15/06/2011

A Oração De Maria!

A oração de Maria se encontra descrito em Lucas 1.46 – 56.
Maria havia visitado sua irmã Isabel, embora a Biblia não revele por referência o motivo desta visita, fica por inferência declarado que o fator predominante fora porque o anjo Gabriel , ao visitar Maria para anunciar o nascimento de Jesus, também anunciou que Isabel estava grávida e de seis meses (Lucas 1.36), e que nada é impossível para Deus (Lucas 1.37),e com esses anúncio, o anjo Gabriel não apenas descreveu o milagre do nascimento virginal de Jesus em cumprimento da profecia do profeta maior Isaias, mas o anunciou e o descreveu dando por sinal outro milagre, a saber, a gravidez de uma mulher estéril e avançada em idade e de um marido avançado em idade, assim sendo, Maria ao visitar isabel e encontrá-la gravida, percebeu que realmente fora um anjo de Deus e não meramente uma brincadeira ou um falso profeta que havia lhe visitado. Não quero com isso afirmar que Maria descreu no que o anjo lhe disse, mas teve a confirmação ao saber pessoalmente que Isabel estava grávida.

Isabel era de idade avançada quando engravidou, e isso revela como que Deus é poderoso para atender as orações, pois se observamos vamos perceber que a gravidez de Isabel fora pedida por seu esposo Zacarias em oração ao Senhor Deus, e o Eterno e Soberano Deus atendeu as orações de Zacarias, e então Deus não apenas desfez da humilhação de ser estéril de Isabel, mas lhe concedeu um filho que fora profetizado por santos profetas, bem como Malaquias. Assim sendo, podemos perceber que João era promessa de Deus de nascer e ser o que ele foi, mas para seu nascimento fora necesário anos de humilhação, uma vez que a sua mãe era julgada como estéril, e uma mulher judia que não gerava filhos era considerada como quem estivesse em maldição. Mas as humilhações e tribulações não podem ofurscar os planos de Deus, e percebamos que os planos de Deus unido as petições em oração de Zacarias (Lucas 1.13) e possívelmente ás orações de Isabel tornaram realidade aquilo que se considerava impossivel. Façamos, pois, como Zacarias e preenchemos os projetos de Deus em orações e súplicas.

Se entrarmos na história e procurarmos vivenciarmos ela, ainda que em nossa limitada capacidade mental, nós iremos perceber verdades que por inferência são por demais valorosas. Bem como o fato de que Isabel ocutou-se das pessoas por cinco meses não saindo de casa, assim sendo, as pessoas não sabiam da sua gravidez (Lucas 1.24). Isso torna-se revelador quando deparamos também nas Sagradas Letras que o anjo só revelou a Maria a gravidez de Isabel quando esta estava no sexto mês, ou seja, durante os cinco meses que Isabel omitiu sua gravidez, nada fora comunicado a Maria, mas somente após o período em que Isabel ocultou-se em segredo sua dádiva, isto é, a sua gravidez, fora que o anjo declarou a Maria. Logo, podemos perceber o quanto Deus respeitou essa decisão de Isabel. E não pense que essa decisão em se ocultar por parte de Isabel fora uma atitude egoísta, pois ela declarou abertamente seu motivo em se ocultar ao declarar para sí mesma: “Isto é dádiva do Senhor para mim...”. Que coisa linda! Ela falava para sí mesmo, ou seja, isso implica na profundidade com que ela mesma no seu íntimo avaliava a situação, e concluia: dádiva de Deus.

Acredito ser por isso que o Senhor respeitou e não declarou por intemédio de um anjo a Maria, antes da própria Isabel se revelar como mãe, que ela estava grávida. Louvado seja Deus que os anjos não fazem fofocas, e seria muito maravilhoso se todos na Igreja do Senhor procedesse dessa forma.

Antes de adentrarmos na oração de Maria, percebamos o quanto é revelador a história que antecede o nascimento de João e Jesus. O texto descreve que Zacarias, o pai de João, estava em seu turno trabalhando, e Zacarias ministrava como sacerdote diante de Deus. Ele foi escolhido por sorteio, de acordo com a tradição do sacerdócio, para ter acesso ao altar do Santo dos Santos e ali oferecer a queima de incenso (Lucas 1.9). Ele não era o único sacerdote trabalhando, porém, em sortes como regra a tradição sacerdotal, ele fora escolhido para entrar no Lugar Santissímo. Para entrar no Lugar Santissimo deveria estar “limpo” aos olhos de Deus, e não poderia estar de qualquer maneira, pois o Santo dos Santos ou Lugar Santissímo era o lugar mais importante não só do Templo, mas bem como de todo o planeta, pois ali estava a presença de Deus, e a arca da alinça.

Zacarias estava preparado diante de Deus para entrar no Lugar Santissímo, mas essa preparação não se deu por essa razão, uma vez que ele não sabia que seria escolhido por sorteio. Assim sendo, nós podemos extrair lições, tal como, não apenas se santificar, jejuar, orar somente quando formos ministrar, pregar, louvar, mas termos uma vida regular de oração, jejum, adoração.

Imaginamos pois, se todos ali presente estavam preparados para ter acesso ao Santo dos Santos? Muitas das vezes, muitos de nós fazemos cobrança de forma áspera e até mesmo inconvenientemente para que as pessoas busquem a Deus, porém esqueçemos de fazermos uma introspectiva. Em muitas vezes já ouvi pregadores e obreiros dizerem: “devemos amar a palavra de Deus”, ou “ temos que falar a verdade”. Porém, estes eram desprovidos do conhecimento “básico” das Escrituras e muitas vezes não pregavam Biblia.

Zacarias dentro do Lugar Santíssimo recebeu a visita de um anjo, ao qual lhe anunciou os acontecimentos referente a gravidez da sua dignissima esposa, e Zacarias por duvidar das palavras do anjo, ficou temporáriamente mudo e somente falou quando então, o menino estava com oito dias de nascido e fora levado para ser cincurcidado. Durante o período em que Zacarias esteve com o anjo, a multidão do lado de fora estava preocupada com a sua demora. Quanto mais demorarmos no “Santissímo Lugar”, mas seremos alvo de preocupações, pois infelizmente muitas pessoas ficam preocupada quando uma pessoa se demora na presença íntima de Deus. E acredite... não é uma preocupação amável, mas muitas vezes movida de sentimentos vão.O que será que não passou na mente do povo ao ver a demora de Zacarias? Possa ter passado coisas como: Será que ele morreu lá dentro? O que aconteceu, pois ele demora ?

Hoje o Lugar Santissímo não é em um Templo feito por mãos humanas, mas a Viva e Real presença manifesta e imediata de Deus, ao qual está revelada em nós, sobre nós e através de nós, e nós em Cristo.

Interessante observamos que Zacarias duvidou da boa noticia do anjo Gabriel, e isso seria até normal por se tratar de um milagre, mas as circustancias as quais estavam contextualizando a narrativa nos faz compreender o motivo que levou Zacarias a ser punido ao ficar mudo. Zacarias não estava caminhando nas ruas de Jerusalém ou em outra região quando o anjo lhe noticiou o milagre, porém se encontrava dentro do Santissímo Lugar, e somente quem fora determinado poderia estar ali naquele local, então não haveria possibilidade dele pensar que o anjo Gabriel (que se manifestou provávelmente em forma corporea humana) fosse um humano. Ele sabia que não se tratava de um homem, mas de um anjo,.

Ele esteve orando por esse milagre por algum período de tempo, porém quando sua vitória foi anunciada ele duvidou. Muitas das vezes nós oramos em busca de algo, e quando somos notificados da nossa vitória, então passamos a duvidar. Se você tem orado pedindo algo para Deus, creia e não duvide!

O encontro de Maria e Isabel em Lucas, descreve um momento extraordinário nas Escrituras e na história. Maria saiu apressadamente de sua casa e foi até a uma cidade nas regiões montanhosas da Judéia , para se encontrar com sua irma Isabel. Quando Maria saudou Isabel, a criança no ventre agitou-se e Isabel foi plena do Espírito Santo. Contudo devemos compreender que não foi a presença de Maria que agitou o bebê e nem tampouco, a plenitude em Isabel se deu por essa razão. Pois , a presença de Jesus no ventre de Maria, alegrou João no ventre de Isabel. E com isso podemos entender que uma criança no ventre já tem percepção das coisas.

Com a agitação do bebê, a unção divina se manifestou em Isabel e ela começou a proferir palavras ungidas, e exclamou em forte grito que Maria era bendita entre as mulheres, e o fruto de seu ventre era bendito. Isto é, esse forte grito se deu por ela está plena do Espírito. Em muitos casos a unção de Deus costuma aumentar a voz de forma firme, porém muitos que costumam ser gritantes no microfone intuitando a idéia de passarem a impressão de estarem cheios, mas sabemos que gritos não significa presença de Deus, porém a presença divina pode nos trazer gritos.

Não podemos achar que o fato de Isabel elogiar Maria implica em cultua-la, ou colocá-la acima dos demais humanos, pois a expressão exclamada está dizendo que Maria é bem aventurada, não por sua capacidade ou santidade, mas por ser a escolhida para tal propósito, a saber ser a mãe do salvador. Por mais que você pense que seu chamado não é profundo ou importante, bem como fora o de Maria, lembre-se que todo chamado de Deus tem sua significância ímpar, e nisto podemos afirmar que tu és um bem aventurado. Somente quem está pleno do Espírito Santo pode reconhecer ser bem aventurado aquele que tem chamada da parte de Deus, mas quem não tem o Espírito Santo não valoriza a chamada e a vocação na vida de uma pessoa.

Quando o filho de Zacarias nasceu, eles queriam lhe dar o seu nome, mas Isabel tomando a palavra disse que o nome do menino seria João, pois ela sabia que o nome de João fora ordenado por Deus através do anjo Gabriel. Muitas das vezes em nossas vidas as pessoas tentam mudar o projeto de Deus, com seus palpites, conselhos, orientações. Tudo isso é válido, mas é necessário estarmos cientes de que nenhum conselho serve, se o tal estiver contrário a Sagradas Letras ou ao projeto de Deus para nossa vida.

Isabel estando plena no Espíito Santo indagou: “Mas, qual o motivo desta graça maravilhosa, que me venha visitar a mãe do meu Senhor?” (Lucas 1.43) Aqui encontramos a revelação do Espírito Santo, pois Isabel não soube da gravidez de Maria, pois não havia telefone, fax, email, ou nada que pudesse comunicar o feito, e também nenhum anjo avisou a Isabel sobre a gravidez de Maria, embora o anjo à avisou da gravidez de isabel, porém essa não fora avizada da gravidez de Maria, logo, a presença plena do Santo Espírito em Isabel lhe condicionou saber que Maria seria mãe, e não somente saber, mas entender que o menino no ventre era Senhor.

“Bem aventurado é aquela que acreditou que o Senhor cumprirá tudo quanto lhe foi revelado!“ (Lucas 1.45). Podemos está convicto de que tudo que Deus revelar se cumprirá, pois a sua palavra jamais voltará vazia, mas tudo quanto Ele ordena lhe obedece. Nunca deixemos de crer nas promessas divinais.

Parte da mensagem!

Autor: Diorgeton Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A boca fala do que está cheio o coração.