08/05/2009

PARA LER E MEDITAR…

 964629_1f2e489004_m

Provérbios 23.17

Publicado em 2 de abril de 2009 – 18:19

por Jonathan Crosby

“Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, sê no temor do Senhor todo o dia.”

O mundo exalta e promove pecadores. Estrelas do cinema, atletas, artistas de teatro, magnatas dos negócios, realezas, políticos, e outros pecadores ricos e famosos lhe são impingidos todos os dias. Salomão, com sábio amor paterno, avisou o seu filho contra a inveja dos pecadores mundanos.

Provérbios 24:1,19:- “Não tenha o teu coração inveja dos pecadores; antes, sê no temor do Senhor todo o dia. … Não te aflijas por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos ímpios.”

Por outro lado, ele sabia que o temor de Deus deveria ser sua única ambição.

Eclesiastes 12:13-14:- “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda obra e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.”

Cara geração, de todas as nações, tem seus heróis e estrelas; mas só recentemente a imagem e as palavras desses pecadores populares está sendo jogado em cima de você a toda a hora. Se este aviso era importante nos dias de Salomão, hoje em dia é ainda mais. Todos esses pecadores estão indo para baixo e todo santo deve crer totalmente nisto e viver de uma maneira que demonstre isso.

Provérbios 23:18:- “Porque deveras há um fim bom; não será malograda a tua esperança.”

Salmos 37:1-3:- “Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade. Porque cedo serão ceifados como a erva e murcharão como a verdura. Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra e, verdadeiramente, serás alimentado.”

Para cada santo, existem 10.000 pecadores a serem imitados. Em todas as idades, tanto do sexo masculino como do feminino, e de toda sorte de temperamentos, descobre que determinados pecadores são tentações. Eles imaginam como a vida seria feliz, se tivessem a habilidades, aparências, sucesso, cônjuge ou as circunstâncias de seus ídolos. Ele pode ser um produto de Hollywood: ela pode ser uma colega de classe ou uma vizinha. O temor do Senhor é muito melhor. Cada pecador, não importa quão rico ou famoso que seja vai morrer e vai para o inferno.

Salmos 49:6-20:- “Aqueles que confiam na sua fazenda e se gloriam na multidão das suas riquezas, nenhum deles, de modo algum, pode remir a seu irmão ou dar a Deus o resgate dele (pois a redenção da sua alma é caríssima, e seus recursos se esgotariam antes); por isso, tampouco viverá para sempre ou deixará de ver a corrupção; porque vê que os sábios morrem, que perecem igualmente o louco e o bruto e deixam a outros os seus bens. O seu pensamento interior é que as suas casas serão perpétuas, e as suas habitações, de geração em geração; dão às suas terras os seus próprios nomes. Todavia, o homem que está em honra não permanece; antes, é como os animais, que perecem. Este caminho deles é a sua loucura; contudo, a sua posteridade aprova as suas palavras. (Selá) Como ovelhas, são enterrados; a morte se alimentará deles; os retos terão domínio sobre eles na manhã; e a sua formosura na sepultura se consumirá, por não ter mais onde more. Mas Deus remirá a minha alma do poder da sepultura, pois me receberá. (Selá) Não temas quando alguém se enriquece, quando a glória da sua casa se engrandece. Porque, quando morrer, nada levará consigo, nem a sua glória o acompanhará. Ainda que na sua vida ele bendisse a sua alma, e os homens o louvem quando faz bem a si mesmo, irá para a geração dos seus pais; eles nunca verão a luz. O homem que está em honra, e não tem entendimento, é semelhante aos animais, que perecem.”

Assim, temer a Deus é toda a obrigação do homem.

Eclesiastes 12:13-14:- “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda obra e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.

Com a benção e o favor de Deus, até mesmo a obscuridade e a pobreza é melhor do que as defectibilidades, vidas sem esperança e o sofrimento eterno dos maus.

Provérbios 15:16:- “Melhor é o pouco com o temor do Senhor do que um grande tesouro onde há inquietação.”

Salmos 37:16:- “Vale mais o pouco que tem o justo do que as riquezas de muitos ímpios.”

Acredite nisto, leitor!

Moisés não tinha inveja de Farão ou dos seus pares emergentes; ele escolheu o desprezo de Jesus Cristo como tendo muito mais valor, pois ele via a sua vida eterna e a deles.

Hebreus 11:24-26:- “Pela fé, Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado; tendo, por maiores riquezas, o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.”

Asafe descreveu com palavras maravilhosas a sabedoria de enxergar além do brilho para a sepultura.

Salmos 73:1-28:- “Verdadeiramente, bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração. Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos. Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios. Porque não há apertos na sua morte, mas firme está a sua força. Não se acham em trabalhos como outra gente, nem são afligidos como outros homens. Pelo que a soberba os cerca como um colar; vestem-se de violência como de um adorno. Os olhos deles estão inchados de gordura; superabundam as imaginações do seu coração. São corrompidos e tratam maliciosamente de opressão; falam arrogantemente. Erguem a sua boca contra os céus, e a sua língua percorre a terra. Pelo que o seu povo volta aqui, e águas de copo cheio se lhes espremem. E dizem: Como o sabe Deus? Ou: Há conhecimento no Altíssimo? Eis que estes são ímpios; e, todavia, estão sempre em segurança, e se lhes aumentam as riquezas. Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração e lavado as minhas mãos na inocência. Pois todo o dia tenho sido afligido e castigado cada manhã. Se eu dissesse: Também falarei assim; eis que ofenderia a geração de teus filhos. Quando pensava em compreender isto, fiquei sobremodo perturbado; até que entrei no santuário de Deus; então, entendi eu o fim deles. Certamente, tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição. Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores. Como faz com um sonho o que acorda, assim, ó Senhor, quando acordares, desprezarás a aparência deles. Assim, o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins. Assim, me embruteci e nada sabia; era como animal perante ti. Todavia, estou de contínuo contigo; tu me seguraste pela mão direita. Guiar-me-ás com o teu conselho e, depois, me receberás em glória. A quem tenho eu no céu senão a ti? E na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração e a minha porção para sempre. Pois eis que os que se alongam de ti perecerão; tu tens destruído todos aqueles que, apostatando, se desviam de ti. Mas, para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no Senhor Deus, para anunciar todas as tuas obras.”

Enquanto Demas amou este mundo presente, Paulo amou o mundo future.

II Timóteo 4:7-8,10:- “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. … Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica; Crescente, para a Galácia, Tito, para a Dalmácia.”

O necrotério ensina o future das moças atraentes. As deusas de ontem estão alimentando os vermes de hoje. Melhor ainda, visite uma ala de cancerosos de um hospital. Antes de apodrecerem na sepultura, elas assumem uma aparência terrível e fantasmagórica! E depois vem o inferno! Jovens que invejam modelos é uma coisa; mulheres adultas invejando modelos é duas vezes mais vaidade! Mas a mulher virtuosa, se afastando dessas atrações do mundo para buscar a Cristo, viverá em agradável esplendor para sempre.

Provérbios 23:18:- “Porque deveras há um fim bom; não será malograda a tua esperança.”

I Timóteo 2:15:- “Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, na caridade e na santificação.”

Leitor! Porque ler revistas que as exaltam? Porque assisti-las na televisão? O mundo apresenta traços atraentes de seus ídolos: você não os vê embriagados com freqüência, divorciados, deprimidos, morrendo ou mortos. Porque sonhar acordado com eles? O seu coração enganador passa o tempo considerando os traços sedutores deles; ele mente pra você a respeito das dificuldades atuais deles e do juízo futuro, e você acredita! É muito melhor se invejasse o justo e desejar ter o seu caráter e reputações!

O seu pensamento constante deve ser o de temer o Senhor, o que significa odiar o mal e guardar os seus mandamentos.

Provérbios 8:13:- “O temor do Senhor é aborrecer o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa aborreço.”

Provérbios 14:2:- “O que anda na sua sinceridade teme ao Senhor, mas o que se desvia de seus caminhos despreza-o.”

Salmos 112:1:- “Louvai ao Senhor! Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer.”

Salmos 128:1:- “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos!”

Temer ao Senhor não é uma mentalidade para devoções, para tempos de dificuldades, para orações, para a adoração domingueira ou pela Santa Ceia - é um estilo de vida, perspectiva e uma visão do mundo que os santos adotam a cada minuto o dia todo. Inveja de pecadores não consegue, nem por um segundo, um nicho em seu coração ou na sua alma!

Esta é uma tradução livre do inglês para o português, cuja divulgação foi autorizada pelos autores da versão original em inglês, do site <www.LetGodBeTrue.com>. Se você deseja receber diariamente a versão original do estudo em inglês, é só solicitar no site citado.

Tradução: Peter Daniel Rees

FONTE:Monergismo: Ao Senhor Pertence a Salvação! (Jonas 2:9) » Blog Archive » Provérbios 23.17

Nenhum comentário: