14/01/2010

MEDITAÇÃO SOBRE ROMANOS 9.8 - John Piper



"Isto é, estes filhos de Deus não são propriamente os da carne, mas devem ser considerados como descendência os filhos da promessa."

Este é o comentário de Paulo sobre o nascimento de Ismael e de Isaque (Gn 16; 17.15-21; 18.9-15;21.1-7). Toda a história me enche com o anelo de não edificar uma igreja "bem-sucedida", com milhares de filhos "da carne".

Eis o que estou querendo dizer. Deus prometeu a Abraão: "Aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro" (Gn 15.4). Como o número das estrelas, "será assim a tua posteridade" (Gn 15.5). No entando, Sara, a esposa de Abraão, era estéril (Gn 11.30). E "não lhe dava filhos" (Gn 16.1).

Imagine Abraão servindo como um pastor. O Senhor diz: "Eu te abençoarei e farei próspero o teu ministério". Mas, depois de algum tempo, há pouco fruto. A igreja é estéril e não dá filhos.

O que Abraão fez? Começa a desesperar-se da intervenção sobrenatural. Está envelhecendo. Sua esposa continua estéril. Por isso, decide ter outro filho prometido por Deus sem a intervenção sobrenatural. Ele tem relação sexual com Agar, a serva de Sara (Gn 16.4). O resultado, porém, não é um "filho da promessa", e sim um "filho da carne" - Ismael.

Deus surpreendeu Abraão, ao dizer-lhe: "Dela [Sara] te darei um filho" (Gn 17.16). Então, Abraão calma a Deus: "Tomara que viva Ismael diante de ti" (Gn 17.18). Abraão quer que a obra de sua própria carne seja o cumprimento da promessa de Deus. Mas Deus lhe responde: "Sara, tua mulher, te dará um filho" (Gn 17.19).

Sara tem agora noventa anos. Durante toda a vida, ela fora estéril e agora não tem mais seus ciclos de menstruação (Gn 18.11). Abraão está com cem anos. Deus havia adiado tanto o cumprimento da promessa, que agora ela se torna humanamente impossível. A única esperança para um filho é a intervenção sobrenatural.

Isto é o que significa ser um filho da promessa - ser nascido não "da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (Jo 1.13). Os únicos filhos que são contados como filhos de Deus, neste mundo, são aqueles gerados sobrenaturalmente como filhos da promessa. Este é o principal ensino dessa passagem do Antigo Testamento. Em Gálatas 4.28, Paulo disse: "Vós [crentes]...sois filhos da promessa, como Isaque". Nasceram segundo o Espírito, não segundo a carne (Gl 4.29).

Pense novamente sobre Abraão como um pastor. Sua igreja não está crescendo da maneira que ele acha que Deus prometeu. Abraão está cansado de esperar pela intervenção sobrenatural. O que ele faz? Volta-se aos meros artifícios humanos e decide que pode atrair pessoas sem a obra sobrenatural do Espírito Santo.

E pode. No entanto, não será uma igreja cheia de pessoas como Isaque, e sim como Ismael - filhos da carne, não filhos de Deus.

Deus nos livre desse tipo de sucesso. Quão sutíl é a tentação para sermos "bem-sucedidos' aos olhos do homem. Deus, porém, olha para o coração e conhece a diferença entre as orações fundadas na dependência dEle e a confiança em métodos humanos.

Trecho extraído do livro UMA VIDA VOLTADA PARA DEUS por John Piper

Dica da Roberta Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A boca fala do que está cheio o coração.