.

·Joel (Jl) - Parece ter profetizado entre os anos 400 e 350 a.C. Uma expressão une todo o livro: o dia de Javé, isto é, o juízo final: o grande dia em que a humanidade prestará contas a Deus.

·Amós (Am) - Era camponês e pastor. Profetizou entre os anos 780 a 744 a.C. Amós condena as injustiças sociais que massacram o povo, especialmente a corrupção dos Juízes e a opressão dos pobres. Ameaça tais injustiças com castigos.

·Abdias (Ab) - Profetizou lá pelos anos 550 a.C. Aborda o tema da solidariedade dos mais fracos diante do poder opressor. Anuncia castigos contra Edom (idumeus) e o triunfo de Israel no dia de Javé.

·Jonas (Jn) - Apresenta o tema da misericórdia de Javé que não é um Deus nacional, mas um Deus de toda a humanidade. O livro de Jonas, mais do que um livro profético poderia ser colocado na linha sapiencial.

·Miquéias (Mq) - Profetizou no mesmo período de Isaías (século VII a.C.). Denuncia um mal mais perverso do que a própria guerra em andamento: a cobiça e as injustiças sociais, nas quais ele vê a causa principal da ira de Deus.

·Naum (Na) - Profetizou entre os anos 633 a 612 a.C.Naum deixa bem claro que os grandes poderosos do mundo não são eternos. Por mais que eles dominem e humilhem os pequenos um dia ruirão como Nínive.

·Habacuc (Hab) - Profetizou entre os anos 625 a 598 a.C. Vendo o seu país sofrer uma opressão violenta pede socorro a Deus; analisando pois o problema do mal, diz que no final Deus salvará os justos e punirá o mal.

·Sofonias (Sf) - Profetizou entre os anos 640 a 630 a.C. Ele mostra como sobre toda essa situação de injustiça, exploração e idolatria pesa o julgamento de Deus: o dia de Javé.

·Ageu (Ag) - Profetizou por volta do ano 520 depois da volta dos exilados, no tempo em que a comunidade judaica procurava reconstruir suas bases de fé e vida social. Anima o povo na reconstrução do Templo e anuncia os tempos messiânicos; isto é, o povo voltará à sua grandeza anterior com um descendente de Davi.

·Zacarias (Zc) -Contemporâneo do profeta Ageu, profetiza no mesmo contexto sócio-político-religioso. Prega uma reforma moral e exorta o povo a reconstruir o Templo. Fala da vinda do Messias e da conversão das nações.

·Malaquias (Ml) - O profeta fala do amor de Deus pelo seu Povo. E adverte que se Deus não está concedendo mais bençãos é porque está havendo adúltério, divórcios, etc. Provavelmente profetizou lá pelo ano 444 a.C.

Novo Testamento

O Novo Testamentoé a parte da Bíblia onde encontramos o anúncio da pessoa de Jesus Cristo. Ele veio ao mundo para estabelecer uma Aliança definitiva entre Deus e os homens. Os primeiros quatro livros são os EVANGELHOS.

Evangelho

Evangelho -É uma palavra grega que significa ‘boa notícia’. São escritos que nasceram em comunidades cristãs entre 30 e 70 anos depois da morte de Jesus, refletindo suas necessidades, seus problemas e seu compromisso de fé. Todos os fatos relatados ocorreram depois do nascimento de Jesus Cristo (d.C. = depois de Cristo).

Os Evangelhos são 4 (quatro) Mateus, Marcos, Lucas e João

·Evangelho Segundo Mateus (Mt) -O Evangelho de Mateus é dirigido especialmente aos Judeus convertidos; por isso, tem o cuidado de mostrar que Jesus de Nazaré é o herdeiro das promessas feitas por Deus a Davi. Portanto, Jesus é o Messias anunciado pelos profetas.

Mateus, Marcos e Lucas são chamados de sinóticos ( = olhar juntos), pois têm muitas coisas em comum entre si.

·Evangelho Segundo Marcos (Mc) -É a redação ,mais antiga dos evangelhos, feita no ano 70d.C., provavelmente em Roma, onde o autor pôde ler e meditar as cartas de São Paulo.

Marcos põe em evidência os milagres de Jesus, pois pretende mostrar a bondade do Senhor e sua divindade, não se preocupando muito com as datas. Seu Evangelho se dirige especialmente aos cristãos vindo do paganismo; portanto, de origem grega ou romana.

·Evangelho Segundo Lucas (Lc)- Lucas apresenta a vidae a atividade terrestre de Jesus como uma grande viagem que vai da galiléia até Jerusaslém, centro político do judaísmo. É também o evangelista que mais fala sobre o nascimento e a infância de Jesus. Se dirige especialmente aos cristãos de origem pagâ: gregos e romanos.

A originalidade de Lucas foi escrever 2 (dois livros) - Evangelho e Atos. Ele viveu em contato com os pagãos convertidos, demonstrando assim grande preocupação missionária.

·Evangelho Segundo João -João escreve seu Evangelho de maneira original, penetrando o mistério das humilhações e da glória do Cristo. Fala da ‘vida Eterna’ como realidade já presente na terra, na Pessoa de Jesus. João escreve não aos pagãos, mas aos cristãos.

Um evangelista da escola de João transcreve a pregação do apóstolo. Um redator final deu a forma que chegou até nós (ano 100 d.C.).

Atos dos Apóstolos

Atos dos Apóstolos encontra-se depois dos Evangelhos. Afirma que Jesus Cristo morreu e ressuscitou, completando sua missão aqui entre nós e que depois dele, quem vai continuá-la será o Espírito Santo por meio dos apóstolos e evangelizadores, até os extremos confins da terra. Fala da época na qual nasce a Igreja.

No livro dos Atos

No livro dos Atos é apresentada a atividade dos Apóstolos como grande viagem que vai de Jerusalém até Roma, o centro do mundo naquela época. Quatro pontos se destacam no Livro: O Anúncio, a Catequese, a vidas das Comunidade e a Missão.

Foi escrito entre os anos 80 e 90 d.C. O autor é o mesmo do 3º Evangelho. A Tradição desde o II séc.; o identifica com o médico que acompanhou Paulo

As cartas de Paulo

As Cartas de são Paulo encomtram-se depois dos Atos dos Apóstolos. Elas são respostas a situações concretas e problemas específicos das primeiras comunidades cristãs, fundadas pelo grande anunciador do Evangelho, espalhadas em terras pagãs.

Revelam as dificuldades, a perseverança e a ousadia na grande missão de fazer surgir grupos cristãos em meio a situaçãoes contrárias ao Evangelho. Podem ser divididas em 2(dois) grupos: Cartas para as Comunidade e Cartas Pastorais.

Cartas para as Comunidades

As Cartas para as Comunidadessão àquelas enviadas por Paulo às comunidades que ele fundara. Elas são 9 (nove).

·Carta aos Romanos (Rm) - Somente a fé em Jesus Cristo pode salvar. Paulo não fundou esta comunidade.

·1ª Carta aos Coríntios (1ªCor.) Ensina como superar os conflitos na comunidade. Corinto era uma rica cidade comercial. Paulo fundou a comunidade entre os anos 50 e52 d.C.

·2ª Carta aos Coríntios (2ªCor.) Nos diz que a força se manifesta na fraqueza. É portanto uma dose de ânimo para a comunidade que se sente desanimada.

·Carta aos Gálatas (Gl) - A galácia era uma região da Ásia Menor.E esta carta é um manifesto da liberdade cristã.

·Carta aos Efésios (Ef) - Tem com eixo central, o Mistério e a vida daIgreja. Paulo escreveu esta carta na prisão.

·Carta aos Filipenses (Fl) - Felipe foi a 1ª cidade européia a receber o Evangelho. Essa carta tem como objetivo fornecer critérios para distinguir o verdadeiro Evangelho.

·Carta aos Colossenses (Cl) - Colossas era uma pequena cidade da Ásia Menor. Esta carta tem como objetivo principal afirmar que Cristo é a imagem do Deus invisível

·1ª Carta aos Tessalonicenses (1ªTs)É o primeiro escrito do NT (50-51 d.C.) Esta carta tem como eixo central: a fé, a esperança e o amor.

·2ª Carta aos Tessalonicenses (2ªTs) - Tessalônica era uma grande cidade comercial. O tema central desta carta é: Como resistir aos conflitos.

As Cartas Pastorais

As cartas Pastorais são àquelas enviadas para às lideranças das comunidades.Elas são 5 (cinco).

·1ª Carta a Timóteo (1ªTm) - Timóteo foi discípulo e colaborador de Paulo. Esta carta é uma instrução para o ministério.

·2ª Carta a Timóteo (2ª Tm) -Foi escrita na prisão em Roma (ano 67 d.C.). Nela Paulo faz algumas considerações sobre os últimos dias.

·Carta a Tito (Tt) - Tito é o delegado pessoal de Paulo na ilha de Creta. Esta carta fala da sã doutrina, isto é, a vontade salvadora de Deus trazida por Cristo.

·Carta a Filemon (Fl) - Esta é uma carta de recomendação para o escravo Onésio, cujo objetivo é alertar para o preconceito e exploração. ‘Em Cristo somos todos irmãos’.

·Carta aos Hebreus (Hb) - Escrita por um discípulo de Paulo e trás como mensagem central: Cristo, Único e verdadeiro Sacerdote.

As Cartas Católicas

As cartas católicas - Sãoàquelas encontradas logo depois das Cartas de Paulo. A palavra católica significa ‘universal’. Essas cartas são assim chamadas porque foram escritas para uma comunidade ou pessoa em particular, mas endereçada a toda a Igreja. Elas são 7 (sete).

·Carta de São Tiago (Tg) - Autor: Judeu de origem grega do final do I séc. Para ele a fé sem obras é morta.

·1ª Carta de São Pedro (1ª Pd) - Esta carta foi escrita para as comunidades da Ásia Menor. Ela chama a atençaõ para a autênticidade do testemunho.

·2ª Carta de São Pedro (2ªPd) - É o último escrito do NT (meados do séc. II). Ela ensina como perseverar na esperança.

·1ª Carta de São João (1ª Jo) - O objetivo do autor é afirmar que o dinamismo da Fé é o Amor.

·2ª Carta de São João (2ªJo)– Esta carta é um complemento da primeira. Aqui o autor convida a Igreja a viver na verdade.

As duas cartas foram escritas no fim do séc. I por João ou um discípuloseue dirigidas às comunidades da Ásia Menor.

·3ª Carta de São João (3ªJo) - Fala dos Cooperadores da verdade. É uma carta de encorajamento.

·Carta de Judas (Jd) - Escrita no final do séc.I. Tem como objetivo principal, não deixar que a fé se enfraqueça.

Apocalipse

Apocalipse -É uma palavra grega que quer dizer: ‘Revelação’: Revelação de Jesus Cristo (Ap. 1,1)

O Apocalipse de são João é o último livro da Bíblia. Nele o autor usou uma linguagem cheia de símbolos, porque se dirigia às comunidades que viviam em meio à perseguição romana, no fim do séc. I.

O CHAMADO DE SAMUEL

 brm_4336

1 Samuel capítulo 2:11-3:21

O menino Samuel foi deixado por seus pais em Siló, servindo ao SENHOR perante o sacerdote Eli.

O ambiente ao redor do tabernáculo era de desonestidade e desrespeito por causa dos filhos de Eli, que também oficiavam como sacerdotes. Embora fossem levitas, da linhagem sacerdotal de Arão, eles são chamados aqui "filhos de Belial" - Belial não era uma pessoa, mas um nome para representar tudo o que era mau. Hoje diríamos "filhos do Mal", por exemplo.

Já no Novo Testamento, Belial é o nome atribuido ao diabo (2 Coríntios 6:15) que é a personificação do mal. Esses sacerdotes tinham um péssimo caráter, praticavam imoralidades com as mulheres que serviam no templo, e se aproveitavam da sua alta posição para tomar para si mais do que a lei lhes designava dos sacrifícios do povo (Levítico 7:34): eles tiravam para si as melhores partes das ofertas antes delas serem oferecidas no altar, e separavam a carne antes que a gordura tivesse sido queimada como sacrifício a Deus (Levítico 7:34), desprezando as ofertas ao SENHOR.

Assim como os filhos de Eli, alguns líderes religiosos que se dizem cristãos não dão a devida reverência ao culto que deve ser dado a Deus, e se aproveitam do Evangelho para benefício próprio. Alguns até negam a sua fé entregando-se ao mundanismo e à imoralidade. Deus pune com severidade aqueles que causam Seu povo a se extraviar ou desprezam aquilo que é devido a Ele.

A criança que vai para uma boa igreja ou para uma boa escola evangélica também precisa de cuidados e oração: é nestes locais que o diabo planta os seus "filhos" que têm a mais perniciosa influência sobre os mais jovens, e os incautos, pois estão camuflados num ambiente de confiança e pouca vigilância.

Mas Samuel não se deixou influenciar por eles. Mesmo ainda criança ele já usava uma estola sacerdotal - uma espécie de avental justo, feito de duas partes, sem mangas, presas ao corpo por um cinto de obra esmerada, e presas uma à outra nas ombreiras, que chegava até os quadris, e era usado exclusivamente pelos sacerdotes quando oficiavam perante o altar (Êxodo 28:5-8). Vestido assim, ele ministrava como sacerdote perante o SENHOR, servindo na santidade do tabernáculo.

Sua mãe também não se esquecia dele, e anualmente, quando vinha com seu marido trazer suas ofertas, também trazia uma túnica pequena para ele. Eli, ao ver o amor desta mãe pelo seu único filho que havia consagrado desde criança para o serviço de Deus, abençoava a ela e ao seu marido, desejando que o SENHOR lhes desse filhos para tomar o lugar de Samuel. E o SENHOR assim fez, dando-lhes mais três filhos e duas filhas.

Deus muitas vezes nos abençoa de maneira inesperada. Ana almejava ter um filho, e talvez já estava perdendo a esperança de um dia o conseguir quando fez a sua promessa diante do SENHOR de entregar a Ele o filho que porventura tivesse, e foi abençoada com não só um, mas seis filhos ao todo. As bênçãos de Deus podem não chegar tão cedo como esperamos, mas Ele é fiel e cumprirá as Suas promessas em Seu devido tempo.

A essa altura, Samuel já se tornara jovem: mas ele crescia diante do SENHOR: ele não se deixara influenciar pelos filhos de Eli.

Eli, ao que parece, era um pai indulgente. Não sabia disciplinar os seus filhos, e eles continuaram com a sua péssima conduta. Já muito velho, Eli ouvia com tristeza o que lhe contavam sobre o que eles faziam, e procurou agora persuadí-los a mudar. Ele declarou que estavam induzindo o povo ao pecado, e pecando contra o SENHOR. Mas eles não lhe deram ouvidos, porque o SENHOR os queria matar.

Os filhos de Eli sabiam perfeitamente o que estavam fazendo, e desobedeciam a Deus deliberadamente ao enganar, seduzir e roubar o povo. Deus já os havia julgado e condenado à morte (Números 18:32). Todo o pecado, mesmo por ignorância, é desobediência, mas quando é intencional, em pleno conhecimento do que se faz, é muito mais grave e as consequências serão mais severas. Já não haveria mais oportunidade para se arrependerem e mudar de vida pois Deus havia assinado sua sentença de morte.

Mas o jovem Samuel continuava a crescer, não só em estatura, mas no favor do SENHOR e dos homens. Que contraste com o ambiente em que vivia!

O SENHOR usou um homem, cujo nome não é dado, para trazer uma mensagem de condenação a Eli. Como sumo-sacerdote, Eli era o intermediário entre Deus e o povo de Israel. Para vergonha sua, Deus não fala mais com ele, diretamente, mas através de um homem desconhecido (pelo menos para nós).

Através dele Deus lembra a Eli como Arão, seu antepassado de quem herdara a exaltada posição que gozava, havia sido escolhido para serví-lO e em troca foi-lhe concedido ficar com as ofertas queimadas do povo.

Eli é em seguida repreendido por ter desprezado os sacrifícios e ofertas que o povo trazia - como sumo sacerdote era responsável por tudo o que os seus filhos faziam - e por ter honrado aos seus filhos mais do que a Deus, permitindo que eles ficassem com as ofertas que o povo trazia para Deus.

Resumindo, Eli era responsável por permitir que os seus filhos continuassem em seu pecado, assim colocando-os acima de Deus. Cuidemos para que nós também não nos tornemos cúmplices dos que fazem o mal, deixando de denunciá-los quando estiver ao nosso alcance (Efésios 5:11, 1 Timóteo 5:22, 2 João 11).

O pecado de Eli seria castigado com a retirada do sumo saccerdócio da sua linhagem (1 Reis 2:26-27), tendo os seus descendentes vida curta. A prova seria que seus dois filhos morreriam juntos. Um sacerdote fiel seria suscitado, em perpetuidade, a quem os descendentes que restassem a Eli haveriam de mendigar comida e algum cargo sacerdotal.

Este foi Zadoque, nomeado por Salomão, que havia servido a Davi, e cuja descendência continuou provavelmente até os tempos de Esdras. O "ungido" é Salomão (1 Reis 1:39). Alguns consideram que também é uma referência ao Senhor Jesus, o único sacerdote perpétuo, mas neste caso temos problema quanto ao ungido, que também é Ele.

Novamente lemos que Samuel ministrava ao SENHOR perante Eli. Mas a apostasia e a falta de atividade profética prevaleciam naqueles dias. A atitude dos sacerdotes era sintomática: egoístas, desprezando as ofertas e sacrifícios, estavam longe de Deus. Para termos um relacionamento com Deus é necessário estarmos prontos a ouví-lO e a obedecê-lO. Ele hoje nos fala através da sua Palavra.

O SENHOR chamou o menino Samuel (ele teria pelo menos doze anos de idade) enquanto ele dormia dentro do tabernáculo, perto da lâmpada que permanecia acesa continuamente. Ele foi chamado quatro vezes - nas primeiras duas ele ainda não conhecia o SENHOR, e ainda não lhe fora manifestada a palavra do SENHOR.

É como o pecador que é despertado para a sua necessidade de salvação, sem conhecer o Salvador. Na terceira ficou claro que era o SENHOR que o chamava e na quarta ele foi chamado para o serviço do SENHOR: receber e transmitir uma mensagem (trágica) para Eli.

Samuel hesitou em transmitir a mensagem, confirmando a mensagem anterior que o homem de Deus havia dado a Eli. Instado por Eli, ele lhe disse tudo, sem encobrir nada. Eli reconheceu que fora o SENHOR que falara a Samuel, e se submeteu à Sua vontade.

Isto foi o início do ministério de Samuel como profeta do SENHOR, e tudo o que dizia se cumpria, dando-lhe credibilidade suficiente para que todo o povo de Israel reconhecesse a sua legitimidade. O SENHOR continuou a aparecer em Silo e a falar com ele.

R David Jones

Capítulo 2:
...
11 Então, Elcana foi-se a Ramá, à sua casa; porém o menino ficou servindo ao SENHOR, perante o sacerdote Eli.
12 Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não conheciam o SENHOR;
13 porquanto o costume daqueles sacerdotes com o povo era que, oferecendo alguém algum sacrifício, vinha o moço do sacerdote, estando-se cozendo a carne, com um garfo de três dentes em sua mão;
14 e dava com ele, na caldeira, ou na panela, ou no caldeirão, ou na marmita; e tudo quanto o garfo tirava o sacerdote tomava para si; assim faziam a todo o Israel que ia ali a Siló.
15 Também, antes de queimarem a gordura, vinha o moço do sacerdote e dizia ao homem que sacrificava: Dá essa carne para assar ao sacerdote, porque não tomará de ti carne cozida, senão crua.
16 E, dizendo-lhe o homem: Queimem primeiro a gordura de hoje, e depois toma para ti quanto desejar a tua alma, então, ele lhe dizia: Não, agora a hás de dar; e, se não, por força a tomarei.
17 Era, pois, muito grande o pecado desses jovens perante o SENHOR, porquanto os homens desprezavam a oferta do SENHOR.
18 Porém Samuel ministrava perante o SENHOR, sendo ainda jovem, vestido com um éfode de linho.
19 E sua mãe lhe fazia uma túnica pequena e, de ano em ano, lha trazia quando com seu marido subia a sacrificar o sacrifício anual.
20 E Eli abençoava a Elcana e à sua mulher e dizia: O SENHOR te dê semente desta mulher, pela petição que fez ao SENHOR. E voltavam para o seu lugar.
21 Visitou, pois, o SENHOR a Ana, e concebeu e teve três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do SENHOR.
22 Era, porém, Eli já muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação.
23 E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Porque ouço de todo este povo os vossos malefícios.
24 Não, filhos meus, porque não é boa fama esta que ouço; fazeis transgredir o povo do SENHOR.
25 Pecando homem contra homem, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra o SENHOR, quem rogará por ele? Mas não ouviram a voz de seu pai, porque o SENHOR os queria matar.
26 E o jovem Samuel ia crescendo e fazia-se agradável, assim para com o SENHOR como também para com os homens.
27 E veio um homem de Deus a Eli e disse-lhe: Assim diz o SENHOR: Não me manifestei, na verdade, à casa de teu pai, estando os israelitas ainda no Egito, na casa de Faraó?
28 E eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel para sacerdote, para oferecer sobre o meu altar, para acender o incenso e para trazer o éfode perante mim; e dei à casa de teu pai todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel.
29 Por que dais coices contra o sacrifício e contra a minha oferta de manjares, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel?
30 Portanto, diz o SENHOR, Deus de Israel: Na verdade, tinha dito eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão envilecidos.
31 Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais velho algum em tua casa.
32 E verás o aperto da morada de Deus, em lugar de todo o bem que houvera de fazer a Israel; nem haverá por todos os dias velho algum em tua casa.
33 O homem, porém, que eu te não desarraigar do meu altar será para te consumir os olhos e para te entristecer a alma; e toda a multidão da tua casa morrerá quando chegar à idade varonil.
34 E isto te será por sinal, a saber, o que sobrevirá a teus dois filhos, a Hofni e a Finéias: que ambos morrerão no mesmo dia.
35 E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o meu coração e a minha alma, e eu lhe edificarei uma casa firme, e andará sempre diante do meu ungido.
36 E será que todo aquele que ficar de resto da tua casa virá a inclinar-se diante dele, por uma moeda de prata e por um bocado de pão, e dirá: Rogo-te que me admitas a algum ministério sacerdotal, para que possa comer um pedaço de pão.

Capítulo 3:
1 E o jovem Samuel servia ao SENHOR perante Eli. E a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta.
2 E sucedeu, naquele dia, que, estando Eli deitado no seu lugar (e os seus olhos se começavam já a escurecer, que não podia ver)
3 e estando também Samuel já deitado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do SENHOR, em que estava a arca de Deus,
4 o SENHOR chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui.
5 E correu a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, torna a deitar-te. E foi e se deitou.
6 E o SENHOR tornou a chamar outra vez a Samuel. Samuel se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te.
7 Porém Samuel ainda não conhecia o SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR.
8 O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel, terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então, entendeu Eli que o SENHOR chamava o jovem.
9 Pelo que Eli disse a Samuel: Vai-te deitar, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. Então, Samuel foi e se deitou no seu lugar.
10 Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.
11 E disse o SENHOR a Samuel: Eis aqui vou eu a fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambas as orelhas.
12 Naquele mesmo dia, suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa; começá-lo-ei e acabá-lo-ei.
13 Porque já eu lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu.
14 Portanto, jurei à casa de Eli que nunca jamais será expiada a iniqüidade da casa de Eli com sacrifício nem com oferta de manjares.
15 E Samuel ficou deitado até pela manhã e, então, abriu as portas da Casa do SENHOR; porém temia Samuel relatar esta visão a Eli.
16 Então, chamou Eli a Samuel e disse: Samuel, meu filho. E disse ele: Eis-me aqui.
17 E ele disse: Que palavra é a que te falou? Peço-te que ma não encubras; assim Deus te faça e outro tanto se me encobrires alguma palavra de todas as palavras que te falou.
18 Então, Samuel lhe contou todas aquelas palavras e nada lhe encobriu. E disse ele: É o SENHOR; faça o que bem parecer aos seus olhos.
19 E crescia Samuel, e o SENHOR era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra.
20 E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado por profeta do SENHOR.
21 E continuou o SENHOR a aparecer em Siló, porquanto o SENHOR se manifestava a Samuel, em Siló, pela palavra do SENHOR.

1 Samuel capítulo 2:11-3:21

FONTE: Samuelchamado

CONSTRUTORES ANÔNIMOS

 

Certamente esta imagem não vai fazer parte das comemorações dos 100 anos da Assembléia de Deus no Brasil. Sabe como é, somente os protagonistas aparecem em eventos deste porte. Como parte do evento Contrutores Anônimos da História Assembleiana, este blog com poucos seguidores e pequena audiência, embora visitado em alguns países do mundo, publica o seguinte.
Maria das Mercês, mulher miúda e expressiva, alegre e sorridente (a foto está prejudicada pela minha câmera ruim), há doze anos encontrou Jesus. Mas aconteceu de uma forma inusitada. Outrora católica fervorosa, do tipo misseira, não dava muita brecha para a pregação da Palavra de Deus, por outros igualmente anônimos evangelizadores pessoais, sabe como é, somente protagonistas alcançam tais êxitos. Mas Deus, que age de maneira imprevisível, fez com que Dona Mercês, como a conheço desde menino, já que morávamos na mesma rua, sonhasse.
No sonho ela entrava em um recinto, em cuja parede sobranceira estava escrito: Até aqui nos ajudou o Senhor. Ficou encucada e matutando o que significaria. Dias depois, visitando sua cunhada, personagem anônima desta história, em João Pessoa/PB, foi convidada a participar de um culto. Tergiversou: Não vou, porque senão Arlindo (seu esposo já falecido) ficará com raiva. A cunhada, criativa evangelista, não protagonista, disse: Por isso não, vou falar com Arlindo.
Arlindo, gente boa, mas arredio ao evangelho como dona Mercês, anuiu. Não tinha mais desculpas. A contragosto, adentrou um templo assembleiano. Na sua frente, a frase do sonho. O pregador, outro personagem anônimo, usado pela unção divina, pregou sobre a história desta mulher, e não restaram alternativas. Dona Mercês se entregou. Depois, ganhou seu Arlindo pra Jesus, e hoje boa parte de seus filhos estão seguindo o Mestre.
E, assim, Deus trabalha. E outros anônimos também. À margem de estatísticas, ignorando superlativos, como não tendo nada e possuindo tudo!

Daladier Lima
http://daladier.blogspot.com

FONTE: Confeitaria Cristã