11/12/2009

Quem é o cineasta cristão Alex Kendrick?

Escrito por Adam Foerster

Alex  Kendrick é um dos pastores da Igreja Batista de Sherwood.

Tem estado também a frente da Sherwood Pictures, através da qual ele já lançou três filmes: A Virada, Desafiando Gigantes e Prova de Fogo sendo portanto o mais importante diretor de filmes cristãos da atualidade.

A origem

alex1

Nascido em Athens, Georgia, Alex Kendrick foi o segundo de três filhos. Formou-se em comunicação e teve seis filhos.

Em 2002 Alex leu uma pesquisa que dizia que o cinema, a televisão e a internet haviam se tornado os maiores influenciadores da cultura. Superando inclusive a igreja.

Surpreso com o fato ele decidiu que era necessário utilizar os meios de comunicação mais influentes para pregar a Palavra e começou a orar por um projeto: fazer um pequeno filme de baixo orçamento para sua comunidade. Esse pequeno projeto viria a se tornar "A virada"(Flywheel - 2003).

A carreira

Seu primeiro filme, A Virada, ainda utilizava equipamentos e atores totalmente amadores. Alex inclusive foi o ator principal em seus dois primeiros filmes, mostrando excelente versatilidade na interpretação, algo inesperado para alguém totalmente sem experiência.

O filme tinha como objetivo ser distribuído entre os membros da comunidade. Acabou se tornando muito mais que isso. Logo foi distribuído nacionalmente e até o lançamento de Prova de Fogo já havia vendido mais de 300.000 cópias em todo o mundo todo.

Além disso o resultado espiritual foi grande, tanto para os não cristãos quanto para os convertidos, muitos dos quais reavaliaram seus valores depois de verem o filme.

Depois de "A virada" Alex e seu irmão Stephen (ambos foram os produtores e escritores) começaram a buscar do Senhor um direcionamento no sentido de dar continuidade a produção de filmes. A resposta veio junto com a inspiração para fazer um segundo filme: Desafiando os Gigantes (Facing the Giants

- 2006).

Nascia também nesse momento a Sherwood Pictures, um estúdio criado como um departamento da Sherwood Baptist Church.

Desafiando os Gigantes tornou-se também o primeiro filme dos irmãos Kendrick a rodar no circuito nacional de cinema dos Estados Unidos. Com um orçamento de US$ 100.000 faturou US$10.000.000 e chegou a ser passado pela HBO várias vezes.

O estrondoso sucesso de Desafiando os Gigantes abriu as portas para seu terceiro projeto "Prova de Fogo" (Fireproof - 2008), estrelando Kirk Cameron. Mais um sucesso de bilheteria.

Agora a Sherwood Pictures planeja lançar um filme a cada dois anos mais ou menos. Alex Kendrick já não é mais um novato, nem sua equipe. O que começou como um trabalho voluntário hoje é seu emprego em tempo integral.

Prova de Fogo veio para mostrar que o sucesso não subiu a cabeça de Alex nem deixou sua mensagem mais aguada. Com o cronograma atual da Sherwood Pictures (de um novo filme a cada dois anos) devemos esperar uma nova obra-prima por volta do terceiro semestre de 2010, que quem sabe passe nos cinemas brasileiros, e se esse for o caso podem esperar uma resenha, pois eu vou comprar o bilhete.

alex2

 

FONTE:  Alex Kendrick

Um comentário:

  1. Gostei muito da postagem!
    Quero muito assistir Prova de Fogo, já ouvir muito falar, deve ser bom mesmo!
    A Paz amado
    beijos

    ResponderExcluir

A boca fala do que está cheio o coração.