05/02/2010

PRESENTE QUE SERVE - Ed Kivitz



Quando é que nós recebemos um conforto e um consolo real? Quando alguém nos ensina como pensar ou como agir? Quando recebemos um conselho para onde ir ou o que fazer? Quando ouvimos palavras tranqüilizadoras e de esperança? Algumas vezes, talvez. Porém, o que realmente importa é que em momentos de dor e de sofrimento alguém esteja ao nosso lado. Mais importante do que qualquer ação particular ou de qualquer palavra de aconselhamento é a simples presença de alguém que se interessa por nós. Quando alguém nos diz, no meio de uma crise que passamos: "Eu não sei o que dizer ou o que fazer, mas quero que compreenda que estou ao teu lado, que não te deixarei sozinho", nós temos um amigo através do qual podemos encontrar consolo e conforto. Numa época tão repleta de métodos e de técnicas destinados a mudar as pessoas, a influenciar o seu comportamento e a fazer com que elas façam coisas novas e tenham idéias novas, nós perdemos o dom simples, porém difícil de estarmos ao lado dos outros.
Perdemos este dom porque fomos levados a acreditar que a presença precisa ser útil. Nós pensamos: "Por que devo visitar esta pessoa? De qualquer forma, nada posso fazer por ela. Nem sequer lhe ser útil!". Enquanto isso, esquecemos que muitas vezes é na presença humilde, despretensiosa e "inútil", um ao lado do outro, que sentimos consolo e conforto. O simples fato de estarmos com alguém é difícil, porque isto exige de nós que compartilhemos a vulnerabilidade com esse alguém, que com ele ou com ela entremos na experiência da fraqueza e da impotência, que nos tornemos parte da incerteza e que desistamos do controle e da autodeterminação. No entanto, quando isso acontece, nasce nova força e nova esperança. Aqueles que nos oferecem conforto e consolo, ao permanecerem ao nosso lado em momentos de doença, de angústia mental ou de trevas espirituais, muitas vezes estão tão ou mais próximos a nós como aqueles com quem temos laços biológicos em comum. Eles mostram a sua solidariedade para conosco ao penetrarem de boa vontade nos espaços escuros e desconhecidos da nossa existência. Por essa razão, eles se tornam aqueles que nos trazem nova esperança e nos ajudam a descobrir novos rumos na vida.
(Henri Nouwen)


O pragmatismo é uma praga do nosso tempo. Vivemos em um mundo em que tudo tem que funcionar, e o que não funciona deve ser consertado ou descartado e substituído - que não funciona nada vale. Sem perceber trazemos esse pragmatismo para as nossas relações: as pessoas e os relacionamentos são classificados como funcionais e disfuncionais, e aos poucos vamos acreditando que devemos fazer com que as pessoas funcionem. Isso explica porque estamos sempre tentando fazer algo adequado, dizer algo interessante ou dar alguma coisa útil.
Mas a verdade é que as pessoas, as relações humanas e a vida são complexas o suficiente para nos levar ao limite de nossas possibilidades: cedo ou tarde nos deparamos com a absoluta carência, quando não sabemos o que dizer, o que fazer, o que dar. Chegamos então ao momento quando tudo quanto se espera de nós é que estejamos presentes: a presença é o maior presente, pois quando dois ou três estão reunidos em nome de Jesus, Deus está conosco. Na presença de Deus estamos livres não apenas da obrigação de "fazer a coisa funcionar", como também livres para a surpreendente provisão da graça.

Colaboração: Roberta Lima

DEVOCIONAL PARA HOJE

3356576773_82bf7dd9b4_o

VERSÍCULO:"Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará."
Mateus 6:3-4

PENSAMENTO:
Exceto pelo registro inspirado do Espírito Santo, Tabita e Cornélio teriam passado para a história sem ser notados. Uma mulher. Um gentio. Na escala social daqueles dias eram duas pessoas insignificantes, até objetos de certo desprezo. Mas, Deus ressuscitou Tabita da morte e fez de Cornélio sinal histórico de que a salvação era também para os gentios. Algo curioso que eles tinham em comum era sua benevolência aos pobres (Atos 9:36; 10:2). Deus vê o que nós fazemos e recompensa. Ele sabe quando nossos atos de piedade e justiça são feitos para agradar ou impressionar homens e quando são feitos para trazer glória e honra para Ele. Aqueles que honram o Senhor serão honrados (1 Sam 2:30). A recompensa do Senhor virá nesta vida ou no porvir e quando vier todo mundo vai saber. Os salvos na parábola do grande julgamento não lembravam de ter ajudado o Senhor (Mt 25:37-40). Quem dá uma ajuda financeira, visita ou compartilha o sofrimento do outro por amor àquela pessoa também ficará surpreso porque alguém ter notado. Naquele dia, vão descobrir que quem notou foi nada menos que o Rei dos Reis e que foi para Ele mesmo que deram ajuda. Vamos dar, compartilhar e servir pensando numa coisa só - que estamos ajudando alguém que Jesus ajudaria em nosso lugar. Ele sabe porque Ele está vendo e não faltará recompensa.
ORAÇÃO:
Meu Pai, eu não quero ajudar pessoas necessitadas só porque espero uma recompensa do Senhor. Eu quero ajudar porque Jesus me ajudou e Ele quer ajudar outros através de mim. Obrigado pelas oportunidades de ser como Jesus que o Senhor envia para mim. Em nome de seu Filho eu oro. Amém.

Pr.Alek Sandro

INSTRUÇÕES PARA UM SOLDADO DE CRISTO

 442342956_32b665bff1_m

(Na placa: Cristo morreu por nossos pecados)

Henry Vogel

1. Você tem uma única arma - a Palavra de Deus.

2. A Palavra de Deus não necessita de aliados.

3. Você deve confiar apenas na Palavra de Deus; não confie na sua própria sabedoria nem na sabedoria de outras pessoas.

4. Não recorra a qualquer de seus próprios sentimentos de responsabilidade, mas sempre a um texto definido e a um mandamento das Escrituras.

5. Pertença completamente Àquele que sempre pertence a você completamente.

6. Ele não partilha com ninguém Seu poder de comandar.

7. Nenhum castigo humano pode absolvê-lo do dever de falar e dar reconhecimento a Deus.

8. Não esqueça que o mundo odeia a Palavra de Deus mais do que qualquer outra coisa, e não há nenhuma outra coisa da qual o homem tanto necessite quanto a Palavra de Deus.

9. A cada derrota esteja certo disto: O Deus que levantou de entre os mortos Aquele que fora crucificado obteve Sua vitória na derrota.

10. Toda e qualquer batalha que possa estar à sua espera já foi vencida por Ele.

11. Você já tomou sua posição ao lado de Cristo, não se surpreenda, pois, se for tratado como um pária.

12. Observe bem este fato: a posição do cristão neste mundo é com suas costas contra a parede.

13. Não aja como se você fosse o único soldado de Jesus Cristo, mas obedeça às Suas ordens, mesmo se ninguém mais, exceto você, lhas obedecer.

14. Nunca pense que Deus sempre necessita de um homem com qualidades como as que você possui. É você quem precisa de Deus.

15. Quando estiver aguardando ordens do alto, não fique procurando respostas dentro de si mesmo.

16. Não confunda os mandamentos de Deus com as propostas de paz que o mundo oferece.

17. Há um grande futuro adiante de você - o futuro de Deus! Avance!

fonte:   Arsenal do Crente