18/02/2010

Fui abusado dentro da igreja | Thiago Mendanha

 

Conheço muitas pessoas que foram abusadas dentro da igreja. Pessoas que tiveram sua “infância” roubada por líderes religiosos. “Crianças” infligidas na alma por porcos de espírito e doutrina pervertida. Eu mesmo sou uma destas pessoas.

Infelizmente poucos conseguem sobreviver à esse estupro mental e espiritual, e encontrar Deus apesar das feridas causadas pelos “homens de Deus”…

Não é fácil curar a alma de alguém que teve seu espírito violado… não é um trabalho simples reestabelecer sentimentos de confiança, proteção e segurança em “adultos” que foram abusados quando “crianças”… muitos afastam-se completamente de Deus porque não conseguem entender como Ele pôde permitir que “seus líderes” fizessem tão grande barbaridade com “pequeninos”!

Quando somos apresentados a Cristo e decidimos entregar nossas vidas à Ele, somos feitos novas criaturas. Tornamos a nascer novamente… E desde então começa-se um processo de crescimento cujo o objetivo é sermos transformados por Ele, de modo que passemos a ser à imagem e semelhança de Deus! Nascemos de novo e tornamo-nos “crianças” na fé que devem tornar-se “adultas” na fé… Então, somos bebês na fé, crianças espirituais!

Inicia-se, então, uma caminhada, que começa nesse Novo Nascimento, que deve ser centrada em Cristo. Decidimos desconstruir nossas práticas de pecado e nossas prioridades egocêntricas para aprender as coisas do Céu. Para conhecer mais do Alto. Para obedecermos ao Pai… Para aprendermos a amar a Deus!

Somos então pequeninos na fé! Bebês espirituais que precisam de leite espiritual… somos ainda débeis na fé! “Crianças” espirituais que são dependentes dos “adultos” espirituais! “Crianças” que nasceram da água e do Espírito e que precisam ser alimentadas com alimento de fácil digestão!

Como qualquer criança, nesse período nos sentimos eufóricos e curiosos quanto ao mundo que nos rodeia! No caso de quando nos decidimos por seguir a Cristo, ficamos ansiosos por nos aprofundar nas Escrituras, ficamos curiosos em relação à tudo que diz respeito a Deus… esta sede é natural dos pequeninos na fé! Crianças na fé são imaturas em teologia, na doutrina, no amor, na espiritualidade…

Da mesma forma que é natural, enquanto crianças, depositarmos nossa confiança e lealdade pueris nos de maior estatura, os adultos, também como pequeninos na fé somos leais e confiamos nos de maior estatura na fé, os líderes religiosos… os “sacerdotes”… aqueles que “detêm” profundo conhecimento espiritual, bíblico e doutrinário!

É com eles que aprenderemos a dar os primeiros passos em Cristo. É com eles que aprendemos a discernir as coisas espirituais. O certo do errado. Aprendemos com eles como desenvolver nossa Salvação… aprendemos como dizer as primeiras palavras, ou melhor, como começar a Evangelizar! São destes “adultos” na fé que recebemos a atenção especial, o discipulado básico!

Infelizmente, esse sistema religioso delega poderes abíblicos a alguns “adultos espirituais” que por sórdida ganância e infinda ambição por poder, estupram as “crianças espirituais”. Abusam da “autoridade” auto-instituída sobre os pequeninos na fé e violam a alma e o espírito daqueles que são dependentes e necessitados de mais conhecimento de Deus! Estes abutres fazem com que estas “crianças” tornem-se deficientes em sua espiritualidade, faz com que tornem-se dependentes destes “adultos” de forma doentia e pouco saudável! De forma a sugar toda a energia destes “pequeninos”, de maneira que, são feitos meros objetos para sua auto-preservação e auto-realização “ministerial”…

Estes traem a confiança e a lealdade dos pequeninos na fé que têm seu crescimento tolhido e interrompido por causa de abusos “doutrinários”, “coberturas espirituais” e sistemas religiosos que em nada cooperam para que estas crianças consigam crescer! Na verdade, estes “adultos” não querem que as “crianças” cresçam e entendam que são abusadas por eles…

A espiritualidade ingênua dessas “crianças espirituais” dá abertura ao oportunismo das víboras que mantém o sistema eclesial. Essas crianças na fé têm todo o seu potencial, dinheiro e energia absorvidos em prol do inchamento da instituição “igreja”. Que por sinal, não visa a implantação do Reino de Deus, mas a ostentação do governo de lobos em pele de cordeiro; de falsos profetas, falsos pastores, falsos mestres, falsos apóstolos…

Esta não é uma exploração sexual de menores, mas, é a exploração espiritual de “crianças espirituais”! Muitas mulheres e homens que hoje se rendem à prostituição, à homossexualidade e ao vício foram abusados sexualmente quando ainda crianças cheias de vida, pudor e inocência… ninguém pode prever as consequências na alma de quem experimentou um abuso sexual. Da mesma forma, as consequências do abuso espiritual são também imprevisíveis! Alguns tornam-se ateus, desistem de Deus. Outros se afastam de Deus porque conheceram o “Deus” de seus aliciadores espirituais, seus líderes religiosos. E não era deste “Deus” que necessitavam. Outros se entregam de corpo e alma ao pecado porque não suportaram ser esmagados pela legalidade de seus aliciadores espirituais! Contudo, alguns têm sobrevivido e conseguido encontrar uma fé vibrante, autêntica e madura fora desse sistema que abona o abuso da fé dos pequeninos!

Infelizmente, muitas “crianças” espirituais pensam que tudo o que fazem com elas dentro da igreja é normal… esse entendimento é fruto da confiança que depositam em seus “pais” na fé… e acreditam piamente que o seu “pai” na fé não está abusando dela, mas se relacionando! Ensinando, cuidando e alimentando! Por isso nunca despertam para tal abuso… porém, também experimentam as consequências disso mesmo que inconscientes. Outras conseguem enxergar a animosidade desta relação “eclesial” e despertam, denunciam e lutam contra essa triste realidade que poda o crescimento espiritual da Igreja… Os que conseguem ser libertos e curados dessa exploração espiritual entendem que podem ser “adultos” na fé que desempenham seu sacerdócio em Cristo Jesus e dependem apenas do amor dos irmãos, não da imposição de autoridade e coberturas que servem à disfunção espiritual de certos “adultos” doentes…

É necessário dizer NÃO à “pedofilia” espiritual… ao abuso espiritual dos pequeninos na fé! É imprescindível que lutemos contra a exploração espiritual de “crianças” espirituais! Em prol de cristãos maduros, saudáveis e livres!

DENUNCIE!!!

FONTE:    Fui abusado dentro da igreja | Thiago Mendanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A boca fala do que está cheio o coração.