02/05/2010

OS S7TE PECADOS CAPITAIS: AVAREZA

 

001

1ª Timóteo, 6.6-10

Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

1ª Timóteo, 6.17-19

Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna.

Avareza: ávido por dinheiro. Amor desregrado pelo dinheiro e pelas possessões materiais. Apego desmedido as coisas. Cobiça desordenada por quaisquer bens. Santo Agostinho dizia que a avareza tem um sentido geral de desejar coisas desse mundo, mas num sentido mais especifico a avareza esta relacionada ao amor a dinheiro.

Dinheiro. Sobre isso temos de falar quando falamos sobre avareza.

Costuma-se dizer que o dinheiro é neutro e o problema é o amor ao dinheiro. Não creio assim pra mim o dinheiro não é algo neutro. O dinheiro tem por trás de si um poder agindo. Há um poder que atua por trás do dinheiro e faz com ele ganhe vida. E funcione como se fosse um ser vivo. Aquilo que não tem vida funciona como se tivesse vida, podemos chamar biblicamente de potestade. Potestade é ser inanimado que se posiciona diante de nós como se fosse uma pessoa.

Jesus diz que você não pode servir a Deus e ao dinheiro. Dinheiro reivindica lealdade. Quer ser servido por nós. Isso é prerrogativ a de coisa viva. Por traz do dinheiro há um poder agindo. Ao ganhar vida é potestade. Vai tentar controlar, abusar de nós, ser senhor de nossa consciência e vontade.

Dinheiro não é neutro. Papel de bala é neutro. Sacolinha de supermercado é neutro. Dinheiro não. Você passa pelo papel de bala jogado no chão e as vezes não joga no lixo. Diferente de você passar por uma nota de cem reais. Papel de bala é neutro. Nota de cem não. Nota de cem é papel com valor. Papel com valor é papel com poder e papel com poder não é neutro.

Quando uma coisa tem poder faz apelo ao nosso coração.  Exige fidelidade…

O AMOR AO DINHEIRO É A RAIZ DE TODOS OS MALES

Avareza é o pecado que nos empurra a buscar obter o que não temos a qualquer custo e nos faz tentar preservar o que temos a qualquer custo isso é avareza. Quando temos necessidade de posse MEU, MINHA, essas falas possessivas são próprias da avareza.

CONSEQUENCIAS DA AVAREZA:

  1. Confusão de valores. Piedade com contentamento… Troca-se a piedade pelas coisas, pelo dinheiro, pelas posses. Troca-se a vida integra, pelo prazer e possibilidade possuir e ter.
  2. Perda do senso de eternidade… Nada trouxemos desse mundo… Conta-se.que Alexandre o grande , exigiu ser sepultado tendo suas mãos arrancadas e penduradas do lado de fora… Porque mesmo tendo conquistado tudo o que conquistou, ele morto desse mundo nada levaria… A avareza nos faz fixar os olhos no aqui e no agora e nos esquecermos da eternidade.
  3. Altíssimo grau de exigência para o contentamento. Por isso tendo o que comer… Mas quem de nós se satisfaz só com isso? Somos seres desejantes. Nossa fome não é só de pão. Não é só pedaço de pão, não qualquer abrigo que nos da o sensos de satisfação.
  4. Ficamos vulneráveis ao ilícito quem quer ficar rico cai em tentação. Cai em armadilhas e se tornam cativos de desejos descontroláveis e nocivos. O amor ao dinheiro nos   vulnerabiliza ao ilícito. Salmo 73… lúcido…
  5. Sofrimento e destruição; o amor ao dinheiro leva os homens a mergulhar na ruína e destruição;
  6. Perda da fé. Porque cobiçaram o dinheiro, desviaram-se da fé.

Sabe como isso acontece? Diferença de negar a fé e desviar-se da fé? Negar é não creio mais, não confio mais, não quero mais. Estou descartando Jesus e seu projeto de vida, estou negando. Desviar-se da fé, é diferente. É encontrar atalhos. Descaminhos. Desvios. É sair do caminho reto. É tentar andara na mesma direção, mas por rotas alternativas e convenientes. É a racionalização. Tentar justificar que o ilícito é licito. Tentamos encaixar os nossos desejos descontrolados, nossas conveniências mesquinhas, nossos interesses melindrosos, numa pauta de fidelidade a Deus. Situações de distorções mínimas pequenas, construindo lógicas. Achando justificativa… Passamos a medir pela media da sociedade, do todo mundo faz. Não é escandaloso. Então vamos nos desviando. Mas o que é pequeno hoje, amanhã se torna um grande desvio. E num determinado momento desdenho da fé. O que era modelo, vira conservadores, legalistas, moralistas…

Caímos nessa sociedade competitiva e egocêntrica. Cadeia chamada mercado. Mundo caótico do consumo.  Por que? Porque temos dentro de nós uma falta que acreditamos será suprida na próxima aquisição. Daí vivemos na cirando do desejo, e no esforço de multiplicar ou substituir uma falta não preenchida, daí compro um sapato novo, compro outro. E não preenche sane por que?

Sapato é novo por quanto tempo? Durante quanto tempo o cabelo é novo depois que você sai do cabeleireiro?

Porque consumimos tanto?

Porque consumir nos faz sentir, objeto novo traz para nos um sentimento novo. Quando eu coloco um sapato novo. Fico olhando. Converso co m você e de ou uma olhada. Me preocupo se seu filho vai pisar…. mas dali a pouco ele não é mais novo… o que eu preciso? Outro sapato novo. Pra sentir novamente a emoção de estar usando outro sapato novo.

Quem não tem coisa nova não tem emoção nova – essa é a visão do mercado…

Penso que é essa a raiz do que esta por trás do amor ao dinheiro. Através do dinheiro vou chegar a algum lugar que vai saciar minha falta. Daí já se explica porque o amor ao dinheiro é pecado.

  1. É pecado porque em primeiro lugar implica IDOLATRIA. Canalizo meu amor , a minha devoção,ao que não é Deus. E entro nessa ciranda, ter mais do mesmo ou um monte de coisa diferente vai me satisfazer caio na idolatria. Deus saiu de foco. Você não pode servir Deus e ao dinheiro, disse Jesus.Qual será sua fonte de satisfação?
  2. É pecado, por que nessa sociedade isso conspira contra a generosidade e a solidariedade. Porque eu tenho falta. Quem tem falta não reparte. Como posso repartir se o que eu tenho não é suficiente? Pior que uma sociedade que conspira contra generosidade e uma sociedade que conspira contra a justiça. Porque o meu acumulo pode significar a sua falta. “O famoso uns com tanto outros com tão pouco”. espírito da Bíblia não é esse. Quem colheu de mais não teve sobrando, quem colheu de menos não teve faltando.

PECADOS FILHOS DA AVAREZA.

DUREZA DE CORAÇÃO – Por causa do desejo excessivo de conservar o dinheiro, deixa de preocupar-se com os outros.

INQUIETAÇÃO E ANSIEDADE – Como eu consigo mais? Como eu faço pra conservar?

VIOLENCIA – Para tomar posse de um objeto de desejo pela força.

ENGANO, EMBUSTE – para tomar posse de modo disfarçado

PERJÚRIO –

FRAUDE -

TRAIÇÃO -

ARROGÂNCIA/PREPOTÊNCIA – É próprio do rico achar que tudo pode. (17). O dinheiro traz essa falsa ilusão. Falsa noção que somos melhores que os outros.  Difícil achar um rico simples. Mas tem pobre mais arrogante e prepotente que o rico! A diferença é que um tem dinheiro e outro não tem. Mas os dois confiam no poder do dinheiro.  O pobre”no dia que eu tiver, então…”  5000,00 resolvem minha vida pra sempre… pula fora! Porque isso não existe. Dinheiro não resolve a vida de ninguém!!

IDOLATRIA: Quando uma criatura é tornada Deus ela se torna um diabo. Aquilo que é ultimo na sua vida é o que te confere dignidade. É o sentido da sua vida… Isso só pode ser Deus.

Poucas coisas fazem nossa cabeça virar como o dinheiro.

Qual a resposta cristã para esse pecado capital?

Generosidade. Dar, doar, repartir. Avareza, traz um sentimento de falta, um sentimento de escasez.uma cultura de não repartir. Lei do menor esforço. De fazer o mínimo necessário.

Na matemática de  Deus os recursos se multiplicam quando compartilhados e doados. Na matemática de Deus quem tem mais é quem mais dá. Deus é favor da partilha. Preencher vazio e falta? Dê! Quanto mais abraço, mas condições de abraçar. Fazer mais, fazer alem do esperado.

É 10% do liquido ou do bruto?

Quando você começa a fazer conta numa relação, é porque o amor está fora da relação.

Relação de amor não faz conta. Exemplo: A Márcia me diz: Se você e ama de verdade você vai me dar três beijos por dia! No dia que eu estiver sentado vendo os gols, pensando: será que já dei três beijos hoje? Foi só dois? Foi um de manhã? Em todo caso vou lá da mais um… Não sei quantos dei, mas vai mais um pra você não reclamar! Isso é beijo?

É a mesma coisa: Deus eu não sei se é 10% do bruto ou do líquido ,mas em todo caso vai do bruto pro Senhor não ficar chateado!

Imagino que Deus responderia: “Fica com a porcaria do seu dinheiro! Não quero isso! Eu quero seu amor, quero seu coração!”.

Quando isso acontecer – o coração ser de fato entregue – todo o resto acompanha (talento, tempo, recursos, bens…). Nessa hora, você não faz conta. Você se dá porque no amor a gente se dá. Quando a gente começa a fazer conta a gente não ama. Dou mais do que me pedem. Não acho que vai faltar. Mentalidade de abundância.

Minha oração é possamos nos aproximar de Deus com coração grato de ter e ter pra dar. Livre para ser generoso.

milton paulo

FONTE || vineyard café || blog

O Irmão Asno - M. Lloyd-Jones


(Uma das causas de depressão espiritual)condições físicas. Alguém está surpreso? Há quem defenda a idéia de que uma vez que, você se tornou cristão, não importa quais sejam as condições do seu corpo? Bem, se você crê nisso, ficará logo desiludido. As condições físicas desempenham sua parte nisso tudo. . . há certas indisposições físicas que tendem a promover depressão. Thomas Carlyle, suponho, é uma notável ilustração disso. Ou, por exemplo, o grande pregador que pregou em Londres durante quase quarenta anos no século passado — Charles Haddon Spurgeon — um dos verdadeiramente grandes pregadores de todos os tempos.

Aquele grande homem era sujeito a depressão espiritual, e a principal explicação, no caso dele, era sem dúvida que ele padecia de artrite, enfermidade que, finalmente, o matou. . . E existem muitos, acho eu, que vêm falar comigo sobre estes assuntos, em cujo caso parece-me bem ciara que a causa do distúrbio é principalmente física. . . fadiga, esforço demasiado, doença. Não se pode isolar o espiritual do físico, porquanto somos corpo, mente e espírito. Os maiores e melhores cristãos, quando fisicamente fracos, estão mais propensos a um ataque de depressão espiritual do que em qualquer outra ocasião, havendo nas Escrituras grandes ilustrações desta verdade.

Digamos uma palavra de advertência neste ponto. É preciso não esquecer a existência do diabo, nem permitir-Ihe que nos faça cair na armadilha e considerar espiritual aquilo que é fundamentalmente físico. Mas precisamos ser cuidadosos em todos os lados, ao traçarmos essa distinção; porque se você ceder um passo ao seu estado físico, tornar-se-á culpado em sentido espiritual. Se, contudo, você reconhecer que o físico pode ser parcialmente responsável por sua condição espiritual e fizer concessões a esse respeito, estará bem mais habilitado a tratar do espiritual.

fonte:   Martyn Lloyd-Jones: O Irmão Asno - M. Lloyd-Jones