09/06/2011

Reflexão Bíblica em Lucas 6.1-3

VERSÍCULO:Certo sábado, enquanto Jesus passava pelas lavouras de cereal,seus discípulos começaram a colher e a debulhar espigas com as mãos, comendo os grãos. Alguns fariseus perguntaram: “Por que vocês estão fazendo o que não é permitido no sábado?” Jesus lhes respondeu: “Vocês nunca leram o que fez Davi, quando ele e seus companheiros estavam com fome?”Lc 6:1-3.

PENSAMENTO:“Vocês nunca leram...?” Jesus indagou. É claro que eles leram.Jesus estava falando com os “mestres” do seu dia. Eram os homens que mais conheciam a Palavra de Deus. Eles reverenciavam as Escrituras ao ponto de destruir um carissimo rolo de papiro se uma só letra do torá estivesse fora do lugar. A intenção deles era seguir a risco tudo que Deus mandou. Mas, todo seu zelo foi em vão.Leram, mas não entenderam. Ouviram o Mestre dos mestres, mas não O aceitaram. Se não lermos a Palavra de Deus com o Espírito de Deus seremos cegos e surdos. O que entrará em nossas cabeças não será avontade de Deus, e sim letras mortas e palavras inúteis, porque não encontrarão uma vontade para ouvir o Altíssimo quando ele fala.Temos que pedir constantemente que Deus nos conceda ouvidos para ouvir e um coração disposto a agir quando o Senhor chamar. Você tem pedido para Deus falar com você? Ou você procura apenas conforto para suas aflições e confirmação daquilo que você já sabe e sempre ouviu? Você está pronto para receber o vinho novo que Jesus quer derramar em seu coração?
Fonte:www.hermeneutica.com.br

Reflexão Bíblica em Lucas 5.37-39

VERSÍCULO:“Ninguém põe vinho novo em vasilha de couro velha; se o fizer, o vinho novo rebentará a vasilha, se derramará, e a vasilha se estragará. Ao contrário, vinho novo deve ser posto em vasilha de couro nova. E ninguém, depois de beber o vinho velho, prefere o novo, pois diz: ‘O vinho velho é melhor!’ ”Lc 5:37-39.

PENSAMENTO:Naqueles dias as vasilhas de couro onde guardavam vinho ficavam endurecidas com o uso. Vinho novo, ainda em estado de fermentação,tende a expandir, dilatando a vasilha. A vasilha velha e endurecida não teria como expandir e racharia, derramando o vinho novo. O comentário de que o vinho velho é melhor é como nossos comentários de que "a gente sempre fez assim", "para que essas novidades?", e etc. Gostamos das coisas como já as conhecemos. Muitas vezes resistimos qualquer mudança simplesmente porque o conhecido é mais confortável. Às vezes nossos argumentos parecem bem persuasívos,até bíblicos. Mas, no final das contas, às vezes são simplesmente a mesma atitude demonstrada pelos fariseus dos dias de Jesus. Alguém disse que "o evangelho não envelhece e os nossos métodos de comunicá-lo nem tampouco devem". Se vamos comunicar o Evangelho para uma nova geração teremos que fazer isso de novas maneiras, com novo jeito. Como é que você encara mudança? Você aceita e se anima,ou teme e reage? Qual era a atitude de Jesus?
Fonte:www.hermeneutica.com.br

Reflexão Bíblica em Lucas 5.36

VERSÍCULO:Então lhes contou esta parábola: “Ninguém tira um remendo de roupa nova e o costura em roupa velha; se o fizer, estragará a roupa nova, além do que o remendo da nova não se ajustará à velha.”Lc5:36.

PENSAMENTO:William Barclay observou que há em pessoas religiosas uma certa paixão pelas coisas antigas. O Cristão tem satisfação em seguir um livro escrito milhares de anos atrás. Ele sonha em imitar discípulos do primeiro século. Às vezes é difícil de aceitar mudança entre seguidores de Deus porque encaramos isso como um desvio da vontade de Deus. Confundimos nossas interpretações e tradições com a própria Escritura. Com suas palavras aqui, Jesus nos alerta que precisamos aceitar as mudanças que o próprio Deus e ventualmente vai promover entre nós. Ninguém pára de crescer em Cristo, e se não pára de crescer não pára de mudar. Todos nós devemos estar sempre prontos para aprender e mudar, crescer e renovar. Senão, o Senhor terá que usar outro tecido para costurar a roupa da sua noiva. Você está pronto para ele fazer mais uma emenda no seu lado do vestido?
Fonte:www.hermeneutica.com.br

Reflexão Bíblica em Lucas 5.33-35

VERSÍCULO:E eles lhe disseram: “Os discípulos de João jejuam e oram freqüentemente, bem como os discípulos dos fariseus; mas os teus vivem comendo e bebendo”. Jesus respondeu: “Podem vocês fazer os convidados do noivo jejuar enquanto o noivo está com eles? Mas virão dias quando o noivo lhes será tirado; naqueles dias jejuarão”.Lc 5:33-35.

PENSAMENTO:Talvez estas palavras de Jesus não tenham tanto impacto em nós porque não andamos com ele pessoalmente. Como será que foi? Quem andou com Jesus estava pronto para dar sua vida por ele. Embora vacilaram num primeiro momento, depois todos morreram por ele. Os discípulos no caminho de Emaus sentiram as palavras dele queimando em seus corações. Muitos o odiaram, alguns o adoraram. Poucos podiam ficar neutros em relação a Jesus. Hoje Jesus acompanha cada discípulo. Todos nós temos acesso a Ele. Mas, será que realmente estamos aproveitando? Você tem desfrutado da presença de Jesus?Busque-O. Jesus quer lhe conhecer e quer que você o conheça cada vez mais. Quando você o conhecer melhor, comemorando e aproveitando as coisas boas desta vida, ou jejuando e se disciplinando para crescer, você nunca será o mesmo. Com a transformação que Jesus irá operar em você e por meio de você, seu mundo também nunca mais seráo mesmo.
Fonte:www.hermeneutica.com.br

Reflexão Bíblica em Lucas 5.32

VERSÍCULO:“Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento”.Lc 5:32.

PENSAMENTO:Em Cafarnaum Jesus não encontrou uma multidão de seguidores fiéis. Ele não foi àquela cidade cheia de gentios e soldados Romanos esperando uma onda de reavivamento. Ao contrário, mais tarde Jesus condenou Cafarnaum pela sua falta de fé. Até Sodoma,ele disse, será tratada com menos rigor no dia do julgamento. Jesus começou seu ministério em Cafarnaum e voltou várias vezes para lá.Entretanto, não foi porque o povo de lá era tão espiritual. Jesus começou lá e voltou tantas vezes, justamente porque não o eram.Jesus é assim. Quanto mais você precisa dele, mais ele lhe procura.Não é incrível este amor que ele tem por pecadores - pessoas como eu e você?
Fonte:www.hermeneutica.com.br

Reflexão Bíblica em Lucas 5.29-31

VERSÍCULO:Então Levi ofereceu um grande banquete a Jesus em sua casa.Havia muita gente comendo com eles: publicanos e outras pessoas.Mas os fariseus e aqueles mestres da lei que eram da mesma facção queixaram-se aos discípulos de Jesus: “Por que vocês comem e bebem com publicanos e ‘pecadores’?” Jesus lhes respondeu: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.”Lc 5:29-31.

PENSAMENTO:Por que Levi ofereceu um grande banquete? Porque ele percebeu quem Jesus era e o que ele havia recebido do Senhor. É sempre assim com a verdadeira conversão. Às vezes esquecemos. Às vezes começamos a nos preocupar com tantas outras coisas, com formas e padrões,rituais e obras, que esquecemos o que nós um dia recebemos do Senhor. Se você já não sente mais aquela alegria, faça como Davi,peça a Deus que lhe restaure a alegria da sua salvação (Sl 51:12).Ela nos traz uma perspectiva muito valiosa para tudo que acontece ao nosso redor. Você gostaria de fazer como Levi – honrar Jesus pelo que ele fez por você? Segundo Jesus, você ainda pode. Pois,ele mesmo disse “O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram” (Mt 25:40). Não tem que ser uma grande festa. Nenhum de nós está longe de alguém que receberia um sanduíche e um copo d’água como um verdadeiro banquete. E naquele ato, surpreendentemente, você pode re-descobrir a alegria da sua salvação – perto do seu Senhor.
Fonte:www.hermeneutica.com.br

Reflexão Bíblica em Lucas 5.27-28

VERSÍCULO:Depois disso, Jesus saiu e viu um publicano chamado Levi,sentado na coletoria, e disse-lhe: “Siga-me”. Levi levantou-se,deixou tudo e o seguiu.Lc 5:27-28

PENSAMENTO:Jesus não esperou Levi (Mateus) ir até a sinagoga ou o templo para ouvir uma pregação e responder. Jesus foi até onde Levi estava, na coletoria de impostos, um lugar desprezado pelos homens religiosos do seu dia. Hoje Levi poderia ser o dono de um bar ou deu ma banca de revistas pornográficas. Ele seria o homem com quem nenhum pastor gostaria de ser visto. Mas, Jesus o chamou. E como os pescadores (v.11), Levi deixou tudo para trás para seguir Jesus.Não devemos imaginar que este foi o primeiro contato entre os dois.Mas, parece ter sido o primeiro chamado. Será que tem alguém em seu caminho, ou seu alcance que está só faltando um chamado? Pode ser a última pessoa que você chamaria a seguir Jesus. É por isso mesmo que você deve chamá-lo. Jesus o chamaria...
Fonte:www.hermeneutica.com.br