19/08/2010

Conversão

 

A Palavra de Ordem é Conversão

At 9:1-20; Ap 5:11-14; Jo 21:1-19

.

Converter-se, o que é?

NÃO É:

* Mudar de igreja
* Mudar de hábitos (deixar de fumar, de beber..)
* Adquirir novos hábitos
* Mudar a forma de se vestir

Conversão é uma mudança interior que promove a nossa união com Cristo e nos permite viver uma vida nova, plena e eterna. Na verdade, a palavra conversão significa mudança de rumo: e é isso que o Senhor quer que expressemos em nossa vida como cristãos e cristãs, uma vida que seja bênção onde quer que nós estejamos.

No textos de hoje contemplamos duas histórias de conversão que devem animar a nossa fé, conversões de duas das colunas da Igreja Cristã: São Paulo(na narrativa de Atos) e São Pedro (na narrativa do Evangelho)

Em Atos 9, conta-se a história de um tal Saulo que perseguia a Igreja e que quisera ir a Damasco, na Síria, a fim de perseguir e aprisionar cristãos. Um homem altamente religioso, sincero no que acreditava, mas que precisava de conversão, ou seja, ele sabia o que era religião, mas não conhecia a Jesus, aquele que, de fato, nos religa a Deus (lembrando que religião vem de religare). Saulo precisou de um evento “dramático”, uma visão, para reconhecer que estava errado. O perseguidor agora cria e precisava ser batizado.

No Evangelho temos a narrativa de Pedro, que já conhecia o Senhor, com Ele andara, convivera, mas também o negara três vezes. Interpelado pelo Senhor, por três vezes teve que afirmar que amava o seu Senhor.

Isso vem nos provar algumas coisas importantes para nós pensarmos a respeito da conversão:

* Todos precisam de conversão
* A experiência pode variar, não há um padrão a ser seguido
* O Senhor nos questiona, nos confronta com as nossas limitações, angústias medos, valores e mostra que Ele mesmo é maior e melhor que tudo isso
* Não é um processo estático: Paulo precisou ser discipulado por Ananias; Pedro foi novamente convidado pelo Senhor: Segue-me
* É preciso arrependimento e fé para se tornar discípulo de Jesus e enfrentar o futuro, sem se importar quais sejam as circunstâncias ou o que o futuro nos reserva.

O que podemos ver, portanto, é que é necessária conversão: E. Stanley Jones, grande missionário e escritor do século XX, afirmou que 2/3 dos membros das igrejas cristãs necessitam de conversão.

E do que precisamos nos converter ao Senhor?

* De nossos pecados
* De nossos caminhos que parecem retos, mas ao cabo dão em caminhos de morte
* De nossa religiosidade barata, que prejudica a nossa comunhão com Jesus Cristo e a verdadeira prática do Cristianismo
* De conceitos e valores mundanos que negam a Deus e à sua palavra.

Conclusão:

É preciso que saiamos da presença do Senhor diferentes, renovados. Por que não hoje?

fonte:  Teologando - Falando de teologia e historia