21/07/2010

INDO PARA CASA

 BXP46648

Ir para casa é a viagem de toda uma vida. Sempre há partes de nós mesmos que se desviam em dissipação ou ficam presas em ressentimento. Antes de nos dar conta, estamos perdidos em fantasias luxuriosas ou pensamentos de ódio.

Nossos sonhos e devaneios freqüentemente nos fazem lembrar de que estamosperdidos.

As disciplinas espirituais como orar, jejuar e vigiar são meios de nos ajudar a voltar para casa. À medida que caminhamos, muitas vezes percebemos como o caminho é longo. Mas não desanimemos. Jesus está ao nosso lado e fala conosco no caminho. Quando escutamos com cuidado, descobriremos que já estamos em casa embora ainda no caminho.

O que vamos fazer quando chegarmos em casa? O que acontece quando os dois filhos da parábola do filho pródigo voltam ao pai? A resposta é simples: eles têm de se tornar pais.

Os filhos têm de se tornar pais; as filhas têm de se tornar mães. Ser filhos de Deus implica amadurecer e tornar-se igual a Deus. Jesus não hesita em dizer: “Sereis perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste, sede generosos como o vosso Pai é generoso” (Mateus 5.48). Como? Recebendo bem nossos irmãos e irmãs, como nosso Pai nos recebe em casa.

HENRI NOUWEN

FONTE: | vineyard café || blog