15/05/2008

COMO PASSAR O DIA COM DEUS


Reverendo Richard Baxter

(1615-1691)

Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra cousa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.


SONO.
Controle o tempo do seu sono apropriadamente, de modo que você não desperdice as preciosas horas da manhã preguiçosamente em sua cama. O tempo do seu sono deve ser determinado pela sua saúde e labor, e não pelo prazer da preguiça.
PRIMEIROS PENSAMENTOS.
Dirija a Deus os seus primeiros pensamentos ao acordar, eleve a Ele o coração com reverência e gratidão pelo descanso desfrutado durante a noite e confie-se a Ele no dia que inicia. Familiarize-se tão consistentemente com isto, até que a sua consciência venha a acusá-lo quando pensamentos ordinários queiram insurgir em primeiro lugar. Pense na misericórdia de uma noite de descanso, mal acomodado, padecendo dores e enfermidades, cansado do corpo e da vida. Pense em quantas almas foram separadas dos seus corpos nesta noite, aterrorizadas por terem que se apresentar diante de Deus, e em quão rapidamente os dias e as noites estão passando! Quão rapidamente a sua última noite e dia virá! Considere no que está faltando no preparo da sua alma para tal momento e busque isso sem demora.
ORAÇÃO.
Acostume-se a orar sozinho (ou com o cônjuge) antes da oração coletiva em família. Se possível, que isto seja feito antes de qualquer outra ocupação.
CULTO FAMILIAR.
Realize o culto familiar consistentemente e em uma hora em que é mais provável que a família não sofra interrupções.

PROPÓSITO BÁSICO. Lembre-se do propósito básico da vida de vocês, e quando estiver se preparando para trabalhar ou realizar qualquer atividade neste mundo, que a inscrição santos para o Senhor esteja gravada no seu coração, em tudo o que fizer. Não realize nenhuma atividade que não possa considerar agradável a Deus, e que não possa verdadeiramente afirmar que Deus a aprova. Não faça nada neste mundo com nenhum outro propósito, que não agradar a Deus, glorificá-lO e gozá-lO. O que quer que fizerdes, fazei tudo para a glória de Deus (1 Co.10:31).


DILIGÊNCIA NA VOCAÇÃO.
Realize as tarefas concernentes à sua ocupação, cuidadosa e diligentemente. Assim fazendo:

1. Você demonstrará que não é preguiçoso e escravo da carne (como aqueles que não podem negar-lhe o comodismo); e estará mortificando todas as paixões e desejos que são alimentados pelo comodismo e preguiça.

2. Você estará mantendo fora da mente os pensamentos indignos que fervilham nas mentes de pessoas desocupadas.

3. Você não estará desperdiçando tempo precioso, algo pelo qual pessoas desocupadas se tornam diariamente culpadas.

4. Você estará num caminho de obediência a Deus, enquanto os preguiçosos estarão em constante pecado de omissão.

5. Você poderá dispor de mais tempo para empregar em deveres santos, se realizar suas tarefas com diligência. Pessoas desocupadas não têm tempo para os deveres espirituais, porque desperdiçam tempo demorando-se em seus trabalhos.

6. Você poderá esperar bênçãos da parte de Deus e provisões confortáveis para você e para a sua família.

7. Isto também pode exercitar o seu corpo, o que poderá habilitá-lo mais para o serviço da alma.

TENTAÇÕES E COISAS QUE CORROMPEM. Esteja perfeitamente familiarizado com as tentações e coisas que tendem a lhe corromper, e seja vigilante o dia todo contra isso. Você deve estar alerta, especialmente para as tentações que têm se mostrado mais perigosas, e cuja presença ou emprego seriam inevitáveis. Esteja alerta contra os pecados-mestres da incredulidade: a hipocrisia, a auto-suficiência, o orgulho, o agradar a carne e o prazer excessivo nas coisas terrenas. Tenha cuidado para não se deixar atrair para uma mente mundana, e para os cuidados excessivos , ou desejos cobiçosos pela abastança, sob a pretensão de ser diligente no seu trabalho. Se tiver que negociar com outras pessoas, tenha cuidado contra o egoísmo ou qualquer coisa que se assemelhe à injustiça ou falta de caridade. Ao lidar com as pessoas, esteja alertas para não usar de palavras vãs e desocupadas. Seja vigilante também com relação às pessoas que lhe tentam a irar-se (ou a qualquer tipo de pecado). Mantenha a modéstia e a clareza, no falar, que as leis da pureza requerem. Se tiver que conviver com bajuladores, seja vigilante para não se deixar inchar de orgulho. Se tiver de conviver com pessoas que lhe desprezam ou injuriem, resista contra a impaciência e o orgulho vingativo. No início estas coisas serão muito difíceis, enquanto o pecado for forte em você. Mas tão logo tiver adquirido profunda compreensão do perigoso veneno de qualquer destes pecados, o seu coração irá pronta e facilmente evitá-los.


MEDITAÇÃO.
Quando estiver sozinho nas suas ocupações, aprenda a remir o tempo em meditações práticas e benéficas. Medite na infinita bondade e perfeições de Deus, em Cristo e na obra da redenção, nos céus e em quão indigno é de ir para lá, e em como você merece a miséria eterna do inferno.

REMINDO O TEMPO. Valorize o seu tempo. Seja mais cuidadoso em não desperdiçá-lo, do que o é em não desperdiçar dinheiro. Não permita que recreações inúteis, conversas vãs e companhias não proveitosas, ou o sono, roubem o seu precioso tempo. Seja mais cuidadoso em escapar das pessoas, ações ou situações da vida que tendem a roubar o tempo de vocês do que o seria em escapar de ladrões ou salteadores. Certifique-se não apenas de não estar sendo desocupado, mas de estar usado o seu tempo da maneira mais proveitosa possível. Não prefira um caminho menos proveitoso à um outro de maior proveito.

COMER E BEBER. Coma e beba com moderação e gratidão, para ser saudável e não por prazer inútil. Jamais satisfaça o apetite pela comida ou bebida quando isto tender a fazer mal à sua saúde.

Lembrem-se do pecado de Sodoma: “Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão e próspera tranqüilidade, teve ela e suas filhas...” (Ez.16:49).

O Apóstolo Paulo chorou quando mencionou aqueles: “cujo destino é a destruição, cujo deus é o ventre, e cuja glória está na infâmia; visto que só se preocupam com as coisas terrenas” (Fp.3:19). Estes são chamados de inimigos da cruz de Cristo (v.18). “Porque se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas se pelo Espírito mortificardes os feitos do corpo, certamente vivereis” (Rm.8:13).


PECADOS PREVALECENTES (QUEDA EM PECADO).
Se qualquer tentação prevalecer, e você vier a cair em qualquer pecado adicional às suas deficiências habituais, lamente imediatamente e confesse isto a Deus. Arrependa-se rapidamente, custe o que custar. Certamente custará mais ainda continuar no pecado e sem arrependimento. Não faça pouco caso das suas falhas habituais, mas confesse-as e esforce-se diariamente contra elas, tendo cuidado para não agravá-las pela falta de arrependimento e pelo descaso.


RELACIONAMENTOS.
Atente diariamente para os deveres especiais relativos aos seus vários relacionamentos, seja na condição de marido, esposa, filho, patrão, empregado, pastor, cidadão ou autoridade. Lembre-se que cada relação tem seus deveres especiais e seus proveitos da realização de algum bem. Deus requer de você fidelidade nestes relacionamentos, bem como em quaisquer outros deveres.

AO FINAL DO DIA. Antes de dormir, é sábio e necessário relembrar as próprias atitudes e misericórdias recebidas durante o dia que termina, de maneira que seja agradecido por todas as misericórdias recebidas e humilhado por todos os pecados cometidos. Isto é necessário a fim de que você possa renovar o arrependimento, bem como ser mais resoluto na obediência, e a fim de que examine a si mesmo, para ver se a sua alma progrediu ou piorou; para ver se o pecado foi diminuído e a graça aumentada; e para avaliar se você está mais preparado para o sofrimento, para a morte e para e eternidade.

CONCLUSÃO. Que estas instruções sejam gravadas na sua mente, e se tornem prática diária na sua vida.

Se você observar sinceramente tais instruções, elas lhe conduzirão à santidade, à frutificação, à tranqüilidade na vida, e ainda lhe acrescentarão uma morte confortável e em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A boca fala do que está cheio o coração.