04/04/2010

Por Que a Ponte Caiu?

 John Piper

Nota: Em julho de 2007, uma ponte simplesmente ruiu na cidade de Minneapolis, estado de Minnesota, EUA. Algumas pessoas que trafegavam pela ponte morreram tragadas pelas águas. Ocorre que esta é a cidade onde fica a igreja Bethlehem Baptist Church, do pastor John Piper. Na ocasião ele divulgou uma mensagem polêmica pela qual ele foi muito criticado por muitas pessoas no meio evangélico americano. Na mesma época ocorreu o horrível acidente com o vôo 3054 no aeroporto de Congonhas. Na época publiquei um post no meu antigo blog - Centurio. Depois, com  a terrível calamidade que ocorreu no mês de novembro,  em  2008, em Santa Catarina, achei por bem publicar a transcrição daquela mensagem para nossa reflexão. Detalhe: em nossa sociedade pós-cristã, ninguém falou de Deus em meio a toda a catástrofe. Sinal dos tempos... (Juliano Heyse)

jp006.jpg (13K) - John Piper no Southern Baptist Theological Seminary

Para que eu não pense, para que nós não pensemos ingenuamente sobre o preço da vida, devemos lembrar que isto não é incomum. 50 milhões de seres humanos morrem no mundo por ano; seis mil a cada hora, cerca de 100 a cada minuto. E a maioria não morre em idade madura e avançada, dormindo eternidade adentro. A maioria morre jovem e a maioria morre após uma longa e agonizante luta com a dor.

Calamidades repentinas, como a que vimos, devem nos chocar e levar à percepção de que isto acontece a cada hora.

Uma das verdades que adotamos com alegria reverente em Bethlehem é a verdade da supremacia de Deus em todas as coisas. A missão desta igreja é: nós existimos para espalhar uma paixão pela supremacia de Deus em todas as coisas, para o gozo de todos os povos através de Jesus Cristo.

Quando dizemos isto não estamos querendo dizer “aceitar calamidades”. Nós existimos para espalhar uma paixão pela supremacia de Deus em todas as coisas - Todas com letra maiúscula - através de Jesus Cristo todo o tempo, sem exceção. Nós não formulamos esta missão num mundo cor-de-rosa e então nos surpreendemos com a realidade do sofrimento: “opa! Esquecemos!”. Então eu pergunto: Por que, Senhor, existe este mundo? Por que este mal? Por que o terror? O propósito para este mundo caído, aterrorizado, atormentado é que Ele seja conhecido mais completamente. Porque conhecendo a Deus mais completamente é o que, para nós, significa ser amado completamente. Direi isso novamente: Se nós conhecermos a Deus mais completamente, incluindo misericórdia, juízo, ira, santidade, longanimidade com os pecadores; se nós O conhecermos completamente, nós seremos completamente amados, porque ser amado é ser capaz de conhecê-Lo e estar satisfeito com Deus para sempre.

"Quem neste mundo dá a mínima para o pecado? Quem no mundo derrama lágrimas por causa da repugnância e o horror e a desonra feita a Deus por causa do seu pecado? Ninguém!"

Portanto, quanto maior e mais completa a revelação de Deus, mais poderemos ser amados, se aceitarmos o amor.

Escute Romanos 8:18: “Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.”

O que estamos vivenciando neste mundo são dores de parto. Paulo diz que uma nova era está pra nascer e que a instabilidade da ordem natural neste mundo é testemunha da desordem no mundo moral, ou seja, o meu pecado, o pecado de Adão e o seu pecado. E há um motivo para isso: Quem neste mundo dá a mínima para o pecado? Quem no mundo derrama lágrimas por causa da repugnância e o horror e a desonra feita a Deus por causa do seu pecado? Ninguém! Como Deus pode falar quando estamos tão moralmente mortos, tão espiritualmente cegos, ao ponto da pior feiúra moral do mundo não nos afrontar nem um pouco? Ele o faz usando o próprio mundo. Isso eles podem sentir. Dor eles podem sentir, portanto eu sujeitarei toda criação à futilidade até que eles recebam a mensagem: o pecado é horrível! Doenças e deformidades são os retratos que Deus faz de como o pecado se parece na esfera espiritual. E isto é verdade mesmo quando as pessoas mais piedosas carregam essas deformidades. Calamidades são as demonstrações de Deus do que o pecado merece e receberá um dia no juízo, mil vezes pior do que em Nova Orleans ou no nove de setembro. Fome, peste, perseguição, estas coisas acontecem para que o mundo veja que os seguidores de Jesus consideram Cristo mais precioso do que tudo que eles perderam e descubra que Ele pode ser isto para eles porque um dia eles perderão tudo. Todo mundo perde tudo na terra, algum dia.

Fonte: Transcrição da mensagem contida no vídeo do post UMA PONTE CAI, UM AVIÃO SE DESPEDAÇA, UMA CRIANÇA MORRE DE CÂNCER

Tradução: Priscila Bernardi Heyse

Fale conosco: mail@bomcaminho.com.

Por Que a Ponte Caiu?

SABIA????????

 

Que o maior caso emblemático do revival da fé é a China? As religiões “ocidentais”  e mais algumas asiáticas, sempre foram perseguidas pelo Partido Comunista, mas com a abertura econômica das últimas décadas veio também o estabelecimento de um cada vez mais dinâmico mercado da fé, típico modelo estadunidense?

Estimativas conservadoras dão conta da existência de 65 milhões de protestantes no país (localizados principalmente em áreas urbanas), mais 12 milhões de católicos (majoritariamente rurais), mas muitos consideram que o número total de cristãos já rompeu a barreira dos 100 milhões. As maiores religiões do mundo estão atualmente engajadas em uma luta pela China. Budismo, taoísmo e confucionismo são as correntes de fé mais toleradas e mesmo incentivadas pelo PC, que enxerga no boom cristão uma ingerência do imperialismo ocidental, através de seus incontáveis missionários (James Dobson, neoconservador e fundador da Focus on the Family, tem 220 milhões de ouvintes fora dos EUA, a maioria na China).

Há ainda cerca de 20 milhões de muçulmanos no país. Estimativas apontam que por volta de 2050 a China poderá ser a maior nação cristã e muçulmana do planeta. Seria interessante (ou sombrio, dependendo dos desenvolvimentos) ver o “choque de civilizações” no final das contas tendo a China como palco principal.