03/08/2009

O CHAMADO DE SAMUEL

 brm_4336

1 Samuel capítulo 2:11-3:21

O menino Samuel foi deixado por seus pais em Siló, servindo ao SENHOR perante o sacerdote Eli.

O ambiente ao redor do tabernáculo era de desonestidade e desrespeito por causa dos filhos de Eli, que também oficiavam como sacerdotes. Embora fossem levitas, da linhagem sacerdotal de Arão, eles são chamados aqui "filhos de Belial" - Belial não era uma pessoa, mas um nome para representar tudo o que era mau. Hoje diríamos "filhos do Mal", por exemplo.

Já no Novo Testamento, Belial é o nome atribuido ao diabo (2 Coríntios 6:15) que é a personificação do mal. Esses sacerdotes tinham um péssimo caráter, praticavam imoralidades com as mulheres que serviam no templo, e se aproveitavam da sua alta posição para tomar para si mais do que a lei lhes designava dos sacrifícios do povo (Levítico 7:34): eles tiravam para si as melhores partes das ofertas antes delas serem oferecidas no altar, e separavam a carne antes que a gordura tivesse sido queimada como sacrifício a Deus (Levítico 7:34), desprezando as ofertas ao SENHOR.

Assim como os filhos de Eli, alguns líderes religiosos que se dizem cristãos não dão a devida reverência ao culto que deve ser dado a Deus, e se aproveitam do Evangelho para benefício próprio. Alguns até negam a sua fé entregando-se ao mundanismo e à imoralidade. Deus pune com severidade aqueles que causam Seu povo a se extraviar ou desprezam aquilo que é devido a Ele.

A criança que vai para uma boa igreja ou para uma boa escola evangélica também precisa de cuidados e oração: é nestes locais que o diabo planta os seus "filhos" que têm a mais perniciosa influência sobre os mais jovens, e os incautos, pois estão camuflados num ambiente de confiança e pouca vigilância.

Mas Samuel não se deixou influenciar por eles. Mesmo ainda criança ele já usava uma estola sacerdotal - uma espécie de avental justo, feito de duas partes, sem mangas, presas ao corpo por um cinto de obra esmerada, e presas uma à outra nas ombreiras, que chegava até os quadris, e era usado exclusivamente pelos sacerdotes quando oficiavam perante o altar (Êxodo 28:5-8). Vestido assim, ele ministrava como sacerdote perante o SENHOR, servindo na santidade do tabernáculo.

Sua mãe também não se esquecia dele, e anualmente, quando vinha com seu marido trazer suas ofertas, também trazia uma túnica pequena para ele. Eli, ao ver o amor desta mãe pelo seu único filho que havia consagrado desde criança para o serviço de Deus, abençoava a ela e ao seu marido, desejando que o SENHOR lhes desse filhos para tomar o lugar de Samuel. E o SENHOR assim fez, dando-lhes mais três filhos e duas filhas.

Deus muitas vezes nos abençoa de maneira inesperada. Ana almejava ter um filho, e talvez já estava perdendo a esperança de um dia o conseguir quando fez a sua promessa diante do SENHOR de entregar a Ele o filho que porventura tivesse, e foi abençoada com não só um, mas seis filhos ao todo. As bênçãos de Deus podem não chegar tão cedo como esperamos, mas Ele é fiel e cumprirá as Suas promessas em Seu devido tempo.

A essa altura, Samuel já se tornara jovem: mas ele crescia diante do SENHOR: ele não se deixara influenciar pelos filhos de Eli.

Eli, ao que parece, era um pai indulgente. Não sabia disciplinar os seus filhos, e eles continuaram com a sua péssima conduta. Já muito velho, Eli ouvia com tristeza o que lhe contavam sobre o que eles faziam, e procurou agora persuadí-los a mudar. Ele declarou que estavam induzindo o povo ao pecado, e pecando contra o SENHOR. Mas eles não lhe deram ouvidos, porque o SENHOR os queria matar.

Os filhos de Eli sabiam perfeitamente o que estavam fazendo, e desobedeciam a Deus deliberadamente ao enganar, seduzir e roubar o povo. Deus já os havia julgado e condenado à morte (Números 18:32). Todo o pecado, mesmo por ignorância, é desobediência, mas quando é intencional, em pleno conhecimento do que se faz, é muito mais grave e as consequências serão mais severas. Já não haveria mais oportunidade para se arrependerem e mudar de vida pois Deus havia assinado sua sentença de morte.

Mas o jovem Samuel continuava a crescer, não só em estatura, mas no favor do SENHOR e dos homens. Que contraste com o ambiente em que vivia!

O SENHOR usou um homem, cujo nome não é dado, para trazer uma mensagem de condenação a Eli. Como sumo-sacerdote, Eli era o intermediário entre Deus e o povo de Israel. Para vergonha sua, Deus não fala mais com ele, diretamente, mas através de um homem desconhecido (pelo menos para nós).

Através dele Deus lembra a Eli como Arão, seu antepassado de quem herdara a exaltada posição que gozava, havia sido escolhido para serví-lO e em troca foi-lhe concedido ficar com as ofertas queimadas do povo.

Eli é em seguida repreendido por ter desprezado os sacrifícios e ofertas que o povo trazia - como sumo sacerdote era responsável por tudo o que os seus filhos faziam - e por ter honrado aos seus filhos mais do que a Deus, permitindo que eles ficassem com as ofertas que o povo trazia para Deus.

Resumindo, Eli era responsável por permitir que os seus filhos continuassem em seu pecado, assim colocando-os acima de Deus. Cuidemos para que nós também não nos tornemos cúmplices dos que fazem o mal, deixando de denunciá-los quando estiver ao nosso alcance (Efésios 5:11, 1 Timóteo 5:22, 2 João 11).

O pecado de Eli seria castigado com a retirada do sumo saccerdócio da sua linhagem (1 Reis 2:26-27), tendo os seus descendentes vida curta. A prova seria que seus dois filhos morreriam juntos. Um sacerdote fiel seria suscitado, em perpetuidade, a quem os descendentes que restassem a Eli haveriam de mendigar comida e algum cargo sacerdotal.

Este foi Zadoque, nomeado por Salomão, que havia servido a Davi, e cuja descendência continuou provavelmente até os tempos de Esdras. O "ungido" é Salomão (1 Reis 1:39). Alguns consideram que também é uma referência ao Senhor Jesus, o único sacerdote perpétuo, mas neste caso temos problema quanto ao ungido, que também é Ele.

Novamente lemos que Samuel ministrava ao SENHOR perante Eli. Mas a apostasia e a falta de atividade profética prevaleciam naqueles dias. A atitude dos sacerdotes era sintomática: egoístas, desprezando as ofertas e sacrifícios, estavam longe de Deus. Para termos um relacionamento com Deus é necessário estarmos prontos a ouví-lO e a obedecê-lO. Ele hoje nos fala através da sua Palavra.

O SENHOR chamou o menino Samuel (ele teria pelo menos doze anos de idade) enquanto ele dormia dentro do tabernáculo, perto da lâmpada que permanecia acesa continuamente. Ele foi chamado quatro vezes - nas primeiras duas ele ainda não conhecia o SENHOR, e ainda não lhe fora manifestada a palavra do SENHOR.

É como o pecador que é despertado para a sua necessidade de salvação, sem conhecer o Salvador. Na terceira ficou claro que era o SENHOR que o chamava e na quarta ele foi chamado para o serviço do SENHOR: receber e transmitir uma mensagem (trágica) para Eli.

Samuel hesitou em transmitir a mensagem, confirmando a mensagem anterior que o homem de Deus havia dado a Eli. Instado por Eli, ele lhe disse tudo, sem encobrir nada. Eli reconheceu que fora o SENHOR que falara a Samuel, e se submeteu à Sua vontade.

Isto foi o início do ministério de Samuel como profeta do SENHOR, e tudo o que dizia se cumpria, dando-lhe credibilidade suficiente para que todo o povo de Israel reconhecesse a sua legitimidade. O SENHOR continuou a aparecer em Silo e a falar com ele.

R David Jones

Capítulo 2:
...
11 Então, Elcana foi-se a Ramá, à sua casa; porém o menino ficou servindo ao SENHOR, perante o sacerdote Eli.
12 Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não conheciam o SENHOR;
13 porquanto o costume daqueles sacerdotes com o povo era que, oferecendo alguém algum sacrifício, vinha o moço do sacerdote, estando-se cozendo a carne, com um garfo de três dentes em sua mão;
14 e dava com ele, na caldeira, ou na panela, ou no caldeirão, ou na marmita; e tudo quanto o garfo tirava o sacerdote tomava para si; assim faziam a todo o Israel que ia ali a Siló.
15 Também, antes de queimarem a gordura, vinha o moço do sacerdote e dizia ao homem que sacrificava: Dá essa carne para assar ao sacerdote, porque não tomará de ti carne cozida, senão crua.
16 E, dizendo-lhe o homem: Queimem primeiro a gordura de hoje, e depois toma para ti quanto desejar a tua alma, então, ele lhe dizia: Não, agora a hás de dar; e, se não, por força a tomarei.
17 Era, pois, muito grande o pecado desses jovens perante o SENHOR, porquanto os homens desprezavam a oferta do SENHOR.
18 Porém Samuel ministrava perante o SENHOR, sendo ainda jovem, vestido com um éfode de linho.
19 E sua mãe lhe fazia uma túnica pequena e, de ano em ano, lha trazia quando com seu marido subia a sacrificar o sacrifício anual.
20 E Eli abençoava a Elcana e à sua mulher e dizia: O SENHOR te dê semente desta mulher, pela petição que fez ao SENHOR. E voltavam para o seu lugar.
21 Visitou, pois, o SENHOR a Ana, e concebeu e teve três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do SENHOR.
22 Era, porém, Eli já muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação.
23 E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Porque ouço de todo este povo os vossos malefícios.
24 Não, filhos meus, porque não é boa fama esta que ouço; fazeis transgredir o povo do SENHOR.
25 Pecando homem contra homem, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra o SENHOR, quem rogará por ele? Mas não ouviram a voz de seu pai, porque o SENHOR os queria matar.
26 E o jovem Samuel ia crescendo e fazia-se agradável, assim para com o SENHOR como também para com os homens.
27 E veio um homem de Deus a Eli e disse-lhe: Assim diz o SENHOR: Não me manifestei, na verdade, à casa de teu pai, estando os israelitas ainda no Egito, na casa de Faraó?
28 E eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel para sacerdote, para oferecer sobre o meu altar, para acender o incenso e para trazer o éfode perante mim; e dei à casa de teu pai todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel.
29 Por que dais coices contra o sacrifício e contra a minha oferta de manjares, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel?
30 Portanto, diz o SENHOR, Deus de Israel: Na verdade, tinha dito eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão envilecidos.
31 Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais velho algum em tua casa.
32 E verás o aperto da morada de Deus, em lugar de todo o bem que houvera de fazer a Israel; nem haverá por todos os dias velho algum em tua casa.
33 O homem, porém, que eu te não desarraigar do meu altar será para te consumir os olhos e para te entristecer a alma; e toda a multidão da tua casa morrerá quando chegar à idade varonil.
34 E isto te será por sinal, a saber, o que sobrevirá a teus dois filhos, a Hofni e a Finéias: que ambos morrerão no mesmo dia.
35 E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o meu coração e a minha alma, e eu lhe edificarei uma casa firme, e andará sempre diante do meu ungido.
36 E será que todo aquele que ficar de resto da tua casa virá a inclinar-se diante dele, por uma moeda de prata e por um bocado de pão, e dirá: Rogo-te que me admitas a algum ministério sacerdotal, para que possa comer um pedaço de pão.

Capítulo 3:
1 E o jovem Samuel servia ao SENHOR perante Eli. E a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta.
2 E sucedeu, naquele dia, que, estando Eli deitado no seu lugar (e os seus olhos se começavam já a escurecer, que não podia ver)
3 e estando também Samuel já deitado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do SENHOR, em que estava a arca de Deus,
4 o SENHOR chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui.
5 E correu a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, torna a deitar-te. E foi e se deitou.
6 E o SENHOR tornou a chamar outra vez a Samuel. Samuel se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te.
7 Porém Samuel ainda não conhecia o SENHOR, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do SENHOR.
8 O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel, terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então, entendeu Eli que o SENHOR chamava o jovem.
9 Pelo que Eli disse a Samuel: Vai-te deitar, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. Então, Samuel foi e se deitou no seu lugar.
10 Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.
11 E disse o SENHOR a Samuel: Eis aqui vou eu a fazer uma coisa em Israel, a qual todo o que ouvir lhe tinirão ambas as orelhas.
12 Naquele mesmo dia, suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa; começá-lo-ei e acabá-lo-ei.
13 Porque já eu lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu.
14 Portanto, jurei à casa de Eli que nunca jamais será expiada a iniqüidade da casa de Eli com sacrifício nem com oferta de manjares.
15 E Samuel ficou deitado até pela manhã e, então, abriu as portas da Casa do SENHOR; porém temia Samuel relatar esta visão a Eli.
16 Então, chamou Eli a Samuel e disse: Samuel, meu filho. E disse ele: Eis-me aqui.
17 E ele disse: Que palavra é a que te falou? Peço-te que ma não encubras; assim Deus te faça e outro tanto se me encobrires alguma palavra de todas as palavras que te falou.
18 Então, Samuel lhe contou todas aquelas palavras e nada lhe encobriu. E disse ele: É o SENHOR; faça o que bem parecer aos seus olhos.
19 E crescia Samuel, e o SENHOR era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra.
20 E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado por profeta do SENHOR.
21 E continuou o SENHOR a aparecer em Siló, porquanto o SENHOR se manifestava a Samuel, em Siló, pela palavra do SENHOR.

1 Samuel capítulo 2:11-3:21

FONTE: Samuelchamado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A boca fala do que está cheio o coração.