23/02/2010

Dorothy Sayers em: Por que o Inferno é um Aspecto Inegociável

John Piper

 

piperb.jpg (13K) - John Piper no Southern Baptist Theological Seminary

O hoje pertence ao noticiário; o amanhã pertence ao marketing; e a eternidade pertence à Verdade. Se você só vive para este mundo, terá pouca preocupação com a verdade. "Deixe-nos comer, beber e divertir-nos; e chamar as idéias que protegem nossos apetites de 'verdades'". Mas se você vive para a eternidade, você abre mão de alguns modismos passageiros para tornar-se eternamente relevante.

Em Bethlehem*, nós reputamos a verdade como superior a sucessos temporários. Onde a verdade é minimizada e as pessoas não estão arraigadas e fundamentadas nela, os sucessos são superficiais e a árvore que cresce é oca, até mesmo enquanto floresce sob o sol da prosperidade. Oh que Deus nos dê um amor humilde e submisso pela verdade da palavra de Deus em sua profundidade e abundância.

Ouça o alerta de Paulo advertindo sobre nossos dias: "Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos (2 Timóteo 4:3)... que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. (2 Tessalonissenses 2:10)."

Tome, por exemplo, uma verdade que não é popular e está sendo abandonada por muitos que ostentam a bandeira de "evangélicos" sobre suas tendas: a verdade do inferno. Oh que diferença faz quando uma pessoa acredita no inferno com tremor e lágrimas. Há uma seriedade em relação a tudo na vida, e uma urgência em todos os nossos empenhos, e um sabor de seriedade-sangue que tempera tudo e faz com que sintamos o pecado sendo mais pecaminoso, a justiça sendo mais justa, a vida sendo mais preciosa, e os relacionamentos mais profundos, e Deus parece ser mais importante.

"Oh que diferença faz quando uma pessoa acredita no inferno com tremor e lágrimas."

Não obstante, como ocorre em toda geração, há sempre novos abandonos da verdade. Clark Pinnock, um teólogo canadense que ainda se diz evangélico, escreveu:

"Eu fui levado a questionar a crença tradicional em um tormento consciente eterno por causa da repugnância moral e por considerações teológicas mais abrangentes, e não primordialmente baseado em fundamentos bíblicos. Simplesmente não faz nenhum sentido dizer que um Deus de amor torturará as pessoas para sempre por pecados cometidos no contexto de uma vida finita... Está na hora dos evangélicos saírem e dizerem que a doutrina bíblica e moralmente apropriada do inferno é a aniquilação e não o tormento eterno." (Clark Pinnock e Delwin Brown, Theological Crossfire: An Evangelical/Liberal Dialogue [Grand Rapids: Zondervan Publishing House, 1990], pp. 226-227)

Dorothy Sayers, que morreu em 1957, fala de um antídoto necessário contra este tipo de abandono da verdade:

Parece haver um tipo de conspiração, especialmente entre escritores de meia-idade de tendência vagamente liberal, em esquecer, ou esconder, de onde vem a doutrina do Inferno. Freqüentemente encontram-se referências "à cruel e abominável doutrina medieval do inferno", ou "à infantil e grotesca imagem medieval do fogo físico e dos vermes.". . .

Mas o caso é exatamente o contrário; enfrentemos os fatos. A doutrina do inferno não é "medieval": é de Cristo. Não é um dispositivo de "poder eclesiástico medieval" forjado para que pessoas amedrontadas dêem dinheiro para a igreja. É o julgamento deliberado de Cristo sobre o pecado. A imagem do verme que nunca morre e do fogo inextinguível deriva, não de "superstição medieval", mas originalmente do profeta Isaías, e foi Cristo que enfaticamente a utilizou... Ela nos confronta no mais antigo e menos "editado" dos evangelhos. Está explícita em muitas das parábolas mais conhecidas e implícita em muitas mais. Ela tem uma importância muito maior no ensino do que normalmente se percebe, até que a pessoa lê os Evangelistas [Evangelhos] em vez de escolher os textos que lhe são mais confortáveis. Não é possível livrar-se dessa doutrina sem rasgar o Novo Testamento em farrapos. Não podemos repudiar o Inferno sem repudiar a Cristo completamente. (Dorothy Sayers, A Matter of Eternity, ed. Rosamond Kent Sprague [Grand Rapids: Eerdmans Publishing Co., 1973], p. 86)

Eu só acrescentaria: Há muitas outras coisas que, se abandonadas, também significarão o repúdio final a Cristo. Não é por lealdade ultrapassada que nós amamos a verdade - até mesmo as verdades mais difíceis. É por amor a Cristo, e amor às pessoas que somente o Cristo da verdade pode salvar.

Desejando amar as pessoas com a verdade,

Pastor John

Dorothy Sayers em Por que o Inferno é um Aspecto Inegociável

VIVER COM DEUS

 

Fiz esta canção após o suicídio de um amigo, o Gustavo. Nunca pensei que iria enfrentar uma situação como esta, e passei a rever meu jeito de viver. Reduzi muito minha carga horária de trabalho, e passei a estar mais perto dos amigos, pois dinheiro, a gente perde e ganha, e um amigo que se vai, não volta.
Viver com Deus
Letra e Música: Silvestre Kuhlmann
Viver com Deus nem sempre é fácil;
Andar com Ele é tudo o que importa.
A pobreza, a dor , a luta,
A angústia e a agonia
Podem ser o jeito d’Ele
No silêncio falar.
Viver com Deus
É dizer não à vida ressentida,
Entediante, deprimente e solitária.
E agora tudo o que nos acontece
É parte da caminhada rumo à casa do Pai.
Liberdade é perder o medo
De estar preso aos outros
E se soltar de si mesmo.
Amar é correr o risco
E seguir à risca o ensino de Cristo;
Viver é negar-se,
Cravar na cruz o ego.
Ter fé é fazer-se cego;
Enxergar a Deus no escuro,
Sentir-se seguro.

FONTE: http://silvestrek.blogspot.com

A ORAÇÃO - Ed Renê Kivitz


Não existe oração errada. Aliás, a oração errada é aquela que não é feita. A Bíblia Sagrada ensina que se deve orar a respeito de tudo. Orar por qualquer motivo, qualquer hora, qualquer lugar, sempre que o coração não estiver em paz. Tão logo o coração experimente apreensão, preocupação, medo, angústia, enfim, seja perturbado por alguma coisa, a ação imediata de quem confia em Deus é a oração.

O apóstolo Paulo diz que não precisamos andar ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, com ação de graças, devemos apresentar nossos pedidos a Deus, tendo nas mãos a promessa de que a paz de Deus que excede todo o entendimento, guardará nossos sentimentos e pensamentos em Cristo Jesus (Filipenses 4.6,7). A expressão "coisa alguma" inclui desde uma vaga no estacionamento do shopping center quanto o fechamento de um negócio, o desejo de que não chova no dia da festa quanto a enfermidade de uma pessoa querida.

Esta experiência de oração é chamada de oração simples: orar sem censura filosófica ou teológica, orar sem se perguntar "é legítimo pedir isso a Deus?" ou "será que Deus se envolve nesse tipo de coisa?". Simplesmente orar.

A garantia que temos quando oramos assim é a paz de Deus em nossos corações e mentes. A Bíblia não garante que Deus atenderá nossos pedidos exatamente como foram feitos: pode ser que a vaga no estacionamento não seja encontrada e que chova no dia da festa. A oração não se presta a fazer Deus trabalhar para nós, atendendo nossos caprichos e provendo o nosso conforto. Já que a causa da oração simples é a ansiedade, a resposta de Deus é a paz. O resultado da oração não é necessariamente a mudança da realidade a respeito da qual se ora, mas a mudança da pessoa que ora. A mudança da situação a respeito da qual se ora é uma possibilidade, a mudança do coração e da mente da pessoa que ora é uma realidade. Deus não prometeu dizer sim a todos os nossos pedidos, mas nos garantiu dar paz e nos conduzir à serenidade. Não prometeu nos livrar do vale da sombra da morte, mas nos garantiu que estaria lá conosco e nos conduziria em segurança através dele.

O maior fruto da oração não o atendimento do pedido ou da súplica, mas a maturidade crescente da pessoa que ora. Na verdade, a estatura espiritual de uma pessoa pode ser medida pelo conteúdo de suas orações. Assim como sabemos se nossos filhos estão crescendo observando o que nos pedem e o que esperam de nós, podemos avaliar nosso próprio crescimento espiritual através de nossos pedidos e súplicas a Deus. As orações revelam o que realmente ocupa nossos corações, o que realmente é objeto dos nossos desejos, o que nos amedronta, nos desestabiliza e nos rouba a paz.

O apóstolo Paulo diz que quando era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Mas quando se tornou homem, deixou para trás as coisas de menino (1Coríntios 13.11). Não existe oração certa e errada. Mas existe oração de menino e oração de homem. Oração de menina e oração de mulher. A diferença está no coração: coração de menino e de menina, ora como menino e menina. A nossa certeza é que Deus também gosta de crianças.
© 2008 Ed René Kivitz

MULHERS MARAVILHOSAS

 2188162370_e518784339_m

Lendo Provérbios encontrei uma linda pérola. Falando da mulher virtuosa, o escritor dá como uma de suas características dizendo que ela “sorri diante do futuro” Pv 31.25b! Não sei se sou eu que percebo mal as coisas, ou esta é a realidade, mas tenho visto que muitas mulheres tem medo do futuro!

Se o marido está em casa desempregado, reclamam, mas quando ele consegue um emprego logo começam a dizer: Será que vai dar certo? O dia está começando e elas já, tagarelas, começam a espalhar seus temores pela casa... “Hoje parece que o dia não vai ser bom... Ah! Filha, e se o seu pai encontrar uma mulher linda na rua? Ele vai olhar pra ela!”

Mulher: Sorria diante do futuro! Incentive seu marido, semeie confiança no coração de seus filhos! Você deve auxiliar seu cônjuge e isso inclui incentivá-lo! Você não sabe o potencial de um homem motivado! Incentive-o, anime-o, ajude-o a deixar florescer a capacidade de liderança que Deus colocou dentro dele! Pare de murmurar e reclamar do amanha porque ele nem chegou ainda! Creia que existe muito mais além do horizonte do que sua mente pode imaginar! Muitas mulheres têm entrado em depressão por causa de seus maridos insensíveis é verdade. Mas não podemos negar que muitas outras, são acometidas por esse mal porque deixaram de sonhar! Sonhavam em casar, ter uma casa, filhos... E quando atingiram tudo isso ficaram sem sentido de vida. Atingiram a meia dúzia de sonhos que tinham e agora já não tem mais paixão pelo viver porque não tem mais objetivos a alcançar! Ah mulher, sonhe! Deixe Deus plantar no teu coração novos sonhos, novas expectativas! Mude de rotina, ganhe almas, coloque uma roupa bonita para esperar seu marido e ‘intime’ ele para simplesmente passear pelas ruas à noite. Não trabalha fora? Então coloque um louvor ou pregação enquanto limpa sua casa! Cozinhe adorando ao Senhor! Você é a criação mais linda e complexa de Deus querida irmã, creia nisso! Nós homens somos mais rústicos, como um texto corrido. Vocês são poesias do Pai, minuciosamente tecidas, com versos genialmente organizados. O fato de que nem todos são aptos para entender uma obra de arte não diminui sua beleza. Desfrutem da alegria de sorrir para o amanha, de repousar na fé. De orar com perseverança... Uma casa onde a mulher sorri para o futuro, é um lar brilhante da Luz de Cristo.

FONTE:   SBKAUER.COM - \0/\0/\0/: Mulheres maravilhosas

Missão Surfistas de Cristo: o evangelho sobre as ondas

 

Por João Neto - www.guiame.com.br

  • Altas ondas, relacionamento saudável com a natureza e evangelismo. Estes são alguns dos principais valores dos Surfistas de Cristo. Caracterizada como uma missão interdenominacional, ela busca vencer barreiras, não somente doutrinárias, mas também territoriais e levar o evangelho para fora das igrejas de uma maneira bem peculiar: pela prática do próprio surfe.

    Em entrevista exclusiva ao Guia-me, o pastor e embaixador da Missão em Fortaleza (CE), Marquito Santos falou mais sobre as os objetivos dos Surfistas de Cristo e as experiências por ele vivenciadas em mais de 10 de anos de trabalho ministerial, atuando na bairro do Serviluz - região mais conhecida como ''Titanzinho''. Bem estar social, preconceito, edificação de vidas e ecologia foram alguns dos temas abordados pelo surfista em seu depoimento.

    Confira a entrevista, na íntegra:

    Guia-me: Em seus artigos, você sempre busca relacionar o cristianismo com a rotina de um surfista. Já aconteceu de pessoas que não praticam o surfe se identificarem com as mensagens pregadas por você ou pela Missão?

    Marquito Santos: Sim, muitas pessoas têm dado seu feedback, elas têm compartilhado sobre suas vidas e de como as mensagens tem acrescentado e edificado suas vidas. Fico muito feliz por isso e sigo nesse caminho, não só eu mas toda a equipe da MSC no Brasil e no mundo tem buscado transmitir a mensagem salvadora do Santo Evangelho de forma simples e clara aos surfistas e não surfistas nas praias de todo planeta.

    Guia-me: A Missão Surfistas de Cristo se refere a Deus, em alguns momentos, como o ''criador das ondas''. Você acredita que esta paixão dos surfistas pelo mar possa ser um bom elo para falar sobre quem o criou?

    Marquito Santos: Sim, creio que uma das formas com que o Senhor fala aos nossos corações seja através de sua criação. Como o apóstolo Paulo afirma: ''Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;''. Rm 1.20 Falar do Senhor para a tribo do Surf ilustrando com a própria natureza é uma combinação perfeita e a galera recebe muito bem a Palavra.

    Guia-me: Entre os três valores principais que vocês propõem em seu site oficial, na ótica do relacionamento, está a consciência ambiental. Como essa questão é trabalhada biblicamente entre os surfistas? E ela pode se estender a outros perfis de pessoas?

    Marquito Santos: Todos nós temos uma responsabilidade grande em relação à natureza. Todo ser humano deve preservar a criação, creia ele ou não no criacionísmo e na Bíblia. É uma questão de sobrevivência das espécies e das próximas gerações. Nós surfistas e, especialmente os surfistas de Cristo, devemos ter sempre em mente essa responsabílidade pelo relacionamento íntimo que temos com a natureza e por conhecermos e amarmos o criador.

    Guia-me: Na citação de seus valores centrais, vocês expõem que são ''um movimento de baixo para cima'', fortalecendo e capacitando os ministérios locais. Fale mais sobre a caracterização desse movimento.

    Marquito Santos: Cremos que Deus é de fato o Senhor dessa missão. Cremos na multiforme graça de Deus manifesta nas mais variadas denominações sobre a terra e cremos que o mundo conhecerá o amor de Cristo quando estivermos unidos levantando a bandeira do nome do Senhor e não da igreja local A, B ou C. Contamos com apoio de nossas igrejas. Mas na MSC somos interdenominacionais, por isso, muito embora sejamos oriundos de várias denominações diferentes somos um em Cristo. A (CSI) Christian Surfers International ou MSC) Missão Surfistas de Cristo do Brasil representa o ponto de interceção entre nós surfistas cristãos. Oferecemos as ferramentas para ajudar na capacitação desses surfistas missionários no trabalho de resgate de toda tribo do surf local.

    Guia-me: A Missão não tem a intenção de levar junto a si o nome de uma denominação específica, mas aceita o apoio de inúmeras denominações. Em algum momento isso gerou algum tipo de preconceito / dificuldade de aceitação por parte de alguma igreja?

    Marquito Santos: Infelizmente sim! Algumas raras comunidades preferem ter seu próprio ministério com surfistas e fazem isso paralelamente ao nosso trabalho. Digo infelizmente pois não é agradável vermos grupos surgindo com essa visão. Mesmo assim seguimos adiante contando com a simpatia e apoio de inúmeras igrejas locais que nos apoiam e que já colhem os frutos dessa ação do Senhor nas praias.

    Guia-me: Entre os objetivos da Missão é citada busca por levar o surfe à sociedade como ferramenta de integração e bem estar. Como isso é feito?

    Marquito Santos: Mostramos os benefícios da prática esportiva e já contemplamos famílias inteiras compartilhando juntos dessa agradável e saudável curtição. Algumas escolas de surf contam com instrutores que são surfistas de Cristo, aliando assim Palavra de Deus e Esporte, combatendo o uso de drogas e outras práticas negativas. Tenho dado algumas aulas, é sempre muito divertido e gratificante ver novos surfistas surgindo.

    Guia-me: A Missão prega bastante a importância de um bom relacionamento entre as pessoas. Em quais pontos o evangelho é beneficiado com esse relacionamento?

    Marquito Santos: Deus é o principal interessado em ver-nos unidos, numa estrutura familiar saudável. O evangelho nos conecta ao Senhor Jesus Cristo, nos revela seu amor infinito e real. Sendo assim, a base para lutarmos em preservar essa unidade está em 1 João 3:16 que diz: ''Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos''.

    Guia-me: Quando você trouxe a Missão para o Ceará, enfrentou algum tipo de dificuldade? Se sim, fale mais sobre os principais.

    Marquito Santos: Quando cheguei aqui em Fortaleza no início de 2000, com a intenção de desenvolver esse trabalho, eu morei no Serviluz, mais conhecido como Titanzinho (área portuária/Farol). Cheguei com apenas um mantenedor. Lá passei alguns meses na casa de um grande amigo meu surfista profissional chamado André Silva. Dividíamos o espaço com sua mãe, irmã, irmão e pelas manhãs como muitos outros jovens que chegavam para nosso momento devocional, assim foram surgindo os primeiros frutos.  O Senhor me guardou e abençoou a cada dia. O grupo chegou a 30 jovens convertidos. A  igreja local, a Presbiteriana Vila Mar, onde eu congregava, acolheu esses frutos. O projeto Social Vila Mar juntamente com a  igreja passaram a me dar seu apoio e assim as coisas melhoraram e pude alugar um pequeno quarto e passar mais dois anos servindo ao Senhor aqui em Fortaleza. As drogas, traficantes e prostitutas nas ruas completavam o cenário, era tudo muito novo para mim e em alguns momentos fiquei assustado com algumas abordagens. Mas o tempo foi passando, o meu amor por todos lá foi aumentando e o Senhor operou grandemente nas vidas que ainda hoje estão firmes nEle, para a honra e glória exclusiva dEle, o Senhor da Igreja. A Ele toda honra!

    Para cópia deste conteúdo, é obrigatória a publicação integral do texto e a divulgação do link www.guiame.com.br

  • fonte:   Missão Surfistas de Cristo: o evangelho sobre as ondas