04/04/2010

SABIA????????

 

Que o maior caso emblemático do revival da fé é a China? As religiões “ocidentais”  e mais algumas asiáticas, sempre foram perseguidas pelo Partido Comunista, mas com a abertura econômica das últimas décadas veio também o estabelecimento de um cada vez mais dinâmico mercado da fé, típico modelo estadunidense?

Estimativas conservadoras dão conta da existência de 65 milhões de protestantes no país (localizados principalmente em áreas urbanas), mais 12 milhões de católicos (majoritariamente rurais), mas muitos consideram que o número total de cristãos já rompeu a barreira dos 100 milhões. As maiores religiões do mundo estão atualmente engajadas em uma luta pela China. Budismo, taoísmo e confucionismo são as correntes de fé mais toleradas e mesmo incentivadas pelo PC, que enxerga no boom cristão uma ingerência do imperialismo ocidental, através de seus incontáveis missionários (James Dobson, neoconservador e fundador da Focus on the Family, tem 220 milhões de ouvintes fora dos EUA, a maioria na China).

Há ainda cerca de 20 milhões de muçulmanos no país. Estimativas apontam que por volta de 2050 a China poderá ser a maior nação cristã e muçulmana do planeta. Seria interessante (ou sombrio, dependendo dos desenvolvimentos) ver o “choque de civilizações” no final das contas tendo a China como palco principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A boca fala do que está cheio o coração.