11/05/2009

SOBRE O DOM DA PROFECIA

 The_Passion_of_the_Christ_1

 

DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS SOBRE O DOM DE PROFECIA

 

"Segui a caridade e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente

o dom de profetizar." (1 Co 14:1)

No meio cristão surgem muitas dúvidas sobre o dom de profecia. Você acredita que alguém possa profetizar? Este dom é atual ou ele somente era reservado aos irmãos do passado?

Separamos 5 perguntas sobre o assunto. Leia e aprenda conforme as verdades contidas na Palavra.

1. O QUE É O DOM DE PROFECIA E QUAL É A SUA UTILIDADE?

Ser alguém sábio em ciências não nos fará profetizar, pois este dom não se baseia em conhecimentos ou capacidades humanas, mas é a habilidade sobrenatural de se anunciar a mensagem do Senhor através da inspiração vinda do Espírito Santo (1 Co 14:30; 2 Pe 1:21). Conforme o apóstolo Paulo, a função principal da profecia é a edificação, exortação e consolação da Igreja (1 Co 14:4).

2. QUAL ERA A FUNÇÃO DA PROFECIA NA ÉPOCA DO ANTIGO TESTAMENTO? ISTO MUDOU NO NOVO TESTAMENTO?

Nos tempos do Antigo Testamento, os profetas tinham a função de intermediários entre Deus e o povo. Podemos citar o exemplo de Samuel, que tanto recebia as mensagens de Deus para o povo (1 Sm 3:20; 8:22), como também levava a Deus as necessidades e os desejos da nação (1 Sm 8:21; 9:6,9; 18-20). Até o surgimento de João Batista, este tipo de profecia ou de profetas prevalecia (Lc 16:16). Com o Novo Testamento trazido por Cristo, o profeta não é mais um intermediário entre Deus e o homem, pois só existe um Mediador - Jesus (1 Tm 2:5), pelo qual temos acesso a Deus (Ef 2:13; Hb 10:19-22). Através da oração temos contato com o Pai Celeste, que nos escuta e atende.

3. QUANDO E COMO SURGIU O DOM DE PROFETIZAR NA IGREJA?

No dia de Pentecostes, os discípulos receberam o batismo com o Espírito Santo (At 2:1-4). Este acontecimento deu início ao recebimento de dons espirituais. Paulo cita o dom de profetizar como um dos mais importantes (1 Co 14:1,39). Alguns cristãos receberam este dom logo após o batismo com o Espírito Santo, como os crentes de Éfeso, que "falavam línguas e profetizavam" (At 19:6). Já as filhas de Felipe, por exemplo, só receberam este dom após algum tempo depois do batismo com o Espírito Santo (At 21:9).

4. POR QUE NÃO TEMOS NOS DIAS DE HOJE MUITAS MANIFESTAÇÕES DESTE DOM NA IGREJA?

Bom, podemos basear a resposta em algumas razões, como:

a) Ignorância. Pouco se fala durante uma pregação sobre o dom de profecia. Infelizmente, um dos assuntos do momento é a importância da contribuição financeira dos fiéis para a "sustentação da Igreja ou de obras missionárias". Há multidões que saem com fome dos templos, pois pouco se oferece da verdadeira alimentação contida na Palavra. O povo sem conhecimento não pode alcançar a bênção dos dons espirituais (At 19:2,3).

b) Substituição. Meu Deus!!! Por que dedicamos 2 horas para cantorias e testemunhos e somente 15 minutos para ouvir a Tua Palavra? Ajuda-nos, Senhor! O louvor é minha oferta a Deus. O testemunho edifica meu irmão e o ajuda a vencer. Porém, nada pode substituir as bênçãos espirituais recebidas quando aprendemos de Deus! Valorize o momento da ministração da Palavra. Aprenda a ouvir a voz do Senhor, que te orienta e aconselha pelas verdades libertadoras contidas na sabedoria das Escrituras. Quanto mais estudo da Palavra, mais poder! Dê liberdade ao Espírito (1 Co 14:26).

c) Formalismo. Não venha aos cultos pensando que hoje será como foi ontem. É claro que precisamos organizar nossas reuniões. Primeiro vêm os louvores, depois, os testemunhos e, então, a Palavra, por exemplo. O que precisamos desejar é que o Senhor manifeste Sua presença a nós neste culto, muito mais do que já experimentamos dEle no culto anterior. Não esfrie a chama do Espírito (1 Co 14:26). Ouça a voz de Deus!

d) Meninices. Como você já deve ter presenciado, ainda existem meninices quanto ao uso do dom de profecia. O apóstolo Paulo quem o diga (1 Co 14:22-24; 28-30). Por isso, alguns pastores preferiram não orientar o povo a buscar este dom, pois pensam que depois terão de repreendê-lo, por não saber lidar com a manifestação do Espírito Santo ou inventar novas "modas" dentro da igreja! É necessário ensinar o menino no caminho certo (Pv 22:6). Assim, ele não mais agirá como um menino, fazendo "coisas de menino" (1 Co 13:11)!

5. POR QUE A PROFECIA É IMPORTANTE PARA A MINHA VIDA?

Como salvo em Cristo, você pertence ao Corpo de Cristo, ou seja, à Igreja. A profecia é importante para Paulo, pois ela traz edificação, exortação e consolação para a Igreja.

a) Edificação. A Igreja é comparada a um edifício. Cristo é o seu fundamento. (1 Co 3:10,12,14; Ef 2:22). Você é como uma pedra viva neste edifício (1 Pe 2:5). Precisamos de uma edificação constante, então. A profecia nos dá esta firmeza. (1 Co 3:4, 12, 17).

b) Exortação. Você precisa receber um incentivo para que siga no caminho verdadeiro, sem tropeçar ou olhar para trás (At 11:23; 14:22; 1 Tm 2:1; Jd 3). Quando ouvimos a voz do Senhor através da profecia, recebemos um despertamento e fortalecemos nossa fé (At 20:2).

c) Consolação. O Senhor vai à sua frente, Ele não te deixará, meu irmão, não te desemparará. Não fique com medo ou com depressão por causa das lutas (Dt 31:8)! Viu? É bom ouvir Deus nos animando e lembrando que sempre estará conosco em todas as circunstâncias, não é? Deus usa a profecia para levantar Sua Igreja! Aleluia!

Espero que você tenha gostado de saber um pouco mais sobre este precioso dom que o Senhor nos dá pelo Espírito Santo. É muito importante que você leia as passagens bíblicas deste estudo para um maior aprendizado.

Saiba que o dom de profecia é concedido ao que o buscar, podendo a maioria dos crentes recebê-lo para o crescimento ministerial (1 Co 14:1,5,24,31)!!! Busque-o e receba do Senhor!

Débora Zibordi

Referência Bibliográfica

BÍCEGO, Valdir N. Verdades Pentecostais: O Evangelho de Cristo anunciado com poder. CPAD: Rio de Janeiro, RJ, 1998.

FONTE: Blog da Debora